-->

terça-feira, 21 de março de 2023

Operação em Mombaça e Boa Viagem prende membros de facção criminosa


Dez são presos em operação da Polícia Civil contra facção que atua no Sul do Ceará — Foto: SSPDS/Divulgação

Uma operação de combate ao tráfico de drogas em 10 cidades do Ceará e também em Minas Gerais prendeu 15 pessoas na manhã desta terça-feira (21). Os policiais cumprem 36 decisões judiciais, sendo 20 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. As prisões ocorreram em nove cidades cearenses.

Os mandados são cumpridos nos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Tauá, Milagres, Mombaça, Boa Viagem, Independência, Acopiara e Fortaleza.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Pedro Viana, os presos fazem parte de um grupo criminoso de São Paulo e que estaria atuando na Região do Cariri na prática de assassinatos e tráfico de drogas.

“Eles são integrantes de facção criminosa de origem paulista que estaria agindo no Cariri não só no tráfico de drogas como também com a prática de homicídios. Tivemos aparelhos celulares apreendidos, drogas, anotações, objetos para fazer os pacotes das drogas e balanças”, afirmou.

A “Operação Coluna Sul” segue em andamento, e o número de presos pode aumentar, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública.

Em Mina Gerais, um mandado foi cumprido na cidade de Araguari. Segundo a polícia local, o suspeito capturado na cidade ocupa uma “posição de destaque” na organização criminosa no Ceará, mas estava vivendo em Minas Gerais desde agosto de 2022.

Além das prisões, os policiais apreenderam drogas e celulares que serão periciados.

Fonte; Revista Central;

Ovo ficou mais caro em todas as capitais, diz pesquisa da FGV

 TERÇA-FEIRA, MARÇO 21, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Fortaleza e São Paulo foram as cidades que mais tiveram aumento no preço da dúzia de ovos.
O ovo foi o item da cesta básica que sofreu aumento em todas as capitais, segundo informações de um levantamento feito pela empresa de inteligência Horus em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV).

Entre janeiro e fevereiro, a média de valor da dúzia de ovos brancos aumentou de R$ 10,49 para R$ 11,43. Ainda de acordo com esse levantamento, a capital que mais registrou aumento do ovo foi Fortaleza (CE), onde o produto teve 4,7% de aumento.

São Paulo (SP) aparece em segundo lugar com 4,1%, seguido por Belo Horizonte (MG) com 3,0%, e Brasília (DF), com 2,9%. Já as capitais Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Manaus (AM) tiveram menos de 2% de aumento na dúzia de ovos.

De acordo com a diretora de novos negócios da Horus, Luiza Zacharias, o aumento do preço do ovo está relacionado ao aumento das commodities por causa da pandemia e da Guerra na Ucrânia. Como o preço do milho e farelo de soja usado na alimentação dos animais encareceu, o produto também chegou mais caro nos pontos de venda. A informação foi passada ao jornal O Globo.

Além disso, a inflação dos alimentos deixou a carne vermelha e o frango mais caros e assim o ovo se tornou a principal fonte de proteína principalmente nas famílias de baixa renda.



Lula revela que na prisão só pensava em “f**** com o Moro”

 TERÇA-FEIRA, MARÇO 21, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou pela primeira vez que, quando estava preso em Curitiba, tinha uma ideia fixa e a declarava quando recebia visitas formais de procuradores e delegados na cadeia. Segundo o petista, em todas as visitas as autoridades lhe perguntavam se estava bem. Lula contou que dava sempre a mesma resposta:

– Só vai ficar bem quando eu f**** com o Moro.

O presidente foi condenado e preso por sentença assinada pelo então juiz Sergio Moro (União Brasil), hoje senador pelo Paraná. O petista foi acusado de se beneficiar de desvios de recursos na Petrobras a partir de investigações na operação Lava Jato.

A condenação acabou anulada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente e Moro parcial ao julgar Lula.

A revelação de Lula sobre os dias da prisão foram feitas durante entrevista ao site 247. O presidente disse acreditar que a Lava Jato foi orquestrada pelo Ministério Público junto com autoridades do governo dos Estados Unidos para atacar as empreiteiras brasileiras.

*AE



Quixadá: Mãe suspeita de agredir e humilhar a própria filha é liberada após prestar esclarecimentos

  - por  

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

Uma mulher acusada de agredir e humilhar a própria filha em via pública acabou indo parar na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá. As imagens das agressões e humilhações sofridas pela criança viralizaram na manhã de hoje nas redes sociais e revoltaram os quixadaenses.

Tudo aconteceu na Rua Dr. Rui Maia, no Centro da cidade, quando a acusada arrastava a criança pelos cabelos e chegou a desferir tapas em seu rosto. As agressões foram flagradas por uma testemunha que passava pelo local e filmou toda a cena, pedindo para que a mulher não fizesse aquilo, mas ela retrucou e seguiu com as agressões contra a filha.

As imagens chegaram rapidamente a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá que rapidamente agiu no sentido de identificar a acusada. Ela foi levada a Delegacia onde foi detida, mas após ser ouvida acabou sendo liberada. Foi aberto um Termo Circunstanciado de Ocorrência por maus tratos e instaurada investigação por lesão corporal, com realização de exame de corpo delito no IML de Quixeramobim.

O Ministério Público, através da Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Quixadá já está ciente e adotando todas as medidas cabíveis. A criança encontra-se agora sob a responsabilidade de seu pai, afastada da situação de violência.

O Conselho Tutelar do município acompanhou todo o caso e não mediu esforços para a garantia de direitos da criança, dando prioridade absoluta ao caso.

Quixadá - CE plantão policial 9º BPM



QUIXADÁ PRISÃO EM FLAGRANTE POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Dia 20/03/2023, por volta de 16;40min, este COPOM recebeu uma denúncia via 190 informando que na Rua Paralela, Bairro São João em Quixadá-CE, tinha um rapaz armado ameaçando uma mulher. De imediato foi acionado a VTR FORÇA TÁTICA (FT), a equipe se deslocou até o local informado quando chegaram no local avistaram um indivíduo magro, camisa preta, boné amarelo, o mesmo estava na calçada da casa, que ao ver a viatura se aproximando o individuo sacou o revólver da cintura e adentrou a residência, em seguida a composição o acompanhou e conseguiu localizar o mesmo dentro da residência, após a busca na residência foi localizado a arma dentro de um tambor. O indivíduo afirmou que era de Itapiúna e que veio pra Quixadá, na motocicleta CG 125 DE Cor Azul e que veio ameaçar sua ex companheira, pois a mesma tinha terminado o relacionamento e ele não aceitava. Vitima e acusado foram conduzidos a DRPC de Quixadá onde o acusado foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, pois o mesmo foi pego com um Revolver TAURUS, Cal .32, com 3 muniçôes CAL .32 intactas

QUIXADÁ HOMICÍDIO POR PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO

Dia 20/03/2023, por volta de 23;50min, o COPOM recebeu uma ligação, via 190, relatando sobre o corpo de um homem ensanguentado ao chão na Rua Paraguai, Bairro São João em Quixadá-Ce, e suspeitava-se que provavelmente estava em óbito. Imediatamente, foi enviada para o local a VTR ForçsTica (FT). Chegando ao local foi confirmada a veracidade da denúncia. 01 indivíduo baleado e em óbito. Segundo as informações repassadas pela equipe que estava no local, a vítima, estava na referida rua em uma moto HONDA/NXR160 BROS Vermelha, sem queixa de roubo. A mãe do indivíduo informou que não sabe a motivação do crime e que o mesmo havia saído de casa para dormir na casa de sua namorada. A Delegacia Regional de Quixadá foi acionadam, assim como a equipe da PEFOCE, para comparecerem ao local. Informo ainda que, durante a perícia, foi encontrado, em um dos bolsos, uma pequena quantidade de maconha e cocaína, que foram entregues à Polícia Civil.

Fonte; PM CE


São João do Jaguaribe - 7 membros da mesma família são presos por suspeita de extorquir empresários no Ceará


Dez mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três municípios do Ceará e um de Minas Gerais durante uma operação que teve alvo pessoas de uma mesma família. Sete suspeitos são parentes e os três outros possuem ligação com o grupo. A força-tarefa foi divulgada nesta segunda-feira, 20, durante coletiva de imprensa.

Todos são apontados, em investigação da Polícia Civil do Ceará e Coordenadoria de Inteligência (Coin), como responsáveis por crimes de extorsão a empresários produtores de camarões e uma série de homicídios relacionados a essas extorsões. Os mandados foram cumpridos em Fortaleza, CaucaiaSão João do Jaguaribe e na cidade de Mario Campos, em Minas Gerais. 

Conforme o titular do Departamento de Polícia Civil do Interior, delegado Pedro Viana, foi criada uma força-tarefa para atuar no combate a criminalidade de São João de Jaguaribe, que é o município com a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021.

O trabalho foi desenvolvido por iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS). O objetivo era elucidar crimes de tráfico de drogas, homicídios e crimes de extorsão. 

Operação divulgada em coletiva de imprensa
Operação divulgada em coletiva de imprensa (Foto: divulgação PCCE)


O delegado Paulo Ernesto, titular de São João do Jaguaribe relata que as investigações começaram em fevereiro deste ano com levantamentos sobre a morte de Maria Jaqueline, que era ex-companheira de Guilherme Cazuza, um dos alvos da operação. Após um desentendimento familiar ela foi vítima de execução, em outubro de 2022.

Segundo a investigação policial, os próprios familiares de Cazuza estariam envolvidos nesse homicídio e foi identificada ainda a participação deles em outras ações. 

"A gente percebeu que não existia papel de liderança na família. Para cada um dos homicídios e extorsão, a família ia se modulando e em cada uma das situações um membro diferente ocupava o papel de liderança. A família praticava homicídios e causava temor na região do Vale do Jaguaribe e esse temor aumentava as extorsões. O pano principal de fundo das extorsões é causar o temor na população", descreve o delegado. 

Conforme a autoridade policial, as principais vítimas de extorsão eram os produtores de camarões, a carcinicultura. "A região é muito rica e banhada pelo Rio Jaguaribe. Temos várias fazendas de camarão e os produtores eram as principais vítimas", destaca. 

Em relação aos homicídios, o delegado afirma que as elucidações estão avançadas e são realizados bloqueios de contas bancárias, sequestro de bens, busca e apreensão, representação de prisões cautelares. 

Foram presos Felício das Chagas, de 62 anos, Maria das Graças de Oliveira Cazuza, 57 anos, Francisco Leite Cazuza, 59 anos, Girlene Cazuza de Oliveira, de 37 anos, Girleide Cazuza de Oliveira, 35, Fátima Iara Oliveira Silva, de 19 anos, José Luciano Moura da Silva, de 39 anos, conhecido como Zé, Deividy Isaquiel Aquino Mendes, 27 anos, conhecido como Benezinho, Francisco Glaudeci da Silva, de 44 anos, conhecido como Garcia e Najara Martins Beserra, de 29 anos.

Conforme o delegado, alguns dos suspeitos fugiram para outras cidades durante o decorrer das oitivas, por isso aconteceram prisões em Fortaleza, Caucaia e em Minas Gerais.

O Vale do Jaguaribe era conhecida por assalto a carro-forte, ataques a agências bancárias e a Polícia intensificou as ações preventivas, segundo a PCCE. Após um ou dois anos, os grupos criminosos procuraram buscar as extorsões como nova prática ilícita. "Viram outra forma de ganhar dinheiro ilicitamente, que era extorquindo os comerciantes da região e escolheram os comerciantes que tinham mais dinheiro, que eram os donos de camarão. Frutos dessas extorsões ocorreram homicídios", destaca o delegado. 

De acordo com Paulo Ernesto, este não foi o "marco final" da operação e outros desdobramentos devem surgir. O delegado Marcelo Pinheiro, da Coin, apontou que o titular da SSPDS, Samuel Elânio, determinou que o trabalho de inteligência na região e durante esse período outras ações aconteceram anteriormente, alguns foram presos, outros mortos. Ele apontou que não ia comentar a metodologia das extorsões. 


SUGESTÃO DFonte; o povo.com

Suspeito é preso tentando fugir da Polícia com drogas e dinheiro, em Boa Viagem


 Um revólver com seus munições foi encontrado na ocorrência (Foto: PMCE)

Região Central: Na madrugada deste domingo (19), Leonardo Bezerra Alves, 29, foi preso. Ao ser abordado, pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), em bar na rodovia Br-020 no município de Boa Viagem, o homem tinha em sua posse 18 papelotes de cocaína e 90 reais em espécie. Um revólver também foi encontrado na ocasião.

Viaturas da 2ª Companhia do 4º Batalhão Policial Militar (2ª Cia/ 4º BPM) realizavam patrulhamento de rotina pela rodovia Br-020, quando às 3h30 na localidade de Arvoredo, os policiais militares notaram um homem tentando se evadir de um bar. Leonardo Bezerra foi abordado e apreendido com ele as drogas e o dinheiro.

Em varredura nas proximidades, as equipes localizaram ainda um revólver calibre .38 com seis munições intactas em uma zona de mata. Com várias pessoas próximas do local onde o armamento foi apreendido, não foi possível identificar o proprietário.

O suspeito e material apreendido foram apresentados na delegacia de Crateús, onde foi feito autuação do homem por tráfico de drogas. Ele também prestou testemunho sobre a apreensão da arma de fogo.

Fonte; Revista Central

Policial penal é baleado ao reagir a roubo e atirar na cara bandido

 TERÇA-FEIRA, MARÇO 21, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Um policial penal reagiu a um assalto em sua residência, em Várzea Grande, e foi baleado nesta segunda-feira (20). No entanto, ele também conseguiu acertar um dos dois bandidos que invadiram o imóvel, no bairro Nova Várzea Grande. Na fuga, os ladrões ainda roubaram a moto de um homem que passava pela rua na frente da casa invadida.

O policial penal foi socorrido por familiares e levado para o Pronto-Socorro de Várzea Grande. Não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.

Conforme informações policiais, ainda preliminares, a dupla invadiu a casa do policial penal e anunciou o roubo. Ele, por sua vez, sacou uma arma de fogo e atingiu um dos criminosos no rosto.

Uma câmera de segurança gravou parte da fuga dos bandidos, inclusive, o momento em que abordam um homem numa Honda Biz, e fogem com a moto sentido à região do bairro Capão Grande

A gravação mostra que um dos ladrões utiliza um uniforme parecido ao dos garis. Policiais militares estão em rondas pela região para localizar e capturar os criminosos. O caso será investigado pela Polícia Civil.

(Folha do Estado)



Deputados protocolam pedido de impeachment contra governadora do Rio Grande do Norte

 TERÇA-FEIRA, MARÇO 21, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

No final da manhã desta segunda-feira (20), o deputado federal Sargento Gonçalves protocolou um pedido de impeachment da governadora petista Fátima Bezerra. A ação foi apoiada por deputados estaduais após uma grande onda de violência no estado completar sete dias.

A situação no RN parece fora de controle, mesmo com o envio de efetivo da Força Nacional. Apesar dos crescentes números de violência, tanto a governadora quando o ministro da Justiça, Flávio Dino, consideraram ser desnecessária uma intervenção federal no estado.

Na manhã de hoje Dino esteve na terra potiguar e anunciou o envio de R$ 100 milhões em investimentos para reforçar a segurança local.