-->

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Calendario da DUVALE em Russas - CE


 PREFEITURA MUNICIPAL DE RUSSAS

COORDENAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

PROGRAMAÇÃO DO DIA 14 AO DIA 18/08/2023.

Dia 14/08 - Segunda-feira - Boqueirão do Cesário.

Dia 15/08 - Terça-feira - Barro Vermelho e Sítio Melancias.

Dia 16/08 - Quarta-feira - Sítio Pitombeira 1 e 2.

Dia 17/08 - Quinta-feira - Centro ( Sede do Município ).

FLAVIO LOPES SERPA

    COORDENADOR


Vereador de Russas é condenado por violência política de gênero contra deputadas do PT

 DESTAQUE

Vereador de Russas é condenado por violência política de gênero contra deputadas do PT

Publicado

  

em

 

O vereador Maurício Martins (sem partido), do município de Russas, na região do Vale do Jaguaribe, foi condenado pela prática do crime de violência política de gênero, praticado contra as deputadas estaduais Larissa Gaspar, Jô Farias e Juliana Lucena, todas do Partido dos Trabalhadores. O ato criminoso está previsto no Código Eleitoral e consiste em assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo.

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, o vereador teria discutido na rede social Facebook com uma residente de Russas, utilizando palavras e expressões misóginas. O caso foi repercutido em nota de repúdio subscrita pela Secretaria da Mulher do PT cearense com apoio das deputadas. A partir daí, Maurício Martins usou a tribuna da Câmara Municipal para afirmar que as parlamentares “vendem ilusão”, agem como “lagarta encantada” e “aparecem só no Dia Internacional da Mulher”. “Aí, bota um palco no meio das praças e vão mentir”, completou. Logo após o episódio, o vereador foi expulso pelo PT de Russas.

Ao condenar o vereador na prática do crime previsto no art. 326-B, do Código Eleitoral, o juiz eleitoral Wildemberg Ferreira de Sousa afastou a imunidade material prevista no art. 29, VIII, da CF/88, por entender que “embora o denunciado, na condição de vereador, tenha feito a fala delituosa dentro da circunscrição municipal, não se pode compreender que as ofensas proferidas guardem pertinência com o exercício do mandato, sob pena de esvaziar a eficácia e efetividade da norma penal incriminadora no ambiente onde mais tem se mostrado propício à ocorrência do delito de violência política contra a mulher”.

Na sentença, o Maurício Martins foi condenado a três anos e seis meses de reclusão e 360 dias, além de pagamento de multa, no equivalente a 1/5 do salário mínimo vigente ao tempo do fato delituoso. A pena restritiva de liberdade, entretanto, foi substituída por pena restritiva de direitos, por estarem presentes os requisitos autorizadores, na modalidade de prestação de serviço à comunidade e pagamento de prestação pecuniária.

Confira a sentença na íntegra

Quixadá - CE plantão policial 9º BPM


JAGUARETAMA APREENSÃO DE ARMA DE FOGO –

Por volta das 07h40min do dia 06/08/2023, a composição Policial foi acionada na localidade bom lugar, zona rural de Jaguaretama, pois havia uma pessoa  portando arma de fogo e efetuando disparo no local. O suspeito foi localizado e conduzido a Delegacia para os procedimentos legais. Com o mesmo foi encontrado um revólver calibre 38.

MORADA NOVA - EMBRIAGUEZ E DESORDEM  

Dia 07 08 2023 a composição policial, foi acionada para atender uma ocorrência onde um homem que estava quebrando as coisas em um bar; que foram ao local indicado e la encontraram o homem, onde o mesmo foi conduzido a delegacia para os procedimentos legais

MORADA NOVA ACIDENTE DE TRANSITO (COM VITIMA FATAL)  

que por volta das 22h00min na data de 06/08/2023 o Copom via 190 foi informado de um atropelamento com vítima fatal na rodovia estadual que liga Morada Nova/Ce a localidade de Roldão (Sítio Neblina),que foram acionados SAMU e BPRE de Limoeiro onde todas as medidas atinentes ao caso foram tomadas.

MORADA NOVA EMBRIAGUES AO VOLANTE  

A composição policial abordou um homem que conduzia uma motocicleta com sintomas de embriaguez, o mesmo foi conduzido a Delegacia, onde foi lavrado o flagrante.

Fonte; PM CE

Prefeitura participa de reunião de alinhamento da parceria com o SEBRAE e a ACATE

 

A Prefeitura de Russas participou ontem (7) de uma reunião de alinhamento com o Sebrae/CE e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) para início do programa LinkLab em Russas. O ato ocorreu na sede do Sebrae/CE em Fortaleza, e serviu como ponto de partida para essa nova etapa do processo de inovação no município de Russas.

A reunião foi comandada pelo diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky. Ele apresentou os detalhes do contrato e o modelo de parceria que vai buscar as soluções de inovação aberta no mercado.

A ACATE conta hoje com 1,6 mil empresas associadas. São mais de 100 mil pessoas entre colaboradores e empreendedores. "É um horizonte muito promissor, um ecossistema fortíssimo à disposição da Prefeitura de Russas para buscar as soluções de inovação necessárias para o desenvolvimento local. Uma coisa é dar o peixe, outra é ensinar a pescar. Quando a gente passa para a inovação aberta, a gente ensina a pescar. É o ensino através de metodologia, experiência e mudança de cultura", destacou Kotujansky.

Por meio do contrato, a Prefeitura de Russas (a 1ª do Brasil) estará conectada ao programa de inovação aberta da ACATE (LinkLab), buscando startups para ajudar na resolução de seus desafios.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ari Célio, lembrou que a reunião tem um significado importante, pois marca uma mudança de cultura na Gestão Pública. "Hoje, as mudanças requerem um constante aperfeiçoamento, e é o que buscamos nessa colaboração. Tenho certeza que essa parceria vai nos trazer inúmeros resultados positivos. Ganha a Prefeitura, o Sebrae, a ACATE, e principalmente ganha a população de Russas", afirmou.

O primeiro passo da colaboração foi o diagnóstico de maturidade da cultura de inovação na Prefeitura de Russas. Já o segundo passo será o mapeamento dos desafios de inovação aberta com os gestores internos. Ao todo, 08 desafios serão levantados e lançados para o ecossistema de startups e empresas em busca de soluções.

O encontro foi para discutir e definir o início do programa LinkLab em Russas

 #Desenvolvimento  POR ELIECLAUDIO  08 DE AGOSTO DE 2023

Curso de Preservação de Cenas de Crime aprimora habilidades da PM em Quixadá


O treinamento reuniu especialistas em perícia forense do núcleo de Quixeramobim


08/08/2023 às 15h29Atualizada em 08/08/2023 às 15h38



Por: RedaçãoFonte: Ascom PEFOC


































Curso de Preservação de Cenas de Crime aprimora habilidades da PM em Quixadá

O treinamento reuniu especialistas em perícia forense do núcleo de Quixeramobim

08/08/2023 às 15h29Atualizada em 08/08/2023 às 15h38
Por: RedaçãoFonte: Ascom PEFOCE
Compartilhe:
Foto: Ascom PEFOCE
Foto: Ascom PEFOCE

Na manhã desta segunda-feira, 7 de agosto, as dependências do 9° Batalhão de Polícia Militar (9°BPM) de Quixadá foram palco de um importante evento de capacitação. A Perícia Forense do estado ministrou um curso de aperfeiçoamento em isolamento e preservação de local de crime para os membros da unidade. O treinamento reuniu especialistas em perícia forense do núcleo de Quixeramobim, que trouxeram conhecimentos teóricos e práticos cruciais para o cotidiano da polícia militar.

Sob a supervisão de Paula Kayanne, Auxiliar de Perícia, e Herbert Luiz, Perito Criminal, os profissionais da Perícia Forense apresentaram aos participantes do curso os aspectos fundamentais relacionados ao isolamento e preservação de locais de crime. A demanda por essa capacitação veio por iniciativa do comandante do 9°BPM, Cel. Vidal, que reconheceu a relevância de aprimorar os conhecimentos da equipe policial nesse campo essencial para a investigação e manutenção da ordem pública.

O curso abrangeu tanto a parte teórica quanto a prática, proporcionando aos membros do 9°BPM uma compreensão abrangente de como proceder ao chegar a um local de crime.  O Cel. Vidal expressou sua satisfação em trazer a perícia forense para capacitar sua equipe, destacando que o aprimoramento constante é fundamental para enfrentar os desafios cada vez mais complexos da segurança pública. Ele também ressaltou a importância da colaboração entre diferentes setores da aplicação da lei para garantir uma atuação eficaz e abrangente.

O comprometimento em fornecer treinamento especializado para os profissionais que atuam na linha de frente da segurança é um passo crucial rumo a uma sociedade mais segura e bem protegida. A Perícia Forense e o 9°BPM de Quixadá demonstram, assim, uma colaboração em prol do bem-estar da comunidade local.

 


"Maconheiros" de olho: Gilmar Mendes devolve processo, e julgamento sobre descriminalização pode ser retomado na próxima semana

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolveu o processo que trata da descriminalização do porte de drogas e sugeriu que o caso seja retomado na próxima semana, no dia 16 de agosto.

Gilmar é o relator da ação. Na semana passada, após o julgamento ser retomado com o voto do ministro Alexandre de Moraes, o ministro indicou o adiamento.

A tendência é que Gilmar faça adaptações na tese que propôs em 2015, levando em considerações os votos lançados posteriormente pelos ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e, na última quarta-feira, por Alexandre de Moraes.

Moraes sugeriu que quem esteja com 25 gramas a 60 gramas da droga, ou seis plantas fêmeas, seja presumido usuário.

— Há necessidade de equalizar uma quantidade média padrão como presunção relativa para caracterizar e diferenciar o traficante do portador para uso próprio. Porque essa necessidade vai ao encontro do tratamento igualitário dos diferentes grupos sociais, culturais, raciais — afirmou o ministro.

Ao apresentar o seu voto em 2015, o ministro Gilmar Mendes defendeu a descriminalização do porte para todas as drogas. Fachin, Barroso e Moraes concordaram com a descriminalização, mas limitaram-se a aplicá-la à maconha. Por isso, é possível que o relator, agora, faça esta adaptação à sua tese.

Decano do STF, Gilmar prometeu à presidente da Corte, ministra Rosa Weber, que devolveria o processo o quanto antes. A ministra, que se aposenta no final de setembro, quer participar do julgamento e deve antecipar o seu voto, possibilitando que haja maioria para a descriminalização do porte de maconha.

Nos bastidores, também há o entendimento de que o ministro não queria que o prolongamento das discussões interferisse em outro julgamento de seu interesse: o que discute o instituo do juiz de garantias, que está marcado para esta quarta-feira. Gilmar é um dos principais críticos da liminar que suspendeu a criação do juiz de garantias, concedida por Luiz Fux em janeiro de 2020.

O Globo



Futsal feminino de Russas se reforça para a copa Ceará que começa dia 13 no Aecio de Borba em Fortaleza - ce

Vanessa atleta que chegou para reforçar Russas futsal.

A equipe de futsal feminino de Russas, vai estreiar no proximo domingo 13, na copa ceará que terá a particioação de 24 equipes. A equipe russana que tem o comando do professor Fabio Rabelo, recebeu ontem o primeiro reforço para a disputa da competição. A atleta Vanessa (Fixa), veio da equipe do Sport de Recife para reforçar a equipe de Russas. Outras 4 atletas deveram reforçar a equipe de Russas.

O futsal feminino de Russas, tem o apoio da Prefeitura Municipal, da faculdade UNIPLAN, e de empresarios do municipio ( Liro Paz, Nerton da Saiô, Valdecir Nogueira chefe de gabinete, vereador Justo, Tv Nativa etc. )


Blog; Erivando Lima Reporter.

Bolsonaro recorre contra decisão do TSE de inelegibilidade por 8 anos

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta segunda-feira contra sua inelegibilidade por oito anos, determinada por ‘abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação’.

A condenação de Bolsonaro, publicada pelo TSE, aconteceu baseada na realização e transmissão de uma reunião com embaixadores na TV Brasil. Para o TSE, a reunião foi uma estratégia de desinformação que integrou a campanha do ex-presidente. A Justiça Eleitoral alegou que a transmissão intensificou a desinformação sobre as eleições.

No acórdão, o TSE afirma: “A cadeira ocupada pelo primeiro investigado lhe impunha zelar pelo livre exercício da competência da Justiça Eleitoral, pelos bens jurídicos eleitorais inerentes ao exercício de direitos políticos e, ainda, pela segurança interna. Mas, a toda evidência, agiu frontalmente contra esses deveres.”

No entanto, o general Braga Netto, segundo investigado e ex-candidato à vice-presidência na chapa de Bolsonaro, foi absolvido por unanimidade pelo TSE. Segundo os ministros, ele não teve envolvimento direto no evento questionado.