-->

sábado, 28 de novembro de 2020

Detran-CE divulga os novos prazos para a renovação de CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informou que a Resolução Nº 805, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), publicada em 24 de novembro de 2020, estabeleceu novos prazos para renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

De acordo com a nova resolução, o prazo para renovação da CNH, que engloba todos os condutores que tiveram habilitação vencida no período de 2020, ocorrerá a partir de 1º de janeiro de 2021, seguindo os meses de validade. Ou seja, os documentos com data de validade de janeiro de 2020 poderão renovar até 31 de janeiro de 2021; para as vencidas em fevereiro de 2020, a renovação poderá ocorrer até 28 de fevereiro de 2021; e assim sucessivamente, até 31 de dezembro de 2021 para as habilitações com validade em dezembro de 2020.

A atual resolução, que entra em vigor a partir de 1º de dezembro de 2020 em todo o território nacional, revoga a Resolução nº 782, de 18 de junho de 2020, que interrompia os prazos de renovação de CNH por tempo indeterminado por conta da pandemia de Covid-19.

O Detran-CE informa ainda que os condutores que desejarem efetuar a renovação do seu documento antes do novo prazo estabelecido pelo Contran, poderão fazê-lo, bastando apenas buscar o agendamento do serviço através do site do Detran.

Mais três mulheres são assassinadas no Ceará, aumentando para 304 os crimes no Ceará

 

Subiu para 304 o número de mulheres assassinadas no Ceará neste ano. Nas últimas 48 horas, as autoridades fizeram o registro de mais três crimes do gênero. Na noite desta quinta-feira (26), uma mulher foi assassinada enquanto dormia numa rede dentro de sua residência, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

De acordo com a Polícia, o crime ocorreu na mesma localidade onde, há cerca de um mês, duas jovens foram também mortas e uma terceira ficou ferida. Ambos os casos aconteceram no Distrito de Telha-Camará, em Aquiraz. A mulher morta foi identificada como Adriana e a Polícia não informou se o crime está ligado ao duplo assassinato anterior ou à guerra de facções que é intensa em Aquiraz.

Também ontem, em Ibaretama (a 130Km de Fortaleza), sete pessoas foram mortas na segunda chacina registrada no Ceará em menos de um mês. E entre as sete vítimas está uma mulher, a jovem identificada como Luana Melo da Costa, 19. Ela e as outras seis pessoas, incluindo uma criança de 7 anos e dois adolescentes, foram mortos, a tiros, por um grupo armado que invadiu a casa da família na localidade de Pedra e Cal, na zona rural de Ibaretama.

Mais uma

Já na noite da última terça-feira (24), uma jovem de 24 anos foi morta, a tiros, em plena praça pública no bairro Sítio São João, no Grande Jangurussu, na zona Sul de Fortaleza. O crime teria como motivação a guerra de facções naquela comunidade.

Francisca Tayná Bandeira Lima recebeu vários tiros à queima-roupa disparados por bandidos de uma facção e teve morte instantânea. Ela seria informante ou simpatizante de uma facção rival à dos criminosos, segundo levantamentos feitos pela Polícia.

Balanço

Em novembro já são 18 mulheres assassinadas no Ceará. Veja, a seguir, a lista das vítimas dos assassinatos no estado: 

01 – (02/11) – Vítima não identificada (achado) – (MORADA NOVA)

02 – (06/11) – Vítima não identificada (bala) – Av. Perimetral/B. Jangurussu (CAPITAL)

03 – (10/11) – Cícera Samires dos Santos Sousa (bala) – Sede/Centro (MILAGRES)

04 – (11/11) – Maria Luíza Mesquita, 53 (bala) – Rua Pintor Lemos/Sede (SOBRAL)

05 – (11/11) – Gisélia de Paiva Pereira (bala) – (LIMOEIRO DO NORTE)

06 – (11/11) – Francisca Roberta da Silva, 222 – Distrito Telha-Camará (AQUIRAZ)

07 – (11/11) – Francisca Suellen da Silva Clemente, 15 (bala) – D. Telha-Camará (AQUIRAZ)

08 – (11/11) – Ana Gláucya Ferreira Braz (bala) – B. Parque Dom Pedro (ITAITINGA)

09 – (14/11) – Conhecida por Jade (bala) – B. Serrinha (CAPITAL)

10 – (14/11) – Vítima não identificada (bala) – Viaduto do Antônio Bezerra (CAPITAL)

11 – (14/11) – Conhecida por “Pretinha” (bala) – (JAGUARETAMA)

12 – (16/11) – Vítima não identificada (bala) – B. Planalto Ayrton Senna (CAPITAL)

13 – (18/11) – Maria Silva Freitas, 55 (faca) – Bairro Marrecos (ACARAPE)

14 – (18/11) – Ericlene dos Santos, 18 (bala) – Bairro Franciscanos (JUAZEIRO DO NORTE)

15 – (22/11) – Dayra Lorrane Matias Cardoso, 22 (faca) – Bairro Zona Nobre/Sede (ITAPIPOCA)

16 – (24/11) – Francisca Tayná Bandeira de Lima, 24 (bala) – Praça do Sítio São João (CAPITAL)

17 – (26/11) – Identificada apenas por Adriana (bala) – Distrito Telha-Camará (AQUIRAZ)

18 – (26/11) – Luana Melo da Costa, 19 (bala) – Distrito Pedra e Cal (IBARETAMA).

(Fernando Ribeiro)

Dono da empresa Guanabara é condenado a 28 anos e 8 meses de cadeia

 

O dono da empresa Guanabara e da maioria dos ônibus de Fortaleza, Jacob Barata Filho, foi condenado a 28 anos e 8 meses pelo juiz Marcelo Bretas — a sentença foi publicada ontem.

Jacob é parceiro dos FGs no Ceará, sempre ajudando com dinheiro as eleições do clã. O condenado também tem fortes vínculos com empresários cearenses.

A prisão de Jacob Barata Filho por corrupção ativa e participação em organização criminosa é uma virada no sistema de transporte coletivo municipal de Fortaleza e interestadual do Nordeste.

Em tempo

A condenação é referente à operação Ponto Final, desdobramento da operação Lava Jato que investigou o pagamento de propina a políticos por empresários do setor de transporte público, para obter vantagens no valor das tarifas e outras benesses.

Fonte: CN7