-->

quinta-feira, 11 de março de 2021

Governador Camilo Santana decreta lockdown em todo o Ceará a partir de sábado

 Escrito por , 

O isolamento social rígido valerá por uma semana em todo o Estado; na Capital, será estendido por mais três dias

Camilo
Legenda: Camilo fez o anúnciou nas redes sociais, ao lado do Dr. Cabeto
Foto: Reproduçã

O governador Camilo Santana (PT) decretou, nesta quinta-feira (11), lockdown em todo o Ceará. A medida passa a valer a partir deste sábado (13) até o próximo dia 21 de março. Consequentemente, as restrições na Capital, vigentes até o dia 18, também serão estendidas. 

O chefe do executivo ponderou que 181 municípios cearenses têm classificação de risco "alto" ou "altíssimo" para transmissão da Covid-19.  Nesse contexto, diante da escalada de casos e internações, a pressão aumenta no sistema de saúde. 

"Mesmo abrindo novos leitos, nós decidimos decretar o isolamento social rígido em todo o Estado. Já há pessoas esperando, na fila, por um leito de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermaria, apesar de todo o esforço que estamos fazendo. É duro tomar essa decisão, mas é necessária", afirmou. 

Prefeito Savio Gugel acompanha recuperação de estradas na zona rural do municipio de Russas CE

O prefeito Savio Gurgel do municipio de Russas, vem fazendo a recuperação das estradas vicinais na Zona rural do municipio russano. O prefeito vem fazendo o acompanhamento de perto e aproveitando para conversar com os moradores das comunidades para ter um maior conhecimento dos problemas dentro de todo o municipio. Durante essa semana a prefeitura através da secretaria de infra instrutoras que esteve fazendo recuperação nas estradas de Bento Pereira, Alto do Velame, Pedro Ribeiro, Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, Vila São José e aterramento do espaço em frente o antigo Izá. Além das estradas de Pau Darco, Retiro e Poço Redondo;


Na próxima semana o trabalho será feito na  região do distrito do Peixe.

Vale salientar que o sonho da população daquela região  parece que vai mesmo virar um pesadelo, que é a construção do asfalto da estrada do distrito que foi uma promessa do governador Camilo Santana ainda no primeiro mandato ja vai terminar o segundo e até agora nada.

Blog; Erivando Lima

 OS MELHORES PNEUS E BATERIAS PARA O SEU CARRO NA CIDADE DE RUSSAS CE

RUA 25 DE AGOSTO
ORG; RICARDO AMARAL

Advogado acusado de integrar facção é preso pela 3ª vez; ele aparece em vídeos com drogas e armas

 

Em setembro de 2019, Alaor foi preso pela primeira vez, na saída de uma unidade prisional. Os policiais encontraram com ele, aproximadamente, 20 bilhetes com conteúdos que faziam menção ao crime organizado

bilhete faccao vc reporter alaor advogado preso
Legenda: A investigação apontou que os bilhetes apreendidos em posse do advogado acusado tinham conteúdo fazendo menção ao tráfico de drogas e outros crime

Um advogado foi preso nessa quarta-feira (10) por policiais civis, no bairro Damas, em Fortaleza. Conforme a Polícia Civil, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco) cumpriu mandado de prisão preventiva contra um suspeito de integrar organização criminosa. A reportagem apurou que o advogado detido é Alaor Patrício Júnior.

O suspeito foi encaminhado até a sede Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e já nesta quinta-feira (11) transferido ao Sistema Penitenciário do Ceará. Mais detalhes não foram divulgados porque o caso tramita em segredo de Justiça. A reportagem teve acesso a vídeos onde Alaor aparece ostentando drogas e armas de fogo. Conforme o Ministério Público do Ceará (MPCE), o advogado é membro de uma facção criminosa de origem carioca.

Por nota, a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OACE) disse ter sido informada sobre a expedição do mandado de prisão preventiva e que esteve na última quarta-feira (10) acompanhando o advogado para "garantir a legalidade da prisão no que tange às prerrogativas da advocacia".

A Ordem disse ter solicitado acesso à cópia do procedimento e aguarda para poder analisar e deliberar quanto às possíveis infrações disciplinares por parte do acusado. Sobre os vídeos, a OAB acrescentou que não teve acesso às imagens.

Esta é a terceira vez que Alaor é preso em menos de dois anos. A primeira vez que o advogado foi capturado se tratou de um flagrante na saída de uma unidade prisional na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em setembro de 2019, o homem foi detido em posse de, aproximadamente, 20 bilhetes contendo mensagens de membros de facções criminosas.

Veja as imagens

Uma semana após o flagrante, Alaor foi solto por decisão proferida em audiência de custódia. À época, o juiz da 2ª Vara da Comarca de Itaitinga, disse que a prisão contra o advogado não se fazia necessária porque a aplicação de medidas cautelares resguardariam a ordem pública.

Dentre as medidas aplicadas, o magistrado decidiu pelo monitoramento por tornozeleira eletrônica e impedir o advogado de frequentar cadeias ou presídios no Estado do Ceará. Ainda em 2019, no mês de dezembro, aconteceu mais uma detenção.

Na segunda ocasião, conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Alaor Patrício foi avistado em 'atitude suspeita' por uma equipe policial e, quando abordado, estava em posse de 18 gramas de maconha. Ele foi encaminhado ao 11º Distrito Policial, prestou depoimento, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.

Monitorado

Em novembro do ano passado, a Justiça decidiu revogar a medida cautelar sobre o monitoramento eletrônico de Alaor Patrício Júnior. A decisão foi motivada porque 14 meses após o flagrante em Itaitinga a denúncia criminal contra ele não havia sido apresentada.

Um colegiado de promotores do Ministério Público do Ceará (MPCE) emitiu parecer a favor da retirada da tornozeleira entendendo que a medida cautelar não podia se estender indefinidamente em fase pré-processual e explicou que a denúncia ainda não foi apresentada porque é esperado que autoridade policial junte aos autos laudos de exame de comparação de grafia.

Denúncia

A denúncia pelo crime que culminou a prisão prisão do advogado foi apresentada há duas semanas, no dia 25 de fevereiro deste ano. Na acusação, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) destacou Alaor integra facção criminosa e que o teor dos bilhetes apreendidos na saída da unidade prisional revela a prática de crimes.

"As anotações partem de presos com status de liderança da organização criminosa Comando Vermelho – CV, com orientações diversas sobre tráfico de drogas, aquisição de armas, facilitação de fuga, retaliações a criminosos com dívidas com a facção criminosa. Os referidos bilhetes eram direcionados a outros criminosos", conforme trecho da denúncia.

Em sua defesa, o acusado disse nos autos que foi forçado a entregar os bilhetes, mas não poderia informar a identidade de quem o ameaçou. Alaor ainda disse às autoridades que não advoga mais para Alan Marcos Azevedo Rocha e Valdemberg Rodrigues da Silva, dupla também acusada pelo MPCE no caso dos bilhetes.

SEMED promove formação inédita em letramento digital para professores.

 

O professor Daniel Brandão palestrou na primeira aula da formação docente em letramento digital. (Foto: Ascom/Semed)

 

A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) promoveu na manhã desta quinta-feira (11) a primeira aula da formação docente em letramento digital. Com carga horária de 180 horas, o curso é voltado aos professores e demais profissionais da rede municipal. Todas as atividades serão transmitidas pela internet, semanalmente, através do canal no Youtube da YouEduc.

O evento virtual contou com as participações da secretária da educação Neíse Vieira, secretária adjunta Ana Lúcia, coordenadora de currículo Sandra Maia, coordenador de gestão e planejamento Gleydson Oliveira, além de professores, gestores escolares e técnicos. Para a abertura oficial do curso, a palestra ficou por conta do professor Daniel Brandão.

Neíse Vieira apresentou a iniciativa como uma das medidas estratégicas da SEMED frente aos desafios impostos pela pandemia: “Precisamos realmente de ações que possam contribuir para que o processo educativo aconteça de uma forma mais qualificada.” Na ocasião, a secretária enfatizou que o curso é fruto da escuta e atenção do Governo Municipal às dificuldades e necessidades dos professores e gestores escolares.

O evento virtual contou com as participações da secretária da educação Neíse Vieira, secretária adjunta Ana Lúcia, coordenadora de currículo Sandra Maia, coordenador de gestão e planejamento Gleydson Oliveira. Foto: Ascom/Semed

 

Desta forma, o curso é dividido em três módulos, que contemplam diversos conteúdos sobre a prática pedagógica, ensino híbrido, metodologias ativas e uso das tecnologias na aprendizagem e cotidiano escolar, a fim de aprimorar e qualificar o trabalho dos profissionais da educação municipal de Russas.

O professor Lindemberg Freitas, formador dos anos iniciais do ensino fundamental, expressou gratidão e destacou o curso como uma oportunidade aos profissionais que possuem dificuldades de adaptação à nova realidade da educação, marcada pelas tecnologias da informação e comunicação. “A rede precisa se reinventar, para que possa se conectar com redes maiores. (…) Estamos nos reinventando de maneira coletiva e participativa”, declarou.

Ao todo, cerca de 500 professores participaram da aula inaugural. A formação docente em letramento digital contará com palestrantes renomados e atividades práticas, variadas e significativas para o ensino. As aulas, que poderão ser assistidas em tempo real, também ficarão à disposição no Youtube.

Russas recebe doação de um capacete ELMO de empresa privada

 

O Capacete ELMO foi desenvolvido graças a uma parceria entre instituições públicas e privadas do estado do Ceará (Foto: Viktor Braga/UFC)

A Prefeitura de Russas recebeu, na manhã desta quinta-feira (11), a doação de um capacete ELMO que irá auxiliar no atendimento dos pacientes internados com COVID 19 no município. O equipamento é desenvolvido por uma força tarefa envolvendo instituições públicas e privadas e que ajuda reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O equipamento foi desenvolvido no ano passado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Funcap), a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

A doação que chega ao município de Russas foi realiza pelo Grupo Compescal, sediado em Aracati. O Diretor Administrativo da Compescal, Ricardo Araújo, disse que a ação além de contribuir com os municípios também tem o objetivo de estimular mais empresas a fazerem essa parceria, frente a um momento tão difícil que é a pandemia da COVID 19.

A Secretária de Saúde, Kelly Leitão, falou do orgulho de ter um equipamento dessa importância produzido pela Ceará e que a doação chegou em boa hora para o município. “Nesse momento todo o Estado está voltado para essas doações, porque nós sabemos que estamos com uma taxa de ocupação de UTI em torno de 85% a 90%, variando alguns dias em até mais de 90% então esse equipamento é muito bem-vindo”, ressaltou.

Prefeito Sávio Gurgel assina o recebimento do capacete ELMO doado pelo Grupo empresarial Compescal, sediado em Aracati. (Foto: Rodrigo Torres)

Treinamento

Para utilização do capacete ELMO, três profissionais da saúde que atuam no Hospital e Casa de Saúde de Russas (HCSR) participaram, ontem (10), de capacitação para manuseio da utilização do capacete na Escola de Saúde Pública em Fortaleza.

Com o treinamento, os profissionais serão multiplicadores, onde será repassado o treinamento aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e HCSR para a utilização do ELMO. A Secretaria Municipal de Saúde de Russas informou que a quantidade de capacetes que o município receberá da Secretaria de Saúde do Estado, irá ser definida até a próxima semana pela Superintendência da Região de Saúde do Litoral Leste/ Jaguaribe.

O prefeito Sávio Gurgel agradeceu a sensibilidade dos empresários que realizaram a doação e destacou que é um momento em que todos precisam se unir para que mais vidas possam ser salvas. “Eu acredito que uma doação como essa, muitos empresários vão se sensibilizar com a situação que nós estamos vivendo e logo vamos ter outras iniciativas para recebermos mais capacetes ELMO para o bem da saúde de todos que estão aqui com COVID 19”, ressaltou.

O capacete ELMO foi recebido pela Prefeitura de Russas e ficará à disposição, quando necessários, para pacientes do HCSR que necessitarem desse complemento no tratamento.

Boletim Epidemiológico

 


Exclusivo: novo diretor de futebol do Fortaleza fala de contratações e explica trabalho com E-Sports

 

Dirigente concedeu entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste nesta quinta-feira (11)

Alex Santiago é o novo diretor de futebol do Fortaleza
Legenda: Alex Santiago é o novo diretor de futebol do Fortaleza
Foto: arquivo pessoa

Fortaleza atravessa uma renovação profunda no elenco e nas camadas internas do clube. Um dos passos na abertura de novos ciclos foi a escolha de Alex Santiago como diretor de futebol. E como o próprio dirigente revelou: “um torcedor de arquibancada”.

Para muitos, o nome é desconhecido. Para a atual gestão, um protagonista na parte administrativa. Com qualificação na área desportiva e experiência em diversos setores, com ênfase no trabalho na assessoria da presidência, o mandatário chega com a proposta de maior profissionalização do setor.

A bagagem internacional também permite uma busca por estreitar os laços com o exterior, seja uma expansão da marca, melhor análise de mercado e até parcerias com times estrangeiros. Natural de Russas/CE e com 32 anos, concedeu entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste.

Confira as metas, o perfil de contratação e a experiência acumulada pelo dirigente ao longo da trajetória do Fortaleza, iniciada oficialmente em 2011. (veja aqui o perfil de Alex Santiago).

O trabalho teve início na manhã desta quinta-feira (11), através de reunião virtual com representantes dos diversos setores do Fortaleza. Durante o período da tarde, o dirigente participa de encontro com membros do departamento de futebol para diagnóstico prévio das atividades.

Confira entrevista com Alex Santiago

DN: Alex, qual a sua relação com o Fortaleza? Quais suas atribuições anteriores no clube?

“Sou sócio-torcedor do Fortaleza desde 2011, sócio-proprietário desde 2013, conselheiro desde 2014 e essa trajetória é de um torcedor de arquibancada. Sou natural de Russas, me apaixonei pelo Fortaleza através do meu avô e meu pai, antes não tinha nenhuma conexão com o clube. Depois fui fazer esse fluxo interno e passei a atuar em diversos conselhos, na mudança de estatuto do clube, em comissões do conselho deliberativo, então dei minha contribuição. No fim de 2018, o presidente Marcelo Paz me convidou para ser assessor da presidência e a partir daí passei a desenvolver uma série de pautas importantes para o funcionamento do clube, com diálogo em diversos setores. Em paralelo com essas funções, intensificou meus estudos em gestão desportiva, me preparei muito para esse momento. Eu brinco muito que sou um diretor de arquibancada, de modo fanático, e o toecedor pode ter certeza que tem alguém representando bem a torcida no clube”.

Atividades desempenhadas por Alex Santiago em funções diferentes no Fortaleza

  • Membro da Comissão Jurídica do Conselho Deliberativo
  • Membro da Comissão que redigiu as Normas de Compliance do clube
  • Desenvolvimento do programa Leão no Interior para ampliação do sócio-torcedor
  • Desenvolvimento de fluxos internos na área administrativa
  • Desenvolvimento de ações de Match Day ao torcedor
  • Desenvolvimento das atividades de eSports do Fortaleza
  • Auxílio na negociação de atletas do mercado internacional do Fortaleza
  • Auxílio na integração das categorias de base e participação em eventos internacionais
  • Coordenação de demandas ligadas à presidência do clube

DN: Com o anúncio da sua chegada ao posto de diretor de futebol, parte da torcida o relacionou ao papel de gestor de eSports do Fortaleza. Qual sua relação com esse papel? 

“O Marcelo Paz, dentro das atribuições que me passou, me disse que precisava desenvolver o setor de eSports, que precisava começar. E todas as demandas, eu levo com absoluta seriedade, então a gente estruturou várias equipes e, em espaço de oito meses, conseguimos quatro títulos  nacionais, ou seja, algo inexistente virou referência, principiante no FIFA e League of Legends. O clube foi campeão no Free Fire, CS e outros. Achei engraçado a forma como a qualificação foi gerada na torcida, mas era só uma das demandas e conseguimos realizar com muito êxito em pouco tempo”.

O elenco do Fortaleza atravessa um momento de renovação para 2021
Legenda: O elenco do Fortaleza atravessa um momento de renovação para 2021
Foto: Thiago Gadelha / SVM

OS MELHORES PNEUS E BATERIAS PARA O SEU CARRO NA CIDADE DE RUSSAS CE
RUA 25 DE AGOSTO
ORG; RICARDO AMARAL


Petrobras convoca assembleia para 12 de abril para debater troca de CEO

Assembleia vai debater a aprovação do nome de Joaquim Silva e Luna para o cargo de CEO da companhia, em substituição a Roberto Castello Branco, cujo mandato se encerra em 20 de março.


Por Reuters

 


Governo Federal indica dois últimos nomes para Conselho Administrativo da Petrobras
00:00/00:45

Governo Federal indica dois últimos nomes para Conselho Administrativo da Petrobras

Petrobras anunciou nesta quinta-feira (11) a convocação de uma assembleia geral de acionistas para debater, dentre outros assuntos, a aprovação do nome de Joaquim Silva e Luna para o cargo de CEO da companhia, em substituição a Roberto Castello Branco, cujo mandato se encerra em 20 de março.

Em comunicado ao mercado, a estatal disse que a assembleia será realizada no dia 12 de abril, às 15h.

Após o anúncio de mudança no comando da estatal, cinco membros do conselho da Petrobras informaram que não pretendiam seguir no cargo, com ao menos um deles associando a decisão diretamente à substituição de Castello Branco.

A saída do atual presidente da Petrobras vem após queixas de Bolsonaro sobre a política da estatal para os preços dos combustíveis.

Indicações para o conselho

Na quarta-feira, a Petrobras recebeu do Ministério de Minas e Energia ofício com duas indicações para vagas da União no conselho de administração da companhia, de Cynthia Santana Silveira e Ana Silvia Corso Matte.

"Essas duas indicações, juntamente com as seis indicações divulgadas ao mercado em 8 de março de 2021, completam as indicações pela União de membros ao Conselho de Administração da companhia para a próxima Assembleia Geral de Acionistas", afirmou a empresa em fato relevante nesta quarta-feira.

Na terça-feira (9), a Petrobras informou que recebeu correspondência de fundos de investimentos administrados por seu acionista Banco Clássico, que indicaram o advogado Leonardo Pietro Antonelli para vaga na nova formação do conselho de administração da estatal.

Na segunda-feira (8), o governo oficializou a indicação de seis nomes para o conselho da petroleira: Joaquim Silva e Luna, Eduardo Leal Ferreira, Ruy Schneider, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza e Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, esta última apontada pelo Ministério da Economia.

Na semana passada, a Petrobras havia informado a renúncia de João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha, todos indicados pelo governo para as cadeiras no conselho, além de Leonardo Pietro Antonelli.