-->

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Operação contra organizações criminosas prende nove pessoas em Quixadá, Canindé e Fortaleza

Uma operação conjunta composta por equipes da Polícia Civil do Estado e da Polícia Militar resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva em desfavor de seis pessoas e na prisão em flagrante de três homens. A operação, que teve como intuito desarticular grupos criminosos responsáveis por homicídios e tráfico de drogas no município, iniciou na noite dessa segunda-feira (6) e foi finalizada na noite dessa terça-feira (7).

Foram cumpridos seis mandados de prisão por crimes cometidos no município de Canindé, sendo que cinco presos estavam escondidos na Capital e no município Quixadá. De acordo com informações policiais, todas as seis pessoas presas são suspeitas de pertencerem a um grupo criminoso suspeito de diversos crimes cometidos no município. Ainda durante a ação, sete mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.

Os suspeitos capturados foram identificados como Francisco Guilherme Silva Gomes (21), com antecedentes por roubo, tentativa de homicídio, roubo de veículo, porte ilegal de arma de fogo, homicídio consumado, tráfico ilícito de drogas; Francisco Fábio Soares Gomes (38), com antecedentes por tráfico ilícito de drogas e crime contra a administração pública; Lucas Cavalcante Guimaraes (22), com antecedentes por posse irregular de arma de fogo; Fiama Cruz Vitor (29); Irivando Muniz Brasil (43) e João Pedro Freitas Queiroz (18). Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Canindé, unidade da PC-CE. Lá, foram cumpridos os mandados de prisão preventiva por integrar organização criminosa contra as seis pessoas.

Em meio à operação, os profissionais de segurança receberam informações sobre uma residência que teria uma quantidade significativa de drogas, no bairro Alto Guaramiranga, no município de Canindé. Rapidamente, os policiais foram ao local informado e solicitaram autorização para entrar no local, que foi permitida. Três homens foram encontrados com 200 gramas de cocaína, 95 gramas de crack, uma quantia em dinheiro, 200 sacos para embalar drogas e seis telefone celulares.

Os suspeitos foram identificados como Francisco Clebson de Sousa (38), Francisco Almir Gomes (33) e Antônio Edson Nascimento Santos (21), todos com antecedentes por tráfico ilícito de drogas. O trio e os materiais apreendidos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Canindé, unidade da PC-CE. Lá, os homens foram autuados em flagrante  mais uma vez por tráfico de drogas.

Polícia Civil encerra sequestro ocorrido em Itapipoca e captura seis suspeitos

 

Uma ação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), na tarde desta quarta-feira (08), resultou no fim de um sequestro que teve início na madrugada de hoje na cidade de Itapipoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado. A libertação da vítima e a prisão dos suspeitos ocorreu em uma das avenidas do bairro Barra do Ceará, em Fortaleza.

Entre os presos estão três policiais militares e dois agentes socioeducadores, além de uma mulher que não possui ligação com o sistema de segurança do Estado. A vítima, um homem de 37 anos, foi libertada e está bem. Ainda durante a ofensiva policial, foram apreendidas quatro armas – sendo três pistolas e um revólver -, munições, balaclavas e o veículo utilizado no arrebatamento.

As informações iniciais apontam que a vítima estava em casa, no bairro Nova Aldeota, em Itapipoca, quando homens armados invadiram a residência, durante a madrugada, renderam o homem e o levaram. Horas após o arrebatamento, já na manhã de hoje, familiares da vítima passaram a receber ligações com exigências de valores para liberar o homem.

De posse das informações, os policiais civis realizaram diligências e conseguiram por fim ao sequestro nesta tarde. A ação foi desenvolvida pela PC-CE, por meio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte), da Divisão Antissequestro (DAS), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e da Delegacia Regional de Itapipoca. A Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) e o Departamento de Inteligência da PC-CE auxiliaram com informações de inteligência.

(SSPDS/CE)

Pai e madrasta são condenados por estupro e assassinato de menina de 3 anos em Russas

 A pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o Tribunal do Júri da Comarca de Russas sentenciou Eduarda Ferreira Luiz, de 28 anos, e Nemézio Correia Galvão Neto, de 29 anos, a, respectivamente, 69 e 45 anos de prisão pelo estupro e assassinato de uma criança de três anos, no município, no dia 20 de julho de 2020. Os dois réus eram o pai biológico e a madrasta de Maria Ester Rodrigues Correia, e ambos detinham a guarda da criança. A sessão iniciou às 8h dessa terça-feira (07) e foi finalizada meia-noite.

Conforme a denúncia oferecida pelo promotor de Justiça Luiz Dionísio de Melo Junior, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Russas, a criança foi assassinada mediante espancamento praticado pelo casal. Após violentas agressões, os denunciados levaram a vítima a um hospital municipal, onde foi constatado o óbito. O laudo cadavérico indicou claros sinais de tortura e crueldade na forma empregada pelos denunciados para assassinar a vítima, bem como apontou que que a morte decorreu de politraumatismo, ou seja, o casal espancou a vítima até a morte.

Na época do crime, o casal chegou a fugir do hospital depois da morte da menina. Os dois foram capturados no município de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, e afirmaram que a vítima teria sofrido uma queda de moto, versão contestada após resultados exames na criança.

O promotor de Justiça Luiz Dionísio de Melo Junior denunciou os réus com base no artigo 121, §2º, III, IV e VI (com a causa de aumento de pena do §7º, II), em concurso material com o artigo 217-A, todos do Código Penal.

Assista: Colisão frontal entre moto e caminhão deixa uma pessoa morta no município de Ibicuitinga

  - por 


  • COMPARTILHE:
  •  Um grave acidente de trânsito envolvendo uma moto e um caminhão na noite dessa terça-feira (07) deixou uma pessoa morta na zona rural do município de Ibicuitinga, no Sertão Central cearense. A vítima que acabou vindo a óbito era bastante conhecida na região.

    Segundo informações do repórter policial Washignton Luiz “O Caveirão”, o acidente ocorreu no distrito de Currais, quando um homem identificado apenas pelo nome de Luzian que seguida sentido Ibicuitinga, acabou perdendo o controle de sua moto e colidiu frontalmente em um caminhão que seguia na mão contrária. Com o impacto ambos os veículos acabaram pegando fogo e Luzian teve morte imediata. O estado de saúde do motorista do caminhão não foi repassada pelas autoridades.

    Equipes da Polícia Militar estiveram no local aguardando a chegada da Perícia Forense que encaminhou o corpo da vítima ao IML para realização dos devidos procedimentos. Populares gravaram vídeos que mostram a gravidade do acidente. Assista abaixo um deles.

    Tocador de vídeo
    00:00
    00:21

    QUE ABSURDO! Vereador sugere que cães e gatos de rua virem comida de leões

     

    Uma “sugestão” feita pelo vereador Antônio Bezerra Franco (PSB), da Câmara dos Vereadores de Tucumã, no Pará, causou muita polêmica nas redes sociais após o parlamentar defender que cães e gatos do município sejam utilizados como alimentos para leões e onças nos zoológicos. As informações são do portal Pleno News.

    Já com o microfone aberto, Antônio volta a defender a ideia e diz: “Acho que a cidade que tem mais gatos no mundo é aqui, em Tucumã. Gato é muito pequeno. Acho que não dá nem uma dentada para um leão”.

    O conteúdo foi compartilhado nas redes sociais pelo deputado estadual delegado Bruno Lima (PSL), da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), conhecido defensor da causa animal. Na postagem, Bruno chama a declaração de “inaceitável” e diz que vai tomar as providências contra o vereador.

    – Inaceitável a fala desse indivíduo! Junto com o nosso parceiro e deputado local Igor Normando (Podemos-PA), tomaremos as medidas cabíveis contra a declaração do vereador – escreveu Lima.

    Paralisação emergencial no abastecimento

     A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa paralisação por manutenção programada no abastecimento de água em Russas, para um serviço de manutenção técnica no sistema produtor, nesta quarta-feira (08). A previsão de conclusão é para as 20h do mesmo dia, com redistribuição imediata da água.

    Para as áreas elevadas ou mais distantes da estação de tratamento de água, devido à pressão, o equilíbrio total do sistema pode ocorrer em até 72h, após o término dos serviços.

    Durante o período de suspensão do abastecimento, a Cagece orienta a população que a água reservada seja consumida com moderação, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais.

    Para dúvidas ou informações, a Cagece orienta aos clientes que entrem em contato com a companhia pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia (www.cagece.com.br).

    Russas - CE plantão policial

    RUSSAS – HOMICÍDIO A BALA

    Dia 07/12/2021 (terça-feira) Por volta de 18h30min, foi informado via 190 que havia acontecido um homicídio a bala na localidade de Jardim de São José em Russas, próximo a pista de motocross, de pronto foi acionada a equipe RAIO 03, e a equipe do POG de flores RP 1921, ao chegarem ao local foi constatada a veracidade dos fatos, que a vítima se tratava de uma pessoa do sexo masculino, natural de Russas, que segundo populares a vítima estava correndo na pista de motocross antes do acontecido, mas nada mais souberam informar, que segundo o perito que compareceu a cena do crime, foram disparados aproximadamente 13 disparos de calibre 38 na região do abdômen e cabeça, que a vítima estava pilotando uma moto, modelo HONDA BROS ES,  cor vermelha, sem queixa de roubo. As viaturas do POG e RAIO fizeram diligencias em buscas dos suspeitos, porem até o momento nada foi encontrado.

    RUSSAS – TCO POR DESOBEDIÊNCIA

    Dia 07/12/2021 (terça-feira), por volta de 22h30min, a PM foi informada via 190 que havia um som com volume ensurdecedor no posto de combustíveis Dom Lino, de pronto foi acionada a viatura de IRSO RP 1871, que ao chegarem no local, encontraram uma pessoa do sexo masculino, natural de Russas, que o mesmo estava com som muito alto, que o comandante da composição solicitou que ele reduzisse o som, porém ele disse que não desligaria, que o comandante solicitou que ele se identificasse, porém o dono do som não se identificou, que persistiu em não querer fornecer sua identificação, e nem informar seu nome, que mesmo após diversas solicitações dos policiais militares, ele não desligou o som , que diante dos fatos a composição conduziu o indivíduo e o som a delegacia de Russas, onde foi feito TERMO CIRCUNSTANCIADO DE OCORRÊNCIA , ART.330, CÓDIGO PENAL (DESOBEDIÊNCIA).

    PALHANO – PRISÃO POR VIOLENCIA DOMESTICA 

    Por volta das 00h30min, do dia 08/12/2021 (quinta-feira) uma mulher, ligou para o destacamento de Palhano, pedindo a presença da polícia em sua residência, dizendo a mesma que o seu pai, agredia  sua mãe,  com pontapés, socos e empurrões, de pronto a RP 1881  deslocou-se até o referido local e constatando que o indivíduo agredia sua esposa e sua filha, foi dado voz de prisão ao acusado, o mesmo tentou evadisse do local pulando telhados e vindo a cair por mais de uma vez, ao ser preso foram encaminhados as partes a DRPC de russas , onde foi autuado por infração. Em tese, ao ART 129 parágrafo 13, código penal (DEC. LEI 2848).

    Fonte; PM CE


    Projeto que promete gasolina a R$ 5 e gás a R$ 65 avança no Senado

     

    A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira a criação do programa de estabilização dos preços de combustíveis, que visa conter a alta de preços no mercado. A proposta altera a política de preço e cria um imposto de exportação sobre petróleo. A matéria segue agora para análise do plenário da Casa.

    O projeto de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE) cria diretrizes e referências para a política de preços de derivados, levando em consideração não apenas os preços internacionais, mas também os custos internos de produção. Nesta terça-feira, o relator Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou uma complementação do relatório lido na semana passada, acatando parcialmente três emendas apresentadas pelos senadores.

    "Caso aprovada, o lucro da Petrobras se manteria em 50%. O preço da gasolina reduziria dos atuais R$ 8, para R$ 5 e o gás de cozinha de R$ 120 para R$ 65 ", publicou Carvalho em rede social.

    Segundo informações da Agência O Globo/IG, o projeto cria um sistema de bandas como ferramenta de estabilização, custeado pela criação de imposto de exportação sobre o petróleo bruto. Também são criadas fontes adicionais de receitas com dividendos da Petrobras devidos à União e participações governamentais, resultantes tanto do regime de concessão quanto do regime de partilha de produção.

    Jean Paul Prates, que é líder da Minoria do Senado, justificou que a matéria está assentada um tripé, com estabelecimento de uma política de preços, criação de um mecanismo de bandas para amortecimento da volatilidade temporária dos preços e apresentação de fontes de recursos aptas a suplementar extraordinariamente. A principal “celeuma” do projeto é a criação de um imposto de exportação.

    O relator alterou o relatório inicial e estabeleceu na proposta uma alíquota mínima de 0% para petróleo bruto, até que o valor do barril de petróleo bruto atinja US $45. Aplica-se uma alíquota mínima de 2,5% e de no máximo 7,5% quando o petróleo bruto estiver acima de US$ 45 e abaixo de US$ 85. Caso o barril seja negociado entre US $80 e US $100, a proposta é aplicar uma alíquota mínima de 7,5 e 12,5%. Acima de US $100, o valor mínimo será de 12,5% e máximo de 20%.

    Na sessão, o relator destacou que o relatório é resultado de um “exercício de conciliação”, não apenas política, como também econômica e estrutural.

    "Não é a solução ideal volto a dizer, porém é a solução possível diante os impasses que temos hoje de natureza mais orgânica do processo de análise da política setorial de petróleo e gás do país", afirmou o relator.

    Senadores criticaram a política de preço que vem sendo adotada pela estatal, a chamada Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula o preço do petróleo ao mercado internacional. Os senadores Zequinha Marinho (PSC-PA) e Carlos Portilho (PL- RJ) defenderam a realização de uma nova audiência pública para debater o tema com a participação do governo. O senador Jaques Wagner (PT—BA) sugeriu que seja feita uma audiência em plenário, o que foi acatado pelos parlamentares governistas.

    "Rapidez no processo legislativo não é sinônimo de boa coisa, ao contrário, muitas vezes é sinal de coisa ruim", ponderou o petista, propondo também convidar o presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna.

    Em audiência pública no Senado em novembro, o presidente da Petrobras se posicionou contra a proposta de criação de imposto de exportação de petróleo cru.

    "Temos que aprovar (o projeto), no mínimo, para dizer que não fomos omissos. Vamos ampliar essa fonte de recursos para evitar essa desgraceira. Quem quiser que aprimore", disse o senador Espiridião Amin (PP-SC).

    (Via Meio Norte)


    Auxílio Brasil: governo promete pagar R$ 400 a partir do dia 10

     

    O Auxílio Brasil começará uma nova rodada de pagamento a partir da próxima sexta-feira (10) com uma promessa do governo, o valor a ser pago será de R$ 400. Antes, o valor médio do Bolsa Família era de R$ 192.

    Mais uma vez os pagamentos vão seguir o calendário habitual do extinto Bolsa Família, desta forma o dinheiro começa a ser liberado de acordo com o número final do NIS. Por causa das comemorações do Natal e Ano Novo, o pagamento foi antecipado para o dia 10.

    A PEC dos Precatórios foi aprovada nesta quinta-feira (2), o que viabilizou o pagamento médio de R$ 400 para os beneficiários do Auxílio Brasil.

    O texto passou por muitas mudanças no Senado, por isso, será necessário que os deputados votem novamente a proposta. Em Brasília se comenta que não vai haver tempo suficiente para aprovar o texto reformulado antes do recesso parlamentar, que vai começar no dia 23.

    Para desespero do governo, se a PEC não for promulgada , será preciso esperar o término das férias dos deputados, sendo assim, a votação só irá acontecer no ano que vem, o que vai também adiar o reajuste do benefício para o valor de R$ 400. Quando o Senado aprovou a MP que cria o Auxílio Brasil, condicionou o pagamento do benefício ao orçamento disponível.

    No dia 17 de novembro, o Auxílio Brasil começou a ser pago com um valor médio de R$ 217,18, ou seja, 17,84% de reajuste. Atualmente, 14,6 milhões de famílias estão sendo beneficiadas, no entanto, o governo pretende incluir mais 2,6 milhões de famílias nos pagamentos do Auxílio Brasil, que segundo o Ministério da Cidadania, zeram a fila de espera.
    Via Jornal Contábil