-->

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Reitor da UFC assumirá Secretaria do Ministério da Educação


O atual reitor da Universidade Federal do Ceará, o professor Jesualdo Pereira Farias, deve assumir a Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC). O POVO apurou que ele recebeu o convite nesta semana e aceitou assumir o cargo de secretário. O anúncio está previsto para a próxima segunda-feira, 6.

Com a ida do professor para a Secretaria, o vice-reitor do UFC, Henry de Holanda Campos, assumirá o cargo de reitor. A reportagem apurou que a saída de Jesualdo para a pasta do MEC não tem relação com a passagem de Cid Gomes pelo órgão.

+ Confira a entrevista com Jesualdo Pereira para as 'Páginas Azuis' do jornal O POVO

Jesualdo Pereira assumiu o cargo de reitor da UFC em 2008. Ele possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (1982), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), especialização em tratamentos térmicos de ligas metálicas no Municipal Industrial Reserach Institute - Nagoia (1986) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993).

O professor tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Soldagem. Atuando na gestão universitária, Jesualdo foi chefe de Departamento na UFC, coordenador de Curso de Pós-Graduação, vice-diretor de Centro, diretor de Centro e vice-reitor.

Fonte: O Povo




PRF prende seis por embriaguez no volante


No segundo dia da operação Semana Santa, a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF) prendeu seis motoristas por embriaguez ao volante. Mas, apesar da alta velocidade, associada a ultrapassagem proibida e bebida alcoólica preocuparem, a Polícia considera o movimento nas estradas tranquilo.
Na manhã desta sexta, por volta das 9h, na BR-020, Km 5, um condutor de um Opala Diplomata foi detido com teor de 0,59 mg/l e, em seguida, encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Eusébio/CE. Já em Sobral, no Km-210, da BR-222, às 12h55, um motociclista, de 55 anos, atingiu o teor de 1,09mg/l. Ele pilotava uma Shineray Fenix 50cc, sem emplacamento, e encontrava-se desnorteado quando parado pela Polícia. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia local. Ainda nesta sexta (3), em Caucaia, no Km-405, da BR-020, às 14h04, foi preso outro condutor de moto, uma Honda CG150 Fan com 0,45mg/l, sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Registros
A maior ocorrência nesta operação sem dúvida é o excesso de velocidade. Na tarde desta quarta (2), em Itapajé, houve um capotamento de uma Ford Ranger com quatro ocupantes. O veículo ficou parcialmente destruído, mas todos saíram ilesos. A Polícia acredita que a razão do acidente foi alta velocidade, aliada a pista molhada devido à chuva.
Início da operação
A última quinta-feira, que marcou o início da operação da Semana Santa, foi intensa e tensa nas estradas do Estado devido à chuva, principalmente no Interior. Segundo a assessoria da PRF, o trânsito nas estradas ficou saturado, mas não chegou a travar. Alguns trechos da BR-116 tiveram quilômetros de lentidão, mantendo uma média de 30km/h.
Nesta sexta-feira, no entanto, está mais tranquilo quem estiver voltando das praias para a Capital. De acordo com a PRF, ao contrário do Carnaval, a tendência nesta Semana Santa foi sair da cidade. Por isso, a Polícia está preocupada e já se prepara para o retorno dos veículos no domingo (5). A orientação é voltar na manhã do dia 5 de abril ou somente na segunda-feira (6) em vez de deixar para o fim da tarde do domingo, como é de costume os viajantes fazerem.
Histórico de congestionamentos
No ano passado, foi registrado um trânsito de 11km de extensão e pura lentidão na BR116. Na BR-222 também é comum congestionamentos de sete a oito quilômetros por volta das 17h. Apenas às 20h ou 21h que o fluxo começa a diminuir, segundo a Polícia. Além do volume de veículos, a complicação nessas vias se dá pelo fato da BR-116 ser uma pista simples e a BR-222 ser uma área de confluência, sendo pista de acesso para cidades do Interior, como Sobral e Canindé, e outras praias.

Fonte: Diário do Nordeste





ÔNIBUS VIRA EM ALTO SANTO

Um ônibus da empresa São Benedito virou no final da tarde desta sexta-feira (03) na Ponte da Boca do Córrego, em Alto Santo. De acordo com informações repassadas à redação, só estava no ônibus o motorista e o cobrador. Os dois não sofreram ferimentos graves.

Maiores informações aqui no Limoeiro Plantão Policial



Caminhão fica destruído após incêndio em Tabuleiro do Norte (CE) POLICIA

Populares enviaram via WhatsApp fotos de um caminhão Scânia em chamas, placas HUX 2841, fato registrado na BR 116 KM 260, em Tabuleiro do Norte (CE). 

Segundo relatos o caminhão estava carregado com farinha de trigo. O motorista Francisco Maia Gomes não soube informar o que originou o fogo. Não houve feridos. fonte .lindomarrodrigues



OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE QUINTA PARA SEXTA NO VALE EM RUSSAS-CE



Homicídios marcam o plantão da quinta-feira maior na região Jaguaribana

Homem é morto a tiros em Limoeiro do Norte; e outra vítima é encontrada morta supostamente a pedradas na região de Alto Santo.

Nesta quinta-feira, dia 02, por volta das   12h30min, no Sítio Volga, zona rural, às margens da BR-116, foi encontrado sem vida, supostamente morto a pedradas, o corpo de um  homem, supostamente identificado como “CRISTIANO CARNEIRO DE LIMA” (CPF localizado com a vitima). Ao lado do corpo foram encontradas pedras com manchas de sangue. Um suspeito do crime, identificado como JOSÉ PEIXOTO PESSOA, vulgo ''ZÉ do VOLGA”, está sendo procurado pela polícia, mas ainda não foi localizado. (foto é do homicidio da Boa Fé).
Já por volta das 16h40min, na Rua Cônego Misael Alves, no bairro Boa Fé, foi vítima de homicídio à bala, a pessoa de Antônio Lima de Sousa, 48 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE. Segundo as primeiras informações o crime foi praticado por dois indivíduos que fugiram em uma moto tomando destino ignorado. A motivação do crime ainda é desconhecida e o caso está sob investigação a cargo da Polícia Civil local.
  
MANDADO DE PRISÃO EM RUSSAS
Nesta quinta-feira, dia 02, por volta das   07h30min, na Rua Raimundo Alves, no Distrito de Flores, foi cumprido um mandado de prisão expedido pela justiça de Jaguaretama, em desfavor de LUCIVAN REINALDO BORGES, 22 anos, natural de Jaguaretama-CE. “Lucivan” era fugitivo da Cadeia Pública de Jaguaretama, onde cumpria pena pela prática de crime prevista no artigo 155 do CPB – (Furto), sendo o infrator conduzido a DRPC de Russas para os devidos procedimentos.

PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS EM RUSSAS
Nesta quinta-feira, dia 02, por volta das  08h, na Travessa Vicente Veloso, centro, foi preso FRANCISCO JOELBER DE OLIVEIRA LIMA, 26 anos, natural de Russas-CE,  em virtude do mesmo ter sido flagrado de posse se 9,86 gramas de maconha, sendo ele conduzido à DRPC de Russas, onde o mesmo foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

TIROS EM RESIDÊNCIA EM RUSSAS
Nesta quinta-feira, dia 02, por volta das 22h30min, no Sítio Melancias, zona rural, quatro indivíduos que trafegavam em três motocicletas, pararam em frente à residência de IOLANDA FERREIRA LIMA, 45 anos, natural de Russas-CE,  arrombaram a porta e efetuaram dois disparos de arma de fogo, os quais atingiram uma parede da casa, e logo após fugiram tomando rumo ignorado. Segundo informações os suspeitos estavam à procura do filho de Iolanda, conhecido por ‘GUGU’, o qual se tem suspeita de vários roubos a comércios e pessoas, bem como prática de homicídio.

PRISÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM QUIXERÉ
Nesta quinta-feira, dia 02, por volta das  12h, na localidade do sitio Leão, zona rural, na residência de GERALDO MARCELINO XAVIER, 49 anos, natural de Quixeré-CE, foi uma espingarda calibre 32, sem numeração e 11 (onze) cartuchos calibre 32, sendo “Geraldo”, conduzido até a  Delegacia Regional de Policia Civil de Russas-CE, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

FONTE BPM




TIROS EM RESIDÊNCIA EM RUSSAS - CE


Nesta quinta-feira, dia 02, por volta das 22h30min, no Sítio Melancias, zona rural, quatro indivíduos que trafegavam em três motocicletas, pararam em frente à residência de IOLANDA FERREIRA LIMA, 45 anos, natural de Russas-CE,  arrombaram a porta e efetuaram dois disparos de arma de fogo, os quais atingiram uma parede da casa, e logo após fugiram tomando rumo ignorado. Segundo informações os suspeitos estavam à procura do filho de Iolanda, conhecido por ‘GUGU’, o qual se tem suspeita de vários roubos a comércios e pessoas, bem como prática de homicídio.



Dá para emagrecer comendo', afirma administrador que perdeu 101 kg

Abandonando refrigerante, pão francês, fritura, massas e fazendo exercícios físicos pelo menos três vezes ao dia, Ricardo Alexandre Tomas eliminou 101 kg em um ano e seis meses. A base da sua alimentação, porém, eram shakes emagrecedores. Por isso, apesar de ter conseguido sair dos 187 kg, o administrador percebeu que não estava saudável.


Quando eu vi o que o trabalho de um nutricionista tinha feito com um rapaz do meu bairro, percebi que queria emagrecer com saúde. Em março de 2014, comecei o tratamento com ele e senti a diferença, porque vi que dá para emagrecer comendo”, afirma Ricardo, que divide seu processo de emagrecimento em duas etapas: antes e depois do acompanhamento médico.

Embora tenha chegado aos 86 kg, ele tinha 25% de gordura no corpo. Hoje, aos 39 anos, pesa 100 kg e tem 15% de gordura corporal. “Eu demorei a entender que o que importa não é o peso, é massa magra e saúde”, ressalta o rondoniense de Porto Velho.


A briga com a balança começou quando Ricardo ainda tinha 12 anos. “Eu comia de três em três horas, mas comia pão, sanduíche, tomava com facilidade um litro de refrigerante.” Em 2011, quando um vizinho obeso morreu, ficou sabendo da dificuldade de encontrar um caixão que coubesse o corpo.
Além disso, as pequenas atividades do dia a dia não eram mais possíveis. “Eu não conseguia mais amarrar o tênis, não entrava mais no carro, as roupas enormes que eu usava não estavam mais cabendo.”
Ricardo, então, decidiu que era hora de emagrecer. “Eu fiquei com isso na cabeça e busquei ajuda nos shakes, porque, para mim, eu não poderia emagrecer comendo”, conta.
Depois de anos sem subir em uma balança, Ricardo quis se pesar. “Eu precisei ir em uma balança da empresa do meu amigo. Balança de carga mesmo, as de farmácia não iam conseguir computar meu peso”, conta o administrador, que se surpreendeu ao ver o número na balança. “Eu pensava que já tinha passado dos 200 kg, mas quando eu vi 188 kg fiquei um pouco aliviado.”
De julho de 2011 a janeiro de 2013, o administrador emagreceu 101 kg, mas sem fazer uma alimentação equilibrada.
Ao acordar, comia um sanduíche integral e ia para a academia fazer musculação. Na volta do treino, tomava o shake como lanche da manhã e almoço. À tarde, comia cereal com aveia e fazia caminhada. Antes de ir para o boxe ou muay thai, comia uma barra de proteína e jantava o shake. “Viver de shake não é vida para ninguém. Hoje, meu cardápio é farto e eu como na quantidade e hora certas. A gente tem o que comer, só não sabe como comer.”

Ao mudar sua rotina, diminuir a quantidade de shakes e de exercícios, Ricardo engordou 30 kg. Quando percebeu que poderia recuperar o corpo que tinha, procurou a ajuda do nutricionista e lá percebeu que precisava de novos hábitos. “Graças a Deus, eu não tive nenhum problema de saúde, mas podia ter tido. Passei a comer direito e vi a diferença!”
Atualmente, seu objetivo é continuar na musculação, manter o percentual de gordura corporal baixo e fazer a cirurgia de remoção de pele. “A roupa esconde, mas eu tenho uns sete quilos de pele, principalmente nas pernas”, afirma Ricardo, que planeja operar quando tiver tempo para a recuperação e cuidados necessários.


Manhã de sábado tem terceira 'Lua de sangue' em menos de um ano


O fenômeno começa às 7h16 (horário de Brasília) de sábado, segundo a Nasa. Às 8h58, a Lua estará completamente encoberta pela sombra da Terra. Mas será um espetáculo rápido: nos locais em que será possível observá-lo, o eclipse total deve durar apenas 4 minutos e 43 segundos.
Será neste momento que a Lua ficará com a cor avermelhada, efeito que rende ao eclipse o apelido de "Lua de sangue". A cor característica tem origem na passagem dos raios solares pela atmosfera da Terra, dispersando a luz vermelha e laranja.
Segundo o astrônomo Gustavo Amaral Lanfranchi, coordenador do curso de Astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul, a peculiaridade do fenômeno se deve ao fato de ele fazer parte de uma tétrade: são quatro eclipses lunares totais seguidos. O primeiro ocorreu em abril do ano passado, o segundo em outubro, o terceiro deve ocorrer neste sábado e o quarto em 28 de setembro.
"Isso é uma coisa bem rara de acontecer. O último aconteceu entre 2003 e 2004 e o próximo está previsto para 2032 e 2033", diz.
Avião comercial passa em frente à 'lua de sangue' durante eclipse lunar visto das proximidades do Aeroporto Nacional Reagan em Washington, nos EUA, em outubro (Foto: Mark Wilson/Getty Images/AFP)
fonte G1



Casos graves têm aumento de 102,6%



O Ceará registrou, de janeiro a março deste ano, 2.679 casos de dengue, número 23,7% menor que em igual período do ano passado, quando 3.514 confirmações foram feitas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Apesar da diminuição, chama a atenção o aumento dos casos graves da doença. Foram 77 de janeiro a março de 2015, 102,6% a mais que em igual período do ano passado - 38. O crescimento preocupa, principalmente porque as ocorrências com complicações são as com maiores chances de resultarem em óbito.
Três pessoas morreram, só neste ano, vítimas de dengue no Ceará. Todas elas por registros graves ou por complicação da doença. Porém, para o infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anastácio Queiroz, a quantidade pode ser ainda maior, já que podem ter ocorrido óbitos nos quais a doença não foi detectada.
"É possível que esse número seja superior ao apresentado. Às vezes, a pessoa está com quadro de dengue e, na necropsia, consta outra causa. Na maioria das ocorrências é uma doença simples, mas pode levar à morte", alerta o médico.
Ele explica que o Ceará convive com a dengue desde 1986. Neste período, já circularam os quatro tipos de vírus. E, como muitas pessoas já tiveram pelo menos um dos tipos, as chances de terem por outro tipo é maior. Para piorar a situação, quando a pessoa é acometida pela segunda ou terceira vez, a chance de vir mais agressiva é maior.
Abordagem
Queiroz comenta que os casos graves às vezes passam despercebidos, pois os sintomas facilmente podem ser confundidos com outras patologias. Por isso, enfatiza a importância dos pacientes serem bem avaliados clinicamente e no laboratório. "É preciso que os médicos se perguntem: será essa uma apresentação grave da doença? Até falta de ar pode ser sintoma de dengue grave. Essa abordagem criteriosa permitirá um tratamento adequado evitando que caminhe para complicação. Os doentes, principalmente os que retornam à emergência, devem ser avaliados detalhadamente".
Márcio Garcia, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, confirma que o aumento das ocorrências graves é motivo de preocupação. Para ele é um alerta não só à população, que não deve banalizar a doença, já que ela pode levar a óbito, como também para todas as unidades e profissionais de saúde, que deverão estar atentos aos sinais graves evitando que o paciente evolua para complicação.
Prevenção
O gestor afirma que a forma de prevenir a dengue não mudou. "É uma ação de competência dos municípios, com o trabalho diário de combate à dengue, com visita dos agentes de endemias de casa em casa e nas escolas. Esse, sem sombra de dúvidas, é o serviço que traz melhores resultados. Nos casos nos quais as ações de rotina, estão sendo feitas, mas não surtem efeito, a Secretaria da Saúde aciona o fumacê, que entra como complemento para reforçar o controle da doença.
A dengue está presente em 79 dos 184 municípios cearenses (53%), com destaque para Hidrolândia, Ipu, Jacás, Pires Ferreira, Porteiras e Arneiroz, com incidência acima de 300 por 100 mil habitantes. Já a Capital concentra 547, dos 2.679 registros confirmados no Estado. Chama a atenção a discrepância na distribuição dos registros. Enquanto a Regional VI centraliza 229 casos, a Regional II apenas 32.
Carlos Alberto, coordenador de Ações e Controles Vetoriais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a diferença se deve à densidade populacional e ao fato de a Regional II já ter concentrado um grande número de casos. "Se, nesse período, as pessoas já tiverem desenvolvido a doença, elas estão imunizadas", justifica. Ainda assim, informa que, por causa do alto índice, as ações na Regional VI estão sendo intensificadas. O gestor diz que a SMS trabalha em quatro frentes: controle fiscal, materializado pela visita domiciliar do agente; controle químico, com aplicação de inseticida; controle legal, com notificação dos imóveis; e ações de educação em saúde e mobilização social, com palestras em escolas, creches e empresas.
Mais informações:
Para solicitar serviços relacionados à dengue é só ligar 0800.275.1520
Luana Lima
Repórter
FONTE DN


Acidente mata filho de Alckmin

São Paulo. O filho mais novo do governador Geraldo Alckmin, Thomaz Rodrigues Alckmin, morreu ontem, em um acidente de helicóptero em Carapicuíba, na Grande São Paulo.

O acidente ocorreu às 17h10, em um condomínio localizado na altura do km 26 da Rodovia Castello Branco.

A aeronave chegou a atingir uma casa em construção, mas ninguém em solo ficou ferido.

Ele tinha 31 anos e era piloto de helicóptero. Auxiliares do governador informaram, no entanto, que Thomaz estava como copiloto no momento do acidente.

Além do filho do governador, outras quatro pessoas morreram. Thomaz era casado e tinha uma filha de 10 anos - Isabella Trombelli Alckmin -, fruto de um relacionamento anterior com uma ex-funcionária do Palácio dos Bandeirantes.

Em fevereiro do ano passado, Thomaz sofreu uma tentativa de assalto em frente ao Clube Paineiras, no Morumbi - a cerca de 1 km do Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador. Ele levava a filha de volta para casa, quando o veículo foi cercado por criminosos. Houve troca de tiros entre os seguranças que faziam a escolta de Thomaz e os bandidos.

Depois do episódio, a mãe da menina, Fabíola Trombelli, entrou com uma ação na Justiça para tentar se mudar com a filha para a Noruega - onde mora com seu atual marido.

Ao ter conhecimento da notícia, Fabíola ligou para o próprio governador, que, segundo ela não conseguia falar.

“O Dr. Geraldo só chorou”, afirmou a ex-mulher de Thomaz, em choque, por telefone.

Nota

O PSDB de São Paulo declarou em nota que a morte de Thomaz é um “momento de grande tristeza”. Por meio do texto assinado por Duarte Nogueira, presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP, a sigla diz que “em nome dos membros do PSDB de São Paulo, externo os mais profundos sentimentos ao governador”.

FONTE DN


Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas receberão cursos de medicina


Publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) o segundo edital de chamamento para municípios que poderão receber cursos particulares de medicina. Foram escolhidos 22 municípios, dentro da estratégia de equilibrar regionalmente o número de médicos por habitantes, levando faculdades para locais de difícil fixação desses profissionais.

O edital prevê a abertura de 1.887 vagas nas 22 cidades pré-selecionadas, em oito estados do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. Todos os municípios apontados têm relação de vagas em cursos de medicina por 10 mil habitantes inferior a 1,34 e o índice de médicos por mil habitantes é menor que 2,7. A medida é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação.

Os municípios que poderão receber cursos de medicina são: São Miguel dos Campos, em Alagoas; Parintins, no Amazonas; Brumado, Irecê, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim, na Bahia; Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas, no Ceará; Itumbiara, em Goiás; Chapadinha, Codó e Santa Inês, no Maranhão; Bragança, Breves, Cametá e Castanhal, no Pará; Araripina, Arcoverde e Salgueiro, em Pernambuco.

As prefeituras pré-selecionadas que tiverem interesse em receber a faculdade devem confirmar participação entre os dias 13 e 24 deste mês pelo endereço eletrônico  Depois disso, o governo fará vistoria para saber se o local apresenta a infraestrutura necessária a um curso de medicina. O resultado será divulgado no dia 31 de julho e só então as instituições interessadas se candidatarão a abrir faculdade nos locais.



ACIDENTE ENTRE VEÍCULOS MATA HOMEM PRÓXIMO A MORADA NOVA


Um acidente próximo a Morada Nova vitimou três passageiros na tarde desta quinta-feira (02). Um homem veio a óbito ainda no local.

De acordo com informações repassadas ao plantão policial, o acidente envolveu dois carros, um gol (branco) e um mini Cooperscyman AL4 de cor Azul. Guilherme Lima Barros e George Arnaldo Lima do Nascimento ficaram presos às ferragens, mas foram socorridos à Fundação São Lucas, no município de Morada Nova. O estado de ambos é grave, um deles chegou a falar sobre o ocorrido.

José Washington da Silva veio a óbito ainda no interior do veículo. O corpo de Bombeiros foi acionado juntamente com o suporte de UTI do SAMU para realizar o resgate.

Uma das vítimas declarou que o acidente ocorreu quando um dos motoristas tentou fazer uma ultrapassagem forçada em local proibido e veio a colidir de frente com outro veículo.

A perícia e o rabecão também foram acionados para o local para os procedimentos cabíveis. É a terceira vítima de acidente fatal em menos de uma semana.

FONTE PLANTÃO POLICIAL DE LIMOEIRO