-->

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Gaúcho que matou esposa e filha pode responder pelo crime de feminicídio, a mais nova lei criminal do País


O gaúcho Marcelo Barberena Moraes, 37 anos, réu confesso  do assassinato de sua esposa e da filha mais nova do casal, de apenas 8 meses de vida, permanece preso na sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Fortaleza. Ele deverá ser indiciado por duplo assassinato triplamente qualificado e e pode responder por  feminicídio, a mais nova lei penal brasileira, em vigor no País há somente cinco meses.  

O crime de feminicídio está previsto na lei federal  de número 13.104, sancionada pela Presidente Dilma Rousseff no dia 9 de março último. Ela pune com pena de 12 a 30 anos de prisão em regime fechado o autor de crime de homicídio contra mulher decorrente de violência doméstica e/ou familiar ou de menosprezo.

O crime continua repercutindo no Ceará e no País. Na madrugada de domingo último, Barbebena assassinou, a tiros, a esposa, Adriana Moura de Pessoa Carvalho Moraes, 38 anos; e a filha mais nova do casal, a pequena  Jade Pessoa de Carvalho Moraes. Os corpos foram encontrados num dos quartos da casa de veraneio onde a família passava o fim de semana, na cidade de Paracuru, no litoral Oeste do Ceará (a 100Km de Fortaleza).

Na tarde de ontem (24), a Polícia Civil voltou ao local do duplo homicídio e conduziu até lá o acusado. Até então, Marcelo Barberena vinha negando ser o autor dos crimes. Contudo, diante das evidências de autoria e das provas que a Polícia e Perícia Forense colheram, ele decidiu, então, revelar que matara a esposa e a filha.  Contudo, até agora não revelou o motivo de seu ato. Negou ter usado drogas, mas a Polícia já sabe que ele consumiu muita bebida alcoólica antes de cometer o duplo assassinato, pois comemorava seu aniversário de 37 anos de vida.  Várias garrafas de vinho foram encontradas no local.

Antes disso, ainda na noite de domingo, a equipe da Divisão de Homicídios Proteção à Pessoa (DHPP), sob o comando da delegada Socorro Portela, diretora da unidade, estiveram na residência do casal, um apartamento em um condomínio de luxo localizado na Avenida Padre Antônio Tomaz, no bairro Cocó, zona nobre de Fortaleza.

Armas
Nas  buscas no apartamento do casal, os policiais apreenderam nove armas de fogo, algumas pistolas de fabricação artesanal e armas de fogo industrializadas, como revólveres de diferentes calibres. Ao ser interrogado sobre o armamento, Marcelo contou que elas pertenceram aos seus avós  se a seus pais. Seriam, segundo ele, “relíquias de família”.

O armamento foi recolhido à DHPP e deverá ser remetido à Perícia Forense do Ceará (Pefoce) para exames periciais, assim como o revólver de calibre 38 encontrado pela perita Sônia Silva na residência onde ocorreram os crimes, em Paracuru.

A Polícia também quer descobrir se um irmão de Marcelo teve envolvimento no crime, já que ele tentou sustentar uma versão falsa sobre o crime, quando disse não ter ouvido os estampidos na madrugada de domingo. Também teria ligado para a Polícia afirmando que a residência teria sido alvo de um suposto assalto.

O advogado criminalista Leandro Vasques, contratado pela família das vítimas para atuar no acompanhamento do inquérito e, posteriormente, no processo, informou que, se ficar provado que o irmão mentiu propositadamente para proteger o assassino, pode ser responsabilizado criminalmente, devendo ser indiciado por falto testemunho.

Blog do Fernando Ribeiro

"Sistema de Segurança Pública estadual está desmoralizado" criticou o Deputado Ely Aguiar em pronunciamento


Em um pronunciamento rápido, mas contundente e fundamentado, o deputado estadual Ely Aguiar (PSDC), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na manhã de hoje (25),  para fazer severas críticas ao sistema de Segurança Pública estadual, que, segundo ele, “está desmoralizado, desmoralizadíssimo”.  “Vocês, senhores deputados, sabem quantas pessoas foram mortas no Ceará no fim de semana?”

Aguiar  citou os números dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) registrados no último fim de semana no Ceará e que foram contabilizados e publicados pelo blogdofernandoribeiro.com.br, enquanto a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não atualiza, desde a última sexta-feira (21), suas estatísticas no site do órgão, nem dá qualquer explicação à sociedade sobre isto.

Os  números revelados apontam, nada menos, que 64 pessoas tiveram morte violenta no Ceará entre a última sexta-feira (21) e a madrugada de segunda (24).  Foram 51 homicídios e 13 mortes em acidentes de trânsito, totalizado 64 óbitos. E mais: além dos 51 assassinatos no fim de semana, outros  12 ocorreram entre a segunda e a terça-feiras, totalizado 63 execuções sumárias em apenas quatro dias.

“A nossa sorte, é que, na maioria desses crimes, são bandidos matando bandidos”, disse o parlamentar, ressaltando, porém, casos que envolvem cidadãos, como o duplo homicídio ocorrido na cidade de Paracuru (a 100Km de Fortaleza), quando um homem assassinou, a tiros, a esposa e a filha caçula de apenas 8 meses de vida, na madrugada de domingo.
Maquiados

O deputado foi mais além, afirmando que considera como “maquiados” os números de assassinatos apresentados todos os meses pelo governo do estado, que  sustenta está havendo uma redução nas taxas dos CVLIs no Ceará.

Ao afirmar que o sistema da Segurança Pública do Ceará está sendo desmoralizado, Ely Aguiar citou, como exemplo, o caso da fuga de presos ocorrida na noite de ontem, em Fortaleza. Aconteceu  no 3º DP (Otávio Bonfim), onde 16 dos 23 detentos que estavam na carceragem escaparam depois de tomar como refém e desarmar o único policial civil que ali estava para dar segurança à delegacia.

“Aqui no Ceará não precisa de ordem de juiz para preso sair da delegacia. Os comparsas vão lá e resgatam”, disparou o parlamentar, ressalvando o risco que os policiais civis estão correndo ao serem transformados em carcereiros, pois as delegacias vivem abarrotadas de presos diante da falta de vagas no Sistema Penal.

Segurança em xeque

Outros parlamentares  ocuparam a tribuna da AL nesta terça-feira para também tratar do tema Segurança Pública. Um deles, o deputado Ferreira Aragão (PDT), que denunciou o caso de um vereador do seu partido assassinado na noite de segunda-feira, na cidade de Barreira (90Km de Fortaleza).

Conforme Aragão, o vereador  (José Targino dos Santos) foi morto porque vinha fazendo denúncias de irregularidades na administração municipal local e utilizava o rádio como meio para expressar  sua indignação diante dos fatos que considerava  prejudiciais à população de Barreira.

“Até quando vamos conviver com essa realidade? Estão matando  gente como quem mata avoante. Estão matando radialistas como quem mata baratas”, denunciou.

Já os deputados Renato Roseno (PSol) e Capitão Wagner (PR)  trataram do tema segurança sob outro ângulo, a questão da proliferação e uso ilegal de armas de fogo no País e no estado. 

Blog do Fernando Ribeiro

Delegado de quixeramobim alerta comerciantes sobre circulação de dinheiro falso


Na manhã de ontem, 24, o delegado de Polícia Civil de Quixeramobim, Salviano de Pádua, alertou os comerciantes para a circulação de dinheiro falso na cidade. O alerta foi repassado durante entrevista ao radialista Jota Wilame, no programa “O Secretário do Povo”, na Rádio Difusora Cristal.

Segundo o delegado, pessoas estão passando notas de 5,00, 10,00 e até 100,00 reais falsas.

“É fácil a gente pegar esses meliantes, pois eles se passam por cidadãos e vão ao comércio e demoram pra fazer as compras”, disse o delegado.

Segundo ele, com a ajuda dos comerciantes será fácil colocar esses criminosos na cadeia. “Quando os comerciantes pegarem notas falsas, anotem a placa dos veículos em que o individuo estiver trafegando, comuniquem imediatamente à polícia civil e militar para que possamos fazer o flagrante desses elementos”, completou. (Com informações do O Sertão é Notícia.)

Quixeré Notícias

Alemão é condenado a 80 anos por lavagem de dinheiro do Banco Central


Antônio Jussivan Alves dos Santos, o Alemão, foi condenado a 80 anos, dez meses e 20 dias em regime fechado pelo crime de lavagem do dinheiro obtido no furto à caixa-forte do Banco Central em Fortaleza. Ele aplicou o dinheiro, segundo as investigações, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.

Outras dez pessoas também foram condenadas por participação no crime, conforme a sentença expedida na última sexta-feira, 21, pelo juiz federal Danilo Fontenelle Sampaio. Os dados do processo foram disponibilizados ontem, no site da Justiça Federal no Ceará.

Em interrogatório realizado em 2008, Alemão chegou a confessar que usou a sua cota-parte para comprar bens na região Centro-Oeste do País. Entre as aquisições, estava uma casa e um sítio no município de Nobres, no Mato Grosso, outra casa no Distrito Federal e uma fazenda no município de Cocalzinho, em Goiás, onde criava carneiros.

Boa parte dos bens de Alemão foi posta nos nomes de dois “laranjas”. Eles eram Antônio Rivaldo de Oliveira Silva e José Silva Ferreira, que foram condenados, respectivamente, a 18 anos e oito meses e 21 anos e oito meses de reclusão.

Alemão, que continua preso em São Paulo, já havia sido condenado a 35 anos e dez meses pelos crimes de furto, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e uso de documento falso. Com esta segunda sentença, ele acumula 116 anos, oito meses e 20 dias de prisão em regime fechado. Antônio Jussivan aguarda mais um julgamento, agora na Justiça Estadual, por falsificação de documentos.

Saiba mais

Condenações

Também foram condenados:

Ana Neize Dias Pedrozo

Reginaldo Oliveira da Silva
Francinúbia Almeida de Oliveira

Antônio Jucival Ferreira Queiroz
Robson Nunes de Sousa

Zeleide Amaro de Castro Nunes
Edmilson Queiroz de Carvalho

Francisco das Chagas Ferreira Queiroz

Cobertura exclusiva

Em julho, O POVO iniciou uma série de reportagens exclusivas sobre os dez anos do furto ao Banco Central. O jornal trouxe documentos, vídeo inédito do interior da caixa-forte e da casa que serviu de base para o furto milionário.

O hotsite com o conteúdo completo pode ser acessado em
http://bit.ly/1LBzZ21

O Povo Online

Homem morre após capotamento de veículo


Um homem morreu na tarde da última terça-feira, 24, no km 492 da BR-116, no município de Brejo Santo, a 510 km de Fortaleza. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do veículo Fiat Siena perdeu o controle da direção, acabou saindo da pista e capotou.

O passageiro do automóvel, Rafael Moreira de Souza, não resistiu aos ferimentos e teve morte imediata. Já o condutor do veículo, Francisco Moreira dos Santos, de 36 anos não teve ferimentos graves.

A PRF informou ainda que o condutor do veículo foi submetido ao teste de alcoolemia e o resultado deu positivo, o que indica que ele ingeriu bebida alcoólica. Francisco foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Brejo Santo, onde encontra-se preso, por dirigir sob o efeito de álcool.

O POVO Online

Vererador de Barreira é assassinado

Foto: O Povo
José Targino dos Santos, mais conhecido como Faceta, foi assassinado nessa segunda-feira, 24, por volta das 22h30min, em um bar de Barreira, no Maciço de Baturité. Ele era vereador do Município, eleito em 2012, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Conforme o cabo Nílson, do destacamento da Polícia Militar (PM) em Barreira, Faceta estava em um bar, debatendo política com amigos, quando houve uma divergência de ideias com um homem. Ainda conforme o cabo, Após a discussão, um outro homem chegou ao bar e atirou contra o vereador, apenas uma vez, atingindo o peito esquerdo da vítima. Em seguida, o atirador fugiu a pé. Faceta morreu no local.

A polícia já identificou suspeitos pelo crime, não divulgando o nome apenas para não atrapalhar as buscas — que são feitas na manhã desta terça-feira, 25. O caso é investigado pela Delegacia de Redenção.

Foto: Blog do Fernando Ribeiro


O POVO Online


Dois confrontos abrem a 21ª rodada da Série B nesta terça-feira

Mesmo com a derrota por 1 a 0, para o Sampaio Corrêa, no último final de semana, o Vitória conseguiu se manter na liderança do Campeonato Brasileiro da Série B graças a tropeços dos concorrentes. Nesta terça-feira, na abertura da 21ª rodada, o time baiano tem a chance de disparar no topo recebendo o Oeste. No mesmo dia, o ABC tenta sair um pouco do sufoco recebendo o Criciúma.

TROPEÇOS DOS CONCORRENTES
Beneficiado da derrota do Botafogo, por 3 a 2, para o Paysandu e do empate por 1 a 1 entre Bahia e América-MG, o Vitória se manteve na liderança, com 37 pontos. Como os outros integrantes do G4 não atuam nesta terça-feira, um trunfo diante do oeste, às 19 horas, não só garante o clube baiano por mais uma rodada no topo da classificação, como pode permitir que ele dispare.

O adversário, porém, não costuma ser um páreo fácil. O time do técnico Roberto Cavalo está surpreendendo e mesmo com um elenco modesto, está no meio da classificação, em 12º lugar, com 25 pontos.

CHEGOU A HORA DE VENCER EM CASA
Parece incrível, mas o ABC ainda não sabe o que é vencer como mandante nesta Série B. O time de Hélio dos Anjos terá mais uma chance às 21h30, quando recebe o Criciúma. A campanha ruim coloca o time potiguar na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com 23 pontos. Mesmo que vença, não conseguirá deixar a degola, afinal o Paraná, primeiro fora dela, tem 23 pontos.

Já o Criciúma faz uma campanha mediana e está no meio da classificação, em décimo lugar, com 28 pontos.

Achado de cadáver em Beberibe


Nesta Segunda(24), Por volta das 10h00min. A PM foi averiguar uma ocorrência de achado de cadáver através de uma denúncia feita para o 190. Segundo informações um senhor teria encontrado a metade de um corpo do joelho até a cintura entre a Barra da Sucatinga e Uruaú. Ninguém sabe de quem se trata, porém poderia ser de um pescador que sumiu a mais de 20 dias aonde seu barco teria naufragado em auto mar. Diante dos fatos constatados, foi acionada para o local, a perícia, bem como, o ”Rabecão”.

Com Informações do 1ºBPM

Roubo a pessoa (residencia) em Russas


Domingo(23), Por volta das 19h00min, na Rua Raimundo Rodrigues de Araujo, Bairro de Fátima próximo ao Mercadinho Econômico, dois indivíduos, se passando por clientes, adentraram na residência de DANIEL DOUGLAS DA SILVA SANTIAGO 20 anos, natural de Russas, solteiro, comerciante, e anunciaram um assalto. Um dos indivíduos estava armado com um revolver, rederam a vítima e levaram diversas joias da Rommanel e um celular LG. Os assaltantes saíram em uma motocicleta de características não anotadas e tomaram rumo ignorado. A Polícia Militar foi ao local para pegar mais informações dos acusados  e averiguar as filmagens de um vizinho da vítima, mas não conseguiu maiores detalhes.

Com Informações do 1ºBPM

Veiculo recuperado no Distrito de Flores em Russas


Nesta Segunda(24), por volta das 06h30min, na localidade de Miguel Pereira do Mauro – em Flores distrito de Russas-CE, depois de denúncias de populares foi encontrada abandonada a motoneta Honda Biz 125 Fan ES, ano 2013, de cor preta, placa OSS-1284, em nome de José Gadelha Guimarães. Após consulta no sistema da SSPDS verificou-se que consta queixa de furto/roubo contra a mesma. Os PM's foram até ao local e conduziram o veículo até a Delegacia de Polícia Civil de Russas-Ce para serem tomadas as devidas providências.

Com Informações do 1ºBPM

Veiculo abandonado em Russas


Nesta Segunda(24), por volta das 09h15min, na localidade de Pitombeira I em Russas-CE, em frente ao Chacoalha clube, depois de denúncias de populares foi encontrada abandonada a motocicleta Honda CG 150 Fan ESI, ano 2010, de cor preta, placa NVF-2248, que apresenta débito de IPVA e licenciamento em nome de Everton do Carmo Rodrigues. De acordo com informações de populares o veículo se encontrava estacionado no local, desde a madrugada de hoje. Os PM's foram até ao local e conduziram o veículo ao pátio interno do 1º BPM, de onde posteriormente será encaminhada ao DETRAN para as devidas providências.

Com Informações do 1ºBPM

Prisão por furto em Russas


Nesta Segunda(24), por volta das 08h30min, foi preso no interior de sua residência na localidade de Sitio Garças, RAFAEL DE OLIVEIRA MENDONÇA, 19 anos, natural de Russas, residente no Sitio Garças. O mesmo foi preso por ter furtado do comércio de propriedade do Sr. Edilson Xavier dos Santos, 38 anos, natural de Maracanaú, residente no Sitio Garças, 01 (uma) TV Sony 40”, 01 (um) litro de Whisky Black White e 03 (três) Black Power. Os policiais militares conduziram o acusado juntamente com os produtos furtados até a Delegacia de Polícia Civil de Russas para serem adotadas as medidas necessárias.

Com Informações do 1ºBPM

Prefeita foragida teve vida humilde antes de ostentar luxo

Antes de se tornar prefeita por acaso e passar a ostentar uma vida de luxo nas redes sociais, a jovem Lidiane Leite da Silva, de 25 anos, vendia leite na porta da casa da mãe para sobreviver na pequena Bom Jardim, no Maranhão. Na cidade onde nasceu e foi criada, estudou até o ensino fundamental. Se valia da simpatia e da boa aparência para atrair a freguesia e acabou chamando a atenção de Humberto Dantas dos Santos, o Beto Rocha, fazendeiro de Lagarto (SE), com quem iniciou o namoro que mudaria sua vida para sempre.


O fazendeiro com patrimônio em torno de R$ 14 milhões, incluindo fazendas, caminhonetes de luxo e apartamentos em São Luís, foi lançado em 2012 pelo PMN como candidato a prefeito de Bom Jardim, mas teve a candidatura impugnada no mês agosto, após o Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciar à Justiça a prática de “captação ilícita de sufrágio” (compra de voto).

Beto então renunciou e lançou a candidatura da namorada pelo PRB, com limite de gasto de até R$ 500 mil. Lidiane, que sequer possuía bens registrados em seu nome, acabou se elegendo com 50,2% dos votos válidos (9.575) frente ao principal adversário, o médico Dr. Francisco (PMDB), que obteve 48,7% (9.289). Beto então assumiu a Secretaria Municipal de Assuntos Políticos e acabou preso na “Operação Éden”, na quinta-feira (20).

A rotina de viagens, festas, roupas caras, veículos e passeios de luxo é incompatível com o salário de pouco mais de R$ 12 mil que Lidiane recebia como prefeita de Bom Jardim e passou a compartilhar por meio de fotos nas redes sociais.

“Eu compro é que eu quiser. Gasto sim com o que eu quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados”. Em outro post, ela diz: “Devia era comprar um carro mais luxuoso pq graças a Deus o dinheiro ta sobrando (sic)”.

No Maranhão, entre 217 municípios, Bom Jardim ocupa a 175ª posição no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da Organização das Nações Unidas (ONU), que analisa o acesso à educação, renda e expectativa de vida. É considerada a segunda pior cidade para se viver no Vale do Pindaré, composto por 22 outras 22 localidades.

No município, o clima é de incerteza. Os vereadores estão impedidos de realizar votação para afastar a prefeita por causa de uma medida cautelar obtida por Lidiane na Justiça. Ela já havia sido afastada três vezes do cargo: a primeira em abril de 2014, pelo prazo de 30 dias, após denúncias de improbidade administrativa, retornando ao cargo em 72 horas, depois de obter liminar na Justiça; a segunda pelo período de 180 dias, em dezembro de 2014, com liminar suspensa pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) em 48 horas; e, na terceira, em maio de 2015, retornando em 72 horas.

Procurada pela PF
A PF lançou nesta segunda-feira (24) um alerta: quem ajudar a prefeita a se esconder será tratado como integrante de organização criminosa, de acordo com o superintendente da PF no Maranhão Alexandre Saraiva.

“Pelo tempo que ela está desaparecida, é muito provável que ela esteja recebendo o auxílio de outras pessoas. Isso pode fazer com que essas pessoas sejam incluídas na organização criminosa que se investiga”, disse.

A PF informou também que a vigilância em aeroportos e rodoviárias foi reforçada. Além de Beto Rocha, está preso o ex-secretário de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, conhecido como Antônio Cesarino.

Esquema
A polícia investiga transferências de cerca de R$ 1 mil realizadas da conta da prefeitura para a conta pessoal de Lidiane que chegam a R$ 40 mil em um ano. Também foram feitas transferências para o advogado da prefeitura, Danilo Mohana, que somam mais de R$ 200 mil em pouco mais de um ano.

Além da prefeita, secretários, ex-secretários e empresários também estão sendo investigados por causa de irregularidades encontradas em contratos firmados com “empresas-fantasmas”. Houve duas licitações para reformar 13 escolas, pelas quais a “Zabar Produções” obteve R$ 1,3 milhão e a “Ecolimp” recebeu R$ 1,8 milhão. Nenhuma das empresas foi encontrada.

Em 2013, a prefeitura firmou contrato com 16 agricultores para o fornecimento de merenda escolar nas escolas municipais, pelos quais cada agricultor receberia em média R$ 18 mil por ano. Os agricultores afirmaram que não receberam os pagamentos.

blogdoantoniomartins.com

SINE/IDT de Russas dispõe de 08 vagas de emprego


O SINE/IDT de Russas está ofertando 08 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Inscrições para novos conciliadores estão abertas no Ceará

A Justiça Federal no Ceará abre vagas para novos conciliadores. As inscrições vão até 7 de setembro de 2015, por meio de requerimento disponível na página jfce.jus.br

Podem participar da seleção pessoas com idade mínima de 18 anos, pleno gozo dos direitos políticos, ausência de incapacidade que impossibilite o exercício da função e que possuam um dos seguintes níveis: superior incompleto (nível médio), superior completo ou pós-graduação.

Serão convocados, pelo menos, os ocupantes das 20 primeiras colocações para Curso de Formação de Conciliadores.

A seleção valerá por 2 anos após publicação do resultado definitivo, podendo ser prorrogada por igual período.

Ceará News

PIS do trabalhador nascido em agosto já está disponível


Os brasileiros nascidos no mês de agosto já podem sacar o abono salarial do PIS. Têm direito ao benefício, no valor de 788 reais, trabalhadores cadastrados no PIS há no mínimo cinco anos e que, em 2014, tenham sido registrados em carteira por pelo menos 30 dias e recebido, em média, até dois salários mínimos por mês. 

O dinheiro ficará disponível para saque até o dia 30 de junho do ano que vem. 

Neste calendário de pagamentos, mais de 23 milhões de brasileiros têm direito ao benefício. Lembrando que quem não fizer o saque no prazo perde o dinheiro. 

Para receber, quem é cadastrado no PIS deve ir à uma agência da Caixa. Mas quem tem o Cartão Cidadão pode sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos, nos postos do Caixa Aqui e até nas lotéricas.

Ceará News

Ceará tem apenas 17% do volume total de água no Estado


O volume total de água armazenada em todo o Ceará é de apenas 17,3%. A estiagem no estado segue assolando os municípios cearenses.

Cento e 18 açudes estão com volumes inferior a 30%. Somente três reservatórios estão com capacidade acima de 90%.

Os dados são extraídos do portal hidro.ce.gov.br. As informações são atualizadas automaticamente a cada 7 minutos.

Ceará News

Homem morre após torre de rádio FM despencar em Pacajus

Um homem morreu na manhã desta segunda-feira (24) após a queda de uma torre de rádio FM no município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo testemunhas, dois operários montavam uma nova estrutura de 90 metros e estavam retirando os módulos de uma torre antiga que despencou.

Com o impacto, um dos homens morreu e o outro foi socorrido em estado grave por uma ambulância do Samu.

A estrutura pertence a rádio Montimor FM e funcionava há quase 40 anos. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do segundo trabalhador.

Ceará News


Ceará é o segundo estado do país em capacidade de geração de energia eólica


Com 1.301 MW o Estado do Ceará aparece na segunda colocação, no Brasil, na capacidade instalada de energia eólica, só perdendo para o Rio Grande do Norte, com 2.104 MW.  Já quanto a geração de energia, o estado aparece na terceira colocação com 362 MW.

Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as usinas eólicas instaladas no Brasil geraram 1.840 MW médios de energia no primeiro semestre deste ano, volume 114% superior aos 860 MW médios da primeira metade de 2014. Com isso, a fonte respondeu por 3% de toda a energia gerada no Sistema Interligado Nacional (SIN) durante o período, mais do que o dobro da representatividade de 1,4% reportada em 2014.

A expansão do volume gerado decorre principalmente do aumento de 60% no número de usinas instaladas. Ao final do primeiro semestre, o Brasil possuía 244 usinas eólicas, as quais respondiam por uma capacidade total de 6.211 MW ao final do semestre.

No ranking dos maiores geradores, a liderança é do Rio Grande do Norte, com 650 MW médios. Na sequência estão a Bahia, com 406 MW médios, o Ceará, com 362 MW médios, e o Rio Grande do Sul, com 287 MW médios. Entre os principais estados, chama atenção o aumento de 297% na geração em território baiano na comparação entre primeiros semestres. No Rio Grande do Norte, a energia gerada cresceu 142 6% em relação à primeira metade de 2014.

O ranking dos dez maiores geradores de energia eólica do País é composto ainda por Pernambuco, na quinta posição, seguido por Piauí, Santa Catarina, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe.

Com informações da Agência o Estado

Polícia apreende arsenal, cocaína e maconha em Fortaleza


Quatro armas de fogo e quase dois quilos de entorpecentes foram encontrados em uma residência situada no bairro Parque Santa Maria, em Fortaleza. A ação, efetuada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), resultou ainda na prisão de um homem que estava no imóvel com o material ilícito.

O caso ocorreu sábado (22) e foi registrado no 30º Distrito Policial (DP), responsável pelo plantão da área. Ao todo, quatro pistolas, sendo uma de calibre 380 e três de calibre ponto 40; 19 munições, sendo sete de calibre ponto 40 e 12 de calibre 380; três celulares; 450 gramas de maconha; cerca de 1,5 kg de cocaína; e uma balança de precisão foram apreendidos em um imóvel situado na Rua E, Parque Santa Maria. Duas das pistolas estão com numeração raspada. Tairone Carvalho de Oliveira (26), que responde por homicídio, tráfico de drogas e crime contra a paz pública, estava no local e foi preso em flagrante. O suspeito foi encaminhamento ao 30º DP, onde foram registrados os devidos procedimentos policiais.

Os militares chegaram ao endereço após receber denúncias delatando a casa como sendo o local onde eram guardados produtos destinados ao negócio ilícito do tráfico de entorpecentes. Apurações policiais indicam que Tairone vigiava os materiais, que pertenceriam a um homem identificado como Lucas, ambos suspeitos de envolvimento na prática criminosa.

Combate ao crime

Segundo a Polícia, as investigações apontam que do Parque Santa Maria saem entorpecentes que são comercializados em vários bairros de Fortaleza. Os criminosos usariam a estratégia da mudança contínua do endereço do armazenamento da droga. Contudo, os trabalhos desenvolvidos no sentido de reduzir os índices de criminalidade na área têm refletido várias apreensões e prisões. O bairro fica vizinho à comunidade Por do Sol, alvo de constantes ações das forças de segurança, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no combate à violência. As diligências na área continuam e visam coibir crimes como o tráfico de drogas.

Ceará Agora

Após serrarem grades e renderem inspetor, 16 presos fogem de delegacia

Após serrarem as grades e renderem um inspetor da Polícia, 16 presos que estavam no 3º Distrito Policial (DP), no bairro Otávio Bonfim, em Fortaleza, escaparam. A ação ocorreu por volta das 19 horas desta segunda-feira, 24.

De acordo com o tenente-coronel Willamar, responsável pela Área Integrada de Segurança I (AIS 1), até o momento dois foram capturados. Os fugitivos foram encontrados na área do “Oitão Preto”, na comunidade do Morro do Ouro.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Gustavo Simplício, falou ao O POVO que os internos aproveitaram o momento em que o inspetor foi entregar a alimentação nas celas, para rendê-lo. O policial estava sozinho na unidade.

Os presos fugiram levando a pistola, carteira e motocicleta do inspetor, conforme informações de Simplício. Segundo o sindicato, a fuga foi a 4ª registrada em quatro dias, sendo os casos anteriores em Itaitinga, Itapájé e em Maracanaú (Acaracuzinho).

No momento, a Polícia está verificando a contagem dos detentos que restaram na delegacia, informou o tenente-coronel Willamar. Policiais civis de folga estariam organizando uma operação de busca pelos fugitivos.

O POVO Online, com informações da repórter Jéssika Sisnando