-->

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Carga de 607 kg de cocaína ia sair do Porto do Pecém para Roterdã


A maior apreensão desta droga na história da Polícia Civil do Ceará impediu a chegada de uma expressiva quantidade de entorpecente na Europa. Polícia realizou a prisão de dois homens e investiga a participação de mais pessoas.


Carga de 607 quilos de cocaína, escondida em meio a 20 mil mangas, ia sair do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), para o Porto de Roterdã, na Holanda, para depois ser distribuída na Europa. Foi o que descobriu a investigação da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), da Polícia Civil, responsável pela maior apreensão de cocaína da história da Polícia Civil do Ceará. Toda a droga será incinerada hoje.

Segundo o titular da Especializada, delegado Diego Barreto, um caminhão saiu com a carga de manga de uma fazenda em Juazeiro, na Bahia, no dia 14 de outubro deste ano, com destino a um galpão em Itaitinga, na RMF. No local, já estava o entorpecente. Quando dois homens começaram a carregar o automóvel com a droga, no início da madrugada do dia 15, os policiais civis realizaram a abordagem.

Às 5h daquele dia, o contêiner carregado pelo caminhão - com cocaína e manga - seria deixado no Porto do Pecém e embarcaria para terras europeias em um navio internacional (a Polícia preferiu não revelar a identificação e a nacionalidade). A droga apreendida, considerada de alta pureza, vale cerca de R$ 90 milhões.

Barreto afirma que este "é um trabalho importante de descapitalização do crime". "Eles (criminosos) iam auferir um valor considerável com a venda dessa droga para a Europa. O trabalho de investigação busca exatamente isso, quebrar o braço financeiro do crime organizado", completa o delegado.

Investigados

O motorista goiano Sérgio Corrêa, de 50 anos, e o ajudante de caminhoneiro, o baiano Uildembergue Souza Pimentel, 44, que não tinham passagens pela Polícia, foram presos em flagrante e autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. De acordo com o titular da DRFVC, os suspeitos não responderam ao interrogatório policial e preferiram se manifestar apenas em juízo. Eles estão detidos em um presídio da Região Metropolitana de Fortaleza.

Mas Sérgio já era alvo de outra investigação da Especializada e esteve no Ceará em outras oportunidades. Foi assim que os investigadores chegaram à droga, após acompanhar o seu trajeto. "Alguns motoristas, transportando contêineres, do Porto do Pecém e do Mucuripe, vinham sendo abordados, na saída do porto ou no trajeto. Prendemos alguns integrantes desse grupo criminoso e, durante as investigações, surgiu a informação que um caminhoneiro vinha transportando essas mercadorias roubadas para outros estados. E também fazia o caminho contrário".

As apurações descobriram, ainda, que as partes do caminhão que seria utilizado para a ação criminosa eram frutos de outros crimes: o cavalo havia sido roubado no Estado de Goiás e a carroceria, em São Paulo. Ambos tiveram os sinais adulterados.

A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, com apoio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e da Polícia Federal (PF) aprofundam as investigações do caso e buscam os proprietários da droga e outros envolvidos com o transporte da carga de cocaína. Também há troca de informações com as polícias de Goiás e São Paulo.

Os responsáveis pela fazenda, que produziu as mangas em Juazeiro, e o locatário do galpão em Itaitinga já foram ouvidos pela Polícia e são investigados. Já o dono do mesmo galpão e os proprietários do contêiner também prestaram depoimento e apresentaram documentos legais sobre as posses, e a participação de ambos foi descartada.

A Polícia também investiga se a carga de 607 kg de cocaína tem relação com outra carga, de 330 kg do entorpecente, apreendida pela Receita Federal no Porto do Pecém, no dia 16 de agosto deste ano. "Com o objetivo de fazer essa comparação, de imediato, nós entramos em contato com a Polícia Federal, já que aquela droga foi encaminhada para lá. Eles já se deslocaram para o local onde a droga (carga de 607 kg) está apreendida e recolheram uma amostra para fazer a comparação. Não saiu o resultado ainda", explica Diego Barreto.

Em nota, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) informou "que a segurança é prioridade em todas as suas operações". Disse ainda que sempre atua em parceria com a Receita Federal do Brasil e outros órgãos. "Nossa fiscalização por scanner atinge 100% dos contêineres importados e exportados, sob exclusivo monitoramento da Receita Federal do Brasil. Hoje o scanner em operação no Porto do Pecém permite até 60 inspeções de contêineres por hora".

O Cipp afirmou também que o Porto possui câmeras em toda a sua área alfandegada e que as imagens são armazenadas e monitoradas pela Receita Federal, órgão que define os encaminhamentos das cargas após análise. Por fim, reforçou "seu total compromisso com a segurança de todas as suas operações".

Doação

As 20 mil mangas foram doadas ao 'Mais Nutrição', programa do Governo do Estado que visa a segurança alimentar e nutricional de crianças carentes, após pedido da Polícia Civil, parecer favorável do Ministério Público do Ceará (MPCE) e decisão da Justiça Estadual.

(Diário do Nordeste)


Polícia Civil realiza operação em Fortaleza e prende suspeitos de praticar tortura

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPC), resultou nas prisões de seis pessoas envolvidas em crimes como homicídios, tortura, tráfico de drogas e roubo. A ofensiva policial aconteceu, na manhã desta quinta-feira (28), nos bairros Conjunto Prefeito José Walter, Mondubim e Planalto Ayrton Senna – que compõem a Área Integrada de Segurança 09 (AIS 09) de Fortaleza. O trabalho policial foi coordenado pelo 8º Distrito Policial (DP), que comandou as investigações.

A ação iniciou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira e teve como alvos três homens que são suspeitos de cometer um crime de tortura ocorrido, no dia 20 de julho deste ano. Foram presos: José Inácio Silva Tiodózio (34), que já responde por porte ilegal de arma de fogo; José Ronaldo Ferreira Alves (39), vulgo “Zé do Gás” ou “Bel”, que já responde por receptação, e Leverson Oliveira Menezes (20), vulgo “Cross”, sem antecedentes criminais.

Conforme as investigações, os homens são suspeitos de participar da tortura de um homem de 27 anos, suspeito de cometer um furto de um celular. O crime ocorreu em julho deste ano no conjunto habitacional Cidade Jardim, no bairro Conjunto Prefeito José Walter. Ainda segundo as investigações, vítima e suspeitos ingeriam bebidas alcoólicas quando o fato ocorreu. O homem foi agredido com pauladas.

“Trata-se de mais uma operação desencadeada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Polícia Judiciária da Capital. Este tipo de ação é praxe do departamento, e temos buscado melhorar toda parte de levantamentos, de logística, para que o êxito seja cada vez maior. A importância desse tipo de trabalho ajuda no combate qualificado à criminalidade, tirando de circulação indivíduos infratores”, destacou o diretor do Departamento das Distritais da Capital, Danilo Rafanelle.

Dando continuidade às prisões, os policiais civis capturaram outros três foragidos da Justiça. Um deles trata-se de Francisco Moreira Rocha (56). Contra ele existia um mandado de prisão por sentença condenatória de pena de 12 anos de reclusão em razão de um homicídio. Francisco foi capturado em sua residência no bairro Planalto Ayrton Senna.

Foram presos ainda Jonathan Pires Ferreira (26), que já responde por roubo, e Philippe André de Tillesse (39), que responde a cinco procedimentos policiais por porte ilegal de arma de fogo, roubo e extorsão. Todos os presos foram encaminhados ao 8º Distrito Policial, onde foram realizados os procedimentos de cada caso.

(Polícia Civil/CE)

Ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia é presa em ação contra venda de sentenças


Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, que estava afastada do cargo por ordem da Justiça, tentou destruir provas, diz PGR. 


A desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, do Tribunal de Justiça da Bahia, foi presa nesta sexta-feira (29), durante a Operação Joia da Coroa, um desdobramento da Operação Faroeste, deflagrada em 19 de novembro, que apura um esquema de vendas de sentenças relacionadas à grilagem de terras no oeste da Bahia, informou a Procuradoria Geral da República (PGR). Segundo o órgão, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes decretou a prisão, que foi cumprida pela Polícia Federal. A prisão ocorreu em Salvador.

Em nota, o TJ-BA informou que adota todas as medidas cabíveis para colaborar com a investigação, "sempre respeitando o 'Princípio do Contraditório' que preserva a proteção ao direito de defesa". O G1 tenta contato com a defesa da desembargadora, mas até a última atualização desta reportagem, não foi atendido. Ainda de acordo com a PGR, a desembargadora, que está afastada do cargo há dez dias – também por decisão judicial – estaria, conforme indícios reunidos pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal, destruindo provas e descumprindo a ordem de não manter contato com funcionários.

A nota divulgada pela PGR ainda destaca que as apurações já realizadas também reuniram indícios de relações indevidas entre a magistrada e outros investigados no esquema. Um deles é Adaílton Maturino, preso na primeira etapa da operação. Conforme consta da decisão, o investigado, que se apresentava como cônsul de Guiné Bissal, tem uma extensa ficha de crimes e só teve a atividade delitiva suspensa com a prisão. 

Além das novas buscas e da prisão da desembargadora, nesta etapa da operação, quatro investigados tiveram as prisões temporárias convertidas em preventivas, por tempo indeterminado. 

Maria do Socorro foi presidente do TJ da Bahia entre 2016 e 2018. Ela estava afastada do cargo desde o dia 19 de novembro, junto com outros cinco magistrados, incluindo o presidente da casa. Maria do Socorro é a segunda magistrada a ser presa neste caso. No sábado (23), A Polícia Federal prendeu o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, da 5ª vara de Substituições da Comarca de Salvador.

(Nação Jurídica)


Russas CE plantão policial


ARACATI PRISÃO POR FURTO

Por volta das 11h30min, em Canoa Quebrada/Aracati, policiais militares conduziram para Delegacia 06 (seis) pessoas, todos residentes em São Paulo. Os mesmos foram autuados no artigo 155 do CPB (Furto). Segundo apurou a polícia, eles pertencem a uma torcida organizada do time do Santos/SP, e teriam adentrado alguns comércios em Canoa e furtado vários objetos, fato registrado pelo sistema de filmagem dos estabelecimentos, após uma busca minuciosa foi localizado vasto material ilícito, como: maconha e dinheiro falso, além dos objetos furtados. Todos foram conduzidos a DPC de Aracati para os procedimentos legais.

PEREIRO LESÃO CORPORAL

Por volta das 21h20min, no Sítio dos Lopes, zona rural de Pereiro, policiais militares conduziram a Delegacia, um menor de 17 anos que estava agredindo sua ex-namorada, chegando a lesionar a mesma. Na Delegacia foi lavrado um ato infracional contra o menor agressor por lesão corporal.

Fonte; PM CE

Vereador Nathizael Gonçalves visita comunidade do planalto em Russas CE


A imagem pode conter: 18 pessoas, pessoas sorrindoO vereador e presidente da cãmara Nathizael Gonçalves, esteve na noite desta quinta-feira (28), ao lado do vereador Júnior Martins, participando de uma reunião no Conjunto Gerardo Matoso, no Planalto da Bela Vista, quando ouvimos cada pessoa ali presente, apresentando pautas importantes, que irei levar para a Câmara Municipal de Russas, afinal esse é o meu papel como legislador.


Agradeço a todos os presentes, na pessoa do Professor Tenir e tambem pela mobilização e acolhida.

Minha gratidão por acreditarem que juntos somos mais fortes e podemos fazer mais pelo desenvolvimento do nosso município e o bem estar do seu povo.

Blog; Erivando Lima


Aposentada itaremense é assassinada a facadas durante assalto em Fortaleza


A população do município de Itarema, no litoral oeste do Ceará, foi surpreendida na manhã de hoje pela notícia da morte de Liduína Maria Júnior Rios, 60 anos, recém aposentada como funcionária da Assembleia Legislativa do Ceará, ela foi brutalmente assassinada a facadas na noite desta quarta-feira (27), por voltas das 23h30min em sua residência na Estrada do Fio, saída de Fortaleza que dá acesso aos municípios de Eusébio e Aquiraz.


Segundo declaração da família, ela estava em casa e usou suas redes sociais até ás 22h de ontem (27), a vítima contratou uma diarista e deu cópias das chaves do portão e da residência, para que a moça pudesse executar as atividades. A aposentada morava com o filho Fred Rios que é advogado, mas no momento do crime ele não estava em casa, ainda segundo a família, o filho chegou em casa por volta das 3h da madrugada e encontrou o corpo da mãe, que estava amordaçada e foi morta a facadas em um dos cômodos da residência.

Não há sinais de arrombamento no imóvel e foram roubados diversos objetos da família. A Polícia Civil já abriu inquérito para investigar o feminicídio

Velório e sepultamento – A família emitiu uma nota de pesar e falecimento, o corpo de Liduina Rios será velado no plenário da Câmara Municipal de Itarema a partir das 19h, haverá uma missa de corpo presente, que será celebrada as 9h da manhã na sede do Poder Legislativo em seguida sepultamento no cemitério da cidade. Liduina Rios é filha de tradicional família politica de Itarema, atualmente sei irmão Paulo César Junior Rios é vereador e vice-presidente da Câmara.

Leia à integra da Nota de falecimento

É com uma tristeza infinita no coração que venho comunicar o falecimento de nossa irmã Liduina Maria Júnior Rios que certamente marcou as vidas daqueles que puderam conviver com ela. É uma notícia inesperada, mas a morte infelizmente surge a qualquer momento e por vezes leva as pessoas que nos são especiais. O velório será realizado na sede da Câmara Municipal de Itarema a partir das 19 horas. Missa de corpo presente 9h e em seguida o sepultamento.

(Tribuna dos Vales)


Ceará acerta com Argel Fucks para a reta final da Série A do Campeonato Brasileiro

Técnico se desligou do CSA e tem a missão de evitar o rebaixamento alvinegros nas próximas três partidas
Argel estava no CSA antes de fechar com o Vovô
Foto: divulgação

 Está definido o substituto de Adilson Batista no Ceará. Após a derrota por 4 a 1 para o Flamengo e a demissão do treinador, o Alvinegro acertou com o técnico Argel Fucks, que estava no CSA e chega para comandar o clube nos três jogos finais do Campeonato Brasileiro. O novo treinador será apresentado oficialmente à imprensa nesta sexta-feira. O anúncio foi feito pelo Ceará na madrugada, pelas redes sociais.

 O contrato do novo técnico do Vovô vai até o final de 2020. Argel traz consigo parte da comissão técnica, como o auxiliar Gledson Robson Barroso (Galego) e o preparador físico Daniel Azambuja, que já passou pelo Ceará.

O treinador se desligou do CSA ao fim da noite desta quinta-feira (28), após a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, naquele que foi o último jogo de Argel comandando o time alagoano. Após a partida, ele se despediu dos atletas.

"Sim, o Argel acertou com o Ceará e não pertence mais ao CSA. É oficial já", confirmou Rafael Tenório, presidente do Azulino.

argel
argel
JOGADA
Novo técnico do Ceará terá apenas 9 dias e 3 jogos para trabalhar
O novo treinador desembarcará na capital cearense nesta sexta-feira (29) e a expectativa é que ele possa comandar treino no mesmo dia para estar à beira do gramado já no sábado (30), contra o Athletico-PR, na Arena Castelão.

A escolha por Argel se deu pelo perfil vibrante, capaz de motivar o elenco nos três jogos finais do Brasileirão. Fora da zona de rebaixamento, o Ceará depende somente de si para seguir na Primeira Divisão.

Aos 45 anos, Argel Fucks já comandou Criciúma, Guarani, Caxias, Joinville, Figueirense, Avaí, Internacional, Vitória, Goiás e Coritiba antes de chegar ao CSA.

Ele já havia sido sondado pelo Alvinegro após a demissão de Enderson Moreira e antes do clube acertar com Adilson Batista, em outubro. Na ocasião, acabou renovando com o time alagoano.

Red; DN