-->

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Após mais de 40 dias detido no DF, Wellington Macedo é solto

 

Preso desde o último dia 3 de setembro por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de disseminar supostas fake news e de incitar, por meio de redes sociais, a invasão do Supremo, o jornalista Wellington Macedo deixou nesta sexta-feira (15) o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, onde estava detido.

Foi a esposa de Wellington, Andressa Macedo, quem confirmou a soltura do marido por meio de um vídeo publicado em seu perfil nas redes sociais. Segundo ela, a decisão que resultou na liberação do jornalista foi acompanhada de algumas restrições, comuns a outros investigados em inquéritos que tramitam na Suprema Corte.

– O jornalista Wellington Macedo acaba de ser liberado da Papuda com tornozeleira eletrônica. Na decisão do ministro Alexandre de Moraes constam algumas restrições, entre elas: proibição de participação em redes sociais; proibição de conceder qualquer tipo de entrevista; proibição de receber visitas – escreveu.

A jornalista Sandra Terena, esposa do jornalista Oswaldo Eustáquio, compartilhou a notícia em suas redes. De acordo com ela, que protestou ao longo do último mês por conta da prisão de Macedo e de outros conservadores, Eustáquio participará de um ato no domingo (17) pela libertação também do deputado Daniel Silveira e do presidente do PTB, Roberto Jefferson.

– O jornalista Welington Macedo acaba de deixar o Complexo Penal da Papuda. Deus é fiel! Neste domingo, o jornalista Oswaldo Eustáquio vai estar em uma manifestação no Rio de Janeiro pedindo a liberdade de Daniel Silveira e Roberto Jefferson – escreveu Terena.

Quinto “Mutirão de Ultrassom” irá realizar mais 100 exames neste fim de semana.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Russas (SEMUS), irá realizar neste final de semana, dias 16 e 17 de outubro (sábado e domingo), o quinto “Mutirão de Ultrassom”. No total, serão 100 exames realizados no fim de semana. A ação visa dar celeridade aos pedidos de ultrassonografias que aguardam atendimento na Auditoria do Município.

Os pacientes que irão participar do quinto “Mutirão de Ultrassom”, foram contatados durante esta semana para agendamento.

Com a quinta edição do Mutirão, a SEMUS atinge o total de 860 (oitocentos e sessenta) exames de ultrassonografia para a população russana.

Os exames serão realizados no sábado e domingo, no Centro de Especialidades Médicas – SEM, localizado na Rua Monsenhor João Luís, nº 41 (por trás da igreja São Sebastião) e na Clínica São Raimundo, localizada na Rua Pe. Zacarias Ramalho, nº 205 (ao lado da igreja Matriz), a partir das 7h.

SEMUS vacina adolescentes de 13 anos próxima segunda (18)

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS), irá vacinar o público geral de adolescentes com idade de 13 anos na segunda (18). A imunização também continua aberta para o público de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas, bastando apresentar a documentação comprobatória.

No ato da vacinação, o adolescente deve estar na companhia de um responsável, e não pode apresentar sintomas gripais nos últimos 7 dias, como febre, dor de garganta, tosse e coriza.

Os documentos necessários para tomar a dose do imunizante são:

  • Para o público de 17 a 12 anos com comorbidades e deficiência permanente, é preciso apresentar um documento que comprove a deficiência ou a comorbidade;
  • Para as gestantes e puérperas, é necessário apresentar o cartão da gestante;
  • Para todos os públicos, é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante do cadastro no Saúde Digital.

A vacinação acontecerá no Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na rua Monsenhor Vital Gurgel Guedes, s/n, próximo a Nova Baturité, no horário de 07h30 às 17h.

Consulte a lista dos adolescentes já cadastrados no Saúde Digital:

Público Geral de 13 anos: LISTA VACINAÇÃO 13 ANOS

Público com Comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com idade até 17 anos, basta comparecer ao local levando a documentação necessária.

‘Vacinação Solidária’

A Campanha ‘Vacinação Solidária’ continua! Quem quiser e puder, pode realizar a doação de 1kg (um quilo) de alimento da cesta básica para ser doado às famílias em situação de vulnerabilidade social do município e que são acompanhadas pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS). As doações podem ser feitas em todos os pontos de vacinação do Município.

SEMUS divulga calendário para dose dois no período de 19 a 22 de Outubro

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio da Coordenadoria de Imunização, divulga o calendário de vacinação da segunda dose (D2) da vacina contra a Covid-19, que serão aplicadas no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no período de 19 a 22 de outubro. A população deve ficar atenta ao cartão de vacinação para receber a segunda dose.

Acompanhe o calendário para a dose dois (D2):

  • 19 de outubro (Terça-feira): Será imunizado o público geral que recebeu a primeira dose da Pfizer no dia 16 de agosto.
  • 20 de outubro (Quarta-feira): Será imunizado o público geral que recebeu a primeira dose da Astrazeneca no dia 22 de julho e para quem tomou a primeira dose da Coronavac nos dias 22 e 23 de setembro.
  • 21 de outubro (Quinta-feira): Será imunizado o público geral que recebeu a primeira dose da Pfizer no dia 17 de agosto.
  • 22 de outubro (Sexta-feira): Será imunizado o público geral que recebeu a primeira dose da Pfizer no dia 20 de agosto.

 

Local e horário

A vacinação para D2 acontecerá no Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na rua Monsenhor Vital Gurgel Guedes, s/n, próximo a Nova Baturité, no horário de 07h30 às 17h.

No ato da vacinação, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e cartão de imunização.

A Coordenadoria de Imunização informa que em breve serão divulgadas as datas da dose dois para o público que tomou a dose um da Astrazenica nos dias 11 e 12 de agosto.

 

Russas recebe Ônibus Lilás com ações de combate à violência contra mulher

 

O Município de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETAS, recebeu nos dias 14 (quinta) e 15 (sexta-feira), os serviços do Ônibus Lilás, unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado, que garante atendimento às mulheres em situação de violência e em vulnerabilidade social, além de promover a luta contra o feminicídio e a conscientização dos direitos das mulheres.

Em sua passagem por Russas, a Unidade Móvel garantiu atendimentos na sede e zona rural do Município. No primeiro dia, à tarde, estacionou no distrito de Flores e na manhã desta sexta-feira ficou ao lado da Praça Manoel Matoso Filho, na zona urbana da cidade.

A iniciativa garantiu serviços de assistência social, jurídica e psicológica, com roda de conversas, encaminhamentos, atendimento individual com escuta qualificada, e também atendimentos promovidos em parceria com o Município, como: aferição de pressão arterial, verificação de taxa de glicose, atualização e cadastro do NIS e do Bolsa Família.

Vale destacar ainda, que juntamente com as atividades do Ônibus Lilás, a Coordenadoria LGBTQIA+ do Governo do Estado promoveu ações de apresentação e interiorização da Campanha “Ceará de Todxs”, que reforça a importância da visibilidade e da luta pela defesa de direitos da comunidade LGBTQIA+.

A Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas (Ônibus Lilás) é uma iniciativa da SPS, em parceria com os municípios do Estado, com o intuito de levar ações de acolhimento, prevenção e orientação às localidades mais distantes e vulneráveis do Ceará.

45% dos evangélicos e 26% dos católicos consideram Bolsonaro ótimo ou bom

 O grupo que considera o trabalho do presidente Jair Bolsonaro “ótimo” ou “bom” teve um leve recuo entre os evangélicos, mas esses eleitores seguem sendo uma de suas principais bases de sustentação.

Pesquisa PoderData realizada nesta semana (11-13.out.2021) mostra que 45% dos evangélicos consideram o chefe do Executivo “ótimo” ou “bom”. Em agosto, essa taxa era de 50%. O apoio supera em 8 pontos percentuais os que acham o trabalho do presidente “ruim” ou “péssimo”.

Esse recuo de “ótimo” e “bom” entre evangélicos coincide com a demora para Bolsonaro conseguir emplacar o nome de André Mendonça como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Evangélico e apoiado por diversas denominações, Mendonça está há mais de 90 dias esperando que o Senado marque uma data para sua sabatina.

Já entre os católicos, Bolsonaro é considerado “ruim” ou “péssimo” por 57%, ante 67% em agosto. Mesmo com o refresco, a taxa é maior do que a observada na população geral (de 53%). A base de apoio (“ótimo” + “bom”) entre católicos, no entanto, teve uma oscilação positiva de 5 pontos, ficando em 26% ante 21% há 2 meses e meio.

Esta pesquisa foi realizada no período de 11 a 13 de outubro de 2021 pelo PoderData. Foram 2.500 entrevistas em 469 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Russas - CE plantão policial


LIMOEIRO DO NORTE – SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO

 DIA 14/10/2021 (QUINTA-FEIRA), POR VOLTA DAS 08 HORAS, INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO 190, DE QUE UMA PESSOA HAVIA COMETIDO SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO NUMA CHÁCARA QUE FICA PRÓXIMO AO ANTIGO “CLUBE ROMA” BAIRRO BOA FÉ EM LIMOEIRO NORTE. O POLICIAMENTO COMPARECEU AO LOCAL E CONTATOU A VERACIDADE DO FATO. SEGUNDO INFORMAÇÕES REPASSADAS PELO PAI DA VÍTIMA QUE ENCONTROU SUA FILHA JÁ SEM VIDA ENFORCADA COM UMA CORDA. COMPARECEU AO LOCAL O RABECÃO  QUE RECOLHEU O CORPO E CONDUZIU AO IML DE RUSSAS.

LIMOEIRO DO NORTE – FURTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

DIA 14/10/2021 POR VOLTA DAS 14:30 MIN, O POLICIAMENTO DA CIDADE DE LIMOEIRO DO NORTE ENCONTRAVA-SE REALIZANDO PATRULHAMENTO NO CENTRO DA CIDADE, QUANDO SE DEPAROU COM UMA OCORRÊNCIA DE FURTO NUMA LOJA DE ROUPAS. A VÍTIMA INFORMOU AOS POLICIAIS QUE ESTAVA NO COMÉRCIO NO MOMENTO QUE 05(CINCO) PESSOAS, SENDO QUATRO MULHERES E UM HOMEM ENTRARAM NA LOJA, UNS AS ENTRETERÃO, ENQUANTO QUE OUTROS FURTAVAM, SÓ APÓS ALGUNS MINUTOS QUE SAÍRAM. QUANDO PERCEBEU O FURTO, SUBTRAÍRAM DA LOJA, UM APARELHO CELULAR DA MARCA XAOMI, REDMI NOTE 10 E ALGUMAS PEÇAS DE ROUPAS. A VÍTIMA COMPARECEU A DELEGACIA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO NORTE E REGISTROU UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA O POLICIAMENTO REALIZOU DILIGÊNCIA NO SENTIDO DE LOCALIZAR E PRENDER OS ACUSADOS, MAS SEM SUCESSO.

PALHANO – ESTUPRO DE VULNERÁVEIS

DIA 14/10/2021, POR VOLTA DAS 17;30 MIN, A POLÍCIA MILITAR TOMOU CONHECIMENTO ATRAVÉS DO CONSELHO TUTELAR UMA DENÚNCIA DE UM POSSÍVEL ESTUPRO DE VULNERÁVEL NA COMUNIDADE DE SÃO JOSÉ, DISTRITO DE PALHANO. DIANTE DA DENÚNCIA A EQUIPE SE DESLOCOU ATÉ O LOCAL E MANTIVERAM CONTATO COM UMA SENHORA QUE É AVÓ DA VÍTIMA, UMA CRIANÇA DE APENAS 01 ANO E 06 MESES DE IDADE, QUE FOI INFORMADA QUE HAVIA UMA DENUNCIA CONTRA SEU COMPANHEIRO QUE ABUSARIA SEXUALMENTE DESSE MENOR. O ACUSADO ESTAVA NA RESIDÊNCIA. ELA E UMA IRMÃ DO ACUSADO CONFIRMARAM A DENUNCIA. AS PARTES FORAM CONDUZIDAS À DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DA CIDADE DE RUSSAS E APRESENTADAS A AUTORIDADE POLICIAL O DELEGADO VINICIUS FIXINA QUE REGISTOU O FATO COM BASE NO ART. 217-A DO CPB (ESTUPRO DE VULNERÁVEL).

Fonte; PM CE

TRE-CE marca data para novas eleições em Barro e Viçosa do Ceará

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) definiu a data das eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito dos municípios de Barro e Viçosa do Ceará. Os eleitores irão às urnas no dia 5 de dezembro deste ano.

Os prefeitos e vice-prefeitos de ambas as cidades foram cassados. Em Viçosa, a chapa, composta por José Firmino (MDB) e seu vice, Dr. Marcelo (MDB), foi anulada por abuso de poder político nas eleições e conduta vedada. Já em Barro, o prefeito José Marquinélio Tavares (PSD) e seu vice, José Vanderval Feitosa (PSD), tiveram o mandato cassado por abuso de poder econômico e fraude em contratações de servidores temporários para enfrentar a Covid-19.

Os dois municípios somam-se a outras que necessitaram de eleições suplementares no Ceará. Jaguaruana está com data marcada para o próximo dia 7 de novembro. Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca, em 1° de agosto, foram os primeiros municípios a realizarem pleito eleitoral em 2021.

Fonte;

Repercussão: Presidente da Comissão de Licitações é afastado após operação do MP em Jaguaruana

 

Jaguaruana amanheceu, nesta quarta-feira (13), recebendo operação do Ministério Público, com apoio dos policiais da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), contra a Prefeitura Municipal, no Vale do Jaguaribe, que tem no comando o prefeito Elias do Sargento (PCdoB). Além da administração, uma empresa de nome Cauipe Construções foi alvo da ação.

Edilson Izaias de Jesus Junior, promotor de Justiça da cidade, disse ao Jornal do Ceará, que documentos foram apreendidos na sede da prefeitura. Conforme fontes do JC, residências de servidores foram vistoriadas.

A operação, segundo o promotor, investiga uma suposta fraude em licitações envolvendo a reforma da escola Edith Moreira Barreto, que foi orçada em R$ 1.215.553,96 (um milhão e duzentos e quinze mil e quinhentos e cinquenta e três reais e noventa e seis centavos), e é de responsabilidade da Cauipe Construções.

O Presidente da Comissão de Licitações, Joeferson Moreira da Silva, de acordo com apurado pelo Jornal do Ceará, foi conduzido até a Comarca de Jaguaruana para prestar maiores esclarecimentos sobre o caso.

A repercussão sobre a operação foi enorme no município. Seja nas ruas, em rodas de amigos ou pelas redes sociais, populares comentaram o fato. Algumas pessoas foram a favor da ação, enquanto outras criticaram e acusaram o ocorrido de ser arquitetado pela oposição. Sites, blogs e páginas de notícias replicaram a informação do Jornal do Ceará e o fato registrou repercussão ainda maior.


Horas depois, Joeferson Moreira da Silva foi afastado pelo prefeito Elias do Sargento, que, segundo diz o documento, “resolve afastar temporariamente, conforme ordem judicial”. A investigação segue e a operação poderá ter desdobramento em breve.

Polícia elucida homicídio e prende suspeito em Limoeiro do Norte

 

A Polícia Civil do Estado do Ceará prendeu, nessa quarta-feira (13), um homem suspeito de envolvimento em um homicídio registrado em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. A prisão ocorreu por força de um mandado de prisão preventiva. O indivíduo já possuía passagens pela polícia pelos crimes de lesão corporal e ameaça no âmbito de violência doméstica e familiar.

Conforme investigação realizada pela Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, Cristiano Ferreira Costa, de 42 anos, é suspeito de matar outro homem, de 53 anos, na região. O crime ocorreu em agosto deste ano. Apurações apontam que a motivação estaria relacionada a uma discussão anterior.

Ainda durante as investigações, a autoridade policial representou por um mandado de prisão preventiva, que foi expedido pelo Poder Judiciário local. Após conclusão do inquérito e diligências, Cristiano foi localizado e preso. Na delegacia, para onde o suspeito foi conduzido, o mandado em aberto foi cumprido contra ele.