-->

Páginas

.

.
.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Polícia Civil participa de operação interestadual de combate a fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro

 

No Ceará, quatro pessoas foram presas por força de mandados de prisão. Foto: divulgação

Uma operação coordenada pela Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e das polícias de outros oito estados da federação, resultou, nas primeiras horas desta quinta-feira (10), nos cumprimentos de mandados de busca e apreensão e prisão, contra alvos envolvidos em crimes de fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro. No Ceará, quatro pessoas foram presas por força de mandados de prisão temporária, no município de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Com apoio da Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), os policiais civis dos oito estados saíram em campo, de forma simultânea, para cumprir 23 mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão contra um grupo criminoso responsável por fraudar o sistema de uma empresa em cerca de R$ 6 milhões e realizar mais de 300 transações, em Florianópolis (SC). Essa é a segunda fase da ofensiva policial, que em outro momento, realizou o bloqueio de criptoativos, pertencentes a um dos autores do crime, bem como na apreensão de um veículo de luxo.

Com base nas investigações iniciadas em 2024, a fraude consistiu no acesso indevido ao sistema de TI de uma empresa, resultando na realização de mais de 300 transações fraudulentas. A Operação Ghosthunters concentra-se na identificação e responsabilização de outros possíveis coautores e dos chamados “conteiros”, indivíduos que viabilizaram o recebimento dos valores desviados em suas respectivas contas bancárias, objetivando, assim, ocultar a origem ilícita dos valores provenientes da fraude.

Foi intitulada como Ghost hunters, que em inglês significa caçadores de fantasmas. No contexto policial, o termo faz referência à atuação das Polícias Civis na identificação e prisão de criminosos que praticam fraudes virtuais, por meio de identidades ocultas e realizam transações financeiras digitais, como criptoativos, ou à própria natureza invisível dos crimes cibernéticos.


Russas - CE plantão policial.


 ALTO SANTO - PRISÃO POR LESÃO CORPORAL EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Dia 09/04/2025, por volta de 14h50min, a equipe da Polícia Militar estava em patrulhamento quando receberam uma ocorrência via CIOPS, informando que na Rua Anderson Bessa, bairro Pão de Açúcar, Alto Santo – CE, uma senhora havia sido agredida pelo seu companheiro. A equipe foi até o endereço e encontrou o senhor alterado, e a senhora chorando, relatando ter sido agredida. Diante dos fatos, ambos foram conduzidos à delegacia de Alto Santo- CE, onde a vítima confirmou a agressão, o acusado foi preso em flagrante pelo crime de lesão corporal em contexto de violência doméstica.

TABULEIRO DO NORTE - TRÁFICO DE ENTORPECENTE. 

 Dia 09/04/2025, por volta de 17h30min, durante patrulhamento da equipe RAIO 02, um popular que não quis se identificar, trouxe a informação de que uma jovem, que recentemente tinha sido presa por tráfico de entorpecente, estaria comercializando drogas novamente nos apartamentos de “Baiá”, que fica localizado na Vila Macena, Rua Ziltamir Chaves, zona urbana de Tabuleiro do Norte-CE. Após receber as informações, a composição do RAIO 02 se deslocou até o local para averiguar a procedência da informação. Chegando ao local, a equipe dirigiu-se ao apartamento informado onde se encontrava uma mulher, foi informada a mesma que havia novas denúncias contra ela e foi solicitado a entrada em seu apartamento, onde foi encontrado o material ilícito em sua cômoda. Foi dada voz de prisão à mulher, sendo a mesma conduzida juntamente com o material para a DRPC de Russas-CE, onde o Delegado a autuou por tráfico de entorpecente. Na ocasião foram apreendidos 4,20 gramas de crack, 1,20 gramas de cocaína e 40 gramas de maconha.

 1º BPM, Russas – CE, 10 Abril de 2025.

Fonte; PM CE