-->

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Líder de facção mantinha contato com políticos cearenses

 

Polícia encontrou diálogos entre 'Marquim Chinês' e políticos, em um celular que o suspeito tentou quebrar, conforme informações obtidas com exclusividade pelo Sistema Verdes Mares 

A suspeita de relação entre facções criminosas e o mundo da política aumentou, para a Polícia cearense, com a descoberta de conversas em um aplicativo de mensagens. O aparelho celular apreendido com Marcos da Silva Pereira, o 'Marquim Chinês', apontado como um dos fundadores do grupo criminoso Guardiões do Estado (GDE), continha diálogos com um prefeito do Interior do Ceará, um ex-secretário estadual e um candidato a vereador em Fortaleza, conforme documentos obtidos com exclusividade pelo Sistema Verdes Mares.



'Marquim Chinês' foi preso em uma investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil, em 19 de setembro do ano passado. Ele foi perseguido por uma composição policial até parar o veículo que dirigia, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com o suspeito, a Polícia apreendeu R$ 18,5 mil em espécie e um celular quebrado. Durante a perseguição, 'Marquim' se desfez de um objeto pela janela.
Os policiais responsáveis pela prisão identificaram que o celular tinha sido danificado há pouco tempo. Ao ser questionado se havia quebrado o aparelho, o líder da GDE respondeu, em depoimento, que "deu uma doida em mim, aí eu quebrei o celular". Depois, alegou que tinha conteúdo íntimo nas mídias. Sobre a tentativa de fugir da Polícia, ele disse pensar que o grupo que o perseguia em um automóvel "era inimigo, CV" (em referência à facção rival Comando Vermelho).
Para dar continuidade à investigação, a Draco solicitou à Justiça o acesso ao telefone. Após a ordem judicial, equipes da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP) recuperaram e extraíram os dados do aparelho celular do preso. A análise revelou a proximidade do suposto líder da facção com políticos do Ceará, conforme apurado pela reportagem.
Segundo a investigação policial, um dos números de telefone com o qual 'Marquim' mantinha contato, pelo aplicativo WhatsApp, era do atual prefeito de um município localizado na Região Jaguaribana. A Polícia não conseguiu recuperar mensagens trocadas entre os dois, mas confirmou "não restar dúvidas de que o prefeito estava mantendo contato pelo WhatsApp com um dos líderes da GDE".
'Marquim' também conversava com um ex-secretário adjunto do Governo do Estado, que utilizava o celular institucional para tal. A investigação encontrou mensagens em que o secretário dizia: "Bom dia, meu amigo. Sdds (saudades) de vc (você). Agora q (que) terminou a eleição. Vamos resolver viu (sic)". A Draco concluiu que a conversa "demonstra uma relação de intimidade e confiança entre os dois".
Depoimento
O ex-secretário estadual prestou depoimento à Delegacia, no fim do ano passado, e negou qualquer relação criminosa com a facção. Ele contou que foi procurado por 'Marquim Chinês' durante visita a um projeto social numa comunidade no bairro Papicu, quando o criminoso pediu recursos para a comunidade. Segundo o depoente, a palavra "resolver" utilizada na mensagem se referia justamente à solução dessa demanda, que não podia ser dada durante o período eleitoral.
Os investigadores também encontraram conversas entre 'Marquim' e um candidato a vereador por Fortaleza em 2012 - e não eleito. Em um dos diálogos, o político chama o homem que viria a ser preso de "patrão".
Outro registro descoberto através dos dados do chip foi a comunicação de 'Marquim Chinês' com um homem que está preso no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II desde junho de 2017. Segundo a investigação, o detento é um criminoso perigoso, com histórico de resgates dentro de unidades penitenciárias. Para a Polícia Civil, a análise e o acompanhamento de pessoas ligadas a diversos segmentos demonstram as conexões políticas e criminosas do líder da GDE.
Distribuidor
De acordo com a Polícia, 'Marquim' é um dos fundadores da facção local GDE e responsável pelo tráfico de drogas, principalmente na região do Papicu, Meireles e Praia do Futuro, em Fortaleza. A Polícia acredita que ele era um importante distribuidor de entorpecentes da organização criminosa e estaria ligado ainda a homicídios ocorridos na região que atuaria.
Em depoimento, o preso confessou que tinha sido batizado pela GDE, mas negou a liderança e alegou que é morador de uma comunidade no Papicu - dominada pela facção - e o ato de recusar a filiação poderia resultar em sua morte. A defesa de 'Marquim Chinês' não foi localizada pela reportagem.

Red; 

Russas CE PLANTÃO POLICIAL


CIDADE NATUREZA
DA OCORRÊNCIA HISTÓRICO DA OCORRÊNCIA


RUSSAS CONDUÇÃO A DPC POR PORTAR MATERIAL DE PROCEDÊNCIA DUVIDOSA

Por voltas das 10h00min do 31/03/2019 (domingo), a PM estava em uma ocorrência na Comunidade de Borges, zona rural de Russas, quando abordou dois indivíduos em uma moto Pop. Com os mesmos foi apreendido um motor de moto, bem como algumas peças (carenagens) de procedência duvidosa. Ambos foram conduzidos para a DPC de Russas e apresentados a autoridade policial.



ARACATI PRISÃO POR TRÁFICO E POSSE DE ARMA DE FOGO

Por voltas das 12h30min do dia 31/03/2019 (domingo), na Comunidade de São Chico, foi preso pela PM um indivíduo armado com um Revolver cal.38, com cinco munições e 04 gramas de cocaína. O mesmo foi conduzido à Delegacia de Aracati onde foi autuado em Flagrante.



JAGUARIBARA HOMICIDO A BALA

Por voltas das 15h40min do dia 31/03/2019 (domingo), aconteceu um homicídio na localidade de Marizeira, zona rural de Jaguaribara, a vítima era do sexo masculino e tinha 22 anos de idade, residia na referida localidade. Segundo informações colhidas pela PM, dois indivíduos numa moto foram os autores do crime que fugiram logo em seguida. Os PMs estão em diligencias no intuito de localizar e prender os acusados.



Quixadá CE - Area do 9º BPM


QUIXADÁ ACHADO DE CADÁVER

Dia 31/03/2019, por volta das 06h, no Açude do Eurípedes, ao lado da CE 265, bairro Campo Velho, Quixadá-CE, foi achado por populares, o corpo do jovem que havia se afogado no dia anterior, já relatado no RELATÓRIO de ontem, a composição da RP 9311, compareceu ao local, e adotou todas as medidas cabíveis.




QUIXADÁ
FURTO DE MOTOCICLETA

Dia 31/03/2019, por volta das 09h, o senhor F. M. H. S, informou via 190, que teve sua motocicleta da marca HONDA/POP 100, ano 2013, modelo 2014, na cor azul, de placa OSM 2158, Furtada, o mesmo disse que sua moto estava estacionada na rua Rui Barbosa, próximo ao Ponto do Caranguejo, no Centro de Quixadá, e que por volta das 04h, percebeu que seu veículo havia sido Furtado, o cidadão foi orientado a comparecer a Delegacia Regional de Polícia Civil, para realizar o Boletim de Ocorrência.



QUIXERAMOBIM CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

Dia 31/03/2019 (domingo) por volta das 13h, a composição do BP RAIO 01, realizava patrulhamento de rotina pelas ruas do bairro Jaime Lopes, Quixeramobim-Ce, quando ao passar pela Rua João Barros abordou o pedreiro F. D. R. S. Ao ser consultado o nome do indivíduo pelo sistema do SIP/CE constatou-se haver contra o mesmo um mandado de prisão preventiva em aberto expedido pela Vara Única de Quixeramobim-Ce. Diante do fato o indivíduo foi conduzido até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá-CE, onde foi apresentado à Autoridade Policial, para adoção das medidas cabíveis.



SOLONÓPOLE ACIDENTE DE TRÂNSITO

Dia 31/03/2019, por volta das 16h, o permanente do destacamento PM recebeu uma denúncia via telefone (190) que na entrada do Distrito de Prefeita Suelly (Boqueirão) havia acontecido um acidente de trânsito envolvendo dois motociclistas.  As duas vítimas estavam caídas no local com os veículos, de imediato foi acionada a composição da Vtr. 9192. Comparecendo ao local, constataram a veracidade dos fatos, as vítimas já haviam sido socorridas para o hospital municipal de Solonópole-CE, em um veículo particular e os veículos envolvidos no acidente tinham sido retirados do local. A composição fez deslocamento para o hospital identificando a primeira vítima F. O. S, que sofreu um corte no pé esquerdo e uma suspeita de fratura. Informou que conduzia sua moto Honda NXR 150 Bros ES, vermelha, sentido Solonópole-CE ao Distrito de prefeita Suelly quando entrou no distrito na primeira curva próximo a lombada, o segundo motociclista fez a curva em alta velocidade invadindo a contramão da via, vindo a colidir em sua moto. A segunda Vítima/causador do acidente foi identificado como L. A. S. S. Sofreu um corte na cabeça na região occipital. Informou que conduzia a moto Honda CG 150 fan ESI, cor cinza, ano/modelo 2009/2010, mais não se lembrava do acidente por que havia desmaiado.



MORADA NOVA TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Dia 31/03/2019 (Domingo), por volta de 16h, a equipe da VTR 9143, foram averiguar a informação de que havia chegado um homem ensanguentado no Hospital de Morada Nova – CE. Chegando lá a composição confirmou que R. S. P. S, estava sangrando e com um ferimento na cabeça. A vítima informou que estava bebendo na beira do rio, em São João do Aruaru, com o agressor, e este, inesperadamente, o atingiu com um golpe de facão na cabeça. A vítima encontra-se consciente. A Polícia Militar busca mais informações no intuito de localizar o agressor.

Time feminino do Ceará atropela Oratório-PA na estreia da Série A2 Brasileiro


Time feminino do Ceará fez um bom jogo na estreia

Na tarde deste sábado, 30, o time de futebol feminino do Ceará largou com pé direito na Série A2 do Campeonato Brasileiro e venceu o Oratório/PA por 4 a 0 no estádio Franzé Morais, na Cidade Vozão, em Itaitinga.

Os gols foram marcados por Rhayanna, Valéria duas vezes e Valeska Bebê em um jogo muito dinâmico, onde as meninas fizeram valer o mando de campo e dominaram as principais ações do confronto.

A trajetória em busca do principal objetivo da temporada, alcançar à elite, será longo. O Vovô briga com outros 35 clubes pelo acesso. Entre os postulantes estão agremiações tradicionais como Palmeiras-SP, São Paulo, Grêmio-RS, Atlético-MG, Cruzeiro-MG, Vasco-RJ, Fluminense-RJ e Botafogo-RJ. Apesar de disputar a competição pela primeira vez, o Alvinegro não está a passeio.

Agora, o elenco se reapresenta e começa a preparação visando o próximo desafio que será no Maranhão, contra o Santa Quitéria, no estádio Castelão, no próximo dia 11 de abril, as 16 horas.

Red; opovo.com