A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) e Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED), em parceria com o Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), iniciou em abril deste ano as atividades do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), um novo espaço de interação entre adolescentes no Município.

O Núcleo está composto por Adolescentes entre 13 a 17 anos, que durante suas atividades discutem questões sociais e temas relacionados as crianças e adolescentes. O objetivo é garantir a participação e a mobilização de jovens para promover mudanças, descobrir habilidades, conhecer o lugar onde vivem e propor sugestões e implementação de ações e reivindicações junto ao Poder Público Municipal para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O NUCA  é uma iniciativa  do UNICEF junto aos municípios, por meio das Secretárias: Da Educação e do Trabalho e Assistência Social, para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, afirmando que os adolescentes tem seu espaço garantido na participação cidadã para conhecer, reivindicar, enfrentar e superar dificuldades que afetam sua vida.

Em Russas, o Núcleo conta com um mobilizador na orientação e desenvolvimento do trabalho junto aos adolescentes.