-->

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Boletim epidemiológico de Russas CE

 


Russas vacina comunidade quilombola contra a Covid-19

 

 A população da comunidade de Santa Terezinha, que se reconhece quilombola, recebe hoje (12) a primeira dose da vacinação contra a Covid-19. São cerca de 180 pessoas, com idade entre 18 e 59 anos, que recebem a imunização.

O público de comunidades tradicionais quilombola faz parte dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) e, no Ceará, a vacinação teve início no final do mês de março. No dia 08 de maio, o município de Russas recebeu doses da vacina AstraZeneca para imunizar essa população.

Quatro cidades do interior do Ceará decretam isolamento social rígido para combater a propagação da Covid-19

 Entre as medidas adotadas, estão toque de recolher e alteração do horário de funcionamento do comércio.

Por G1 CE

 


Uma das principais vias do Centro de Barbalha foi bloqueada no primeiro dia de isolamento social rígido. — Foto: Reprodução

As cidades de Barbalha, Jardim, Farias Brito e Iguatu, no interior do Ceará, decretaram isolamento social rígido como medida de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em Barbalha, Farias Brito e Iguatu as medidas valem a partir desta quarta-feira (12). Já em Jardim, o isolamento está em vigor desde a última sexta-feira (7).

Durante esse período, a circulação de pessoas fica restrita nos espaços públicos e privados, e apenas atividades consideradas essenciais não terão o funcionamento alterado nesses municípios.

Em Farias Brito foi determinado toque de recolher, ficando proibida a circulação de pessoas de segunda a sexta-feira, das 20h às 5h, e aos sábados e domingos, das 19h às 5h.

Essas quatro cidades estão na contramão da reabertura econômica promovida pelo Ceará a partir do dia 12 de abril, que permitiu o retorno do funcionamento presencial, em horário reduzido, dos setores de comércio, alimentação fora do lar e atividades religiosas. O decreto mais recente, anunciado pelo governador Camilo Santana na última sexta-feira (7), manteve o decreto que já estava em vigor e não avançou a reabertura econômica em outros setores.

Barbalha

Na cidade de Barbalha, apenas serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar, no horário de 6h às 20h, como farmácias, supermercados e postos de combustíveis. O decreto tem vigência até o dia 23 de maio.

Conforme Ícaro Monteiro, procurador do município, a medida foi tomada devido ao alto índice de da Covid-19 na cidade.

"A situação da pandemia se agravou, sendo necessário que a gente adotasse medidas mais rígidas no município e ante o quadro do aumento do número de casos e aumento do número de mortes, foi necessária a adoção de medidas mais rígidas do que o Estado vem propondo", afirma o procurador.

Segundo Ícaro, as medidas serão fiscalizadas por agentes da prefeitura e, em caso de descumprimento, o decreto prevê aplicação de multas e suspensão do funcionamento por até 30 dias.

Barbalha passa por dificuldades no atendimento devido à grande quantidade de pacientes com o novo coronavírus, inclusive, o Hospital São Vicente de Paulo corre o risco sem leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19. Isso porque a prefeitura do município possui um convênio com a unidade e segundo a atual gestão faltam recursos financeiros para manter a parceria.

O procurador afirma que o secretário de saúde da cidade está em Brasília em busca de recursos para que esse convênio seja renovado.

Farias Brito

Em Farias Brito, a medida vale até o dia 19 de maio. Entre as determinações do decreto, está o toque de recolher, ficando proibida a circulação de pessoas em espaços públicos de segunda a sexta-feira, das 20h às 5h, e aos sábados e domingos, das 19h às 5h.

O horário de funcionamento das atividades comerciais não essenciais em Farias Brito foi reduzido e passa a funcionar das 7h às 13h, depois desse horário essas atividades ficam permitidas somente por delivery. Prestadores de serviço de salão de beleza e estética estão autorizados a funcionar de 10h às 16h.

Fica suspenso na cidade o funcionamento de bares, estabelecimentos privados que ofereçam banhos públicos, como os localizados próximos a rios e açudes, atividades presenciais em estabelecimentos de ensino público e privado, festas, atividades físicas coletivas em espaços públicos e privados, comercialização de bebida alcoólica, entre outras medidas.

Iguatu

Na cidade de Iguatu o isolamento social rígido fica em vigor até o dia 16 de maio, conforme o atual decreto. Durante o período, os comércios de rua e serviços, inclusive escritórios em geral, funcionarão de 7h às 13h, com limitação de 40% da capacidade de atendimento simultâneo de clientes.

Fica suspenso o funcionamento dos estabelecimentos de ensino ou quaisquer outros ambientes educacionais, públicos ou privados, para a prática de atividades presenciais. Porém, permanecem liberadas as aulas práticas em cursos de nível superior da área da saúde.

Jardim

Em Jardim, a 85 quilômetros de distância de Fortaleza, o isolamento social rígido também fica em vigor até o dia 16 de maio.

A cidade está em isolamento desde a última sexta-feira (7).

Piquet Carneiro prorroga decreto

Já a cidade de Piquet Carneiro prorrogou o decreto de isolamento social até o dia 16 de maio.

PCCE prende servidor público suspeito de subtrair e guardar documentos oficiais da Prefeitura de Jaguaruana


Uma operação desencadeada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), nessa quarta-feira (12), resultou na prisão em flagrante de um servidor público suspeito de subtrair e guardar documentos oficiais da Prefeitura Municipal de Jaguaruana na residência dele. Os documentos que estavam em posse do homem são referentes aos controles de gastos de combustíveis dos anos de 2017 a 2020, período em que o homem trabalhou na Prefeitura como gestor de fiscal de obras. 

Os trabalhos investigativos iniciaram assim que os policiais civis foram informados pela atual gestão da Prefeitura do município, que os documentos referentes aos gastos de combustíveis no perí…

Inscrições para novos integrantes da Banda de Música foram prorrogadas

 

Foto: Elle Freitas

As inscrições para novos integrantes da Banda de Música Maestro Orlando Leite (BMMOL) foram prorrogadas e seguirão até o dia 25 de junho deste. Podem se inscrever crianças e jovens com idade entre 11 e 14 anos.

Os pais e os responsáveis dos interessados em integrar a BMMOL, deverão procurar o centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, no horário das 08:00h às 12:00h, portando os seguintes documentos do aluno:

Uma foto 3×4;

Certidão de nascimento (original e xérox);

Matrícula escolar (original e xérox);

Comprovante de residência atual (original e xérox);

RG do responsável pelo aluno (original e xérox);

O responsável pelas inscrições é o regente auxiliar da banda e coordenador dos projetos de música da Secretaria de Cultura, Kennedy Nogueira da Costa.

As aulas terão início na primeira semana de julho, de forma remota. Os alunos terão direito a três meses de aulas teóricas, de forma remota, com a utilização da plataforma Google Meet (e a  Zoom, eventualmente). Após esse período e em caso de bom desempenho, o aluno poderá ter acesso a banda de música.

Após a inscrição, será formado um grupo no Whatsapp, para que sejam repassadas todas as informações para pais e alunos. Sobre aulas presenciais, elas deverão ocorrer após a liberação da Secretaria de Saúde do Município.

A Banda de Música Maestro Orlando Leite foi criada no ano de 1983, por meio da lei de número 205/8.

Público com comorbidades e deficiência permanente precisam estar cadastrados na plataforma Saúde Digital para vacinação da Fase 3 contra Covid.

 

O município de Russas deu início, na última segunda-feira (10), a vacinação da Fase 3 da Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19. Essa etapa compreende, além de outros públicos, pessoas com comorbidades e deficiência permanente e pare estes, é necessário que estejam cadastrados na plataforma Saúde Digital.

O Saúde Digital é uma plataforma da Secretaria da Saúde do estado do Ceará (SESA), criada para organizar e otimizar o plano de vacinação do Estado.

O cadastro na plataforma é feito de forma on-line através do link: https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/. Lá, a pessoa preenche todos os dados pertinentes como:
• Dados pessoais: nome completo; data de nascimento; sexo; área de trabalho; condições maternas; documentação (CPF), localidade, endereço, nome da mãe, data de nascimento.
• Endereço: cep; rua; número; complemento; município.
• Informações complementares: entre as questões estão se o indivíduo tem deficiência permanente (sim/não); se pertence a algum grupo prioritário (não se aplica/pessoas em situação de rua/pessoas com comorbidade); teve covid recentemente (sim/não); paciente oncológico, transplantado e demais pacientes imunossuprimidos (sim/não) e povos e comunidades tradicionais.

Vale ressaltar que no ato da vacinação, a pessoa cadastrada também precisa apresentar o atestado médico (pessoa com comorbidade) ou atestado Pessoa Com Deficiência (PCD) assinado pelo médico ou profissional responsável pela Equipe de Saúde da Família (SEF). Os documentados estão disponíveis na plataforma Saúde Digital.

Prefeito Sávio Gurgel retorna de Brasília trazendo noticias boas para russas CE

O prefeito de Russas, Sávio Gurgel retorna do DF ( Brasilia ), apos visitas aos ministérios acompanhados dos deputados federais André Figueiredo,  Jr Mano e Eduardo Bismark, na ocasião foi liberado para o municipio russano emendas para a reforma dos dois mercados, verbas para calçamento e pavimentação asfáltica além de emenda para a conclusão do Ginasio Poliesportivo do bairro da catumbela. O prefeito também fez uma visuta ao deputado Danilo Forte que prometeu mandar verba para Russas.
O prefeito chega hoje pele manhã a Fortaleza e participa de uma reunião na companhia do secretario de desenvolvimento econômico de Russas, Ary Celio Mendes, com empresários a busca de benefícios para o municipio.

Blog; Erivando Lima; 



Pessoas com Síndrome de Down e pacientes com doença renal crônica que fazem diálise serão vacinados em domicílio

 

Pessoas com Síndrome de Down e pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), com idade entre 18 e 59 anos, serão vacinadas em domicílio contra a Covid-19, na próxima quarta (12) e quinta-feira (12). A informação é da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Russas (SEMUS).

As Equipes de Saúde da Família (ESF’s) que fazem o acompanhamento desse público, entrarão em contato com as famílias para agendar o horário da vacinação de acordo com cada Unidade Básica de Saúde (UBS).