-->

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

RACHA entre Ciro e Cid esvazia PDT

 QUINTA-FEIRA, NOVEMBRO 02, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

A guerra interna entre o ex-ministro Ciro Gomes e seu irmão, o senador Cid Gomes, gerou uma debandada no PDT no Ceará. Desde que as alas comandadas pela família Ferreira Gomes travaram uma disputa nas eleições do ano passado, 12 políticos já deixaram a sigla. A tensão entre os irmãos cresceu desde a última sexta-feira, quando eles protagonizaram uma discussão acalorada durante evento da sigla, com gritos e dedos em riste. Com o agravamento da crise, o senador não nega uma eventual desfiliação, assim como seu outro irmão, Ivo Gomes, prefeito de Sobral (CE). Até o momento, o PSB fez um convite para receber Cid e seu grupo, mas nada foi formalizado. O senador já marcou uma reunião do diretório estadual para o dia 9, na qual irá discutir “coletivamente a situação do partido”.

Atualmente, a ala de Cid conta com ao menos dez deputados estaduais, cinco federais e mais de 25 prefeitos. Em um ano de disputas entre Ciro e Cid, dez prefeitos deixaram o PDT para se aliar ao PT. A maioria, cinco, segue sem partido, mas três migraram para o PT, um para o PSB e um para o Podemos. Ao total, somam-se mais duas desfiliações. Sob o risco de nova debandada, logo após a reunião no Rio, a direção nacional, comandada pelos aliados de Ciro, expediu uma resolução em que dificulta a concessão de anuências, ou seja, a saída do partido. As mudanças miram nos parlamentares eleitos no ano passado. A próxima janela partidária ocorrerá em 2026 e, por isso, dependem das permissões para não perderem seus mandatos. “O filiado eleito pela legenda do PDT reconhece, como pressuposto, que ao partido pertencerá o mandato, devendo ao partido lealdade, fidelidade e disciplina”, diz trecho da resolução que também destaca que a função de liberar as desfiliações cabe apenas ao diretório nacional e determina nulidade nas que descumprirem esses termos.

A medida também é uma reação do grupo de Cid que, no mês passado, liberou o presidente da Assembleia Legislativa cearense, Evandro Leitão, para se desfiliar do PDT. O episódio gerou uma disputa judicial entre os grupos e, na última segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) decidiu, por unanimidade, pela autorização da saída. A ala de Ciro recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Leitão deseja sair do PDT para concorrer à prefeitura de Fortaleza. Dentro da legenda, aliados de Ciro formaram um consenso pela reeleição do atual prefeito, José Sarto, desafeto de Cid. A desfiliação do deputado, próximo ao senador, pode permitir que ele concorra contra o seu atual correligionário, já que o político recebeu convites de PT e PSB. Filiados, no entanto, alegam que a resolução não vai frear apenas os aliados de Cid, já que o grupo de Ciro também estaria saturado com as crises.

O conflito entre os irmãos começou quando seus grupos discordaram sobre quem seria o candidato a governador. Na ala de Cid, estava a ex-governadora Izolda Cela, a primeira a deixar o PDT quando os aliados de Ciro optaram pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, que terminou em terceiro lugar na disputa. O movimento não agradou a ala do senador que, se aproximou do atual governador Elmano de Freitas (PT) com dez prefeitos.

g1



Caiado pede impeachment de desembargador que sugeriu fim da Polícia Militar de Goiás

 QUINTA-FEIRA, NOVEMBRO 02, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Em meio a viagem para a China, onde passará os próximos dias em missão internacional, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) não poupou de críticas o desembargador Adriano Roberto Linhares Camargo do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e disse nesta quarta-feira (01/11) que a fala do jurista deve ser avaliada pelo Conselho de Ética do judiciário e culminar num eventual impeachment.

A fala acontece em reação após um vídeo de Adriano viralizar nas redes sociais. Ele sugeria o fim da Polícia Militar. “Para mim tem que acabar com a PM e instituir uma forma diferente na área da investigação e da repressão a crimes. A PM deve ser reserva técnica do exército e enfrentar inimigo”, destacou deixando claro que tratava-se de uma opinião.

Caiado num longo vídeo classificou a fala do desembargador como “agressiva” e equiparou-a a um “verdadeiro crime” contra a instituição. Por pelo menos duas vezes, disse que tinha orgulho de comandá-la. “Você deveria conhecer a Constituição Brasileira”, provocou dizendo que a PM tinha bênçãos constitucionais para garantir o Estado Democrático de Direito.

Via Mais Goiás


Filho de Russas que foi prefeito de Fortaleza e o que muita gente ainda não sabe.

Manuel Cordeiro Neto (Russas31 de dezembro de 1901 - Fortaleza22 de outubro de 1992) foi chefe de Polícia e secretário de Polícia e Segurança Pública do Ceará.[1][2] Foi promovido ao posto de general-de-brigada em 1959 e transferido para a reserva remunerada. Exerceu o cargo de presidente do Aeroclube do Ceará (1941), de diretor-administrativo da Companhia Elétrica do Ceará (COELCE). Foi prefeito de Fortaleza (1959-1963)[3] eleito pela legenda do PL tendo sido seu vice Aécio de Borba Vasconcelos. Faleceu em 1992 vítima de isquemia cerebral na Casa de Saúde São Raimundo. Está sepultado no Cemitério São João Batista de Fortaleza.

Manuel Cordeiro Neto
32.º Prefeito de  Fortaleza
Período 1 de janeiro de 1959
até 1 de janeiro de 1963<br
Antecessor(a) Acrísio Moreira da Rocha
Sucessor(a) Murilo Borges Moreira
Dados pessoais
Nascimento 31 de dezembro de 1901
Russas, CE
Brasil
Morte 22 de outubro de 1992 (90 anos)
Fortaleza, CE
Brasil
Partido PL

  1.  Noca, Francisco Wilson (1996). Sermões, matracas e alcatrão: religiosos e comunistas na luta pelo poder, 1946-1950. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora. p. 116
  2.  «O capitão Manuel Cordeiro Neto passa»Portal da História do Ceará. 1937. Consultado em 27 de março de 2021
  3.  «Administração Pública - Ex-Prefeitos de Fortaleza»Anuário de Fortaleza. Consultado em 27 de março de 2021

Forças Armadas atuarão em conjunto com a PF em 5 estados para combater o crime

 QUINTA-FEIRA, NOVEMBRO 02, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O governo federal decretou, nesta quarta-feira (1º), a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos de cinco estados, além do reforço do efetivo nas fronteiras. Serão 3.700 militares envolvidos na ação, com o objetivo de conter o avanço do crime organizado.

Os estados que receberão a GLO são São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Nos portos e aeroportos, os militares atuarão em conjunto com a Polícia Federal para realizar ações de segurança, como revista de passageiros e cargas.

Na Marinha, a GLO será ampliada para a Baía de Guanabara e de Sepetiba, no Rio de Janeiro, e para os acessos marítimos ao Porto de Santos, em São Paulo.

O reforço do efetivo nas fronteiras será realizado pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional. O objetivo é aumentar o controle das rotas usadas pelo crime organizado para o tráfico de drogas e armas.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse que a medida é um importante passo para o enfrentamento da criminalidade no estado. O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, afirmou que a GLO é uma ação pontual, que será encerrada assim que o crime organizado for contido.

(Gazeta Brasil)

Caminhão com carga irregular de cigarros é interceptado pela PRF durante fiscalização em Jaguaribe (CE)



CRIME FISCAL

Caminhão com carga irregular de cigarros é interceptado pela PRF durante fiscalização em Jaguaribe (CE)

Carga de cigarros originada de Duque de Caxias (RJ) com destino à Fortaleza (CE), apresentava documentação fiscal que acobertava menos de 5% das mercadorias transportadas.
Publicado em 02/11/2023 07h55Atualizado em 02/11/2023 07h58
IMG-20231101-WA0042.jpg

IMG-20231101-WA0043.jpg
Na tarde de ontem (01), por volta das 17h00, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização na BR 116, no município de Jaguaribe (CE), quando abordou um caminhão-baú conduzido por um homem de 46 anos que possuía histórico criminal de delitos fiscais.Durante a fiscalização do veículo, que vinha de Duque de Caxias (RJ) com destino à Fortaleza (CE), o condutor forneceu uma nota fiscal indicando a presença de apenas 40 caixas de cigarros, quantidade incompatível com a carga transportada: cerca de 1.200 caixas.

Diante das evidências, a equipe da PRF constatou o crime de Transporte de Mercadoria Nacional Sem Nota fiscal. O motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência em que se compromete à comparecer em juízo quando convocado e a carga foi encaminhada para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), em Ipaumirim (CE), onde serão realizados os procedimentos legais necessários. 

O quantitativo oficial será atualizado e divulgado após contabilização na Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, local de destino da mercadoria.

Justiça e Segurança

Idoso foi lesionado a bala em Quixadá - CE

Na madrugada desta quinta-feira, 2 de novembro, um senhor foi alvejado a bala por homens armados em sua residência. Por volta de 1h da manhã, o COPOM, através do 190, foi informado por populares que ouviram tiros nas proximidades da Fazenda Magé em Quixadá.

Policiais Militares do 9º Batalhão foram até o local indicado e encontraram um senhor, de 80 anos, baleado no abdômen. A vítima relatou que os homens atiraram de fora da casa e um dos disparos acabou atingindo-o. Segundo informações repassadas pela vítima, o alvo seria seu filho, José Airton, de 53 anos.

O idoso foi levado até a UPA de Quixadá por uma equipe do SAMU. Em seguida, devido à gravidade do ferimento e à sua idade, ele foi transferido para o IJF em Fortaleza.

A Polícia Militar acredita que a prisão dos criminosos é apenas uma questão de tempo. A investigação para elucidar o crime ficará a cargo da Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá.

Com informações do site: Sala de Imprensa

Todos Os Dias De Segunda a Sexta Programa Espaço Livre As 4;30 Da Manhã Na Progresso Fm 101.1.
 
                                  Erivando Lima.

Russas - CE plantão policial


LIMOEIRO DO NORTE - CE

APREENSÃO DE VEÍCULO COM SUSPEITA DE CLONAGEM DIA 01/11/2023, POR VOLTA DAS 18h20min , A EQUIPE RAIO 02, , EM PATRULHAMENTO DE ROTINA AV. MANOEL FIDELIS MAIA, BAIRRO ANTÔNIO HOLANDA, LIMOEIRO DO NORTE-CE, AVISTOU UM INDIVÍDUO QUE TRAFEGAVA EM ALTA VELOCIDADE EM UMA MOTOCICLETA; QUE DE IMEDIATO FOI FEITA A ABORDAGEM, E AO CONSULTAR O VEÍCULO UMA HONDA/CG 150, DE COR VERMELHA, FOI CONSTATADO VARIAS MULTAS, ALÉM DE RESTRIÇÃO DE APREENSÃO; QUE VERIFICANDO A NUMERAÇÃO DE CHASSI, PLACA E NÚMERO DO MOTOR, A REFERIDA MOTOCICLETA APRESENTAVA SINAIS DE QUE PODERIA TER SOFRIDO ALTERAÇÃO EM   SUAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS. DIANTE DOS FATOS, O PILOTO DA MOTOCICLETA, FORAM CONDUZIDOS  PARA A DELEGACIA MUNICIPAL DE RUSSAS-CE PARA OS PROCEDIMENTOS CABÍVEIS.

RUSSAS FURTO A PESSOA  

Dia 01/11/2023, por volta das 22h, a Viatura se encontravam realizando patrulhamento de rotina quando foram acionados para uma ocorrência de furto no Bairro Lagoa do Toco. De imediato seguiu ate o local onde encontrou o acusado detido pela vitima que informou aos policiais que o infrator, teria oferecido ajuda para embarca sacolas em um veiculo que seriam levadas em uma mudança. Após a viagem  deu por falta de sacolas com pertences pessoais de sua família. Ao voltar no local confrontou o acusado  que confessou ter pegado as sacolas com os pertences. Diante dos fatos as partes foram conduzidas a Delegacia Regional de Russas, apresentado a autoridade Policial o Delegado  que tomou os procedimentos cabíveis. 

RUSSAS INCENDIO CRIMINOSO

 DIA 01/11/2023, POR VOLTA DAS 04;30MIN, UMA LIGACAO VIA 190 INFORMANDO QUE UMA CASA ESTARIA PEGANDO FOGO  BAIRRO LAGOA DO TOCO, DE IMEDIATO A VIATURA  SEGUIU ATÉ O LOCAL E LOCALIZOU A VITIMA A MESMA  INFORMOU QUE ESTAVA EM CASA DORMINDO QUANDO FOI SURPREENDIDA POR DOIS ELEMENTOS, QUE MANDARAM ELA SAIR DE CASA, E EM SEGUIDA ATEARAM FOGO NA RESIDENCIA, E EFETUARAM VÁRIOS DISPAROS DE ARMA DE FOGO CONTRA A CASA.  O FOGO FOI CONTIDO PELOS VIZINHOS. E SEGUNDO A VÍTIMA, OS ELEMENTOS MANDARAM QUE A MESMA CORRESSE SAINDO DA CASA, OU A MATARIAM ALI MESMO. AS VIATURAS ESTÃO RERALIZANDO DILIGENCIAS NO INTUITO DE PRENDER OS AUTORES.

Fonte; PM CE