-->

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Quixadá: Presidente da Câmara e chefe de Gabinete ligado ao prefeito são denunciados na operação Casa de Palha


A primeira denúncia com base em informações colhidas durante a Operação Casa de Palha, além de incluir o nome do presidente da Câmara de Quixadá, Ivan Construções, também traz em sua lista o do chefe de gabinete do Legislativo, Almeida Viana, que sempre foi ligado as administrações petista e mantém estreita relação com prefeito Ilário Marques.


A denúncia foi entregue pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) nesta segunda-feira (27), após o órgão colher informações da operação deflagrada no último dia 24 de abril, que investiga a existência de crimes de fraude em licitações no poder Executivo e Legislativo quixadaense.

Na peça criminal, entregue nesta segunda-feira, foram denunciados além de Ivan Construções e Almeida Viana, Paula Renata Bento Bernardo, que é apontada pelo MP como funcionária-fantasma da Câmara; e Ricardo de Sousa Araújo, sócio da Construtora Araújo LTDA. Este último é considerado foragido da Justiça. Todos eles são acusados dos crimes de peculato-desvio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

A ação penal é resultado de um trabalho conjunto entre a 4ª Promotoria de Justiça de Quixadá e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Segundo os promotores de Justiça, outras ações serão ajuizadas de acordo com o andamento da análise de todo material apreendido na operação.

Através de um trabalho que contou com a quebra de sigilo bancário, interceptações telefônicas e busca e apreensão, com a autorização da Justiça, o Ministério Público desmontou um esquema de combinação de procedimentos licitatórios de obras de engenharia, falsificações de documentos e conluio entre licitantes chegando inclusive, a desvendar o caso de uma funcionária fantasma, a assessora Paula Renata, que foi nomeada para cargo comissionado na Câmara, mas não prestou qualquer serviço ou compareceu ao parlamento municipal. O MPCE descobriu que ela deveria cumprir horário de trabalho durante a manhã e coincidia com o mesmo período em que estudava em uma faculdade particular da região.

Além do recebimento da denúncia, o MPCE também requereu, à 3ª Vara Única da Comarca de Quixadá, o levantamento do sigilo dos autos em razão do interesse social, portanto, até o momento, a denúncia encontra-se em sigilo, motivo pelo qual outros detalhes não podem ser informados no momento. (Com informações do site do Ministério Público do Ceará).

Fonte; Monólitos post


Agente penitenciário é baleado e tem arma roubada em assalto na Sapiranga

 17:15 / 27 de Maio de 2019  ATUALIZADO ÀS 17:21


A vítima foi surpreendida por dois suspeitos em uma moto e reagiu ao assalto, sendo baleado na cabeça e na região do abdômen

Um agente penitenciário foi baleado com três tiros de arma de fogo na tarde desta segunda-feira (27) no bairro Sapiranga, em Fortaleza. Segundo a Polícia, ele teria reagido a um assalto.

Identificado como Eudes de Lima Santos de Araújo, a vítima estava fazendo trabalho de segurança para um empresário, enquanto este depositava R$ 80 mil em um banco na Avenida Washington Soares. 

O agente penitenciário foi surpreendido por dois suspeitos em uma moto modelo Bros preta e reagiu ao assalto, sendo baleado na cabeça e na região do abdômen.

Após o crime, os suspeitos fugiram do local com o valor total que o empresário, não identificado, depositaria no banco. Eles também levaram a arma do agente, que foi socorrido em estado grave para o Instituto Dr. José Frota (IJF).

Fonte; DN 


Gabriel Diniz, do hit 'Jenifer', pegou avião para se encontrar com namorada e família

Avião em que estava o cantor e mais duas pessoas caiu em uma região de manguezal, localizada em Estância, no Sergipe


Gabriel e Karoline estavam juntos há cerca de dois anos
Foto: Reprodução/Instagram

O cantor Gabriel Diniz, que morreu em um acidente aéreo na tarde desta segunda-feira (27), estava indo se encontrar com a namorada e a família. Ele namorava com Karoline Calheiros há cerca de dois anos, e hoje é o aniversário de 25 anos dela. O músico, conhecido pelo hit "Jenifer", tinha 28 anos. 

Leia mais: 

> Avião em que morreu Gabriel Diniz não tinha autorização para táxi aéreo
> Trajetória: da “banda de garagem” ao sucesso “Jenifer”
> Últimos clipes de Gabriel Diniz foram gravados em Fortaleza 

"A Luan Promoções, familiares, fãs, amigos e equipe estão todos muito abalados com está triste notícia que pegou todos de surpresa nessa manhã, 27. Com muito pesar confirmamos a morte do Gabriel Diniz e de todos tripulantes", diz a nota oficial da assessoria do cantor.

Red; DN 

Guarani/SP tenta contratação de Vitor Feijão, do Ceará

Por Alexandre Mota, alexandre.mota@verdesmares.com.br 17:11 / 27 de Maio de 2019 ATUALIZADO ÀS 17:16
Atacante de 22 anos disputou nove jogos pelo Vovô e marcou dois gols na temporada

Atacante de 22 anos tem contrato com o Ceará até dezembro de 2021
Foto: Thiago Gadelha

O Guarani/SP está interessado no atacante Vitor Feijão, do Ceará, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Buscando se reforçar, o Bugre monitora o atleta de 22 anos e pretende concretizar a negociação por empréstimo antes da parada para a Copa América, que tem início no dia 14 de junho. O jogador tem contrato com o Vovô até dezembro de 2021.

O atacante também recebeu sondagens do Figueirense, que anunciou o atacante João Paulo, ex-Ceará, como reforço por empréstimo nesta segunda-feira (27). O presidente alvinegro, Robinson de Castro, afirmou que ainda não recebeu proposta oficial pelo jogador.

Contratado no início do ano após passagem pelo Criciúma, Vitor Feijão disputou nove jogos pelo Vovô e marcou dois gols. Sob o comando do técnico Lisca, o jogador começou a temporada como titular, mas perdeu espaço no plantel. A última partida na equipe aconteceu dia 21 de abril, na derrota para o Fortaleza, pelo segundo jogo da final do Campeonato Cearense. 

Mesmo sem oportunidades com o comandante Enderson Moreira - que prefere utilizar Leandro Carvalho, Fernando Sobral e Mateus Gonçalves na posição - o Diário do Nordeste apurou que Vitor Feijão tem interesse em permanecer no Ceará para o cumprimento contratual.

Red; DN 

Ciência da Computação do Campus de Russas é avaliado com nota máxima pelo MEC

Ciência da Computação do Campus de Russas é avaliado com nota máxima pelo MEC Imprimir
Segunda, 27 Mai 2019 10:25
Imagem: Trata-se da primeira avaliação in loco feita no Curso
Imagem: Trata-se da primeira avaliação in loco feita no Curso Os campi do Interior da Universidade Federal do Ceará seguem tendo sua qualidade reconhecida e comprovada. Em sua primeira avaliação in loco feita pelo Ministério da Educação (MEC), o Curso de Ciência da Computação do Campus de Russas foi identificado como excelente, ao receber nota 5, classificação máxima concedida pela comissão avaliadora.

A avaliação foi feita nos dias 16 e 17 de maio deste ano, e os técnicos do MEC observaram aspectos como infraestrutura oferecida, coordenação do curso, corpo docente, núcleo docente estruturante (NDE), corpo discente, assistência estudantil, dentre outros itens.

Trata-se de uma conquista importante, visto ser a primeira avaliação do curso, iniciado em 2015. "Ficamos eufóricos. Isso foi resultado de um trabalho duro e coletivo. E está sendo encarado como duas vitórias: primeiro, porque raramente se ganha nota máxima logo na primeira avaliação; segundo, pelo fato de sermos um campus do Interior, onde a logística de implantação dos cursos é um pouco mais complexa", afirmou o Prof. Alexandre Matos, coordenador do Curso de Ciência da Computação, que tem recebido "inúmeras mensagens comemorativas dos alunos" desde que a nota máxima do MEC foi anunciada.

Segundo o coordenador, a dedicação e o comprometimento de alunos e professores são um dos diferenciais da Ciência da Computação de Russas. Formado por estudantes oriundos do entorno da região do Vale do Jaguaribe, de outras partes do Ceará e de outros estados, como Bahia e São Paulo, o curso teve sua primeira turma de formados em janeiro de 2019..

HISTÓRICO POSITIVO – A UFC vem em uma sequência de resultados positivos quando o assunto são as avaliações de cursos feitas pelo MEC. No início de maio, tiveram destaque os Cursos de Engenharia Ambiental, do Campus de Crateús, e de Engenharia de Software, de Russas, que receberam nota 4, de um máximo de 5. Em fevereiro, o Curso de Sistemas de Informação de Crateús também foi agraciado com nota 4.

Fonte: Curso de Ciência da Computação do Campus da UFC em Russas – fone: (88) 3411 9209

Blog; Erivando Lima;

Mais Médicos: inscrições para nova etapa são abertas; Ceará tem 245 vagas preliminares

Vagas são destinadas a profissionais formados e habilitados no Brasil; prazo é até quarta-feira (29)

Vagas foram abertas principalmente para municípios com altos índices de vulnerabilidade social
Foto: José Leomar

As inscrições para a nova etapa do Programa Mais Médicos foram abertas pelo Ministério da Saúde, na manhã desta segunda-feira (27), e seguem até próxima quarta (29), às 18h (horário de Brasília), pela internet. Para o Ceará, foram disponibilizadas, preliminarmente, 245 vagas em 105 municípios. Os médicos participantes recebem bolsa-formação mensal de R$ 11.865,60.

Um dos requisitos necessários para inscrição é estar formado e ter habilitação em qualquer Conselho Regional de Medicina (CRM) do país. A previsão para que os médicos já comecem a atuar nas unidades de saúde é junho deste ano. O Programa reforçará o atendimento na atenção primária à saúde em cidades com altos índices de vulnerabilidade social. 


Entre os dias 6 e 7 de junho, os candidatos deverão acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) para informar em qual localidade têm interesse em trabalhar. Eles podem optar entre cerca de 1.185 municípios brasileiros e 13 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A publicação do resultado com o número final de vagas destinadas aos municípios que receberão os profissionais será publicada no dia 4 de junho.

Cronograma

27 a 29 de maio: inscrição dos profissionais com CRM Brasil

6 e 7 de junho: escolha das vagas disponibilizadas

11 de junho: publicação preliminar da alocação de médicos 

18 de junho: publicação final

24 a 28 de junho: início das atividades

Confira os municípios cearenses e a quantidade de vagas: 

Ipu 1 
Dsei Ceará 1 
Acaraú 4 
Acopiara 2 
Alcântaras 2 
Amontada 2 
Apuiarés 1 
Aracati 4 
Ararenda 1 
Aratuba 1 
Assaré 1 
Aurora 1 
Barreira 2 
Beberibe 3 
Boa Viagem 1 
Brejo Santo 1 
Camocim 1 
Campos Sales 3 
Capistrano 3 
Cariré 1 
Cariús 1 
Catarina 1 
Catunda 1 
Chaval 1 
Choró 3 
Chorozinho 1 
Coreaú 2 
Crato 3 
Cruz 2 
Forquilha 4 
Fortim 1 
General Sampaio 2 
Graça 1 
Granja 1 
Groaíras 2 
Guaiúba 1 
Ibiapina 1 
Icapuí 2 
Icó 1 
Independência 2 
Ipaporanga 2 
Ipueiras 1 
Irauçuba 4 
Itaiçaba 3 
Itapajé 2 
Itapipoca 8 
Itapiúna 3 
Itarema 1 
Itatira 3 
Jaguaribe 2 
Jaguaruana 4 
Jijoca de Jericoacoara 3 
Jucás 1 
Lavras da Mangabeira 4 
Limoeiro do Norte 1 
Maranguape 5 
Marco 2 
Massapê 2 
Milagres 2 
Miraíma 1 
Missão Velha 3 
Mombaça 4 
Monsenhor Tabosa 1 
Morada Nova 2 
Morrinhos 2 
Mucambo 1 
Mulungu 1 
Nova Russas 1 
Novo Oriente 5 
Ocara 1 
Palhano 2 
Paracuru 1 
Parambu 4 
Pedra Branca 3 
Penaforte 1 
Pentecoste 11 
Piquet Carneiro 1 
Pires Ferreira 1 
Quiterianópolis 3 
Quixadá 3 
Quixelô 1 
Quixeramobim 4 
Quixeré 3 
Redenção 2 
Reriutaba 2 
Saboeiro 1 
Santana do Acaraú 5 
Santana do Cariri 3 
Santa Quitéria 2 
São Benedito 3 
São Luís do Curu 3 
Sobral 12 
Tabuleiro do Norte 1 
Tamboril 3 
Tarrafas 1 
Tauá 2 
Tejuçuoca 3 
Tianguá 1 
Trairi 4 
Tururu 4 
Ubajara 3 
Umirim 2 
Uruoca 2 
Várzea Alegre 1 
Viçosa do Ceará 3 

Red; DN  

Homem é preso após matar namorado da ex-companheira e ferir mulher a tiros


10:20 / 27 de Maio de 2019  ATUALIZADO ÀS 10:24
A mulher, de 35 anos, foi atingida com dois tiros no braço e mão esquerdos

Arma usada no crime
Foto: Polícia

Um homem matou o namorado da ex-companheira e atirou duas vezes contra ela, em Porteiras, no interior do Ceará, na noite deste domingo (26). O crime ocorreu no Bairro Nascente, por volta de 19h. O suspeito foi preso.  

O casal foi socorrido ao hospital de Porteiras, mas Francisco Petronilo da Silva, de 32 anos, namorado da mulher, não resistiu. Ele era mototaxista e natural de Mauriti.  

A ex-companheira do suspeito, de 35 anos, foi atingida com tiros no braço e mão esquerdos. Ela não corre risco de morte. 

O caso foi registrado na Delegacia Regional de Brejo Santo. 

Red; DN 

Carreta tomba após condutor desviar de buraco na BR 116 em Morada Nova

 07:39 / 27 de Maio de 2019
De acordo com a PRF, o motorista não teve ferimentos
Um reboque foi acionado para fazer a retirada da carreta tombada na BR-116.
Foto: Márcio Lima/ VC Repórter

Uma carreta tombou noite deste domingo (27) no km 102 da Rodovia BR-116, em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista disse que perdeu o controle do veículo após desviar de um buraco.

O condutor chegou a ficar preso às ferragens, mas conseguiu se soltar sozinho, sem ferimentos.


Um reboque foi chamado para retirar a carreta, mas até o começo da manhã desta segunda-feira (27) o veículo ainda estava no local.

Com o acidente, a rodovia ficou parcialmente interditada, no sentido Fortaleza-Russas.

Red; DN 

Lindomar é o novo presidente do PV em Russas CE


A imagem pode conter: 10 pessoas, incluindo Raimundo Daniel e Francilmo Lima, pessoas sorrindo, pessoas em péO partido do PV realizou no ultimo Sábado 25 sua convenção na cidade de Russas, na ocasião Lindomar Amorin foi eleito o novo presidente do partido no município russano. Aguida Pimenta representante do partido no estado esteve presente. O evento aconteceu no espaço do Sindicato dos Calçadistas do município de Russas.


O evento contou com a presença de varias lideranças politicas entre eles o futuro presidente do PSL em Russas. Mazinho Lima

Blog; Erivando Lima

                                  O MELHOR PNEU DA CIDADE

Quixadá CE plantão policial


QUIXERAMOBIM ROUBO A PESSOA.

Dia 26/05/2019, por volta das 19h30min, o Copom recebeu uma ligação via 190 dando conta que na Av. Geraldo Bizarria, bairro José Airton Machado, Quixeramobim-Ce, ocorrera um roubo à pessoa. A VTR 9401, foi acionada para atender a ocorrência onde ao chegar comprovou a veracidade da informação. As vítimas informaram aos policiais, que seguiam pelo calçadão quando foram abordados por 02 indivíduos que transitavam numa motocicleta Honda XLR 125, de cor preta, de placa não anotada, ambos armados de revólver que anunciaram um assalto roubaram 02 celulares, sendo 01 da marca Samsung J2 prime dourado e 01 Azus Zenfone Selfie dourado e as carteiras porta-documentos dos mesmos. Após consumarem o delito os indivíduos tomaram a direção do bairro Conjunto Esperança, Quixeramobim-Ce. OBS: A VTR realizou diligências em toda a área onde se deu o fato, porém os autores do delito não foram localizados nem identificados.


QUIXERAMOBIM ROUBO A PESSOA.

Dia 26/05/2019, por volta das 20h45min, compareceu a o Copom um comerciante. que informou que se encontrava nas proximidades de sua residência quando foi abordado por 02 indivíduos que trafegavam numa motocicleta de cor preta, ambos armados de revólver, que anunciaram um roubo e levaram a quantia de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) sua CNH,01 celular de marca não informada e os documentos de uma saveiro. Após praticarem o roubo os indivíduos tomaram a direção do centro de Quixeramobim-Ce. A VTR 9401, realizou diligências em toda a área onde se deu o fato, porém os autores do delito não foram localizados nem identificados.



QUIXERAMOBIM ROUBO DE MOTOCICLETA.

Dia 26/05/2019, por volta das 20h50min, o Copom recebeu uma ligação via 190 dando conta que na Rua Humberto Martins, em Quixeramobim-Ce, ocorrera o roubo de uma motocicleta. A VTR 9331, foi acionada para atender a ocorrência, donde ao chegar comprovou a veracidade da informação. A vítima foi identificada como sendo um menor, que informou aos policiais que estava nas proximidades de sua residência quando foi abordado por 02 indivíduos que trafegavam em uma motocicleta que pararam ao seu lado e anunciaram um assalto levando sua motocicleta Honda Brós 160 ESD, vermelha, ano 2015, placa PNI 0248 CE– Mombaça. A VTR realizou diligências em toda a área onde se deu o fato, porém os autores do delito não foram localizados nem identificados.


QUIXERAMOBIM ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA FATAL.

Dia 26/05/2019, por volta das 20h30min, o Copom recebeu uma ligação via 190 dando conta de um acidente de trânsito ocorrido na CE 060, KM 205, nas proximidades do Posto Juncão, zona urbana de Quixeramobim-Ce. A VTR 9331, foi acionada para atender a ocorrência onde ao chegar comprovou a veracidade da informação. A VTR ao chegar ao local do acidente já encontrou a Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim-Ce no local. A vítima havia sido socorrida para o Hospital Dr. Pontes Neto de Quixeramobim-Ce, por uma viatura do SAMU ainda com vida, porém a mesma veio a óbito após os primeiros socorros. Segundo informações colhidas no local junto a populares a vítima colidiu a motocicleta que pilotava lateralmente com um caminhão, tendo um dos braços decepado no local. A vítima pilotava a motocicleta Honda CG 125 Fan de cor preta, ano 2008.


QUIXADÁ TCO, POR PORTE DE ARMA BRANCA.

Dia 26/05/2019 por volta das 23h20min, a composição da VTR 9411, estavam fazendo um patrulhamento de rotina pela zona rural do distrito de Juatama, quando ao passarem em frente ao bar, conhecido como Bar do Valdomiro , resolveram dar uma busca pessoal em um indivíduo que la se encontrava, ocasião em que foi encontrado em sua cintura uma faca  tipo peixeira em uma bainha, que o indivíduo mostrava nítidos sinais de embriagues. Foi dado voz de prisão ao autor, e em seguida o mesmo foi conduzido a Delegacia Regional de Quixadá, para a adoção das medidas cabíveis.

JAGUARETAMA PRISÃO POR DESACATO E RESISTÊNCIA

Dia 26/05/2019 (Domingo), por volta de 17h30min, a equipe da VTR 9123, foi averiguar uma denúncia via 190 de ocorrência de som alto no Bairro Nossa Senhora da Conceição, Jaguaretama-CE. Na referida localidade a pessoa de F. E. N, encontrava-se com fortes sinais de embriaguez, com uma caixa de som ligada em alto volume na calçada de sua residência, e afirmou que não baixaria o som de forma alguma pois não era horário para isso, dizia palavras de baixo calão com os policiais, em uma atitude de claro desacato, vindo posteriormente a oferecer resistência, quando foi dada a voz de prisão, sendo, portanto, conduzida para a DRPC de Jaguaribe para os procedimentos cabíveis.


MORADA NOVA ACIDENTE DE TRÂNSITO (DANOS MATERIAIS)

Dia 26/05/2019 (Domingo), por volta de 19h30min, a equipe da VTR R10, foi informada por populares de que na CE 265, mais especificadamente em frente à entrada do Bairro Gran Ville, ocorreu um acidente entre dois veículos. Trata-se de um automóvel do tipo Fiat Palio Fire cor prata, e de uma motocicleta modelo Honda CG 150 titan cor preta. A VTR R10 fez diligência ao local indicado e foi verificado que havia danos materiais e, em seguida, contatou a equipe da AMT, para serem realizadas as medidas adequadas.

Blog; Erivando Lima