-->

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Relatório da ONU aponta Brasil como líder global em homicídios

 TERÇA-FEIRA, DEZEMBRO 24, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

O Brasil registrou 47.722 homicídios em um único ano, o equivalente a 10,4% dos assassinatos ocorridos no mundo, segundo o Estudo Global sobre Homicídios 2023, divulgado pela ONU. Embora o país ocupe a 11ª posição global em homicídios per capita, com 22,38 mortes por 100 mil habitantes — quase quatro vezes a média global de 5,8 —, lidera em números absolutos.

De acordo com o relatório, foram registrados 458 mil homicídios em todo o mundo no ano analisado, superando, em quatro vezes, as mortes causadas por conflitos armados e terrorismo juntos. A cada hora, 52 pessoas foram assassinadas no planeta.

Além do Brasil, países como Nigéria (44.200 homicídios), Índia (41.330), México (35.700) e Estados Unidos (22.941) figuram entre as nações com os maiores números absolutos de homicídios. O levantamento utilizou dados de 2021, embora algumas informações sejam de anos anteriores, devido à disponibilidade de registros em cada país.

A América Latina e o Caribe concentram 27% dos homicídios globais, tornando-se a região mais violenta do mundo. Contudo, entre 2017 e 2021, houve uma redução de 14% nos assassinatos, com exceção de países como Equador, Nicarágua e Panamá, que apresentaram aumento nos índices.

Nas Américas, 75% dos homicídios são cometidos com armas de fogo, enquanto na Europa e na Ásia o uso de armas de fogo corresponde a 17% e 18%, respectivamente.

Os homens representam 81% das vítimas de homicídio globalmente. Porém, as mulheres são as principais vítimas de violência letal praticada por familiares ou parceiros íntimos, respondendo por 66% dos assassinatos nesses contextos.

Outro dado preocupante revela que 15% das vítimas de homicídios (71.600 pessoas) eram crianças. Assassinatos de defensores de direitos humanos, jornalistas, líderes comunitários e trabalhadores humanitários compõem 9% do total global.

O relatório atribui parte do crescimento dos homicídios às consequências econômicas da pandemia de COVID-19 e ao fortalecimento de gangues e do crime organizado. Globalmente, essas organizações foram responsáveis por 22% dos assassinatos, percentual que salta para 50% nas Américas.

“Esses números são um lembrete sombrio de nosso fracasso coletivo em cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que incluem reduzir significativamente todas as formas de violência até 2030”, declarou Ghada Waly, diretora executiva da UNODC.

Desde o ano 2000, cerca de 9,5 milhões de pessoas foram vítimas de homicídios no mundo, superando, em muito, os números de mortes por terrorismo (340 mil) e conflitos armados (1,5 milhão) no mesmo período.

O relatório da ONU enfatiza a necessidade de políticas públicas efetivas, baseadas em evidências, para reduzir a violência letal no mundo. Segundo especialistas, o enfrentamento da desigualdade, pobreza, violência de gênero e fortalecimento do sistema de justiça são elementos essenciais para reverter o cenário atual.

“O estudo é um alerta para que governos adotem medidas urgentes que salvem vidas e reduzam as desigualdades que alimentam essa crise global de violência”, concluiu Waly.

(Hora Brasília)


Policial militar é morto dentro de casa em Fortaleza e esposa é presa por homicídio

 TERÇA-FEIRA, DEZEMBRO 24, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

A mulher foi presa em flagrante pelo crime e conduzida ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Wagner Sandys Pinheiro de Lima, de 37 anos, foi morto a tiros dentro de sua residência, no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, na noite desta segunda-feira (23). A esposa do policial, de 30 anos, foi presa em flagrante pelo crime e conduzida ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

De acordo com as investigações preliminares, o homicídio teria ocorrido após uma discussão entre o casal. Wagner Sandys era lotado no 17º Batalhão de Polícia Militar e integrava a corporação desde 2014.

A Associação dos Profissionais da Segurança (APS) lamentou o ocorrido em nota oficial publicada nas redes sociais, destacando o pesar pela perda do associado e reforçando solidariedade aos familiares e colegas de corporação.

As circunstâncias do crime seguem sendo apuradas pelas autoridades, enquanto a prisão da suspeita coloca o caso sob maior atenção da sociedade e das forças de segurança.

Russas - CE plantão policial.

 RUSSAS RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO COM QUEIXA DE ROUBO/FURTO (MOTOCICLETA) .  

Por volta das 11h30, dia 24/12/2024 (terça-feira), a equipe RAIO 01 recebeu a informação via CIOPS de Russas, que na localidade do Sítio Sucurujuba, zona rural do municipio, havia uma motocicleta abandonada em um matagal. De imediato, a equipe deslocou-se até o local e constatou a existência da motocicleta de placa HWK 0406, após consulta, verificou-se possui queixa de roubo/furto desde 01/10/2023. O veículo foi encaminhado à Delegacia Regional de Russas, onde foi apresentado à autoridade policial para os procedimentos cabíveis.

QUIXERÉ CRIME CONTRA A FÉ PÚBLICA. 

Dia 24 de Dezembro de 2024 (terça-feira), por volta das 03h50min, a Polícia Militar foi acionada pelo COPOM para atender uma ocorrência de atitude suspeita, no pátio onde ficam os caminhões na fábrica Apodi, de imediato a VTR de Lagoinha  foi ao local e falou com o vigilante do local que informou que é comum ter furto aos caminhões que ficam no pátio, e por isso a abordou um suspeito, mas quando foi acionado a policia, o suspeito fugiu para um matagal abandonando 2 (duas) caixas de ferramentas, 1 (um) rádio da marca X-bass, uma sacola com roupas e uma motocicleta HONDA POP placa MYN 4126 do município de Pendências/RN, essa moto encontra-se com a ignição arrombada, porém sem queixa de roubo/furto. A equipe encaminhou  todo o material à Delegacia de Polícia Civil de Russas, onde após apresentação do caso ao delegado, este apreendeu todo o material por se achar vinculado a um fato delituoso.

LIMOEIRO DO NORTE APREENSÃO DE CARREGADORES E MUNIÇÕES. 

Dia 24 de Dezembro (terça-feira), por volta das 17h40min, a equipe Raio 02 estava em patrulhamento quando recebeu informações de populares dando conta de dois indivíduos que estavam homiziados em um matagal próximo ao rio Banabuiú, nas proximidades do bairro Cidade Alta. A equipe então solicitou apoio da equipe Raio 124, que ao chegarem no local informado foi avistado dois elementos deitados, um em cada rede, e que ao avistar os policiais empreenderam fuga pelo matagal atirando contra a composição. Logo em seguida foi revidada a injusta agressão e de imediato foi feito o cerco nas proximidades, mas não foi possível localizar os indivíduos. Ao retornar ao local onde os mesmos se encontravam, foi localizado 4 (quatro) carregadores de pistola cal .40 municiados, com um total de 47 munições intactas. Diante dos fatos todo material foi conduzido à delegacia regional de russas para os procedimentos cabíveis. 

Fonte; 1º BPM, Russas – CE, 25 de Dezembro de 2024.


Polícia Militar prende homem armado em bar no município de Pedra Branca

 

Polícia Militar prende homem armado em bar no município de Pedra Branca. Foto: divulgação

Uma escopeta artesanal de calibre .12 e seis munições foram apreendidas em abordagem preventiva da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Um homem de 37 anos foi preso. O fato aconteceu em um bar no distrito de Santa Cruz do Banabuiú, na cidade de Pedra Branca, por volta de 20h30 dessa terça-feira (24).

A equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) realizava patrulhamento na zona rural da cidade quando, ao passar por um bar, a equipe abordou indivíduos suspeitos no local. O homem relatou que o armamento estava no carro.

A ocorrência foi apresentada na delegacia de Tauá para procedimentos cabíveis.

Polícia Militar prende homem por violência doméstica e porte ilegal de arma em Banabuiú

 

Polícia Militar prende homem por violência doméstica e porte ilegal de arma em Banabuiú. Foto: divulgação

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu um homem de 37 anos por violência doméstica e porte ilegal de arma de fogo, nessa segunda-feira (23), em Banabuiú. Um revólver de calibre .38 foi apreendido na ocasião.

Por volta de 22h45, após a vítima procurar a Delegacia de Polícia Civil para informar das ameaças e lesões praticadas pelo indivíduo, a composição do 9º Batalhão iniciou as diligências e localizou o suspeito das agressões no Centro da cidade. Durante a abordagem, ele foi preso em flagrante com o revólver.

O homem, que já possuía antecedentes por tentativa de estupro de vulnerável e crime contra a incolumidade pública, foi autuado em inquérito por violência doméstica e familiar contra a mulher, e também por ameaça, lesão corporal e porte ilegal de arma de fogo na Delegacia de Polícia Civil da área.

Suspeito de envolvimento na morte de policial militar é preso em Boa Viagem

 

Suspeito de envolvimento na morte de policial militar é preso em Boa Viagem. Foto: divulgação

Uma ação conjunta, realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), resultou na prisão em flagrante de um homem, de 32 anos, em posse de uma arma de fogo e vasta munições. A ofensiva policial ocorreu no município de Boa Viagem. Segundo investigações coordenadas pela Delegacia Municipal de Boa Viagem, o homem é suspeito de envolvimento em um homicídio em que vitimou um soldado da PMCE, de 29 anos.

A ação criminosa ocorreu no último dia 5 de dezembro, em Boa Viagem. Na ocasião, o policial militar foi socorrido e foi a óbito em uma unidade hospitalar. Ainda conforme os levantamentos policiais, o alvo é suspeito de integrar um grupo criminoso de origem carioca com atuação na região.

Com a localização do alvo e após trocas de informações entre policiais civis e militares, equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE capturaram o indivíduo na localidade de Várzea do Canto, em Boa Viagem. Com ele, foram apreendidas uma pistola de 9mm, 93 munições de 9mm e um carregador alongador.

O homem foi conduzido para a Delegacia Municipal de Boa Viagem, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e receptação. Além disso, o suspeito foi indiciado por ser partícipe na morte do PM. A PCCE segue com as investigações com a finalidade de localizar e prender outros envolvidos no crime.