-->

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Prefeito eleito Sávio Gurgel articula recursos para projetos já em 2021.

 O prefeito eleito de Russas, Sávio Gurgel (PDT), está em Brasília desde a última terça-feira (17) em visita à deputados federais, com o objetivo de articular emendas e projetos para o início da gestão em 2021. Entre as prioridades estão propostas para as áreas da saúde, educação, infraestrutura, agricultura e esporte.

A ida foi articulada pelo Deputado Federal André Figueiredo (PDT), presidente da sigla no Ceará, e contou também com a presença da esposa do prefeito eleito, Adryana Santiago. De acordo com Sávio, o momento é aproximação com os principais representantes do partido na Câmara Federal, com o intuito de viabilizar recursos já para o início da gestão em 1º de Janeiro do ano que vem. “É uma visita importante onde estamos buscando os recursos que precisamos para nossa gestão. Já no nosso primeiro ano quero contar com todas essas parcerias”, afirmou.
Entre os projetos levados pelo prefeito eleito à Brasília, estão propostas para educação junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), emendas para perfuração de poços, transporte, infraestrutura, esporte, agricultura, entre outros. “Estou sendo muito bem recepcionado pelos deputados e eles mostram que querem garantir muitos projetos para Russas. Esse foi um compromisso dos integrantes da nossa bancada com a nossa campanha e tenho certeza que vamos trabalhar juntos para que possamos fazer uma excelente gestão”, ressaltou.
Sávio deve retornar à Russas nesta quinta-feira (19), já com a perspectiva de um encontro com o governador Camilo Santana (PT), na próxima semana.


Governo do Estado anuncia concursos para 2.870 novos agentes de segurança

 

Camilo prometeu ainda convocar a turma remanescente do último concurso do Corpo de Bombeiros, que tem 258 aprovados.

O governador Camilo Santana anunciou, em live nas redes sociais, nesta quarta-feira (18), novos concursos para agentes de segurança no Ceará. Até o fim do Governo, em 2022, o Estado irá convocar mais 2.870 servidores para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Ceará (PCCE) e Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

Camilo prometeu ainda convocar a turma remanescente do último concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), que tem 258 aprovados (208 praças e 50 oficiais). Com isso, a Segurança Pública contará com o incremento de 3.128 novos homens e mulheres, nos próximos anos.

Para a Polícia Militar, o concurso será dividido em duas etapas, previstas para 2021 e 2022. Ao total, são 2.200 vagas, sendo 2.000 para soldados e 200 para oficiais. O governador ressaltou que, nos seis anos que está a frente do Governo, já contratou mais de 6 mil policiais militares.

Para a Polícia Civil, serão 500 novas vagas, das quais 100 são para escrivães e 400, para inspetores (não haverá vagas para delegados). Camilo disse que já contratou 1.400 policiais civis, durante os dois mandatos, e o efetivo da Instituição chegou a 3.600 servidores.

Já para a Perícia Forense, serão 170 vagas: 60 para peritos criminais, 20 para peritos legistas, 20 para médicos legistas e 70 para auxiliares de perícia. O governador prometeu que esse será o concurso "mais rápido", pois a Pefoce tem duas sedes para inaugurar, que devem ser preenchidas com os novos servidores.

Mais investimentos para a Segurança Pública

Camilo Santana anunciou ainda outros investimentos para a Segurança Pública do Ceará, até o fim do seu governo:

- Novas unidades do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar, em todas as cidades com Estado com mais de 30 mil habitantes.
- Reforma de todas as delegacias da Polícia Civil e quartéis militares.
- Troca do fardamento da Polícia Militar.

Concursos em outras áreas

O governador aproveitou a oportunidade para anunciar a convocação dos aprovados no concurso da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), ocorrido em 2018.

E prometeu um novo concurso na área da saúde, que irá contemplar médicos, enfermeiros e outros profissionais, a ser anunciado em breve.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto Saulo Roberto



PF investiga grupo que fraudava auxílio emergencia

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (18) a Operação Resiliência, em Brasília, com o objetivo de “desmantelar uma “organização criminosa especializada no cometimento de fraudes no auxílio emergencial”, criado pelo governo federal.

Segundo os investigadores, há indícios de que o grupo tem envolvimento com outras práticas criminosas, como tráfico de drogas e fraudes com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e com benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Cerca de 80 policiais estão cumprindo, neste momento, 14 mandados de busca e apreensão. De acordo com a PF, as investigações tiveram início após a identificação de criminosos que recebiam o auxílio, criado com o objetivo de assegurar uma renda mínima para a população durante a pandemia do novo coronavírus, de forma fraudada.

Além de usar os próprios nomes, os suspeitos usavam nomes de outras pessoas para se beneficiar da fraude, dando a elas um percentual do valor recebido.

“ Até o momento, cinco pessoas foram presas em flagrante, duas pelo crime de tráfico ilícito de entorpecentes e três por posse ilegal de arma de fogo”, informou a PF em nota.

*Com informações da Polícia Federal

Usuário de drogas mata os pais a facadas e golpes de enxada na zona rural de Acarape

 

Um jovem usuário de drogas assassinou os pais no começo da manhã desta quarta- feira (18). O duplo assassinato aconteceu no Município de Acarape (a 54Km de Fortaleza). Logo após o crime, moradores tentaram linchar o assassino, que foi resgatado pela Polícia Militar e levado para o vizinho Município de Redenção, onde permanece sob escolta policial.
A tragédia em família aconteceu no Sítio Marrecas, na zona rural do Município de Acarape. Era por volta de 6h30 desta quarta-feira quando o jovem, identificado até o momento apenas por Rafael, matou o pai e a mãe a golpes de faca e de enxada. As vítimas foram identificadas como Ubiraci e Maria.

O crime teria ocorrido durante mais uma discussão entre Rafael e os pais. Ele exigia dinheiro para comprar drogas, mas como não foi atendido, passou a proferir ofensas contra os pais e acabou praticando o duplo assassinato.

Revoltados com o crime, moradores da localidade tentaram matar o assassino. Neste momento, Rafael está na delegacia de Polícia Civil de Redenção, onde será ouvido e autuado em flagrante.

Os corpos das vítimas permanecem no local enquanto é aguardada a presença de uma equipe do Núcleo Regional da Perícia Forense do Estado (Pefoce) de Canindé. É para Canindé também que os corpos serão enviados logo após a perícia preliminar na cena do crime.

(Fernando Ribeiro)



Presa quadrilha que assaltou delegado da Polícia Civil no bairro de Fátima

 

Uma operação realizada nesta terça-feira (17), pela Polícia Civil, em três bairros de Fortaleza culminou na prisão de quatro bandidos acusados de envolvimento no assalto contra um delegado da instituição. O crime ocorreu na semana passada, no bairro de Fátima, na zona nobre da cidade, e acabou sendo filmado por câmeras de residências próximas ao local.

A vítima foi ataque dos criminosos foi o delegado Jurandir Braga Nunes, atualmente no cargo de titular da Delegacia Metropolitana de Maranguape (DMM). Ele estava na porta de casa, dentro de seu veículo, quando foi surpreendido pela ação de dois assaltantes.

Com armas apontadas em sua direção, o delegado procurou ficar calmo e atendeu às exigências dos criminosos, entregando o carro e a arma. Em seguida, a filmagem mostra os criminosos deixando o local e o delegado fica à pé, na rua.

Identificados

Os quatro bandidos presos na operação realizada nesta sexta feira são já reincidentes e moradores dos bairros Parquelância e Bela Vista, onde três deles foram detidos. A quarta prisão foi efetuada no Centro da Capital.

Os assaltantes foram identificados como: Lucas da Cunha, 22 anos (já responde por crimes de formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo), Lucian Elan Sobrinho do Nascimento, 20 anos (tem em sua ficha criminal delitos como formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo), Caio Vítor de Souza Lima, 23 anos (responde por roubo e formação de bando ou quadrilha); e Jonathan Silva Lima, 29, que não possuía antecedentes criminais.

(Fernando Ribeiro)



Senado aprova aumento de pena para agressores de cães e gatos

 Projeto também prevê perda da guarda do animal, quando for o caso.

O Senado aprovou hoje (9) um projeto de lei (PL) que aumenta as penas para quem maltratar cães e gatos. Atualmente, a legislação prevê detenção de três meses a um ano, e multa. O projeto amplia para reclusão de dois a cinco anos e multa, além de proibição de guarda do animal, uma inovação do projeto. O texto segue para sanção presidencial.

Segundo o relator do projeto, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), a legislação atual considera a prática de abuso e maus tratos a animais com infração penal de menor potencial ofensivo, que não cabe prisão em flagrante. O agressor, mesmo tendo sido flagrado maltratando o animal, assina um termo circunstanciado e volta para casa.

“É de se surpreender que, lamentavelmente, ainda nos dias atuais, o Código Civil brasileiro mantenha a natureza jurídica dos animais como se fossem coisas, classificando-os como bens móveis”, disse Contarato, em seu relatório. “O PL é meritório, sobretudo porque atende ao mandamento constitucional de vedação à crueldade contra animais e aumenta a pena quando o crime for perpetrado contra cães e gatos”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 28,8 milhões de domicílios com, pelo menos, um cachorro e mais 11,5 milhões com algum gato. Nos últimos anos, o país conheceu casos notórios de crueldade contra animais. Um dos mais notórios deles talvez tenha sido de um cachorro que morreu espancado na frente de um supermercado, em São Paulo, no ano de 2018.

“Práticas de tortura e a omissão nos cuidados em prover alimento e água são frequentemente reportadas, além de ações de vingança contra o proprietário do animal, interesses econômicos ou atos de pura maldade do próprio dono”, afirmou o relator.

A pena de detenção, vigente atualmente para esses casos, não obriga o início de seu cumprimento em regime fechado. Além disso, a regra é que seu cumprimento ocorra em regime semiaberto em estabelecimentos menos rigorosos, como colônias agrícolas ou similares, ou em regime aberto, em casas de albergado.

Já a pena de reclusão, prevista no projeto, prevê cumprimento em estabelecimentos mais rígidos, como estabelecimentos de segurança média ou máxima. O regime de cumprimento de reclusão pode ser fechado, semiaberto ou aberto.

No entanto, Contarato, que é delegado da Polícia Civil, explicou que mesmo com a sanção do projeto, não é pouco provável que alguém seja condenado pela pena máxima. “Sabemos que no Direito Penal moderno nenhum juiz condena uma pessoa a pena máxima. O juiz fixa a pena base, em seguida analisa as circunstâncias atenuantes e agravantes. E, por fim, analisa as causas de diminuição e aumento de pena”.

(Agência Brasil)

Prefeito eleito em Russas Savio Gurgel ja estar em Brasilia DF

 O novo prefeito eleito no em Russas no último dia 15 de Novembro 2020 Sávio Gurgel, esteve ontem em Fortaleza, o mesmo teve uma conversa com o chefe da casa civil onde  já busca  entendimento com o governador Camilo Santana. Em seguida o prefeito viajou a Brasilia ao lado dos deputados federal PDT Andre Figueiredo e Eduardo Bismark onde estarão fazendo visitas aos ministérios a busca de investimentos  para o municipio de Russas.

Savio Gurgel retornana proxima Quinta Feira e deverartrazerbos notícias para a cidade de Russas;


Blog; Erivando Lima. 




Bolsonaro irá divulgar lista de países hipócritas que compram madeira ilegal, mas criticam Brasil por desmatamento

Um dia após as eleições municipais do último domingo (15) onde foram eleitos prefeitos e vereadores dos 184 municípios cearenses, o governador do Estado Camilo Santana utilizou suas redes sociais para parabenizar os eleitos e garantir total apoio do governo do estado para as futuras gestões municipais que terão início em 2021.

“Parabenizo a todos os prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras eleitos democraticamente no Ceará. Todos terão meu apoio e o apoio do Governo do Estado para trabalhar e melhorar a vida da população. Viva a democracia!”, escreveu Camilo Santana.
A fala de Camilo Santana leva por água abaixo o discurso da ala petista de Quixadá, que durante toda a campanha política tentou passar para a população quixadaense, que se Ricardo Silveira fosse eleito, como de fato foi, Quixadá ficaria sem nenhum tipo de investimento ou obras estaduais pelos próximos anos. Vale lembrar que o próximo prefeito de Quixadá, possui fortes aliados junto ao Governo do Estado, como o Deputado Federal Domingos Neto, o ex-vice governador Domingos Filho, o Deputado Estadual Salmito Filho e o suplente de Deputado Federal Odorico Monteiro, todos, aliados próximos de Camilo Santana. 

Bolsonaro irá divulgar lista de países hipócritas que compram madeira ilegal, mas criticam Brasil por desmatamento

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (17) que divulgará uma lista de países que criticam os números do desmatamento do Brasil, mas importam madeira ilegal. A promessa foi feita na Cúpula do Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

De acordo com Bolsonaro, esse rastreamento é possível com o uso de uma tecnologia desenvolvida pela Polícia Federal que, segundo ele, mostra o “DNA” da madeira, permitindo a localização da origem do material apreendido e exportado.

“Revelaremos nos próximos dias o nome dos países que importam essa madeira ilegal nossa através da imensidão que é a região amazônica, porque daí, sim, estaremos mostrando que estes países, alguns deles que muito nos criticam, em parte têm responsabilidade nessa questão”, disse.

“Creio que depois dessa manifestação, que interessa a todos, porque não dizer no mundo, essa prática diminuirá e muito nessa região”, acrescentou o presidente.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez a reunião do bloco foi virtual. O grupo foi fundado em 2006 e à época foi denominado Bric. Em 2011, a África do Sul passou a integrar o bloco, que passou a ser chamado de Brics. Desde 2009, os líderes dos países se reúnem anualmente.

Fonte: G1



Falso delegado que dopava mulheres com Rivotril é condenado a 28 anos de prisão

 

Um criminoso que se passava por delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e atraía mulheres, as dopava e cometia estupros, foi condenado a 28 anos de prisão. Trata-se de Gláucio Saraiva, 44 anos, preso por investigadores da Coordenação de Repressão a Fraudes (Corf), em agosto de 2017, depois de violentar 14 mulheres. Vários processos foram desmembrados e são julgados à parte pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A condenação é relacionada apenas a um dos casos.

Atualmente, Gláucio é mantido em uma das alas do Presídio do Distrito Federal II (PDF II), no Complexo Penitenciário da Papuda. Durante as apurações, os investigadores identificaram uma espécie de modus operandi adotado pelo criminoso para enredar as vítimas. O golpista ganhava a confiança das mulheres por meio de sites e aplicativos de namoro e se fazia passar por delegado da PCDF, ostentando distintivos falsos e até um veículo semelhante aos usados pelos delegados-chefes da corporação.

Gláucio usava a lábia para conseguir encontrar pessoalmente com as mulheres, sempre jovens e de origem humilde. Em seguida, preparava o terreno para aplicar o golpe chamado de “Boa Noite Cinderela”. Durante o encontro, ele colocava balas batizadas com substâncias de tarja preta na bebida das vítimas e as dopava. Os medicamos mais usados eram ansiolíticos como Clonazepan e Rivotril.

Vítimas vulneráveis, as mulheres eram levadas para um motel ou à casa delas, onde ele mantinha relações sexuais e, depois, fugia com dinheiro, documentos e objetos de valor. Segundo a delegada da Corf, Isabel Davila Lopes, foi descoberto que o golpista colocou comprimidos de Clonazepan nas balas que ofereceu às vítimas e, na maioria das vezes, o benzodiazepínico era consumido com bebida alcoólica, o que agravava os efeitos do ansiolítico.

“Gláucio então cometia estupro, roubo e estelionato contra as mulheres, que não tinham a menor possibilidade de resistência aos atos”, afirmou a delegada.

Ainda segundo os investigadores, na casa do suspeito foram encontrados distintivos de polícia e até mesmo um certificado de especialização emitido por uma entidade da Bahia.

Fonte: Metrópoles



Candidato comemora vitória, faz carreata, mas descobre que perdeu de virada

 

Candidato à Prefeitura de Porangatu (GO), Márcio Luís da Silva (MDB) comemorou a vitória na eleição, fez carreata pelas ruas da cidade, mas depois descobriu que perdeu o pleito de virada, aos 45 minutos do segundo tempo. A derrota ocorreu para a rival, Vanuza Valadares (PODEMOS), por apenas 45 votos de diferença.

Nas redes sociais, Márcio Luís posou ao lado de apoiadores e chegou a fazer carreata celebrando a suposta vitória. Ao descobrir que havia perdido o pleito, Márcio publicou um novo vídeo, desta vez pedindo desculpas ao eleitor por ter comemorado a suposta vitória antes do resultado oficial.

"Boa noite, Porangatu. Eu, assim como vocês, também fui pego de surpresa com reviravolta que ocorreu em nosso processo eleitoral. Foi publicado agora há pouco o resultado oficial, onde mostra que a candidata Vanuza Valadares teria tido uma votação maior do que a nossa", disse ele.

"Eu quero pedir desculpas a vocês porque todos os resultados apontavam para a nossa vitória. E como diz o ditado, 'quem canta vitória antes da hora...' (risos). Eu peço desculpas a todos. Eu quero parabenizar a candidata Vanuza e desejar que ela faça um ótimo trabalho. Foi um processo um pouco doloroso, mas que sirva de lição para todos nós'", completou em seguida, em meio a risos e bom humor.

Fonte: Portal Uol