-->

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Pandemia da violência faz assassinatos de mulheres crescerem 82 por cento no Ceará no 1º semestre/2020

O número de mulheres assassinadas no Ceará nos seis primeiros meses de 2020 assinalou um aumento da ordem de 82.5 por cento num comparativo com igual período do ano passado. Entre janeiro e junho deste ano, 188 mulheres foram mortas no estado, enquanto no primeiro semestre de 2019 este número ficou em 103, isto é, 85 crimes a mais.

Em todas as três grandes regiões do estado houve aumento de assassinatos de mulheres neste ano em comparação a 2019. Em Fortaleza, foram 48 mulheres assassinadas nos seis primeiros meses de 2020. No ano passado, ocorreram 23 casos. O aumento, portanto, foi de 108.6 por cento, isto é, mais do que dobraram os índices de assassinatos de vítimas do sexo feminino.

Nos Municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 63 mulheres foram mortas no primeiro semestre deste ano, contra 34 no ano passado, o que representou um aumento de 29 casos a mais, ou 85.2 por cento.

Já no interior do estado, ocorreram 77 assassinatos de mulheres em apenas seis meses de 2020, enquanto em equivalente período de 2019 aconteceram 46 crimes do gênero, um acréscimo de 31 casos e um aumento da ordem de 67.3 por cento.

Os números tabulados neste levantamento estão baseados no cruzamento das estatísticas oficiais do governo do estado do Ceará, publicadas através do site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com pesquisa própria do jornalista Fernando Ribeiro.

Crianças, adolescentes e idosas

Nos primeiros seis meses de 2020, 26 adolescentes do sexo feminino (com idade entre 12 anos completo e 18 incompletos (de acordo com o que define o Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA) foram assassinadas no Ceará. No ano passado, em igual período do ano, ocorreram 23 casos. Um aumento de 13 por cento.

Já o número de vítimas femininas de assassinatos classificadas como crianças (até 12 anos incompletos) e idosas (a partir de 65 anos completo) se manteve praticamente igual na comparação entre o primeiro semestre dos dois anos.

Em 2019, nos seis primeiros seis meses, seis crianças e seis idosas foram assassinadas no estado. Neste ano de 2020, foram quatro crianças do sexo feminino e sete mulheres idosas.

Matança de mulheres

Somando os assassinatos de mulheres em dois anos e meio (2018 e 2019 completos e mais os primeiros seis meses de 2020), o Ceará registrou, nada menos, que 896 crimes do gênero. Entre as causas mais comuns dos assassinatos de mulheres no estado estão o feminicídio (crimes passionais), estupros seguidos de morte (crimes de ordem sexual), latrocínios (roubos seguido de morte) e as execuções sumárias ordenadas por facções ou traficantes de drogas.

Em 2018 (ano recorde morte de mulheres no estado) ocorreram 479 assassinatos vitimando pessoas do sexo feminino no Ceará. Em 2019, foram 229. E nos primeiros seis meses deste ano, 188; totalizando, portanto, 896 mortas.

(Fernando Ribeiro)


Receita abre na sexta-feira consulta ao 3º lote de restituição do IRPF

A Receita Federal abre na próxima sexta-feira (24), às 9 horas, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020. O crédito bancário para 3.985.007 contribuintes será realizado no dia 31 de julho, totalizando o valor de R$ 5,7 bilhões.

Desse total, R$ 2.056.423.308,19 são para contribuintes que têm prioridade legal de recebimento: 88.420 contribuintes idosos acima de 80 anos, 646.111 contribuintes entre 60 e 79 anos, 47.170 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 346.793 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 2.856.513 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 28 de março.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

(AGÊNCIA BRASIL)


Polícia caça pai e madrasta da menina espancada até a morte pelo casal em Russas

Continuam sendo caçados pela Polícia o pai e a madrasta de uma criança de apenas 3 anos de idade que chegou morta na Emergência do Hospital da cidade de Russas, no Vale do Jaguaribe (a 143Km de Fortaleza) na noite da última segunda-feira (20). A pequena Maria Esther Rodrigues apresentava múltiplas lesões e não resistiu aos espancamentos e maus-tratos sofridos em casa, na localidade de Poço Redondo.

As diligências para a captura dos suspeitos do crime continuam em toda a região do Vale do Jaguaribe e no vizinho estado do Rio Grande do Norte. Patrulhado do Batalhão de Comando Tático Rural (Cotar) auxiliam os efetivos dos Destacamentos, companhias e batalhões da PM a tentar localizar o casal.

Ainda na noite passada surgiram boatos de que os suspeitos haviam sido presos em um restaurante de beira de estrada no Município de Baraúnas, no interior do Rio Grande do Norte. Mas, após contatos com as autoridades potiguares, a Polícia cearense se certificou que a informação não tinha veracidade e, portanto, as diligências prosseguem.

O caso

Na noite de segunda-feira, por volta de 18h30, o pai da pequena Esther a levou ao Hospital Municipal de Russas e informou à equipe médica plantonista que a filha havia se engasgado. Mas, logo, os médicos descobriram que no corpo da menina havia lesões graves compatíveis com espancamento. A Polícia foi chamada ao hospital, conforme protocolo previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mas, antes que a Polícia aparecesse ali, o pai desapareceu e não foi mais encontrado.

Policiais militares se deslocaram até a comunidade de Poço Redondo e foram ao endereço dos pais da menina, mas ali também o casal não mais se encontrava, o que comprovou a fuga.

O corpo da criança foi sepultado nesta terça-feira (21), após exames realizados no Núcleo Regional da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), naquela cidade.

(Fernando Ribeiro)


Rogério Ceni elogia elenco do Fortaleza em virada: "consciente do que tem que fazer"

Treinador enalteceu a entrega coletiva dos atletas, sobretudo os que atuaram improvisados

elenco
Legenda: Wellington Paulista marcou dois gols na virada
Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza
Mesmo saindo atrás no placar e perdendo por 1 a 0 no primeiro tempo, o Fortaleza buscou a virada após o intervalo e venceu o América-RN por 3 a 1, na noite desta terça-feira (21). Após a partida, o técnico Rogério Ceni elogiou o poder de reação do time, que manteve o padrão para conseguir o resultado.
"Consigo ver um time que toca muito a bola, trabalha muito a bola, e mesmo quando está perdendo, como no primeiro tempo, volta pro jogo consciente do que tem que fazer. Talvez seja o mais importante. A gente não se desesperou, nem levantou a voz no vestiário. Nós só organizamos o que tinha que fazer", disse o treinador.
Rogério elogiou ainda a disposição do elenco para cumprir as funções necessárias, mesmo com algumas adaptações. No jogo de hoje, Derley e Marlon fizeram a lateral-direita, por exemplo, e Mariano Vázquez atuou como segundo volante.
"O que tem de bom aqui são os caras que eu trabalho. Com todas as dificuldades e adaptações, ver o Mariano se tornando segundo volante, Marlon sendo improvisado na lateral-direita...todos têm muita boa vontade em executar. Mais que isso, todos conhecem a função do companheiro. Esse é o mais gratificante. Isso ajuda bastante na compreensão. Pode faltar um ou outro atleta em determinada posição, mas não falta boa vontade deles em tentar aprender e observar", disse.
Garantido nas quartas de final da Copa do Nordeste, o Fortaleza volta a campo no sábado (25), para buscar a classificação às semifinais. O Tricolor conhecerá o adversário nesta quarta-feira (22), e há quatro possibilidades: Botafogo-PB, ABC, Sport e CRB.
Fonte; DN

PEC que torna Fundeb permanente é aprovada em primeiro turno na Câmara

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno, nesta terça-feira (21), por 499 votos favoráveis e sete contrários, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente (PEC 15/15). 

Neste momento, deputados analisam os destaques que ainda podem alterar a medida. A perspectiva do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), é concluir a votação em segundo turno ainda nesta noite. 

Por se tratar de uma PEC, o texto precisa ser aprovado por três quintos dos deputados, o correspondente a 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação. Em seguida, o texto segue para apreciação do Senado, onde também deve ser analisado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos, 49 senadores.

Embora todos os partidos tenham orientado favoravelmente ao texto da PEC, votaram contra o projeto os parlamentares Bia Kicis (PSL-DF), Chris Tonietto (PSL-RJ), Filipe Barros (PSL-PR), Luiz P.O. Bragança (PSL-SP), Márcio Labre (PSL-RJ), Paulo Martins (PSC-PR), Junio Amaral (PSL-MG).
Consenso

Após negociação de modificações do texto da PEC com governo federal, a relatora da proposta, deputada Professora Dorinha (DEM-TO) subiu a complementação da União para 23% em 2026, dos quais cinco pontos percentuais serão destinados especificamente para a educação infantil. 

Pelo texto da relatora, a participação da União no fundo será de 12% em 2021; 15% em 2022; 17% em 2023; 19% em 2024; 21% em 2025; 23% em 2026. Atualmente, o governo federal aporta no Fundeb 10% da contribuição total dos estados e municípios. 

“Em um esforço de alcançar o consenso amplo que incorporasse elementos da proposta do governo, apresentada em julho de 2020, acordamos em uma complementação final de 23% em seis anos, com a priorização para educação infantil, etapa de ensino onde se concentra a maior demanda não atendida pelo sistema público de ensino. Isso trará grande impacto para a educação da primeira infância”, afirmou a relatora. 

Segundo a deputada, com a complementação mínima de 23%, em 2026, 24 estados teriam municípios recebendo auxílio da União. Com a complementação atual, nove estados são atendidos: Amazonas, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí. 

A proposta aprovada tem foco na educação básica e deve destinar, pelo menos, 50% dos recursos à educação básica, conforme negociado com o governo.

O texto apresentado por Professora Dorinha prevê que, em caso de falta de vagas em creches na rede pública, o recurso poderá ser destinado a instituições sem fins lucrativos. A medida foi costurada com governo para destinar 5% da complementação da União para famílias com crianças em idade escolar que se encontrem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Parlamentares da bancada da Educação criticaram dispositivo, alegando que é inconstitucional por destinar recursos públicos do Fundeb a instituições privadas, por meio de vouchers, para matricular crianças em creches privadas.

Qualidade

A proposta assegura ainda um padrão mínimo de qualidade, no qual deverá garantir as condições adequadas de oferta e terá como referência o custo aluno qualidade. O Custo Aluno-Qualidade (CAQ) é um parâmetro de financiamento educacional previsto no Plano Nacional de Educação (PNE).

São considerados itens necessários para oferta de uma boa educação, por exemplo, a formação continuada dos professores, o acesso à internet, a banheiros, a quadra de esportes, laboratórios e biblioteca. Entram na conta ainda dinheiro para pagar despesas com conta de luz e água, entre outras. O CAQ também visa garantir uma jornada de 7 a 10 horas para os alunos e o piso salarial para todos os profissionais da educação, mas ainda dependerá de regulamentação. 

O texto vedou o uso dos recursos do Fundeb para pagamento de aposentadorias e pensões, apesar da tentativa do governo de liberação da verba do fundo para esses pagamentos. A relatora manteve a proposta de garantir, pelo menos, 70% desses recursos para o pagamento de salário de profissionais da educação.

Fundeb

O Fundeb é a principal fonte de recursos da educação básica, respondendo por mais de 60% do financiamento de todo o ensino básico do país, etapa que vai do infantil ao ensino médio. O fundo é composto por percentuais das receitas de vários impostos. Atualmente, cerca de 40 milhões de estudantes da rede pública são atendidos pelos recursos do financiamento.

Os recursos do Fundeb são distribuídos de forma automática, ou seja, não há necessidade de autorização ou convênios para sua destinação, e periódica, mediante crédito na conta específica de cada governo estadual e municipal.

A distribuição desses recursos é realizada com base no número de alunos da educação básica pública, de acordo com dados do último censo escolar, sendo computados os alunos matriculados. Dessa forma, os municípios recebem os recursos do Fundeb com base no número de alunos da educação infantil e do ensino fundamental, e os estados, com base no número de alunos do ensino fundamental e médio.

De acordo com a relatora, em 2019 os recursos do Fundeb equivaleram a cerca de R$ 156,3 bilhões, provenientes, predominantemente, do Tesouro dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, que contribuem com 90% desse valor.

Fonte: Agência Brasil


Saiba por que você deve comer pés de galinha uma vez por mês: vão melhorar sua vida!

Os pés de galinha não são apenas deliciosos e ricos, mas também são muito nutritivos e cheios de benefícios para a sua saúde. Saiba quais!

Os pés de galinha ou pés de galinha são muito apreciados na cozinha tradicional do mundo, pois é um alimento muito versátil. Eles geralmente são preparados em sopas, ensopados e até fritos e assados.

É importante mencionar que, há alguns anos, a Universidade Nove de Julho, no Brasil, realizou um estudo, no qual determinou que as pernas de frango são uma das melhores fontes de colágeno natural.

Lembremos que o colágeno é uma proteína fibrosa e normalmente gelatinosa, altamente valorizada nas indústrias estética e alimentícia, pois oferece grandes benefícios ao organismo.

Os pés de galinha, se consumidos com moderação, fornecerão uma boa quantidade de minerais essenciais, como cálcio, silício, ferro, magnésio e fósforo, que ajudarão a aumentar as defesas do corpo.

Por outro lado, eles também têm boas quantidades de vitaminas do complexo B, que estão associadas à produção de glóbulos vermelhos e ajudam a manter a mucosa e a pele saudáveis.

(Informe Brasil)


11 doenças que o ronco pode causar

O hábito de roncar pode ter relação com estas 11 doenças.

Você ronca?

O ronco é chato e constrangedor, não é?

Mas tenha a certeza de uma coisa: ele é muito mais sério do que isso. 

Se o seu ronco é causado por apneia do sono severa, você tem uma chance 40% maior de morrer mais cedo do que outras pessoas. 

Isso acontece porque esse distúrbio do sono pode estar relacionado a doenças cardíacas e à depressão, alerta Karl Doghramji, especialista em medicina do sono, diretor médico do Centro de Sono da Universidade Thomas Jefferson e hospitais da Filadélfia.

Então, fique atento.

Se você sabe que tem apneia do sono ou se você ronca, é importante conhecer 11 problemas de saúde relacionados a essa condição e conversar com seu médico de confiança.

Acidente vascular encefálico

Quanto mais alto e prolongado você roncar a cada noite, maior o risco a longo prazo de você sofrer um derrame. 

Doença cardiovascular

A apneia do sono está relacionada a problemas cardiovasculares, como pressão alta e doenças das artérias coronárias, levando a possíveis ataques cardíacos.

Dados sugerem que pessoas com apneia do sono têm duas vezes mais chances de sofrerem de problemas cardíacos não fatais e ataques cardíacos fatais. 

Ritmo cardíaco irregular

O risco de desenvolver ritmo cardíaco irregular ou arritmia aumenta em pessoas que sofrem de apneia do sono ou roncam. 

Os pesquisadores descobriram que as pessoas com apneia do sono têm maior probabilidade de ter episódios de fibrilação atrial, o tipo mais comum de arritmia.

Doença do refluxo gastroesofágico 

A doença do refluxo gastroesofágico é muito comum em pessoas com apneia do sono, afirma Karl Doghramji. 

Isso pode acontecer por causa da maneira desordenada pela qual a garganta fecha enquanto o ar entra e sai durante o sono, causando mudanças de pressão que podem sugar o conteúdo do estômago de volta ao esôfago. 

Sonolência diurna

Passar o dia sonolento pode ser uma dos riscos mais graves da privação do sono causada pelo ronco ou apneia do sono. 

Transtornos mentais

A apneia do sono provoca sonolência, o que pode afetar seu bem-estar mental, levando a problemas como irritabilidade e depressão grave, diz o doutor Doghramji. 

Um estudo recente feito com 74 roncadores mostrou que, quanto mais pessoas relatam sonolência diurna, maiores são suas chances de apresentar sintomas leves de depressão ou ansiedade. 

Enxaqueca

Você costuma acordar com dor de cabeça?

Pesquisadores descobriram uma conexão entre dores de cabeça frequentes e distúrbios do sono, incluindo insônia e apneia. 

Noctúria

Sair da cama para ir ao banheiro duas ou mais vezes por noite é uma condição chamada noctúria. 

Pesquisas sugerem que homens acima de 55 anos que acordam frequentemente para urinar podem ter aumento benigno da próstata e apneia obstrutiva do sono.

Outro estudo mostrou uma forte ligação entre as duas condições.

Diminuição do desejo sexual 

Um estudo descobriu que quanto mais e mais alto os homens roncam, maior a chance de relatar níveis mais baixos de satisfação sexual.

Complicações fetais

É comum a mulher roncar no último trimestre da gravidez por causa do aumento de peso. 

O problema é que o ronco é acompanhado por um risco aumentado de complicações fetais. 

Excesso de peso

Metade das pessoas com sobrepeso também tem apneia do sono. 

Isso acontece por causa do peso extra que se acumula no pescoço, dificultando a respiração à noite. 

Mas a boa notícia é que a perda de peso melhora os sintomas relacionados aos distúrbios do sono.

(SITE CURA PELA NATUREZA)