-->

sexta-feira, 18 de julho de 2014

IBOPE realiza pesquisa sobre opinião do eleitor cearense


De acordo como Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria LTDA foi contratado pela Televisão Verdes Mares para realizar uma pesquisa com o eleitor cearense sobre os candidatos, registrados junto a Justiça Eleitoral, para as disputas ao Governo do Estado, ao Senado Federal e à Presidência de República.

As entrevistas têm início nesta sexta-feira (18) e seguirão até o próximo dia 22 de julho, quanto está prevista a divulgação dos resultados do estudo, que também apresentará um retrado do eleitor cearense, com informações sobre idade, instrução e nível econômico.

Entre os dados que serão computados estão a preferência dos votos com a indicação do candidato de forma espontânea e também com a apresentação das opções por parte do entrevistador. Os consultados também apontarão os candidatos não votariam de jeito nenhum e quem eles acreditam que, no final do processo, acabarão sendo eleitos pelo povo.

É evidente que as atuais administrações das instituições públicas do Estado têm influência na opinião do eleitor e, por conta disso, o IBOPE também avaliará o nível de aprovação do governador Cid Gomes (PROS) e da presidente Dilma Rousseff entre os participantes da pesquisa.

O eleitor também deverá elencar os problemas mais graves enfrentados atualmente pela população do Ceará. As opções apresentadas são: abastecimento de água, agricultura, assistência Social, funcionalismo público, educação, energia elétrica, estradas, geração de empregos, habitação, impostos e taxas, meio ambiente, rede de esgoto, saúde, segurança pública, administração pública, cultura e lazer, corrupção, turismo, drogas, transporte, enchentes e seca.



Fonte: Ceará News

Centro de Russas ainda é a área mais bem cuidada da atual administração



Apesar de muitas reclamações todos os dias por parte da população com relação à sujeira em todo município. A reclamação é geral, pois o prefeito está sempre mais preocupado mais com a região central, a Avenida Dom Lino e o Riacho Araibu. Mesmo assim apesar de toda essa preocupação é visível muito lixo no centro da cidade.




Redação Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama






Comunidade do Mutirão novo em Russas pede socorro




A comunidade do bairro do Mutirão no município de Russas encontra-se em completo estado de abandono. Além de faltar médico, falta medicamentos, não tem agente de saúde, muito lixo jogado nas ruas, quadra de esportes totalmente abandonada, o único campo de futebol para as crianças praticarem esporte durante a noite as luminárias estão queimadas, não tem segurança. Segundo os moradores na hora de pagar o IPTU consta no setor de tributos do município uma quadra de esporte na comunidade, pois não existe e a população quer saber aonde foi feito esse espaço para pratica do futsal. Na campanha política passada o atual prefeito Raimundo Weber Araújo prometeu muita coisa para aquele bairro, mas até agora não apareceu nem para agradecer os votos que tirou naquela comunidade.






Redação Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama


HOMICÍDIO ABALA NO TOMÉ QUIXERÉ




Hoje por volta das 3:hrs da tarde dessa sexta
foi vitima de homicídio a pessoa conhecida por Junior de maria do churrasco
Mas conhecido como junior do olho rasgado
na saída pro km 60 próximo ao cemitério .
fonte blog QUIXERÉ



Aposentado “armado até os dentes” é preso em Jati-CE





A expressão “armado até os dentes” poderia ser usado muito bem com o aposentado Antônio Garcia de Sá de 73 anos, após denuncia anônima os Policiais da Civil de Penaforte e Brejo Santo/CE realizaram na tarde desta quinta-feira (17), a operação em que perdeu o aposentado o Sr. Antônio de 73 anos, residente na Rua Manoel Leobino 209 em Jati-CE. Com o aposentado foram encontradas várias arma de fogo, tipo carabina e Revolver 38, além de uma grande quantidade de munições, além de várias armas brancas tipo Peixeira e até um punhal, arma muito perigosa devido à mesma cortar pelos dois lados. Em depoimento na delegacia de policia civil de Penaforte o aposentado falou que mantinha essas armas para sua defesa, haja vista que no passado ele teve algumas desavenças com pessoas da mesma cidade. A operação foi comandada pela Drª. Valesca Basílio Feijó delegada de Penaforte a operação contou com 07 agentes da policia civil.
Por: Agência OKariri |



Ceará tem pior saldo de empregos em 19 anos

Influenciado sobretudo pelo cancelamento de vagas na indústria da transformação, na construção civil e no comércio, o saldo de geração de empregos entre os meses de maio e junho, no Ceará, foi negativo pela primeira vez em 19 anos. Com 100 postos de trabalho perdidos no período, o Estado apresentou retração de 0,01% no total de empregos celetistas (com carteira assinada), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com os dados do Caged, o saldo cearense de 100 vagas perdidas foi o 19º pior no ranking nacional. O último resultado negativo do Estado havia sido registrado em 1995, quando 235 postos de trabalho foram cancelados entre maio e junho.

A indústria de transformação do Ceará foi responsável pelo fechamento de 759 vagas em junho deste ano, frente ao mês imediatamente anterior. Já a construção civil e o comércio desativaram, respectivamente, 457 e 373 postos de trabalho. A agricultura, por sua vez, teve saldo de 739 novas contratações, sendo seguida pelo setor de serviços, com 634 novas oportunidades geradas no período.


Conforme o coordenador de Estudos e Estatísticas do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), Pedro Jorge Viana, a redução do número de empregados na indústria reflete a situação atual do setor, que enfrenta as incertezas ligadas ao futuro da economia brasileira. "É natural que a indústria tente diminuir os seus custos. Não é o que nós desejávamos, mas a conjuntura econômica do País está determinando esse comportamento", aponta.

As previsões cada vez menores para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, acrescenta, é um dos fatores que têm retraído os planos de novos investimentos por parte dos industriais.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro, a redução apresentada pelo segmento em junho foi uma "queda pontual", causada principalmente pelos feriados resultantes da Copa do Mundo, durante a qual as construtoras evitaram fazer novas contratações. "Além disso, 450 empregos, de um universo de 90 mil, é muito pouco, não é realmente uma retração", frisa.


Acumulado
Apesar do resultado negativo em junho, o nível de emprego, no acumulado dos últimos 12 meses, teve alta de 4,07% no Ceará, com a geração de 46.953 novos postos. De acordo com o Caged, o resultado nesse intervalo foi o melhor do Nordeste.

Em todo o Brasil, foram gerados 25.363 empregos celetistas entre maio e junho deste ano, o que representou expansão de 0,06%. Esse resultado foi o menor saldo de criação, para um mês de junho desde 1998.

Já nos últimos 12 meses, foi registrada no País a criação de 763.499 postos de trabalho, o que correspondeu a um crescimento de 1,89% entre junho de 2013 e igual mês deste ano.

MTE reduz projeção para geração de vagas no ano
Brasília. O Ministério do Trabalho reduziu a previsão para a geração de empregos com carteira assinada em 2014 de 1,4 milhão para 1 milhão de postos. O número se refere à diferença entre contratações e demissões.

A revisão se deve ao resultado do primeiro semestre do ano, quando foram abertos 588.671 novos postos de trabalho formal, segundo dados do Caged divulgados nesta quinta-feira (17).


Esse é o menor saldo para esse período do ano desde 2008 (397.936 vagas).

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, afirmou que a projeção anterior não contemplava os resultados ruins da indústria. Ele disse que a economia brasileira não está indo mal. "A gente não está tendo aquele crescimento que tivemos, mas o nosso PIB continua positivo, e a geração de emprego continua positiva".

Fonte: Diário do Nordeste



São Luis-MA: Aos 20 anos, “Mocinha” usava a boa aparência para roubar carros


Uma jovem de 20 anos utilizava sua beleza como artimanha para atrair homens e roubar-lhes o carro. Adriane Oliveira Ribeiro foi detida na última quarta-feira (16) suspeita de integrar uma quadrilha especializada nesse tipo de crime, agindo na região de São Luiz, no Maranhão.

A jovem é conhecida como “Mocinha” e, segundo informações da Delegacia de Roubos e Furtos de Veiculos (DRFV) da capital maranhense, ela foi surpreendida durante uma abordagem policial.

Ela estava em um veículo roubado e, de acordo com informações policiais, fazia parte do bando de assaltantes e costumava agir usando sua boa aparência para atrair as vítimas.


site miséria




Morre o escritor João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos


O escritor João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos, 7º ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras, morreu na madrugada desta sexta-feira em casa, no Leblon.

Segundo o “Bom dia Rio”, da TV Globo, o autor foi vítima de embolia pulmonar. Autor de clássicos da literatura brasileira como “Sargento Getúlio” e “Viva o povo brasileiro”, Ubaldo Ribeiro recebeu o Prêmio Camões, maior honraria da literatura em língua portuguesa, em 2008. Ele foi eleito para a ABL em 1993 para ocupar a cadeira número 34, em seucessão de Carlos Castello Branco.

Nascido na ilha de Itaparica, na Bahia, Ubaldo Ribeiro foi criado no Sergipe em parte da infância. O escritor era colunista do O Globo.


Fonte: Extra Online



Apreensão de celulares em presídios cearenses cai pela metade


O volume de celulares apreendidos nos presídios cearenses caiu pela metade no primeiro semestre de 2014. Desde janeiro até o dia 30 de junho, 1.375 aparelhos foram recolhidos no interior de celas das unidades de detenção do Estado. A média é de seis celulares apreendidos por dia. Ao longo de 2013, o total de aparelhos recolhidos foi de 4.295 unidades. Cerca de 12 equipamentos recolhidos diariamente pelos agentes prisionais. A expectativa da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) é que o número continue caindo em razão do uso dos escâneres de corpo nas unidades prisionais.

Desde o mês de junho, os aparelhos já estão em funcionamento em três casas de detenção. No total, 7.483 verificações já foram realizadas, entre visitantes e funcionários do sistema prisional. Destas, apenas três pessoas foram flagradas portando materiais ilícitos. Todas eram mulheres, que tentaram entrar nos presídios com drogas, especificamente maconha e cocaína, escondidas nas partes íntimas.

Duas delas foram flagradas na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) III, em Itaitinga. Já a terceira foi detida na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. As três foram levadas para delegacias e autuadas em flagrante por tráfico de drogas.


Duas delas foram flagradas na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) III, em Itaitinga. Já a terceira foi detida na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. As três foram levadas para delegacias e autuadas em flagrante por tráfico de drogas.

“Elas não foram classificadas como usuárias de drogas pelas características do momento em que foram presas. Levando drogas nas partes íntimas para o interior de uma unidade prisional”, explicou a coordenadora do Sistema Penal (Cosipe), Socorro Matias. Segundo ela, até o dia 15 de setembro, outras quatro casas de detenção do Estado receberão os aparelhos. Atualmente, os equipamentos estão funcionando em duas unidades de Itaitinga e um em Pacatuba.

Novidade como modelo de revista pessoal utilizado nos presídios cearenses, os escâneres de corpo deverão acabar com as revistas íntimas feitas por funcionários do sistema prisional em sete casas de detenção do Estado. As máquinas são capazes de detectar a presença de objetos intracorpóreos, como armas, drogas, celulares e chips. Basta que as pessoas fiquem de pé numa esteira, que passa por dentro do equipamento.

Conforme O POVO publicou no dia 10 de junho, na ocasião da inauguração dos aparelhos, a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, classificou o modelo anterior, que ainda ocorre em várias penitenciárias cearenses, como “constrangedor”. “Vamos abolir essa prática vexatória e invasiva nas sete unidades do Estado”, declarou na época.

Os aparelhos já têm provocado a curiosidade e, ao mesmo tempo, um efeito intimidatório nos visitantes dos detentos, principalmente nas mulheres, segundo Socorro Matias. “A instalação dos equipamentos foi amplamente divulgada. A gente percebe isso pela curiosidade delas. Na própria fila, ficam perguntando se a máquina esta funcionando. Essa divulgação também serviu para que as pessoas se conscientizem que não devem levar ilícitos para os presídios, mesmo que escondidos, porque serão flagradas. Isso tem coibido essa prática”, avaliou.

Saiba mais
Em 2013, foram apreendidos 4.295 celulares nos presídios cearenses. A média foi de 12 aparelhos recolhidos por dia.

No primeiro semestre deste ano, houve 1.375 apreensões. A média foi de seis equipamentos apreendidos diariamente, ao longo dos 181 dias.

Fonte: O Povo





Datafolha aponta Dilma com 36%, Aécio, 20%, e Campos, 8%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (17) mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Aécio Neves (PSDB), com 20%, e Eduardo Campos (PSB), com 8%.

No levantamento anterior do Datafolha, realizado nos últimos dias 1º e 2, Dilma tinha 38%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 9%. Somados, os adversários de Dilma acumulam 36%, mesmo percentual da presidente, que tenta a reeleição. 

A pesquisa é a primeira realizada após o início oficial da campanha eleitoral, no último dia 6. Desde essa data, candidatos têm autorização da Justiça Eleitoral para realizar comícios, propaganda na rua e na internet, entre outras atividades de campanha. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa em 19 de agosto.

O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam passou de 11% no começo do mês para 14% agora. Brancos e nulos eram 13%, percentual que se manteve. O quarto colocado na pesquisa, pastor Everaldo (PSC), aparece com 3% das intenções de voto; no levantamento anterior, tinha 4%.

Veja os números do Datafolha na pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):


Dilma Rousseff (PT): 36%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Eduardo Campos (PSB): 8%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- José Maria (PSTU): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
- Eymael (PSDC): 1%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 13%
- Não sabe: 14%
 
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:
- Dilma Rousseff: 44%
- Aécio Neves: 40%
- Brancos ou nulos: 10%
- Não sabem: 5%
- Dilma Rousseff: 45%
- Eduardo Campos: 38%
- Brancos ou nulos: 11%
- Não sabem: 6%

Rejeição
A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Confira abaixo:
- Dilma Roussef: 35%
- Pastor Everaldo: 18%
- Aécio Neves: 17%
- Zé Maria: 16%
- Eymael e Levy Fidelix: 14%
- Eduardo Campos e Rui Costa: 12%
- Luciana Genro, Mauro Iasi e Eduardo Jorge: 11%
- Não rejeitam ninguém: 11%
- Rejeitam todos: 6%
- Não sabem: 11%

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha ouviu 5.377 eleitores em 223 municípios na terça (15) e na quarta (16). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.


A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR00219/2014.

FONTE CEARÁ NEWS








PREFEITURA DE QUIXERÉ COMPRA CARRO PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA‏



A Prefeitura Municipal de Quixeré através da Secretaria de Saúde, comprou com recurso próprio um carro que servira com exclusividade para as ações da vigilância sanitária do Municipio.  Com a aquisição do veículo as ações da vigilância serão executadas com mais frequência e com mais eficiência, proporcionando assim, mais saúde para a população.

Assessoria de Comunicação da PMQ





TCM começa programa de orientação aos gestores em Pentecoste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) começa na próxima terça-feira (22), a partir de Pentecoste, a versão 2014 do seu programa de orientação aos gestores públicos municipais, servidores e pessoas sem função pública. Segundo o TCM, essa é a etapa presencial, pois no formato à distância, contemplando aspectos teóricos, já vem sendo aplicado desde o mês de maio.

“Chegou o momento de tratar das questões de natureza prática, com exemplos, análise de casos e apresentação de soluções dirigidas”, informa o presidente do órgão, Conselheiro Francisco Aguiar, que fará a abertura de cada evento nos 10 municípios-polo selecionados, que recebeu a denominação geral de Caravana TCM da Cidadania.

Em cada cidade escolhida como ponto de concentração as atividades acontecerão durante três dias, tendo, dessa vez, outra inovação: a execução do Projeto Educar para o Controle Social, vertente voltada, exclusivamente, para o segmento estudantil. “Desejamos, com essa iniciativa”, explica o presidente Francisco Aguiar, “investir fortemente no preparo dos jovens para o exercício da cidadania, utilizando cartilhas com linguagem própria, gincanas e outras ferramentas lúdicas, permitindo-lhes compreender como funcionam os negócios públicos e como cada um pode contribuir na melhor utilização do patrimônio que pertence à sociedade”.

Em Pentecoste estarão presentes, também, delegações dos seguintes municípios: Palmácia, Apuiarés, Aratuba, Caridade, General Sampaio, Guaramiranga, Irauçuba, Itapajé, Mulungu, Pacoti, Paracuru, Paraipaba, Paramoti. São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

A abertura oficial acontecerá na Escola Alan Pinho Tabosa (Rua Maria de Menezes Furtado, Nº 105, Vila Nova). As atividades com os estudantes serão realizadas nas Escolas de Ensino Fundamental Prefeita Margarida Gomes de Araújo, Governador Waldemar Alcântara, José de Anchieta e Silva e Francisco Sá.

PARCERIAS

No desenvolvimento da programação, até o final do ano, o TCM contará com a parceria da Controladoria Regional da União no Ceará (CGU/CE), Assembléia Legislativa/Universidade do Parlamento (Unipace), Ouvidoria do Ministério Público Estadual, Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), Núcleo de Educação Fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda, Conselho Regional de Contabilidade (CRC/CE), Conselho Regional de Administração(CRA/CE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE).




Fonte: Ceará News

Ofertas de Emprego

SINE/IDT de Russas informa que dispõe de vagas de emprego nas seguintes ocupações:

PROMOTOR DE VENDAS
VENDEDOR DE CONSORCIO
VENDEDOR/ENTREGADOR
GARÇOM
TECNICO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO
VENDEDOR PRACISTA
OPERADOR DE CAIXA
AUXILIAR DE PRODUÇÃO (COM EXPERIÊNCIA EM CERÂMICA) TRABALHAR INDUSTRIA DE CIMENTO
AUXILIAR DE CREDITO
ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO
CONFECCIONADOR DE CALÇADOS (JOVEM APRENDIZ NA EMPRESA DAKOTA)
EMPREGADA DOMESTICA
CONSULTOR DE VENDAS




    Para verificar estas e outras oportunidades os interessados devem se dirigir até a Unidade de Atendimento que fica na Av. Cel. Araújo Lima nº 1458 A – Centro Russas-CE, levando RG, CPF e Carteira de Trabalho.

ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DEIXA PESSOAS FERIDAS EM LIMOEIRO



Ontem dia 17/07, por volta de 18h00min, no semáforo que fica situado no cruzamento da Avenida dos Expedicionários com a Rua Francisco Nunes Guerreiro, ocorreu um acidente de trânsito envolvendo uma Moto Honda Biz de cor azul, placa HYB-8483/ Limoeiro do Norte, e um veículo Belina II Del Rei, de cor Azul, placa IDJ-1335/ Limoeiro do Norte.
Segundo informações de populares, no momento do acidente, duas mulheres e uma criança estavam na moto Honda Biz, sendo que ambas foram socorridas para o Hospital Regional por uma equipe do SAMU.
fotos blog plantão policial de limoeiro
fonte da matéria do blog do tom



Caso de febre chikungunya é confirmado no Ceará



A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) divulgou nota técnica, nesta quinta-feira, 17, confirmando a ocorrência de caso importado de febre chikungunya no Ceará, no município de Brejo Santo, no início deste mês. O paciente do sexo masculino, 25 anos, viajou em junho para a República Dominicana, conforme a Sesa. Ele se se recuperou e, na quarta-feira, 16, retornou ao Recife, onde mora.

Ele retornou ao Brasil no dia 1° de julho, indo direto de ônibus para Brejo Santos, onde visitaria a família. Os sintomas apareceram no dia seguinte, semelhantes ao da dengue. Em 3 de junho, o médico do paciente suspeitou de chikungunya e determinou o isolamento por dez dias, para evitar a transmissão autóctone.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Sesa informam que realizaram todos os procedimentos de investigação epidemiológica e controle vetorial para evitar a disseminação.


Doença
A febre chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e Aedes albopicus. A virose tem sintomas semelhantes aos da dengue – com dores mais fortes nas articulações e menos riscos de complicações.

A maioria dos pacientes melhora depois de sete a dez dias. A doença tem transmissão autóctone na África, Ásia e, a partir do final de 2013, em países do Caribe, como a República Dominicana, e, ainda, Haiti, Guiana, Guiana Francesa e Porto Rico. No Brasil, haviam sido registrados 20 casos, até o dia 10 de julho, conforme publicado pelo O POVO.

Segundo o infectologista Ivo Castelo Branco, coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das diferenças em relação à dengue é que dificilmente a doença evolui para complicações sérias ou quadros hemorrágicos. No entanto, existem casos em que as dores permanecem por meses.

Fonte: O Povo