-->

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

FOI APRENDIDO HOJE PELA POLICIA RODOVIARIA FEDERAL EM CHOROZINHO 300 COMPRIMIDOS DE EXTASE E 3000 PASTILHA LSD TRANPORTADO PELO UM PASSAGEIRO DO ONIBUS.



Foi apreendido hoje pela Polícia Rodoviária Federal em Chorozinho 3000 comprimidos de êxtase e 3000 pastilhas de LSD que estavam sendo transportadas por um passageiro de um ônibus que fazia a linha Fortaleza\São Paulo. O jovem de 21 anos, iniciais do nome TSV, afirmou que pegou a droga em Fortaleza e receberia R$500 para deixá-la em São Paulo.
Esse tipo de droga é consumida hoje em dia pela classe média alta, devido seu alto preço de revenda. Estima-se nessa apreensão um prejuízo de RS120.000,000 aos traficantes.
O fato foi encaminhado a Polícia Civil de Chorozinho.


OPORTUNIDADE DE EMPREGO O SINE/IDT informa que dispõe de vagas de emprego nas seguintes ocupações:

Atendente de Balcão
Auxiliar de Linha de Produção
Confeccionador de Calçados de Couro (Jovem Aprendiz)
Corretor de Seguros
Professor de Língua Portuguesa
Técnico Mecânico
Vendedor Pracista

Para verificar estas e outras oportunidades, os interessados devem se dirigir à Unidade de Atendimento do SINE/IDT, situada à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A, Centro, Russas – CE, levando RG, CPF e Carteira de Trabalho.

OCORRENCIAS POLICIAIS EM RUSSAS E NO VALE DO JAGUARIBE NAS ULTIMAS 24 HORAS



ONTEM dia 02.12.2014, por volta das 09h00, na Agência do Bradesco situada a Rua Pe. Raul Vieira centro de Russas-CE, quando as Sra.(s) LUZIA LUCIA DE OLIVEIRA, data de nascimento 14/011/956, natural de Russas-CE, casada, aposentada, filha de Expedito Damião de Oliveira e Antônia Antonieta de Lima, residente no Sitio Malhadinha zona rural de Russas-CE, e MARIA SALETE DE LIMA, data de nascimento 02/10/1950, natural de Russas-CE, casada, aposentada, filha de José de Sousa Lima e Custodia de Oliveira Lima residente na Lagoa do Frade zona rural de Russas-CE, estavam na fila do caixa eletrônico da referida agência bancaria para efetuar saque, apareceu um indivíduo de cor morena, estatura alta, trajando camisa social de cor azul com listras, portando crachá do Bradesco, onde o mesmo identificou-se as referidas senhoras como sendo funcionário do banco e ofereceu ajuda as mesmas, tendo essas entregues seus cartões ao suposto funcionário, que efetuou os saques em seguida entregou os cartões as vítimas informando que não tinha dinheiro nas suas respectivas contas em seguida evadiu-se. Logo após as vítimas mantiveram contato no interior da agência com funcionários do banco que ao verificarem foi constatado que havia sido realizado saques nas contas das vítimas, que da Sra. Luzia foi sacado mais de mil reais enquanto da Sra. Maria Salete foi sacado a quantia de R$ 286,00. Os policiais militares na  RD 2776 compareceram ao local onde deram início as diligências no intuito de localizar e prender o infrator.
________________________________
 JAGUARUANA-CE HOMICIDIO A BALA
ontem dia 02.12.2014, por volta das 19h00, na localidade de Córrego das Melancias, zona rural de Jaguaruana-CE, dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta (mais dados não anotados), adentraram na residência de RAFAEL DA SILVA MOREIRA, vulgo ‘RAFAEL DA MILOGO’, nascido aos 08/12/1992, natural de Jaguaruana-CE, filho de Francisco Paulo Moreira e Maria Ismelda da Silva, residente no endereço acima e efetuaram vários disparos de arma de fogo, contra a vítima, que saiu correndo para o quintal para se refugiar, enquanto os infratores fugiram tomando rumo ignorado. A vítima foi socorrida por populares para o Hospital local e, logo transferida para o Hospital da cidade de Russas-CE, onde foi feito exames e constatado quatro perfuração a bala, sendo três no tórax e um no pescoço, e na hora de ser transferida para o IJF, a vítima não resistiu a gravidade dos ferimentos e vindo a óbito as 22h10min. Os PMs com o apoio da Equipe RAIO e os Inspetores da Policia Civil, se encontram em diligencias no intuito de localizar e prender os infratores do delito. Vale salientar, que informações de populares apontam como autores dos disparos os indivíduos conhecidos como ‘PAMPI’ E ‘TIERRI’.. 
________________________________
RUSSAS-CE APREENSÃO DE VEÍCULO IRREGULAR
ONTEM dia 02.12.2014, por volta das 19h50min, no Jardim de São José, zona rural de Russas-CE, foi apreendida a motocicleta HONDA/CG 150 TITAN KS, de cor preta, ano 2005, de placa HXL 6467, em nome de MARIA EDIVANI OLIVEIRA SOUSA, que era conduzida por SAMUEL KAIRO LIMA CHAVES, nascido aos 28/05/1996, solteiro, estudante, filho de Salviana Maria Rodrigues Lima, por não possui a CNH. Os PPMM da Equipe do CPI  conduziram as motocicletas ao pátio interno do 1º BPM, onde posteriormente será recambiada ao Detran através de oficio.
 
_____________________________
RUSSAS-CE PRISÃO COM BASE NA LEI MARIA DA PENHA E TCO POR DANOS E LESÃO CORPORAL
ONTEM dia 02.12.2014, por volta das 18h30min, na Rua João Afonso, 2297, bairro Tabuleiro da Vaquejada, Russas-CE, foi preso NATANAEL BATISTA DA ROCHA, nascido aos 29/06/1195, natural de Fortaleza-CE, solteiro, filho de Amadeu Gonçalves da Rocha e Sonia Maria Batista da Rocha, por haver agredido sua GENITORA SONIA MARIA BATISTA DA ROCHA, nascida aos 24/04/1968, natural de Russas-CE, casada, do lar, filha de Raimundo Machado da Costa e Maria Valdeci da Silva, e quebrado os seus móveis. Os PMs na CP 1511 FTA conduziram ambos para a DRPC, onde foi lavrado o flagrante no Art. 147 combinado com 173, parágrafo 7º, inciso I e II de nº 541/491/2014, (Lei Maria da Penha) e um TCO nos Art’s. 163 e 129 (Danos Materiais e Lesão Corporal) do CP.
________________________________________________
ICAPUI-CE PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO NA LEI MARIA DA PENHA
Ontem  dia (02/12/2014) por volta das 08h50min, conforme foi informado pelo SD PM, Permanente e Rádio Operador do Destacamento de Icapuí/CE, receberam uma denúncia, onde o senhor Antônio Carlos, filho da vítima, reportava que o seu tio, o senhor JEOVAH RODRIGUES SANTIAGO, nascido aos 20/09/1960, filho de Manoel Rodrigues de Santiago e Antônia Maria de Santiago, residente próximo ao Bar do Gilson em Peixe Gordo, Icapuí-CE, teria agredido sua mãe, a senhora MARIA RODRIGUES DO NASCIMENTO, nascida aos 25/07/1942 e residente na mesma residência do agressor. Que a composição da PM,se deslocou para o local e fez a condução do agressor, da vítima e do denunciante até a DPC de Icapuí para os procedimentos cabíveis.
_____________________________________________
ARACATI-CE COLISÃO ENTRE MOTOS E PRISÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
Ontem dia (02/12/2014), por volta das 16h50min, a VTR 01 da Guarda Municipal de Aracati, composta pelos Guardas Silva, Costa, Oliveira e o Guarda Elidiam, foram acionados via Central da Guarda, para uma ocorrência onde foi informado que acabara de ocorrer uma colisão entre duas Motocicletas, na Rua Cel. Alexandrino com a Rua José de Alencar, próximo ao “Cesi”, que ao chegar no local, conforme foi informado pelos Guardas Municipais, foi constatado o fato onde se tratava da Vítima a pessoa de Antônio Xavier Maia, de 70 anos, filho de Maria de Fátima Bandeira Maia e Pai N/D, residente na Júlia Viana Porto, N° 42, Bairro de Fátima, Aracati/CE (conforme informou seu filho o senhor Jaerdis Arísio Bandeira Maia), onde o mesmo estava pilotando sua Moto sendo uma Honda Fan 150 de cor vermelha, placa OSV-1400 de Aracati, quando veio a colidir com a pessoa de Mauro Hélio dos Anjos da Silva, 37 anos, filho de Nazareno dos Anjos da Silva e Maria Verônica dos Anjos, residente na Rua Zacarias Soares, N° 124, Várzea da Matriz, Aracati (segundo o mesmo), o qual vinha conduzindo uma moto tipo Honda NXR Bros 150 de cor Preta, placa OIQ-3951, Aracati, adianto que segundo o Guarda Municipal, Silva, a vítima o senhor Antônio Xavier veio a ser socorrido, em estado grave, pela viatura do Resgate da Guarda, composta pelos socorristas Marciely e Magno, para o Hospital Municipal e que a pessoa de Mauro Hélio, foi conduzido para a DPC para os procedimentos cabíveis, sendo que o mesmo ainda se negou a fazer o teste do Bafômetro.
__________________________________ 
BEBERIBE-CE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA FATAL
Ontem dia (02/12/2014), por volta das 20h00, na localidade de Porteira, Paripueira, Beberibe, de acordo com informações dadas por populares, RAIMUNDO NONATO CARLOS DOS SANTOS, filho de Francisco de Sousa dos Santos e Maria Carlos dos Santos, nascido em 21/04/1986 e residente na localidade de Umari, Beberibe, que guiava uma Honda Bros de cor vermelha, placa ORS 1402, e após colidir com uma caminhonete, ainda não identificada, veio a óbito no local. Esteve presente o SAMU AR28, que confirmou o óbito. Atendeu a ocorrência a CP 1012 , que estão no local aguardando a chagada da perícia e do rabecão.
___________________________________
PEREIRO-CE PRISÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
Ontem dia 02/12/2014, por volta das 00h30min, populares que moram nas proximidades do Posto Lagoa Nova, localizado na Rua José Milton de Morais, Pereiro-CE, informaram que LINDOMAR FERREIRA DAS CHAGAS, nascido em 26/04/77, filho de Agrimar Ferreira das Chagas e Noemi Maria das Chagas, agricultor, natural de Jaguaribe-CE, residente no Sítio Baixio dos Clementinos, Zona Rural de Pereiro-CE, encontrava-se embriagado, transitando em um veículo, gerando perigo de dano. Prontamente, a composição da viatura CP-1313,  deslocou-se até o local, onde abordou o indivíduo que transitava em um Chevrolet Classic LS, cor preta, de placa FBX-7850 e constatou que o condutor apresentava sintomas de ter ingerido bebida alcoólica. Com isso, o policiamento conduziu-o à PRF de Jaguaribe-CE, onde foi submetido ao teste do bafômetro, tendo o resultado positivo em 1.02 MG/L. Após a confirmação, foi dada voz de prisão e conduzido à DRPC para a realização dos procedimentos cabíveis.
 ____________________________________
IRACEMA-CE FUGA DE PRESO DA CADEIA PÚBLICA DE IRACEMA
Ontem dia 02/12/2014, por volta das 10h00min, o CB PM, permanente do Destacamento de Iracema-CE, ligou para o COPOM da 3ªCia/1ºBPM, informando que haviam fugido 02 (dois) detentos da Cadeia Pública de Iracema-CE, fato este observado por JOSÉ ALBERTO, agente penitenciário daquele presídio. Trata-se de MARCOS ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA, vulgo “Marcos de delvito”, que responde o Art. 14 do Estatuto do Desarmamento; JOSÉ ALVES DE OLIVIERA JUNIOR, vulgo “Junior Tatuagem”, que responde o Art. 155 e 157 do CPB. Segundo o agente penitenciário, acredita-se que os detentos fugiram durante o banho de sol e que tenham pulado o muro. Após ficar ciente da fuga, a composição da viatura CP-1323,saíram em diligência no intuito de recapturar os fugitivos.
 
_________________________________________
LIMOEIRO DO NORTE-CE VEÍCULO ROUBADO RECUPERADO (ABANDONADO)
Ontem dia 02/12/2014 (Terça-feira), por volta das 05h40min, no Sitio Canafístula, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, foi encontrada abandonada a motocicleta HONDA/NXR 150 BROS, ano/modelo 2013/2013, de cor preta, de placa OSO-2534, com inscrição de Russas-CE, tendo como vítima de roubo a pessoa de JOSE ALBERTO PEREIRA DA SILVA JÚNIOR, conforme consta no Relatório Nº 106, de 28/11/2014. A RD 2700  compareceram ao local e conduziram o referido veículo para a Delegacia de Polícia Civil de Limoeiro do Norte-CE para serem realizados os procedimentos legais e posterior devolução ao legítimo proprietário.
 
__________________________
LIMOEIRO DO NORTE-CE HOMICÍDIO À BALA E RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO ROUBADO
Ontem dia, 02/12/2014 (Terça-feira), por volta das 05h25min, na Comunidade de Sitio Córrego de Areia, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, foi vítima de homicídio a bala a pessoa de ANTONIO FERREIRA DA COSTA, vulgo “TONHEIRO”, nascido em 14/02/1967, filho de Rosa Maria de Jesus e Pai N/D, natural de Limoeiro do Norte-CE, residente na referida comunidade, presidiário no regime semi aberto e respondia um Art.121 (homicídio), o mesmo havia acabado de sair do presídio local e estava se dirigindo a sua residência, quando foi abordado por dois indivíduos em uma motocicleta que efetuaram vários disparos contra o mesmo, que veio a óbito no local as RD’s 2700 e 2701,  foram ao local e adotaram todas as medidas cabíveis, bem como começaram a diligenciar momento este que se depararam com uma motocicleta HONDA FAN 150, de cor preta, placa NUQ-5953, que se encontrava abandonada por trás da Churrascaria Sombra da Tarde, no Mutirão Habitat Brasil, e após consulta no sistema a mesma encontrava-se com queixa de roubo e esta em nome de Roberto Carlos Mendes de Oliveira, suspeitando-se que a mesma seja o veículo utilizado no Homicídio, a mesma foi conduzida a DPC local para as providências cabíveis.
 
_____________________________________________
LIMOEIRO DO NORTE-CE RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO ROUBADO
Ontem dia 02/12/2014 (Terça-feira), por volta das 06h00min, foi recuperada pela equipe da RD-2701, a motocicleta HONDA/NXR 150 BROS, ano/modelo 2013/2013, de cor preta, de placa OSO-2534, com inscrição de Russas – CE, de propriedade do Sr.: JOSE ALBERTO PEREIRA DA SILVA JÚNIOR, a mesma havia sido roubada da frente da sua residência, na Rua Cel. Serafim Chaves, centro de Limoeiro do Norte-CE, no dia 28/11/14, conforme relatório da mesma data, e encontrava-se abandonada na comunidade de Sítio Canafístula, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, a mesma foi entregue na DPC local para as providências cabíveis.
___________________________________-
TABULEIRO DO NORTE/CE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS
Ontem dia, 02/12/2014 (Terça-feira), por volta das 10h30min, a CP 1104  receberam uma denúncia anônima informando que na Rua Hermínia Gadelha, S/N, Planalto, Tabuleiro do Norte/CE, próximo a igreja Assembleia de Deus, havia uma casa, onde nela existia tráfico de drogas. De imediato a viatura saiu em diligencia para averiguar a denúncia, e chegando ao local informado, o senhor COSME RODRIGUES DE SOUZA, nascido aos 25/06/1995, filho de Antônio Rodrigues de Souza e Maria Rodrigues de Freitas, RG: 2008145245-9, CPF: 066.400.723-60, solteiro, montador de esquadria de alumínio, natural de Tabuleiro do Norte/CE, residente na Rua Hermínia Gadelha, Planalto, Tabuleiro do Norte/CE, ao avistar a viatura pulou o muro de sua residência, empreendo fuga, porém capturado há alguns metros da ocorrência, pelos policias. O mesmo confessou para os policias que vendia droga a aproximadamente 07 meses, e ao realizar as buscar no interior de sua residência, foi encontrado a quantia de 07 pedras de crack (aproximadamente 07 gr.) e R$ 263,95 em cédulas e moedas. De imediato foi dado voz de prisão ao mesmo e conduzido a Delegacia para os procedimentos cabíveis.
 
___________________________________
QUIXERÉ/CE TENTATIVA DE ROUBO SEGUIDO DE ACIDENTE DE TRÂNSITO.
 ontem  dia 02/12/2014 (terça feira), por volta das 20h20min, foi informada a unidade policial militar de Quixeré/CE, pelo operador de rádio da 1ª CIA 1ºBTL, onde populares haviam informado de um possível acidente de transito que ocorrera próximo a empresa de agricultura Del Monte, CE 377, próximo a guarita 01. De imediato a composição da VTR CP 1094, se dirigiram ao local onde constataram caído ao solo, ainda inconsciente, mais ainda com vida a pessoa de ÁLVARO GAUDÊNCIO SOARES DUARTE, nascido aos 20/02/1971, filho de Sebastião Soares Dantas e de Antonia Arruda Duarte, natural de Brejo do Cruz/PB, residente a Rua Maria Honorato nº 11, centro, Baraúna/RN, e uma motocicleta HONDA NXR 150 BROZ ESD, cor BRANCA, ano/ mod. 2013/2014 de placa OVZ 4678, licenciada em BARAÚNA RN, com uma perfuração a bala no tanque. Fato este constatado no local do ocorrido pelos PMs, e que diante da situação, socorreram de imediato a vítima ao hospital municipal de Quixeré/CE, e que diante de seu quadro clinico foi encaminhado ao hospital em Russas CE, pelo médico de plantão Dr. Maximilo. Em seguida os PMs retornaram ao local onde recolheram a referida motocicleta para devidas providencias cabíveis.
 
_____________________________
APREENSÃO DE PRODUTOS DE ROUBO. EM LIMOEIRO DO NORTE/CE
 ONTEM DIA 02/12/2014 (terça feira), por volta das 19h40min, as Equipes das viaturas RD’s 2700 e 2701  abordaram, na Rua Francisco das Chagas Celedônio, frente ao seminário diocesano, o veículo CORSA MAXX, cor BEGE, fabricação/modelo 2004/2005, de placas MZF0628 – Mossoró/RN, onde 02 (dois) indivíduos: 1º – JOSÉ ANCHIETA DE PAIVA JÚNIOR, nascido aos 18/11/1989, filho de José Anchieta de Paiva e Maria das Graças Carvalho Paiva, solteiro, residente na Rua Alexandre Soares de Couto, Nº 47, Alto do São Manoel, Mossoró/RN e 2º – RAUL MAIA SILVA, nascido aos 05/12/1987, filho de Francisco Ferreira da Silva e Maria Cosmo Maia Silva, pintor, solteiro, residente na Rua Bela Vista, Nº 19, Mossoró/RN. Os citados são suspeitos da prática de vários furtos ocorridos na região. Durante a abordagem, foram encontrados com eles: a importância de R$ 597,00, 02 (dois) óculos RAYBAN, 04 (quatro) aparelhos celulares, 02 (dois) relógios, 02 (dois) cheques no valor de R$ 7.500,00, cada; 02 (dois) cartões da CAIXA, 01 (uma) bolsa com pertences masculinos e femininos, alguns perfumes e um par de luvas, utilizadas em academia. Todo o material, assim como os supracitados acima mencionados, foram conduzidos à USI (Unidade de Segurança Integrada) de Tabuleiro do Norte/CE para serem adotadas as medidas cabíveis.
FONTE: Quartel do 1º BPM, Russas – CE, 03

HOMICÍDIO EM BANABUÍOU .


MULHER ENCONTRADA MORTA NA LOCALIDADE DE CAPÃO DO MAXIXE,BANABUIÚ. A VÍTIMA DE NOME GLEICIANE,SEGUNDO INFORMAÇÕES, ESTARIA GRÁVIDA. O PRINCIPAL SUSPEITO SERIA O PRÓPRIO NAMORADO DA VÍTIMA QUE ESTÁ FORAGIDO DA CADEIA DE QUIXADÁ.FONTE
FONTE AMIGOS DE PLANTÃO 
F

Prefeituras prometem pagar 13º até o dia 20 de dezembro

A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro, mas boa parte dos prefeitos alega não ter condições




BODE NASCE COM ROSTO HUMANO E CRIADOR É ACUSADO DE FAZER SEXO COM A MÃE DO ANIMAL



Uma cabra deu à luz a um filhote com um rosto humano, mas sem vida, em uma fazenda na região de Salta, na Argentina. Após um amigo dos donos da fazenda publicar as fotos em uma rede social, os criadores foram acusados de terem tido algum tipo de relação sexual com a mãe do animal. Após virar alvo de abusos verbais e acusações de zoofilia por moradores locais, eles tiveram que se esconder. Apesar das acusações, a mulher do fazendeiro, Olga Villalba disse acreditar que a deformação seja consequência de pesticidas na região. — O animal já estava morto quando nasceu.


FONTE .pinheirinho

RUSSAS-CE ESTELIONATO


  1. 02.12.2014, por volta das 09h00, na Agência do Bradesco situada a Rua Pe. Raul Vieira centro de Russas-CE, quando as Sra.(s) LUZIA LUCIA DE OLIVEIRA, data de nascimento 14/011/956, natural de Russas-CE, casada, aposentada, filha de Expedito Damião de Oliveira e Antônia Antonieta de Lima, residente no Sitio Malhadinha zona rural de Russas-CE, e MARIA SALETE DE LIMA, data de nascimento 02/10/1950, natural de Russas-CE, casada, aposentada, filha de José de Sousa Lima e Custodia de Oliveira Lima residente na Lagoa do Frade zona rural de Russas-CE, estavam na fila do caixa eletrônico da referida agência bancaria para efetuar saque, apareceu um indivíduo de cor morena, estatura alta, trajando camisa social de cor azul com listras, portando crachá do Bradesco, onde o mesmo identificou-se as referidas senhoras como sendo funcionário do banco e ofereceu ajuda as mesmas, tendo essas entregues seus cartões ao suposto funcionário, que efetuou os saques em seguida entregou os cartões as vítimas informando que não tinha dinheiro nas suas respectivas contas em seguida evadiu-se. Logo após as vítimas mantiveram contato no interior da agência com funcionários do banco que ao verificarem foi constatado que havia sido realizado saques nas contas das vítimas, que da Sra. Luzia foi sacado mais de mil reais enquanto da Sra. Maria Salete foi sacado a quantia de R$ 286,00. Os policiais militares Sgt na RD 2776 compareceram ao local onde deram início as diligências no intuito de localizar e prender o infrator.

Metrô volta a apresentar falhas e gera reclamação

Desde a noite da ultima segunda-feira, e durante a manhã de hoje, a Linha Sul doMetrofor, que opera comercialmente há dois mese, circulou com apenas dois dos três trens atuais, causando uma espera de cerca de 40 minutos e superlotação. Além disso, os usuários já apontam que o equipamento apresenta constantes problemas, além de falta de informações sobre os atrasos. 
O editor de vídeo Rafael dos Santos estava noCentro quando o metrô parou de funcionar na noite de ontem. “Quem estava nas outras estações teve que voltar à bilheteria para pegar de volta o ticket”, disse. Segundo ele, um funcionário da estação ainda foi irônico: “Se tiver coragem, espere o próximo, que só vem daqui a 40 minutos”. Outros passageiros disseram que esperaram por cerca de uma hora ainda dentro da composição lotada, o que causou transtornos como crianças chorando epessoas passando mal
Na noite de hoje, a situação já havia sido normalizada. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) informou, por meio da assessoria de imprensa, que no fim desta manhã, os três trens voltaram a operar com intervalos de 27 minutos entre cada um. 
Ainda assim, os usuários insistem que as adversidades com o metrô já se tornaram rotineiras. “Hoje, aqui está mais vago, mas isso não é comum. Desde que começou a funcionar, os vagões são sempre lotados e às vezes a espera é maior do que devia. Nunca tem ninguém para dar informações, virou uma verdadeira bagunça”, reclamaram algumas passageiras enquanto se preparavam para embarcar. 
Os que esperam diariamente pelo metrô colocam ainda que, normalmente, o número de trens em operação é menor que os três divulgados pelo Metrofor, o que não atende à demanda. “Peguei um metrô hoje pela manhã que praticamente não dava mais para entrar. Quase sempre operam só dois metrôs, o que não é suficiente para o número de usuários”, queixa-se o vendedor autônomo David Pessoa. 
Outro complicador, para os passageiros, é a falta de informação. Nas estações, não há avisos sobre os atrasos e os passageiros só descobrem o problema após esperarem mais do que o normal. “O trem atrasa e eles não avisam nada”, afirmou a assistente administrativa Tatiana Melo, que hoje resolveu ir de ônibus da Vila Pery, onde mora, para o trabalho. “Eu estava chegando constantemente atrasada”, diz.
Insegurança
Outra reclamação dos usuários é com relação à falta de segurança. Ainda nesta segunda-feira, a assistente administrativa viu um homem entrar em um dos vagões com uma faca de mesa na mão. “Como viram que ele tinha uma arma, a pessoas gritaram e ele jogou a faca no chão”, contou. Conforme ela, o suspeito seguiu viagem no trem lotado.
Também são corriqueiros os atos de depredação, em que os trens têm as janelas quebradas ao longo do trajeto. Além do risco de lesionar os passageiros, há ainda o prejuízo.
Em nota, a Metrofor confirmou que um dos trens apresentou um problema na Estação Carlito Benevides (Pacatuba), não circulando às 6h30, gerando uma espera de até 40 minutos, mas não explicou a causa. Com relação à falta de informações aos usuários, o Metrofor explicou que, em casos de ações não programadas, “por falhas no funcionamento dos trens, e não ações de manutenção, não é possível comunicar com antecipação”. 
A companhia disse ainda que está aperfeiçoando os serviços e a maioria dos atrasos se deve a falhas em equipamentos, como as portas dos trens. Além disso, os passageiros que não conseguiram embarcar após às 19h de segunda-feira tiveram o valor das passagens devolvidos nas bilheterias ainda abertas e, nas estações já fechadas, um agente entregou vales para ingresso posterior na Linha Sul. 
A Metrofor ainda informou que mantém seguranças particulares dentro das estações, nos vagões e no entorno da via metroferroviária e que a segurança externa é feita pela Polícia Militar. Já as ações de depredação são combatidas através de campanhas em escolas e, quando o depredador é identificado, o caso é apresentado à Polícia para os procedimentos legais.
Fonte: Diário do Nordeste



Ex-diretor da Petrobras diz que há corrupção em outros setores do país


As irregularidades que estão sendo investigadas pela Polícia Federal na Petrobras acontecem em outras áreas do Brasil, como portos, aeroportos, rodovias e hidrelétricas, afirmou nesta terça-feira o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) que investiga denúncias na petroleira.

“Isso que está no noticiário, que acontecia na Petrobras, acontecia no Brasil inteiro, nas rodovias, nas ferrovias, nos portos, aeroportos, nas hidrelétricas, isso acontece no Brasil inteiro, é só pesquisar”, declarou Costa, durante acareação com o ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró.

Inicialmente, Costa disse que não responderia perguntas, uma vez que participa de um programa de delação premiada da Justiça. Mas após ser questionado, decidiu dar algumas declarações.

Costa foi preso neste ano pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Passou seis meses na carceragem, até aceitar acordo de delação premiada, na qual denunciou um suposto esquema de sobrepreço e corrupção na Petrobras que alimentaria os cofres de partidos políticos.

Apesar de não ter dado detalhes de seu depoimento à Justiça, ele disse à CPMI que confirma as suas denúncias.

“Não tem nada na delação que eu falei que eu não confirme”, afirmou o ex-diretor.

Costa ressaltou que entrou na Petrobras em 1977 e assumiu a diretoria de Abastecimento 27 anos depois, e que em todas as posições anteriores, assumiu sem necessidade de apoio político.

Entretanto, Costa destacou que desde o governo de José Sarney (1985-1990) as indicações para diretorias da petroleira e de outras estatais dependiam de apoio político.

Costa frisou se arrepender "amargamente" por ter aceitado o cargo e que tudo que está acontecendo faz sua família sofrer.

"Infelizmente aceitei uma indicação política para assumir a diretoria de Abastecimento, infelizmente, estou extremamente arrependido de ter feito isso", afirmou. "Aceitei esse cargo e esse cargo me deixou e nos deixou aqui onde estou hoje."

* Com informações da Reuters

Fonte: Ceará News