-->

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Moro: “Vocês ouviram Lula falar em combater a corrupção?”

 SEGUNDA-FEIRA, JANEIRO 02, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Na manhã desta segunda-feira (2), o senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR) comentou, em publicação no Twitter os discursos de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cerimônia de posse, que aconteceu neste domingo (1°). O nome do ex-juiz federal ficou entre os assuntos mais comentados da rede social.

“Não quero atrapalhar a festa, mas, em algum momento, vocês ouviram Lula falar em combater a corrupção nos seus discursos de ontem?”, escreveu ex-ministro da Justiça.

Sérgio Moro, um dos nomes mais conhecidos da Operação Lava Jato, foi o responsável por ter condenado Lula por corrupção.

Eis o “tuíte”

Decreto das armas: confira como eram as regras e como ficaram

 SEGUNDA-FEIRA, JANEIRO 02, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Decreto de Lula dá uma espécie de “pausa” em novas permissões para ter armas, mas já determina o fim do “porte” de arma para atiradores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)começou o governo com um decreto que promove uma série de mudanças para restringir a compra de armas de fogo. A comercialização, o porte e a posse foram liberadas e até incentivadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).

No decreto desta segunda-feira (2/1) fica proibida a venda de armas e munições de uso restrito e há uma diminuição na quantidade de armamentos e munições permitidos por pessoa. Essa é a primeira mudança na legislação sobre armas. Um grupo de trabalho vai pensar em uma nova regulamentação.

No governo Bolsonaro, as pessoas com registro de Colecionador, Atirador e Caçador (CACs) tinham direito a comprar 5 mil munições por arma. O novo decreto permite a compra de 600 munições por arma.

Até então, os CACs podiam ter até 60 armas, sendo 30 de uso restrito. Agora está proibida a compra e venda de armas de uso restrito.

O decreto atual fala que “cada pessoa poderá adquirir, no máximo, três armas de fogo de uso permitido”. No entanto, segundo duas fontes, não fica claro se isso também vai valer para os CACs ou apenas para aqueles que têm armas registradas na Polícia Federal (PF), que é um outro sistema. 
 
 
Menores de idade

No governo Bolsonaro menores de idade tinham permissão para acesso a armas de fogo e prática de tiro, desde que com autorização dos pais.

Já no primeiro decreto de Lula, ficou determinado que a idade mínima para ter registro de arma é de 25 anos. Além disso, foi proibida a prática de tiro recreativo por pessoas sem registro, o que exclui os menores de 25 anos.

As novas regras não valem para todos. O texto do decreto especifica que policiais e militares podem continuar a comprar armas restritas e a fazer registro de CAC. A quantidade de armas e munições também não foi reduzida para eles. 
 
 
Fim do porte

Um dos pontos proibidos a partir de agora é o chamado “porte de trânsito”. Na legislação anterior, os CACs podiam andar com armas municiadas para supostamente ir a competições e clubes de tiro.

Acontece que, na prática, essa parte da lei estava sendo interpretada como um porte de arma para CACs, já que quando se era abordado pela polícia, por exemplo, era possível justificar que se estava a caminho de um clube de tiro.

Em um artigo de novembro, o Laboratório de Dados Fogo Cruzado mostrou em um artigo que alguns clubes de tiro começaram a funcionar 24 horas, o que serviria de justificativa para esse porte em trânsito.

O porte é basicamente “poder andar armado”. Já a posse é quando a arma deve ficar na residência. 
 

Sinalização importante

Autor do livro “Armas de Fogo no Brasil: Gatilho da violência”, o gerente do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani, viu como importante o primeiro decreto do governo Lula sobre armas.

“(O decreto) dá sinalizações importantes, sobre vedar acesso a armas de uso restrito, proíbe porte de trânsito. Já sinaliza para reduções de quantidades de armas e munições (trazendo exceções para atletas que de fato competem e precisam de mais munições), e cria um GT com liderança do MJSP que é uma grande mensagem sobre o impacto deste tema no crime organizado e segurança pública”, afirmou. 
 

Pausa

O decreto sobre armas do segundo dia de janeiro de 2022 faz uma espécie de “pausa” em novos registros de CACs e clubes de tiros, que estão suspensos até nova regulamentação.

O texto do decreto inclusive fala de um cadastro de armas, adquiridas a partir de 2019, no sistema da Polícia Federal, o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), mesmo das armas que estão cadastradas no Exército (caso dos CACs).

O ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula, Flávio Dino, tem defendido um “pente fino” nos registro de armas e clubes de tiro para garantir um controle maior aos armamentos. Operações policiais em 2022 revelaram o uso da facilidade de adquirir armas legalmente sendo usado por organizações criminosas.
 
(Terra Brasil Notícias)

TRAGÉDIA: Mulher perde a vida de maneira trágica no Réveillon após rojão ficar preso em sua roupa

 SEGUNDA-FEIRA, JANEIRO 02, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Uma mulher de 38 anos perdeu a vida durante a comemoração da virada do ano que aconteceu na cidade de Praia Grande, localizada no litoral do estado de São Paulo.

O caso aconteceu nos primeiros minutos deste domingo (1º), de acordo com as informações das testemunhas o acidente fatal aconteceu na faixa de areia da praia.

A mulher que não teve seu nome divulgado era da cidade de São Paulo e viajou com a família para passar o Réveillon em Praia Grande.

Um primo da vítima revelou que a família estava na areia e que durante a queima de fogos um rojão atingiu a mulher e ficou preso em sua roupa. Ainda de acordo com o primo da mulher, os fogos de artifício não eram do grupo de familiares.

O namorado da vítima tentou ajudá-la e acabou ferido, ele aparece na imagem ajoelhado perto do corpo da mulher e segundo testemunhas estava desesperado. Não há informações sobre o estado de saúde do homem.

Luiza Ferreira, de 20 anos, estava no local e afirmou que havia muitos fogos de artifício que estavam na faixa de areia de maneira irregular.

O rojão ficou preso na altura do peito da mulher, que morreu de imediato assim que explodiu.

Uma policial militar que estava trabalhando no local afirmou que ficou muito comovida com tudo que presenciou e chegou a chorar ao ver o desespero dos filhos e familiares da vítima.

“Algum irresponsável soltou fogos de maneira errada e terminou nessa tragédia. Ver os filhos, a mãe e as irmãs da vítima, todos desesperados, me fez chorar de verdade, não deu para segurar. Ela deixou dois filhos, um de 12 anos e um de 18”, relatou a agente de segurança.
 
(Minuto Info) 



CRUELDADE: Jovem que estava desaparecida na cidade de Morrinhos é encontrada sem vida na zona rural

 SEGUNDA-FEIRA, JANEIRO 02, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Lamentamos informar que as forças de segurança localizaram na tarde desta segunda-feira, 2, o corpo da jovem Itamara Eny de Freitas, de 19 anos, que estava desaparecida desde sábado, 31, após raptada por um homem armado.
 
O corpo foi localizado após buscas na localidade de Bom Principio, na zona rural. Segundo as informações recebidas pelo Portal Vale do Acaraú, o principal suspeito do crime esta preso, e teria confessado o crime. Ele é morador da cidade de Amontada, e estava a trabalho na cidade de Morrinhos.
 
Mais detalhes em instantes!
 
Com informações do portal Vale do Acaraú

Pague sua conta de Luz, Agua, Telefone e Boleto Bancario é Aqui!

Suspeito é preso com arma de fogo na cidade de Senador Pompeu

  - por  

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

Um indivíduo armado foi preso por uma composição do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) durante fiscalização, neste domingo (1º), em Senador Pompeu.

Por volta das 17h50, os militares durante patrulhamento pela rodovia CE 060, na altura do km 257, deram ordem de parada para ocupante de um veículo que ultrapassou a viatura pela faixa contínua.

No decorrer da abordagem, os policiais fizeram a busca veicular e encontraram um revólver calibre .38 municiado.

Então, Emanuel Nobre de Sousa, 28, foi preso e conduzido à delegacia de polícia civil no município, onde foi ratificada a prisão em flagrante pelo porte ilegal da arma de fogo.



Duas pessoas com arma e drogas são presas pelo BPRaio em Quixeramobim

  - por  

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

Dois indivíduos, um que estava com droga e outro com uma arma de fogo, foram presos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) na sexta-feira (30) em Quixeramobim.

O fato ocorreu depois de uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) receber denúncias acerca de um homem traficando drogas em um bar na localidade de Belém.

Diante do acionamento, a equipe do CPRAIO foi até o local e iniciou as buscas. Durante diligências no local, os policiais perceberam o momento em que um suspeito – Francisco Antônio Alexandre do Nascimento, 40 – pegou um revólver de calibre .38 que estava na altura da cintura e tentou esconder sob as cadeiras do bar. A arma foi recolhida e ele recebeu voz de prisão.

Ainda durante as buscas, um segundo suspeito – Darlan Virgínio da Silva, 30 – foi capturado por estar com trouxinhas de cocaína. Conforme o suspeito detido anteriormente, a arma de fogo apreendida na ação policial seria deste suspeito, que teria emprestado a ele.

Os dois foram conduzidos à Delegacia Municipal de Quixeramobim, onde houve instauração do inquérito policial cabível.

Feriados em 2023: confira os dias de folga e feriadões no Ceará

 SEGUNDA-FEIRA, JANEIRO 02, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O Ceará terá sete feriadões (dia feriado emendado com a sexta ou segunda) em 2023, a partir de abril. Na sexta-feira, 7 de abril, comemora-se Paixão de Cristo, feriado nacional. O segundo feriadão ocorre no mesmo mês, também numa sexta-feira, 21, data Tiradentes, feriado nacional.

Outro feriadão ocorre somente em maio, Dia Mundial do Trabalho, será numa segunda-feira, 1º de maio, e também terá feriado prolongado.

Juazeiro do Norte, maior cidade do interior do Ceará, terá dois feriadões a mais, já que a cidade tem dois feriados municipais em uma sexta-feira em 2023, em março e setembro.

Confira abaixo e lista de feriados, feriadões e folgas em Fortaleza e no Ceará em 2023.

Janeiro
  • 1° de janeiro (domingo): Ano novo, feriado nacional
Fevereiro
  • 20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval - Ponto facultativo nacional
  • 21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval - Ponto facultativo nacional
  • 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas): Carnaval - Ponto facultativo nacional
Março
  • 19 de março (domingo): Dia de São José, padroeiro do Ceará, feriado estadual
  • 24 de março (sexta-feira): Nascimento do Padre Cícero, feriado na cidade de Juazeiro do Norte
  • 25 de março (sábado): Data Magna do Ceará, feriado estadual
Abril
  • 7 de abril (sexta-feira santa): Paixão de Cristo
  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
Maio

  • 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho

Junho
  • 8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi - Ponto facultativo nacional
Julho
  • Sem feriado nacional e estadual
  • 22 de julho (sábado): Emancipação de Juazeiro do Norte, feriado no município
Agosto
  • 15 de agosto (terça-feira): Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza, feriado na capital cearense.
  • Setembro
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
  • 15 de setembro (sexta-feira): Dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte, feriado no município.
Outubro
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
  • Novembro2 de novembro (quinta-feira): Finados
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
  • Dezembro25 de dezembro (segunda-feira): NataL
Novembro
  • 2 de novembro (quinta-feira): Finados
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
Dezembro
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal
(A Voz de Santa Quiteria)

Quixada - CE plantão policial 9º BPM

 QUIXADÁ LESÃO CORPORAL POR GARRAFA DE VIDRO

Dia 01/01/2023, por volta das 07h30, recebemos uma ligação de uma funcionária da UPA, informando que havia dado entrada naquele nosocômio um indivíduo lesionado. A equipe do F.T., compareceu ao local, e verificou o fato, o qual fora lesionado na cabeça e no braço, com uma garrafa de vidro. A vítima devido à gravidade dos ferimentos, teve que ser transferida para Fortaleza.

QUIXADÁ LESÃO CORPORAL À FACA

Diaia 01/01/2023, por volta das 13h30, recebemos uma ligação de uma funcionária da UPA, informando que havia dado entrada naquele nosocômio uma mulher lesionado. A equipe, compareceu ao local, e verificou que a vítima estava com um ferimento na coxa direita provocada por seu companheiro, que a agrediu com uma faca. A mesma não quis informar os dados do seu companheiro, e não repassou nenhum dado para que a VTR não o localizasse.

QUIXERAMOBIM PRISÃO EM FLAGRANTE POR FURTO DE CELULAR

Dia 01/01/2023, por volta das 14h25min, o destacamento de Polícia Militar de Quixeramobim-CE, foi informado sobre um furto a celular. O suspeito foi localizado pela a vtr localizou o suspeito e o mesmo assumiu a autoria do furto e que teria vendido o produto do furto pelo valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). Diante dos fatos as partes foram conduzidas para a Delegacia Regional de Policia Civil de Quixadá-CE, e autuado no ART.155, CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848).

 JAGUARETAMA – CE PRISÃO POR TENTATIVA DE ASSALTO

Da 01/01/2023 (domingo), por volta das 03h00, a equipe do FT, se encontravam tirando serviço de reforço na cidade de Jaguaretama, quando uma senhora que não sabe o nome e o endereço abordaram a viatura e informou que um indivíduo que vestia camisa branca, calça jeans e estava numa moto de cor escura estava tentando praticar assalto contra um senhor; QUE o senhor havia corrido sem ser assaltado; QUE a equipe saiu em diligencia no rumo que a senhora apontou; QUE logo em seguida a equipe se deparou com um indivíduo com as mesmas características; QUE ao tentar realizar a abordagem o indivíduo empreendeu fuga pela contra mão na motocicleta; QUE após perseguição o indivíduo veio a cair; QUE quando caiu, ele apontou um objeto que aparentava ser uma arma para a viatura; QUE o indivíduo soltou o objeto e empreendeu fuga a pé, deixando no local a moto e o objeto que aparentava ser uma arma de fogo e o celular dele; QUE foi perseguido mas não foi alcançado; QUE o objeto que ele deixou no local era um simulacro de arma de fogo; QUE o celular era um de marca Samsung, com a tela danificada; QUE o suspeito se aproximou da composição, já em outro bairro, tentando enganar o policiamento, mas estava com escoriações da queda da moto quando foi perseguido pela equipe; Que foi conduzido a DP.

Fonte; PM CE

Russas - CE plantão policial 1º BPM


 JAGUARUANA-CE - PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Dia 01/01/2023, por volta das 17h30min, durante patrulhamento na localidade Córrego das Melancias, zonrural da cidade de Jaguaruana-CE, o Raio 117 visualizaram dois indivíduos em uma motocicleta em atitudes suspeitas, de pronto foi feito o acompanhamento tático e antes que a abordagem fosse feita o piloto se desfez de um objeto, logo em seguida foi feita a abordagem e foiconstatado que o objeto se tratava de duas pedras de Crack totalizando 3 gramas, diante dos fatos os abordados foram conduzidos para a DPC de Russas-CE para os devidos procedimentos cabíveis.

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE - ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL

 Por volta das 18h00min fomos informados via 190 do acontecimento de um acidente na CE 377, próximo ao Sítio Lima, de pronto a VTR 1992 se deslocou para averiguar a informação, e ao chegar ao local constataram o acidente, a equipe do SAMU já estava local, onde realizaram os primeiros atendimentos e constataram o óbito da vítima, a equipe da perícia e do rabecão compareceu ao local e recolheu o corpo para o IML de Russas-CE

Fonte; PM CE

Prisão de 01 indivíduo por TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS e apreensão de 02 indivíduos por USUÁRIO DE DROGAS.


Dia 01/01/2023 por volta das 17h30min, a equipe RAIO VTR 117, fazia patrulhamento de rotina próximo ao bairro Córrego das Melancias, Jaguaruana, avistando 2 indivíduos que transitavam em uma motocicleta que ao se assustarem com a presença da VTR no local, a equipe iniciou o acompanhamento da motocicleta para verificação e o piloto jogou um objeto no chão, logo em seguida foi realizada a abordagem e constatado que o objeto jogado pelo condutor se tratava de duas pedras de Crack; questionado, o mesmo assumiu que era dele e que havia comprado no Córrego das Melancias, numa esquina, de uma moça que trajava camisa vermelha, short jeans e cabelo curto. A  equipe, com os dois abordados, foi ao local da citada venda, e encontrou a citada moça nas proximidades, sendo reconhecida pelos compradores. A moça foi então abordada e em seu poder foi encontrado mais uma fração de crack e dinheiro, questionada ela disse que havia negociado a droga a mando de outra pessoa, que era o chefe e traficante da área, conhecido na região como "Cambado". De pronto a equipe foi ao encontro do mesmo, e em seu poder foi encontrado uma quantidade de dinheiro e um celular que um indivíduo havia deixado com ele na noite anterior e que iria buscar hoje. As partes foram conduzidas à Delegacia Regional de Russas, plantonista para os procedimentos legais.

Fonte; PM CE

Quixadá - CE plantão policial 9º BPM

 


QUIXERAMOBIM FURTO DE MOTOCICLETA

Dia 31/12/2022, por volta das 08h40min, recebemos a informação de que uma motocicleta, HONDA/ POP100, cor Preta, modelo 2014, havia sido furtada de sua residência durante a noite. A vítima informou ainda que havia deixado a motocicleta do lado de fora da residência e que já tinha esse costume há mais de um ano, porém ao acordar, percebeu que a motocicleta não estava mais onde havia deixado. A mesma foi orientada a procurar a Delegacia de Polícia Civil para registrar o Boletim de Ocorrência.

CHORÓ CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO  

Dia 31 de dezembro de 2022, por volta das 10h20min, a composição do destacamento de Choró em patrulhamento no Croatá, distrito de Caiçarinha avistou o indivíduo conhecido pelo vulgo de “SINUCA” que estava com mandado de prisão em aberto, com isso foi dado voz de prisão e foi conduzido a DRPC para os procedimentos cabíveis.,

QUIXADÁ FURTO DE MOTOCICLETA

Dia 01 de janeiro de 2023, por volta das 04h20min, o COPOM recebeu uma ligação do senhor informando que sua moto teria sido furtada, o mesmo informou que deixou o veículo na calçada por volta de 03:30 e quando saiu por volta das 04:20min o veículo não se encontrava mais no local, a composição da VTR foi acionada até o local e orientaram a vítima a comparecer a DRPC para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O), foi feito buscas pela areá mais até o momento nada encontrado.

Fonte; PM CE