-->

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Diretor de instituição de ensino é preso suspeito de estuprar adolescente de 15 anos no Ceará

 QUARTA-FEIRA, JULHO 05, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O diretor de uma instituição de ensino em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi preso nesta terça-feira (4), por suspeita de estuprar um adolescente de 15 anos dentro do estabelecimento.

O homem de 49 anos, que não teve a identidade informada, foi capturado no Bairro Aldeota, em Fortaleza. Dois notebooks e um aparelho celular foram apreendidos, e a polícia encontrou imagens de pornografia infantojuvenil armazenadas em um dos eletrônicos.

Segundo a Polícia Civil, em abril deste ano, policiais civis da Delegacia Metropolitana de Caucaia tomaram conhecimento sobre a denúncia contra o diretor. Conforme a investigação, o crime ocorreu dentro da unidade de ensino, quando a vítima teria ido até a sala do suspeito para obter informações sobre um curso no estabelecimento.

O suspeito e o material apreendido foram levados para a delegacia. A polícia segue com as investigações no intuito de identificar o envolvimento do diretor em outros crimes.

Fonte: g1

As 10 cidades que mais geram empregos no Ceará em 2023

 QUARTA-FEIRA, JULHO 05, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O mercado de trabalho do Ceará continua muito concentrado na Capital. Em 2023, dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam que, de janeiro a maio, Fortaleza centralizou quase 70% das vagas com carteira assinada criadas no Estado.

Nos 5 primeiros meses do ano, a cidade, que detém a maior economia do Nordeste, soma 9,5 mil novos empregos formais dos 14,1 mil do Ceará.

Nacionalmente, o mercado de trabalho fortalezense se tornou o quarto principal, perdendo apenas para São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Para além da Capital, destacam-se no ranking do emprego deste ano Itapajé e Abaiara, respectivamente, segunda e terceira colocadas.

No caso de Itapajé, cujo saldo de vagas com carteira assinada supera 1 mil, os novos postos foram em educação e serviços administrativos.

Já Abaiara, cidade de apenas 10 mil habitantes, registrou mais de 900 oportunidades, fruto da construção de um Complexo Solar da Lightsource BP. O empreendimento recebe R$ 800 milhões em investimentos.

Nas posições seguintes da lista, aparecem três cidades da Região Metropolitana - Caucaia, Horizonte e São Gonçalo do Amarante - e as demais são do interior (Juazeiro do Norte, Barbalha, Quixeramobim e Brejo Santo.

RANKING: 10 CIDADES QUE MAIS GERAM EMPREGO NO CE

Fortaleza: 9.575
Itapajé: 1.088
Abaiara: 910
Caucaia: 801
Juazeiro do Norte: 656
Horizonte: 475
São Gonçalo do Amarante: 462
Barbalha: 435
Quixeramobim: 431
Brejo Santo: 425

(Diário do Nordeste)



TSE aplica multa contra advogado que pediu anulação de julgamento que tornou Bolsonaro inelegível

 QUARTA-FEIRA, JULHO 05, 2023  2 COMENTÁRIOS

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aplicou uma multa de R$ 13,2 mil – o equivalente a dez salários mínimos – contra um advogado que pediu a anulação dos votos proferidos no julgamento que levou Jair Bolsonaro (PL) a ser declarado inelegível por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Considerando que o advogado acionou a Justiça de forma irresponsável, o magistrado determinou o pagamento da multa por litigância de má-fé.

Anildo Fábio de Araújo, que é ex-analista do Ministério Público da União, havia apontado “suspeição, impedimento e até a falta de imparcialidade” da maioria dos ministros do TSE que participaram do julgamento.

Para o advogado, houve “inobservância dos princípios constitucionais da cidadania, da legalidade, do acesso à justiça e do devido processo legal” no decisão da Corte que retirada do direitista das próximas eleições, período que se estende até 2030.

No entanto, Benedito enquadrou o comportamento de Anildo como ‘temerário’, além de dizer que o pedido de intervenção foi ‘manifestamente infundado’.

“As expressões utilizadas na petição, a imensa gama de assuntos desconexos tratados e a defesa dos atos antidemocráticos de 08/01/2023 deixam entrever o real objetivo do requerente: de que, com a juntada dessa manifestação a autos de grande relevo, o ‘protesto’ ganhasse palco impróprio. O fato se agrava por se identificar, no texto, comentários insidiosos que visam desabonar, sem fundamento, a atuação de ministros no julgamento”, repudiou o integrante do TSE.

“De se notar que o peticionante é advogado e procurador da Fazenda Nacional aposentado, razão pela qual presume-se seu pleno conhecimento da inadequação do material apresentado como suporte para intervir no feito. Foi também em função da sua condição de advogado que lhe foi possível, diretamente, juntar a peça ao processo, e reiterar a conduta, após o julgamento”, emendou.

Ao final, Benedito Gonçalves frisou que o valor da multa pode ser duplicado “em caso de reincidência na conduta”.

(Folha do Estado)


Russas conquista o prêmio “Boas Práticas de Gestão da Assistência Social”

 05/07/2023 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - Prefeitura de Russas

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), conquistou o prêmio “Boas Práticas de Gestão da Assistência Social – Melhores Programas de Assistência Social”, concedido pela Revista Ceará e Município, que homenageou os 30 municípios cearenses com atuações diferenciadas na prestação de serviços de assistência social. A certificação aconteceu ontem (04), na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza.

A certificação é fruto do excelente trabalho desenvolvido pelo Município na promoção de Programas e Projetos que atendam às necessidades do cidadão, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade social.

Foram destaques o programa “Nossa Gente”, que distribui kit bebê, book gestante, cestas básicas e urnas funerárias, e o projeto “Prefeitura Mais Perto de Você”, que leva ações da Prefeitura para dentro das comunidades e bairros garantindo mais acessibilidade e assistência à população.

Prêmio

O prêmio Boas Práticas de Gestão da Assistência Social acontece há 26 anos. A premiação, que tem como objetivo incentivar as boas práticas de gestão, nasceu como um projeto de responsabilidade social da Revista Ceará e Municípios a partir da constatação de que a assistência social promove a emancipação e a cidadania das pessoas em estado de vulnerabilidade social.

Compartilhe

Atletismo de Russas é destaque na Etapa Estadual dos Jogos Escolares ao classificar 23 medalhistas para a Fase Nacional

 05/07/2023 - Secretaria de Educação - Prefeitura de Russas

A equipe de atletismo da cidade de Russas mais uma vez foi destaque na Etapa Estadual dos Jogos Escolares do Ceará 2023, categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, masculino e feminino, disputada nos dias 03 e 04 de julho, na Pista da UNIFOR, em Fortaleza.

A delegação russana conquistou 23 medalhas de ouro, garantindo a classificação de 23 medalhistas para as disputas da Etapa Nacional dos Jogos Escolares Brasileiros, que será disputada em Brasília e São Paulo.

Além das medalhas de ouro, Russas conquistou também 11 de prata e 04 de bronze, totalizando 38 medalhas e garantindo assim os títulos de campeão Masculino e Feminino Sub-14, campeão Masculino e Feminino Sub-17 e campeão geral da fase, ficando a frente de cidades da região metropolitana.

Tantas conquistas são frutos de um trabalho árduo coordenado pelo professor Jaques Guimarães com o apoio incondicional da Gestão Municipal, por meio da Secretaria da Educação e da Coordenação do Desporto Escolar, nas pessoas dos coordenadores Ederson Chagas e Mendes Oliveira e da secretária da educação, Neíse Vieira.

A Prefeitura parabeniza a todos pela relevante conquista e, desde já, deseja aos classificados boa sorte nas disputas da Etapa Nacional.

JOGOS ESCOLARES

Os jogos escolares do Ceará têm como principais objetivos promover ampla mobilização do segmento escolar, incentivar o esporte como forma de inclusão social e estimular a participação do aluno em atividades esportivas dentro do ambiente escolar, além de identificar e desenvolver novos talentos esportivos.

Compartilhe

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ari Célio Mendes, é homenageado na sessão solene em comemoração aos 25 anos de fundação do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT)

 05/07/2023 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Prefeitura de Russas

Na última segunda-feira, 3 de julho, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, foi realizado sessão solene em comemoração aos 25 anos de fundação do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), instituição que desempenha um trabalho grandioso no sentido de facilitar e preparar a sociedade para o acesso ao mercado de trabalho.

Na oportunidade, foi prestada homenagem ao ex-presidente do IDT e hoje secretário de Desenvolvimento Econômico de Russas, Ari Célio Mendes. O requerimento foi solicitado pelos deputados estaduais Renato Roseno (PSol) e De Assis Diniz (PT), subscrito pelo deputados estaduais Missias Dias (PT) e Jô Farias (PT). Ele fez parte do grupo de homenageados do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Estadual Evandro Leitão.

Criado em 1998, o IDT foi qualificado pelo Governo do Ceará, como Organização Social apta a executar políticas, programas e ações na área do trabalho, por meio de Contratos de Gestão, ora firmado com a Secretaria Estadual do Trabalho (SET). Desde então, atua como instituição parceira do Estado na execução de Políticas Públicas do Trabalho, especialmente no âmbito das ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Para alcançar os objetivos e metas contratadas, o Instituto conta atualmente com uma rede composta por 18 unidades de atendimento, 14 postos conveniados e uma unidade móvel, equipada para o acolhimento de solicitações diversas. A capilaridade assegura o atendimento das demandas de todas as regiões do estado.

“Remanescente do antigo SINE/CE, fiz parte do quadro de colaboradores do IDT desde sua fundação até o início de 2020, quando me afastei para me dedicar a outras missões pessoais e profissionais. E, com muito orgulho, além de ajudar na consolidação da Instituição IDT perante o Estado e a sociedade ao longo de sua existência, tive a honra de presidir esta gloriosa Entidade no período de 2005 a 2007, fazendo parte da Galeria dos Ex-Presidentes do IDT. Quero partilhar esta homenagem com todos os colaboradores que fizeram e que ainda fazem parte do IDT”, pontuou o homenageado.

Quixada - CE plantão policial 9º BOM


PEDRA BRANCA -  CONDUÇÃO DE MENOR SUSPEITO DE ATO INFRACIONAL ANÁLOGO A ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Dia 04/07/2023, por volta das 16h, a composição de serviço da VTR 9302, foram informados por funcionários do hospital municipal que havia dado entrada duas crianças, ambos residentes na zona rural do sitio Boa Esperança. Os mesmos relataram para as suas respectivas mães que na manhâ de hoje teriam saído para caçar na mata juntamente com um adolescente  de 16 anos . Em certo momento o adolescente de 16 anos, teria agarrado o menor de 09 anos, e praticado sexo anal com o mesmo. Após o fato, um dos menores teria empurrado o acusado e ambos correram no intuito de fugir. Após os fatos as mães das vitimas procuram o hospital municipal onde o medico plantonista solicitou exame de corpo de delito junto ao IML . a composição PM se deslocou ate a residência do acudado, onde o conduziu juntamente com sua genitora para a Delegacia Municipal de Pedra Branca , onde foi apresentado a autoridade policial para os procedimentos cabíveis .

ZONA RURAL – MORADA NOVA CONDUÇÃO POR SUSPEITA DE FURTO

As equipes de serviço receberam via copom ocorrência de apoio a CAGECE, para verificar possível furto de canos de abastecimento hídrico, que foi feito o acompanhamento as equipes do órgão e também realizado o patrulhamento a buscas pelos produtos furtados, onde foram localizados os infratores de posse de 40 canos hídricosem todos de  propriedade do governo do estado. Tendo configurado o fato delituoso, os suspeitos foram conduzidos a delegacia municipal de Morada Nova para os procedimentos cabíveis, 

QUIXERAMOBIM - ROUBO À PESSOA

Dia 04/07/2023, por volta das 20h05min, o Destacamento de Polícia Militar de Quixeramobim-CE, foi informado via 190, que na Vila de São João Velho, Distrito de Lacerda, Quixeramobim-Ce, haviam 02 indivíduos, armados de revólveres,  transitando em uma motocicleta de cor preta e praticando roubos na referida comunidade. De imediato, a viatura foi acionada e encaminhada ao local. Ao chegarem no local, foram realizados diligências e populares informaram que uma Senhora havia sido vítima de Roubo.  A vítima informou aos Policiais, que se encontrava no alpendre de sua residência, localizada as margens da CE 166, da supracitada vila, quando  um indivíduo, com roupas pretas, balaclava e armado de revólver, chegou em sua residência e roubou o CELULAR J4, SAMSUNG, COR Dourado. O indivíduo se evadiu em uma motocicleta, tomando rumo ignorado. A vítima não soube informar as características da motocicleta. Os Policiais realizaram diligências na referida Vila e comunidades vizinhas, mas nenhuma informação acerca do suspeito foi recebida.

Fonte; PM CE

Russas - CE plantão policial 1º BPM

 


PALHANO RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO COM QUEIXA DE ROUBO.

Dia 04/07/2023, por volta das 10h30min da manhã, a composição da vtr 1061 foi acionado via 190, informando que uma moto foi vista jogada em um terreno no meio da mata próximo ao polo de laser oasis na cidade de Palhano;  a composição foi averiguar a denuncia e encontrou uma Honda 125 FAN ks 2009 de cor  preta,sendo o proprietário identificado por Antônio, o veículo constava no sistema com queixa de roubo. A equipe apresentou o veículo na delegacia de Russas para ser feito o devido procedimento cabível.

JAGUARUANA CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

Dia 04/07/2023, por volta das 12h, foi solicitado pela equipe do SAI de Russas, o apoio da VTRA RAIO Jaguaruana para  realizarem um cumprimento de mandado de prisão preventiva em desfavor de Francisco De imediato a equipe se deslocou até o Sítio Curralinho dos Patos, localidade de Jaguaruana, ao chegar na residência do acusado, a equipe logo o avistou, onde foi realizada a abordagem e nada de ilícito foi encontrado, momento em que foi informado ao mesmo que em seu desfavor havia um mandado de prisão preventiva, dessa forma, o indivíduo foi encaminhado a delegacia de Polícia Civil do Munícipio de Jaguaruana para serem realizados os procedimentos legais.

Fonte; PM CE

Calendario da DUVALE para hoje em Russas - CE

 AVISO AOS USUÁRIOS,

A Prefeitura Municipal de Russas, Administração Prefeito Sávio Gurgel, vem através da Secretaria de Infraestrutura/SEINFRA que tem como Secretário Guilherme Cordeiro e Secretário Adjunto Nathan Rebouças, e do SETOR DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL que tem como Coordenador FLAVIO LOPES SERPA, e em parceira com EMPRESA DUVALE, vem mui respeitosamente  informar que no dia de hoje  05/07/2023 ( QUARTA-FEIRA ), as equipes da Prefeitura de Russas e Empresa Duvale estarão realizando serviços de recuperação e manutenção da rede elétrica nas localidades de PEIXE, SUSSUARANA e JUNCO   / ZONA RURAL / CIDADE DE RUSSAS .

FLAVIO LOPES SERPA

    COORDENADOR


Colisão entre veículos é registrado no Centro de Boa Viagem


Acidente de trânsito em Boa Viagem. Foto: João Marciano

Região Central: Na manhã desta terça-feira (4), um acidente envolvendo uma Hilux e uma motocicleta Fan ocorreu no cruzamento das ruas Francisco Rosier (Beira Rio) com Pe. Antônio Correia de Sá, no centro de Boa Viagem.

De acordo com informações repassadas pelo Portal SertNews, o condutor da motocicleta foi surpreendido pela Hilux enquanto trafegava sentido Bairro de Fátima ao centro da cidade. O homem foi levado ao Hospital Municipal para atendimento, enquanto o condutor da Hilux ficou no local do acidente aguardando a chegada da Guarda Civil Municipal.

O cruzamento das ruas Francisco Rosier com Pe. Antônio Correia de Sá é conhecido como um dos pontos mais perigosos no centro de Boa Viagem, exigindo atenção redobrada dos motoristas. No acidente, houve apenas danos materiais.