-->

sábado, 21 de setembro de 2024

Na Bahia, mulher é mantida em cativeiro durante 10 anos pelo próprio tio; veja as imagens

 SÁBADO, SETEMBRO 21, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

A mulher mantida em cárcere privado pelo tio por quase 10 anos sofreu diversas violências durante o período em que viveu sob o poder do suspeito. A jovem foi libertada após uma operação da Polícia Civil do Espírito Santo, na sexta-feira (20), na cidade de Jucuruçu, no extremo sul da Bahia.

Desaparecida desde 2015, ela foi encontrada em um cativeiro localizado em uma área de difícil acesso. A vítima entrou em contato com a família através de uma rede social e pediu socorro.

Segundo a Polícia Civil e o Ministério Público do Espírito Santo, que lideraram a operação, há oito meses o suspeito de 43 anos teria dado um celular à vítima e, pelo aparelho, ela solicitou o resgate.

Além de libertar a vítima, a polícia apreendeu no local usado como cativeiro três armas de fogo de fabricação caseira, incluindo uma calibre 12 e um revólver calibre 38, além de munições e documentos falsos. As armas não possuem autorização legal (veja fotos mais abaixo).


As violências relatadas pela vítima aos órgãos investigadores foram:

A jovem teria começado a ser coagida em 2014, quando o suspeito cometeu o primeiro abuso sexual contra ela ao descobrir que mantinha “paqueras” na escola.

Foi sequestrada aos 15 anos em Rio Bananal, no norte do Espírito Santo, e levada para Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. Na época, ela deixou uma carta para a família.

Ao chegar a Bahia, passou a ser deixada trancada em casa.

Suspeito dizia que se ela tentasse fugir, mataria ela e a família.

Desde então, só saía de casa acompanhada do suspeito e era vigiada todo o tempo.


Ele não permitia que ela fosse à escola.

O suspeito monitorava conversas ocasionais dela com outras pessoas.

Tio e sobrinha viajavam apenas de carro, nunca de ônibus.

Por conta dos abusos sexuais, ela engravidou dele, mas o bebê morreu 21 dias após o nascimento.

Ela foi levada pelo suspeito para outras cidades, como Vitória, no Espírito Santo, e depois para Jucuruçu, onde chegou com 18 anos.

Era obrigada a trabalhar na roça e o suspeito lhe dava R$ 100.

Era constantemente agredida fisicamente.

Nunca teve aparelho telefônico e só teve acesso a um há oito meses.

Apesar da operação policial, o suspeito conseguiu fugir para a mata ao notar a chegada dos agentes. As buscas pelo homem continuam.

A polícia pede que qualquer informação sobre o paradeiro dele seja comunicada pelo Disque Denúncia 181, com garantia de sigilo.

Na operação, as equipes realizaram campanas na região para identificar o cativeiro e cercaram o local.

"O criminoso conhecia muito bem a área e, apesar de ser perseguido pelos policiais por um longo período, conseguiu evadir. Continuamos as buscas para capturá-lo", explicou Fabrício Lucindo, delegado da 16ª Delegacia Regional de Linhares, no Espírito Santo.

A operação foi liderada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PC-ES), por meio da Superintendência de Polícia Norte e da 16ª Delegacia Regional de Linhares, com o apoio da Delegacia de Polícia (DP) de Rio Bananal e do Promotoria de Justiça de Rio Bananal. De acordo com a PC-ES, a Polícia Militar da Bahia apoiou a operação.

Veja, abaixo, imagens do local onde ela era mantida em cativeiro em Juruçu-BA:
Via Diário do Brasil Notícias

Leônidas Cristino é efetivado na Câmara dos Deputados após Eduardo Bismarck ser cassado

 SÁBADO, SETEMBRO 21, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

O deputado federal Leônidas Cristino (PDT) terá o mandato efetivado na Câmara dos Deputados. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou na tarde desta sexta-feira, 20, a recontagem dos votos após cassação de Eduardo Bismarck (PDT) e do suplente de deputado federal Delegado Cavalcante (PL). A mudança, no entanto, não acontece de forma imediata. A Câmara dos Deputados precisa ser notificada para dar cumprimento à decisão judicial.

O advogado de Bismarck, André Xerez, afirmou que o cliente perde oficialmente o cargo assim que a Câmara proclamar a perda do mandato e empossar Leônidas. Questionado sobre se existem meios de reverter a determinação, Xerez respondeu que a ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem consigo embargos de declaração com pedido de suspensão dos efeitos da decisão.

Próximos passos

O corregedor do TRE, Alisson Simeão, afirma estão sendo cumpridas as decisões do STF, e que as ordens são de execução imediata. No entanto, como Bismarck está em exercício do cargo, é preciso que haja uma decisão da Câmara dos Deputados.

“A Justiça Eleitoral vai comunicar à Câmara dos Deputados o reprocessamento das eleições, vai comunicar a cassação do diploma do Eduardo Bismarck, e que de acordo com a retotalização feita hoje, quem deve assumir o mandado é o Leônidas Cristino. Porém, para realmente retirar o mandado e dar posse ao novo deputado, é uma atribuição constitucional da Câmara dos Deputados”, afirma.

Além disso, como os deputados ainda estão recorrendo a decisão do STF, o corregedor ressalta que os processos não foram encerrados, e que é possível, teoricamente, que haja uma nova decisão que venha a reverter o resultado.

Fonte: O Povo

Quinto suspeito envolvido na morte de torcedor é preso pela Polícia Civil em Jaguaruana

 SÁBADO, SETEMBRO 21, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu, nessa quinta-feira (19), mais um mandado de prisão temporária em desfavor de um homem, de 37 anos, investigado por ter envolvimento na morte de torcedor de um time da Capital. A captura do alvo foi realizada em Jaguaruana – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Ceará.

Segundo informações da 3ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o suspeito é investigado por envolvimento no homicídio que vitimou um homem, de 39 anos, durante uma briga de torcedores. O crime foi registrado no dia 26 de setembro do ano passado, no bairro Jangurussu (AIS 3) de Fortaleza.

Após a localização, os policiais civis capturaram o alvo. Ele foi conduzido para a Delegacia Municipal de Jaguaruana, onde a ordem judicial foi cumprida. Um aparelho celular foi apreendido. Com a prisão, sobe para cinco o número de suspeitos envolvidos no homicídio.

A Polícia Civil segue com as investigações em andamento com a finalidade de identificar, localizar e prender todos os envolvidos na ação criminosa.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. O sigilo e o anonimato são garantidos.