-->

sábado, 1 de agosto de 2015

Manifestantes bloqueiam trecho da BR-116 em Horizonte



Manifestantes bloquearam, na tarde deste sábado, 1º, okm 37 da BR-116, no município de Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza. O grupo, composto por cerca de 90 pessoas, reivindica a construção de um retorno e de uma passarela no local.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o bloqueio é no sentido sertão/capital e teve início por volta das 15h20. Ainda de acordo com a PRF, os manifestantes alternavam entre o fechamento da via e sua liberação, deixando alguns veículos passarem.

De acordo com um dos manifestantes,Raimundo Nonato, morador da região, muitos acidentes e mortes já foram registrados no local e não há nenhum retorno ou passarela nas proximidades. "Nossa reivindicação é para que consigamos um retorno e uma passarela. O retorno mais próximo daqui fica a 6 km e não há nenhuma passarela aqui por perto. Já morreu muita gente neste km 37, mas nada foi feito", reclama.

O morador conta que a população já tentou pleitear as duas melhorias para o local, mas não foi atendida. "A gente já entrou em contato com o DNIT, eu mesmo já enviei ofício há cerca de 30 dias, mas até agora não tivemos nenhuma resposta", relata.

Nonato disse também que, a partir das 16h, o trecho seria bloqueado por completo, com paus e outros obstáculos e a que a pista só seria liberada a partir das 18h.

O Povo Online


Polícia Federal vai investigar bomba no Instituto Lula


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (31) que acionou a Polícia Federal (PF) para colaborar nas investigações do atentado ao Instituto Lula, em São Paulo, na noite de ontem (30).

Cardozo disse que foi informado sobre o caso e comunicou logo o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, para “ver se cabe à PF fazer alguma coisa”. Ele quer que a instituição dialogue com autoridades paulistas para, dentro das sua competência, analisar o que aconteceu e tomar as decisões necessárias

O ministro confirmou que podem ser necessárias medidas protetivas para o instituto, diante da hipótese de atentado político no local, onde atua o ex-presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva.

A Polícia Civil do estado de São Paulo também foi acionada para investigar o caso. “Evidentemente, é uma situação que merece investigação. Claro, identificados os autores de uma iniciativa dessa natureza, é necessário puní-los”, completou o ministro.

Segundo nota divulgada pelo Instituto Lula, foi lançada uma bomba, de dentro de um carro, contra o prédio da instituição, na noite de ontem, mas ninguém ficou ferido.

Agência Brasil


Com morte de PM, média é de um policial assassinado por mês


Em média, um policial foi assassinado a cada mês no Ceará, em 2015. O caso mais recente foi registrado na manhã de ontem, quando o subtenente da Polícia Militar Jessé de Moura Freire Neto, de 43 anos, foi alvejado com quatro tiros, no Centro de Fortaleza. Ele tentava impedir a fuga de um assaltante quando foi baleado pelo suspeito. Jessé acabou morrendo na mesa de cirurgia do Instituto Doutor José Frota (IJF). Um suspeito foi preso.

Segundo informações da Polícia Civil, Jessé de Moura estava de folga, à paisana, e passava pela avenida Tristão Gonçalves quando ouviu gritos de socorro por causa de um assalto a uma ótica. O policial avistou um jovem correndo e tentou abordá-lo. “Ele chegou a atirar para o alto, para fazer com que o suspeito parasse, mas ele se virou e reagiu atirando. O subtenente tentou se defender, mas a segunda bala engasgou e não disparou”, relatou o delegado Romério Almeida, titular do 34º Distrito Policial, onde o caso foi registrado.

O subtenente foi atingido por quatro disparos que o acertaram no tórax, rosto, pé e ombro. Em seguida, o suspeito fugiu, mas acabou capturado, logo depois, próximo ao local do homicídio. Ismael Ferreira da Silva, de 22 anos, foi preso em flagrante e levado para a delegacia, onde confessou o crime, conforme Romério Almeida. O revólver que teria sido usado na ação, calibre 38, foi apreendido.

“Ele disse que atirou porque ouviu o tiro que o subtenente deu. Pensou que fosse pra acertá-lo. Ele tinha feito o assalto e corria pra pegar a motocicleta, que estava estacionada próximo à Igreja Universal”, detalhou Romério. Ismael Ferreira já responde por uma tentativa de homicídio, registrada na Granja Lisboa. Ele passou por exames residuográficos, para detectar se o jovem realmente atirou contra o PM.

Na delegacia, o suspeito teria dito ainda que agiu com a ajuda de dois comparsas, que estariam numa outra motocicleta. Porém, testemunhas relataram que ele estava sozinho. “Ninguém viu ele com essas outras pessoas. Nem na loja, nem na fuga”, completou o delegado.

Presidente da Associação dos Profissionais da Segurança (APS), o cabo Reginauro Sousa lamentou a morte do subtenente, que era lotado na 3ª Companhia do 6º Batalhão da PM. “A sociedade perde mais um policial militar no cumprimento de sua missão, e os policiais perdem um irmão, um guerreiro combatente. Nossos sinceros pêsames à família do policial. Mais um morto no cumprimento do dever por conta da violência absurda que assola o Estado”, disse.

Saiba mais
Além dos policiais que foram mortos, outros 12 agentes de segurança foram baleados em 2015.

Segundo pesquisa divulgada ontem, sete entre dez profissionais de segurança pública de todo o País dizem que já tiveram algum colega assassinado fora do trabalho. Foram ouvidos 10.323 agentes de vários estados.

A pesquisa faz parte do estudo Vitimização e Risco entre Profissionais do Sistema de Segurança Pública, elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. As entrevistas ocorreram entre os dias 18 de junho e 8 de julho deste ano. Foram ouvidos policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, guardas municipais e bombeiros de todos os estados.

Homicídios

Veja a lista dos policiais assassinados em 2015 no Estado:

14 de janeiro. O PM Samuel Rodrigues Tabosa, 34, foi morto por assaltantes quando chegava em casa, no José Walter.


24 de janeiro. O policial civil Tonny Ítalo Lima Pinheiro, 27, foi morto durante uma tentativa de assalto, no Bairro de Fátima.


2 de março. O soldado reformado Selbiano Freire Barroso, 48, foi morto durante tentativa de assalto a um cartório, na Maraponga.


6 de junho. O policial civil Antônio Márcio Rios de Sousa, 33, foi morto durante tentativa de assalto a uma lan house, no Monte Castelo.


12 de junho. A policial civil Maria Gorete de Oliveira, 51, foi morta durante tentativa de assalto, no Parque Manibura.


25 de junho. O policial militar Douglas dos Santos Silva foi morto em uma emboscada, na rua Riacho Doce, no Mondubim.


31 de julho. O subtenente da PM Jessé de Moura Freire Neto foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, no Centro.


O Povo Online


Primeiros 7 meses de 2015 já tem mais casos de dengue que todo o ano passado


O Ceará registrou nos sete primeiros meses de 2015 mais que o dobro de casos de dengue que os confirmados em todo o ano de 2014. Os dados da última semana epidemiológica, divulgados ontem em boletim pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), indicam que o Ceará confirmou 37.601 casos de dengue. O número já representa aumento de 106% em relação aos 12 meses do ano anterior, que foi de 18.243 casos. Somente em Fortaleza estão concentrados 50,5% (18.955) dos casos de todo o Estado em 2015.

O boletim aponta o registro de 613 casos graves da doença no Estado, sendo que 34 evoluíram para óbitos - 14 deles na Capital. Outras 37 mortes ainda estão sendo investigadas. Ao contrário de 2014, em que três sorotipos da enfermidade circulavam, em 2015 o sorotipo 1 (Denv-1) é responsável por 97,6% do casos. Esta é uma das explicações dadas pelo técnico da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Osmar do Nascimento, para o elevado número de casos este ano.

“Fortaleza apresentou média de 650 casos a cada 100 mil habitantes. Quando esse número ultrapassa 300 casos, é considerado epidemia. E um dos fatores é que o sorotipo 1 não circulava nesta proporção desde 2011, o que permitiu que a população ficasse descoberta”, aponta, explicando que, ao contrair um dos tipos da doença, a pessoa adquire imunidade para apenas aquele tipo.

Além das medidas de visitação e saúde-educação rotineiras, Nascimento acrescenta que ações emergenciais, como mutirões e fumacês, também foram realizadas. “Principalmente em áreas com incidência muito alta, como na Regional VI (8089 casos) e no Jangurussu (1869 casos), que é o mais atingido”.

No Estado, o titular da Sesa, Henrique Javi, adianta que já começa a planejar as ações para 2016. “Neste segundo semestre, vamos destacar as melhores práticas - porque nós tivemos municípios com índices zero de dengue - para difundí-las nos demais municípios. Nossa equipe está toda voltada para garantir que teremos melhores resultados que 2015”, garante.

Sarampo
O Ceará não apresenta novos casos de sarampo desde a última notificação confirmada no dia 13 de junho, em Caucaia. Ao todo, foram confirmados 164 casos da doença no Estado. Treze ainda estão sob investigação. “Falta um pouquinho mais de tempo pra dizermos que conseguimos controlar o sarampo, mas estou muito satisfeito com empenho que tem sido realizado”, comentou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O Povo Online



Homem armado rouba 40 mil dos Correios


Um homem assaltou a agência dos Correios de Jijoca de Jericoacoara, a 285 quilômetros de Fortaleza, na tarde da última sexta, 31, levando cerca de 40 mil reais em dinheiro.

O assalto ocorreu por volta das 14 horas. Dentro da agência, havia quatro funcionários e alguns clientes. Até o momento, ninguém foi preso.

De acordo com a Polícia, o assaltante se passou por cliente antes de anunciar o assalto. O suspeito ainda trancou os funcionários e os clientes em uma sala.

Segundo o subtenente da Polícia Militar da cidade, Márlio Hildécio, o criminoso fugiu com um comparsa em uma moto. A Polícia realiza buscas na Região.

O POVO Online


Brasil corre risco de cair duas posições no ranking de maiores economias do mundo

A recessão e o real cada vez mais fraco podem levar o Brasil a perder dois postos no ranking das maiores economias do planeta em 2015.

Levando-se em conta as estimativas mais pessimistas do mercado coletadas pelo Banco Central, o País poderá deixar o posto de sétima maior economia do mundo registrado em 2014 ao ser ultrapassado por Índia e Itália.

Assim, o Brasil, que comemorou o título de sexta potência há apenas quatro anos, pode voltar casas no tabuleiro para terminar dezembro como a nona economia mundial.

Diante das apostas de recessão mais acentuada e com a desvalorização acumulada de mais de 20% do real em 2015, o tamanho da economia brasileira medido em dólares pode diminuir até 23% na comparação com o ano passado, revela levantamento feito pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, com dados do FMI (Fundo Monetário Internacional) e estimativas do mercado coletadas pelo Banco Central na pesquisa Focus.

Nesse quadro mais pessimista, o PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todas as riquezas do País — pode terminar o ano em US$ 1,81 trilhão. O cenário usa como parâmetro as piores previsões da pesquisa Focus: contração da economia de 2,8% este ano e dólar médio de R$ 3,23 em 2015. A estimativa também leva em conta um deflator de 8,9%. Assim, o tamanho da economia brasileira ficaria atrás da Índia, cujo PIB projetado pelo FMI é de US$ 2,31 trilhões neste ano, e também da Itália, com expectativa de US$ 1,84 trilhão.

Se forem usadas previsões medianas da pesquisa Focus — que mostram estimativa intermediária, distante do cenário mais pessimista e do mais otimista —, o PIB em dólares ficaria em US$ 1,91 trilhão, acima do montante projetado para a Itália. Nesse caso, portanto, o Brasil seria ultrapassado apenas pela Índia e ficaria como oitava economia do mundo.

Reviravolta
Há alguns anos, enquanto o mundo desenvolvido recolhia os cacos da crise de 2008, o Brasil despertou a admiração mundial pelo sucesso na condução da economia. O governo chegou a citar que o País poderia ser a quinta economia do mundo até 2020. Em pleno "boom" de commodities, atingiu o posto de sexta maior economia do planeta em 2011, quando superou o Reino Unido. Em 2012, porém, o País recuou um degrau e devolveu a sexta posição aos ingleses.

"Não estamos em uma corrida de PIBs, mas o quadro global já mostrava que a Índia ultrapassaria o Brasil em 2015. Agora, com a recessão e o real cada vez mais fraco, é óbvio que os números brasileiros pioram ainda mais", diz o economista para o Brasil do espanhol BBVA Research, Enestor dos Santos.

Ele ressalta que o mercado não toma esse tipo de ranking como indicador, mas no longo prazo, o PIB confirma que o Brasil vive outro ciclo.


Petrobras recebe mais R$ 69 milhões desviados em esquema de propina


A Petrobras recebeu nesta sexta-feira (31) mais R$ 69 milhões decorrentes do esquema de propina descoberto pela Operação Lava Jato. A devolução ocorreu na sede da estatal, no centro do Rio, em uma cerimônia, com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine.

Os recursos devolvidos equivalem a 80% de um total dos US$ 29 milhões (R$ 86,9 milhões) repatriados pelo Ministério Público Federal (MPF) da Suíça e que foram devolvidos pelo ex-gerente da estatal Pedro Barusco, em decorrência de acordo de delação premiada no âmbito das investigações em andamento.

Os outros 20% referentes ao total repatriado ficarão à disposição da Polícia Federal para possíveis indenizações que vierem a surgir após a ação condenatória. Os recursos repatriados dizem respeito a propinas recebidas por Barusco, de 1999 a 2012, decorrentes de contratos com a empresa holandesa SBM, fornecedora de navios-plataforma.

Essa é a segunda devolução feita à Petrobras desde a deflagração da Operação Lavo Jato. Em 11 de maio, a estatal brasileira recebeu a devolução de R$ 157 milhões referentes também a desvios decorrentes de propina envolvendo novamente o ex-gerente da estatal Pedro Barusco.

O presidente da Petrobras informou que durante a cerimônia foi assinado outro contrato para a devolução de mais recursos repatriados no âmbito da Lava Jato, mas não soube dizer o valor total. “[Os números] ainda estão sendo finalizados e são várias as ações ainda em fase de consolidação”, explicou Aldemir Bendine.

“O que esses criminosos fizeram além de barbaramente saquear os recursos da empresa foi retirar da sociedade brasileira o seu orgulho. Com esse sinal, a gente pretende reverter esse quadro e permitir que possamos de novo ter o orgulho, recupera nosso orgulho”, completou Rodrigo Janot.

Ceará Agora


Governo do Estado reduz número de professores


O segundo semestre escolar começará com menos professores na rede estadual de ensino. A Secretaria da Educação (Seduc) determinou às escolas que haja redução imediata do número de contratos temporários de docentes nos laboratórios de Ciências e Informática, no Serviço de Assessoramento Pedagógico e no Programa Mais Educação. A medida, conforme O POVO apurou, é justificada pela pasta como indicação de órgãos de controle social e de gestão da administração pública. Outras ações do tipo poderão ser executadas em 2016.

"O universo do apoio pedagógico é complementar à sala de aula. Quando se retira professores da biblioteca, deixa-se de fortalecer a prática da leitura. No laboratório de informática, se enfraquece um dos principais pilares de aprendizagem do século. O campo do estudante pode se restringir a quatro paredes", avaliou o diretor de uma das escolas estaduais do Estado, que preferiu não se identificar. Para ele, a redução de contratos temporários demonstra a deficiência financeira do Governo. "Em julho, o governador anunciou o reajuste salarial equivalente ao piso. Mas agora demonstra que não tinha capacidade financeira", avaliou o professor.

Conforme O POVO apurou, a Seduc identificou que o Sistema Integrado de Gestão Escolar (Sige) do Estado possui uma grande proporção de carga horária fora da regência, ou seja, fora da sala de aula. Foram registradas 227 mil horas semanais (equivalente a 5.675 contratos temporários de 40 horas) e, destas, 104 mil horas estão vinculadas a professores de contrato temporário. As outras 123 mil horas são de professores efetivos que estão em atividades fora de sala de aula, o que impacta na necessidade de contratação.

O POVO solicitou à Seduc a quantidade de professores demitidos e a razão da medida. Através de nota, a secretaria afirmou que está fazendo "um ajuste de lotação" junto às Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e esclareceu que a ação não afeta a regência de sala de aula e os serviços de apoio pedagógico existentes. "No momento, cada Crede/Sefor faz um estudo de sua realidade para redimensionamento da lotação", cita a nota.

O presidente do Sindicato dos Professores e Servidores do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, afirmou que, desde o início do ano, a categoria sabia sobre uma redução de 20% no custeio da Educação. Conforme ele, o sindicato ainda está mapeando o total de profesores temporários que serão demitidos. "Não temos um levantamen do ainda, mas situações pontuais. Mas a medida não pode afetar a continuidade dos trabalhos nos laboratórios", destacou.

Redação O POVO Online 


Caminhão do Cidadão estará em Alto Santo de 10 à 14 de Agosto Atendendo Todo o Vale do Jaguaribe


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus)  e Secretaria de Segurança , apresenta à população o Caminhão do Cidadão. O primeiro dia de atendimento será no dia 10 de agosto e se estenderá até o dia 14 de Agosto, iniciando a partir das 08 horas.

O veículo estará na Praça da Matriz fazendo emissão da documentação básica (RG e CPF). O atendimento marca a nova fase do programa Caminhão do Cidadão, que passou por uma reformulação, tendo o serviço totalmente modernizados com a inclusão de mais conforto e acessibilidade a todos os cidadãos.

No primeiro dia de atendimento na Praça da Matriz, caminhão será instalado e deverá atender  pessoas de Alto santo e Região. Todo o atendimento é gratuito e feito por ordem de chegada.

Serviço:
Caminhão do Cidadão na Praça Da Matriz: De 10 a 14 de Agosto, caminhão ficará instalado no local, a partir das 8h.

Documentos necessários:
- Para emissão do RG
* certidão original de nascimento e cópia
* 2 fotos 3 x 4 recentes
* Para 2ª via: levar cópia do RG original ou boletim de ocorrência
- Para emissão do CPF:
* RG
* certidão de nascimento (original ou cópia autenticada em cartório)
* se maior de 18 anos, portar título de eleitor


FONTE: ALTO SANTO É NOTÍCIA


Cai em 19% número de inscritos no Enem no Ceará em 2015


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 terá 460.064 participantes no Ceará, 19,3% a menos que o total de inscritos de 2014. No Brasil, também houve decréscimo 11% em termos de inscrições, caindo de 8.722.290 para 7.746.057.Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 31, pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o exame.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (de Brasília). Já o exame vai começar às 13h30. O período total de duração das provas permanece de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

Oportunidades – A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Ceará Agora



Paralisação dos professores de Limoeiro do Norte


A decisão foi tomada em assembleia realizada hoje, dia 31/07, no auditório do Sindicato dos Servidores, das 16h às 18h.

Ficou decidido que segunda-feira, dia 03/08, todas as escolas municipais serão avisadas da paralisação dos professores na terça dia 04/08.

Atrasos em outras secretárias

- Secretaria de Educação

Motorista Temporários dos ônibus “amarelinhos”
Ônibus contratados (3 meses)
Professores (2 meses) - Temporários
1/3 das férias das pessoas da cantina - Temporários.

- Secretaria de Saúde

Motoristas das ambulâncias das comunidades (4 meses)- Temporários 
Porteiros do Hospital Regional (4 meses) - Temporários
Auxiliar de Serviços Gerais do Hospital Regional (3 meses) - Temporários 

-  Secretaria de Assistência Social

Funcionários (de 5 a 7 meses) - Temporários 

- Secretaria de Transportes

Motoristas atrasados - Temporários

Observações:

* Todos os servidores que estão atrasados são temporários.
* Concursados em dia.


Blog do Tom Gurgel


SINE/IDT de Russas dispõe de 29 vagas de emprego

O SINE/IDT de Russas está ofertando 29 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.