-->

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Tabela da Série B Cearense é divulgada com Cariri e Guarani de Juazeiro mandando partidas na Arena Romeirão

 

A Federação Cearense de Futebol divulgou a tabela detalhada das 3 primeiras rodadas da 2ª Divisão do Campeonato Estadual. O certame está agendado para começar no próximo dia 7 de maio e contará com partidas realizadas na Arena Romeirão. O novo Estádio Mauro Sampaio receberá os jogos do Cariri e do Guarani de Juazeiro.

A 1ª Rodada da Série B Cearense está definida assim:

07/05 – Itapipoca x Grêmio Pague Menos – 15h – Perilo Teixeira/Itapipoca
08/05 – Guarany de Sobral x Guarani de Juazeiro – 15h – Junco/Sobral
10/05 – Tiradentes x Barbalha – 15h – Domingão/Horizonte
10/05 – Cariri x Horizonte – 19h – Arena Romeirão
11/05 – Floresta x Maranguape – 15h – Domingão/Horizonte

10 clubes irão disputar a Segundona em 2 fases. Na 1ª, os times duelam entre si em turno único com partidas apenas de ida, totalizando 9 jogos para cada um. Ao final, os 5 melhores avançam na competição, enquanto os 2 últimos serão rebaixados para a Série C em 2023.

Na 2ª Fase, os 5 clubes jogam entre si também em turno único, com partidas apenas de ida, totalizando 4 partidas para cada um. Ao final, os 2 melhores garantem o acesso à elite cearense na temporada 2023.

Nesta temporada, o estreante da vez é o Grêmio Pague Menos, vice-campeão da C ano passado. Serão 7 clubes do Interior (Barbalha, Cariri, Guarani de Juazeiro, Guarany de Sobral, Horizonte, Itapipoca e Maranguape) e 3 da Capital (Floresta, Pague Menos e Tiradentes).

Mudança à Vista

A tabela da Série B Cearense na 2ª Rodada deve sofrer alteração. O Horizonte vai pedir alteração da data da sua partida contra o Floresta inicialmente marcada para a terça-feira, dia 17. O Galo solicitará para estrear em casa no domingo, dia 15, a partir das 15h.

Confira abaixo ou faça o download da tabela detalhada com as 3 primeiras rodadas.

Jovem encontrada com as mãos amarradas foi morta por facção após ‘gesto inocente’ em vídeo no TikTok

 

A morte de Ellen Nascimento da Silva, de 21 anos, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, teve as investigações finalizadas pela Polícia Civil que apontou o crime como autoria de uma facção.

O corpo foi encontrado no dia 22 deste mês, na zona rural do município, após três dias de desaparecimento. Conforme o delegado Eric Marcio Fantin, o crime foi cometido por membros de uma facção criminosa, que não gostaram de um vídeo que a jovem publicou no TikTok.

De acordo com as investigações Ellen publicou um vídeo dançando e fazendo um símbolo com as mãos que teria relação com uma facção rival à dos suspeitos do homicídio. 

Segundo o delegado, seis integrantes estariam envolvidos de forma direta na morte da jovem e dois deles realizaram quatro disparos.

A Polícia aponta que Ellen tinha amizade e relacionamento amoroso com integrantes da facção, porém, não tinha envolvimento com crimes. A polícia acredita que o símbolo feito por ela durante a dança na rede social não foi intencional.



STF derruba três decretos de Bolsonaro sobre meio ambiente

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar decretos do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a política ambiental do governo federal. As decisões foram tomadas durante julgamento nesta quinta-feira (28).

Por 10 votos a 1, os ministros do STF foram favoráveis a uma ação da Rede, que questionava trechos do decreto de Bolsonaro que reduz a participação da sociedade civil no conselho deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

No entendimento da maioria da Corte, a mudança feita pelo presidente representa um retrocesso institucional e uma afronta ao princípio da participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas ambientais.

Para Cármen Lúcia, relatora da ação no STF, a eliminação da presença suficiente de representantes da sociedade civil na composição dos órgãos ambientais prevista no decreto exclui a atuação da coletividade, além de conferir ao Executivo o controle exclusivo de decisões e neutralizar o caráter plural, crítico e diversificado que deve ser inerente à atuação desses órgãos.

A ministra do STF argumentou ainda que a mudança diminui o controle e a vigilância da sociedade civil e dos governadores sobre a política ambiental do Governo Bolsonaro.

Dos 10 ministros da Corte que foram favoráveis, 7 foram além e seguiram o entendimento proposto pela relatora da ação, que propôs incluir no julgamento outros dois decretos do governo federal –e, por consequência, também declará-los inconstitucionais.

Um deles, na prática, afastou os governadores de estados da Amazônia Legal do Conselho Nacional da Amazônia Legal. O outro extinguiu o Comitê Organizador do Fundo Amazônia.

Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Luiz Fux concordaram integralmente com a relatora, votando a favor da ação e contra os atos do governo Bolsonaro.

Os ministros André Mendonça, Rosa Weber e Gilmar Mendes apresentaram restrições quanto aos acréscimos feitos em relação a outros atos, mas foram favoráveis à ação proposta pela Rede.

O único ministro do STF que se posicionou contra a ação foi Kassio Nunes Marques, que alegou que haveria um risco de se criar um precedente no sentido de retirar o poder do presidente da República para alterar a composição de órgãos desse tipo.

(Gazeta Brasil)