-->

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor sofre uma parada cardíaca nesta sexta-feira

Cuidados
Prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor sofre uma parada cardíaca nesta sexta-feira
 Divulgação
O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT), 46 anos sofreu um infarto na madrugada desta sexta-feira, 31.
Ednaldo foi encaminhado para o Hospital São Camilo em Iguatu.
Segundo informações, o prefeito deve ser transferido ainda hoje para Fortaleza em um avião UTI da Unimed para novos exames.

Hospital São Camilo de Iguatu 

Darlan Alban, o bandido mais procurado no Ceará, morre em tiroteio com a Polícia no Rio de Janeiro

Foram quase três anos de caçada policial, várias fugas mirabolantes, até que no começo da manhã desta sexta-feira (31), o bandido considerado o mais procurado do Ceará acabou morto em mais um confronto com as forças de Segurança Pública do País. Darlan Alban Batista Guerra, o “Dente de Ouro”, fundador e chefe de uma facção e autor de dezenas de crimes de morte em Caucaia, morreu hoje numa troca de tiros com a Polícia no Rio de Janeiro.

A operação policial que culminou na morte do criminoso cearense aconteceu no bairro Gardênia Azul, na zona oeste do Rio de Janeiro, localizado na Baixada de Jacarepaguá. O bandido foi cercado por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE). Ao ser cercado, Darlan Alban reagiu e acabou sendo baleado e morto pela Polícia Civil carioca.

Para chegar ao criminoso, as polícias do Ceará e do Rio de Janeiro trocaram informações importantes nas últimas semanas após a captura do principal parceiro de Darlan, o bandido identificado como Francisco Cilas de Moura Araújo, o “Mago”, localizado e preso pela Polícia cearense em Teresina, no Piauí, há duas semanas.

Antes da prisão de Cilas na capital piauiense a Polícia cearense também prendeu outro importante membro da quadrilha de Darlan, um homem identificado como Antônio Cláudio do Nascimento Costa, que foi capturado após ficar ferido numa troca de tiros com a PM no bairro Padre Júlio Maria, em Caucaia.

Com as prisões de seus principais parceiros no mundo do crime, restava a Darlan fugir do Ceará ou se entregar às autoridades para começar a pagar pelos seus crimes. Preferiu a primeira opção e prometeu não se entregar. Morreria, mas antes mataria dois ou três policiais. Acabou morto sozinho na troca de tiros com a Polícia do Rio de Janeiro. 

Vida de crimes

Darlan Alban entrou no mundo do tráfico de drogas e em facções criminosas ainda jovem em Caucaia. Passou a comandar uma quadrilha ligada à facção Comando Vermelho. Depois, decidiu montar sua própria facção para obter o domínio do tráfico de drogas em vários bairros de Caucaia, como Itambé, Padre Júlio Maria, Cigana e outras comunidades. Armou o grupo que foi batizado de Comando da Laje (CL).

A quadrilha do “Dente de Ouro”, segundo as autoridades, seria responsável por dezenas de crimes em Caucaia, incluindo os assassinatos de policiais militares e advogados. O bando também expulsou famílias de suas casas e até um sargento da PM teve que ir embora de lá após receber um ultimato dos bandidos e ter seu filho morto pela quadrilha de Darlan.

(Fernando Ribeiro)


Bolsonaro é recebido e ovacionado por multidão no Piauí

Em seu primeiro evento público após se recuperar da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro chegou ao aeroporto de São Raimundo Nonato, a 523 km de Teresina, na manhã desta quinta-feira (30). Ele foi ao local para participar de cerimônia em cidade próxima na Bahia, ainda nesta manhã, e depois voltar ao Piauí para visitar ao Parque Nacional da Serra da Capivara.

Após descer do avião presidencial, ainda na área externa do terminal, Bolsonaro montou em um cavalo em meio a uma multidão de apoiadores.

Ainda montado no cavalo, Bolsonaro tirou o chapéu e agradeceu a presença das pessoas. Em seguida, tocou na mão de apoiadores. Ele pegou, ainda, um microfone que foi estendido a ele e falou com a multidão que o esperava aos gritos de “Mito”. 



Via República de Curitiba


Médicos da Upa em Sobral abandonam escala de plantão por falta de pagamento

Denunciantes alegam trabalho sob condições de insalubridade; Gestão da unidade rebate e garante agir com "padrões de qualidade", conforme previsto em lei.
Médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobral, interior do Ceará, afirmam que estão com os salários do mês de junho atrasados e que decidiram não realizar mais plantões em agosto como forma de protesto. De acordo com informações passadas por denunciantes ao O POVO, os profissionais da unidade vivem situação de insalubridade mediante atuação contra pandemia da Covid-19.

Entre as reivindicações, médicos informam que nunca receberam adicional pela pandemia e explicam que não houve mais contratação de plantonistas para o exercício das funções. Sem o aumento da equipe e na ausência de salários e valores adicionais, os denunciantes afirmam que estão atuando sob condição desgastante e insalubre.

Ainda de acordo com denunciantes, a gestão do hospital estaria tentando negociar com os profissionais para que eles possam cumprir a escala de agosto - garantindo que pagariam o salário atrasado que está sendo reivindicado por eles sem, no entanto, dar respostas quanto às demais reivindicações.

"A discussão pautada agora vai muito além do salário atrasado, ela vai por uma questão de melhores condições de trabalho e respeito com o profissional,", afirmou os denunciantes em nota, alegando que só retornariam à escala de plantões após o pagamento do salário, a contratação de plantonistas e o recebimento do "valor esperado pela insalubridade que foi trabalhar no período de pandemia".


Repasse aconteceu

Em nota, a prefeitura de Sobral esclareceu que mantém regularmente o repasse dos valores referentes à gestão da UPA a Fundação Leandro Bezerra, responsável pela administração do espaço. Já em relação ao adicional indenizatório cobrado pelos profissionais, o órgão afirma que o benefício é pago apenas aos servidores municipais, conforme Decreto 2.462, publicado no Diário Oficial de Sobral no inicio deste mês.

O POVO procurou a fundação para apurar quanto ao repasse recebido e ouviu que o pagamento de junho, cobrado pelos médicos, já havia sido regularizado. Gestores da UPA explicaram que o salário dos profissionais é pago sempre até o dia 25 do mês e confirmaram que houve atraso de quatro dias nesse acerto último.

Em relação à denúncia acerca da falta de contratação de plantonistas e consequente insalubridade, a gestão garantiu que segue com todos os quesitos impostos pelo Ministério da Saúde - dentro de um "padrão de qualidade". Nesse contexto, afirma que o número de plantonistas da unidade está oficialmente dentro do que prevê a lei, afirmando ainda que a escala para o mês de agosto está mantida
 
(O Povo)