-->

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CCJ da Câmara aprova projeto que criminaliza venda de meios abortivos



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou por 37 votos a 14 nesta quarta-feira, 21, projeto que transforma emcrime contra a vida o anúncio ou uso de meios, substância, processo ou objetos abortivos. A medida seguirá agora para o plenário da Casa. A prática hoje é considerada apenas uma contravenção, mas passa a ter previsão de punição criminal.

A proposta causou polêmica pois, segundo deputados contrários ao projeto, a medida poderia incidir sobre meios como a pílula do dia seguinte. Segundo a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), há grupos religiosos que querem, após essa proposta, mudar o entendimento sobre a pílula do dia seguinte, para que ela seja considerada abortiva. "Ninguém aqui é idiota, eu sei que há essa discussão", disse.

O texto, proposto pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ainda criminaliza e cria penalidades para quem induz, instiga ou auxilia um aborto. Quando o procedimento é conduzido por profissionais de saúde a pena é agravada podendo chegar de 1 a 3 anos de detenção.

Apoiador do projeto, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) saiu em defesa da aprovação da medida e disse que que poderia falar sobre o assunto pois ele próprio seria "fruto de um aborto mal feito".

Exame de corpo de delito
A votação da proposta foi marcada por divergências entre os parlamentares. Uma das principais críticas dos deputados contrários à proposta acabou sendo retirada do texto pelo relator Evandro Gussi (PV-SP). O problema era que o projeto estabelecia que o exame de corpo de delito da vítima de um aborto seria obrigatório, para que a mulher pudesse receber atendimento em serviços de saúde. Gussi retirou a exigência e criou outra condição para o atendimento, que é a apresentação da vítima em uma delegacia.

Alguns parlamentares admitiram que o relatório tornou o texto original “menos danoso”. Gussi, que tinha retirado do projeto a garantia de que as mulheres atendidas em unidades de saúde serem informadas de todos os seus direitos, voltou com a expressão ao projeto. Inicialmente, ele havia considerado que o direito à informação não precisava estar previsto em lei, mas recuou, acatando pedido da bancada feminina.

Agência Brasil

Após série de rebeliões, Justiça pede que Governo decrete "Estado de Emergência"


Em razão das fugas e rebeliões registradas nos últimos meses em centros socioeducativos, o Sistema de Justiça do Ceará está exigindo que o Governo Estadual decrete Estado de Emergência.

De acordo com informações do Ministério Público do Ceará (MPCE), os órgãos que compõem o Sistema de Justiça, incluindo o próprio ministério, consideram que o modelo atual de recuperação de jovens em conflito com a lei “está em colapso”, sendo necessárias medidas “drásticas” para assegurar a melhoria do serviço.

Um pacote de medidas foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 21, na sede da Procuradoria Geral da Justiça, com participação de representantes do Poder Judiciário e de entidades de defesa da criança e do adolescente.

Internação suspensa
Nesta terça-feira, 20, a Justiça suspendeu, por meio de portaria, a internação de adolescentes apreendidos no interior do Ceará por 90 dias. Com a decisão, os jovens em conflito com a lei devem cumprir medidas socioeducativas em programas de meio aberto em suas cidades de origem.

A medida leva em conta o elevado percentual (chega a 50%) de adolescentes internados em centros da Capital e Região Metropolitana, provenientes do Interior.

A portaria, assinada pelo titular da 5ª Vara da Infância e da Juventude, Manuel Clístenes Façanha e Gonçalves, abre exceção para casos específicos ou de maior gravidade.

Rebeliões
O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca) registrou dez episódios conflituosos em unidades de internação provisória de Fortaleza apenas nos últimos cinco dias.

Pelo menos três incidentes foram registrados em centros socioeducativos só na terça-feira, 20. Um no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal), outro no Centro Educacional Dom Bosco e um terceiro no Centro Socioeducativo Passaré.

Durante sessão na Assembleia Legislativa nesta manhã, o deputado estadual Renato Roseno (Psol) apresentou requerimento pedindo ao governador do Estado, Camilo Santana (PT), que decrete “situação de emergência”, destacando o “colapso total” do sistema.

Medidas drásticas
Ainda conforme o MPCE, o Sistema de Justiça decidiu adotar medidas “enérgicas e drásticas”, diante da situação de “deterioração de alguns centros, após rebeliões, assim como o quadro de superlotação”. A capacidade das unidades é para 590 jovens, mas há 919 adolescentes nos centros socioeducativos do Estado, informou o ministério.

Confira o pacote de medidas apresentado pela Justiça:
1. suspender, pelo prazo de 90 dias (prorrogáveis a critério do juiz), a internação de novos adolescentes oriundos do Interior ou Região Metropolitana de Fortaleza, ressalvo situações excepcionais, como casos de ato infracional equivalente a homicídio ou sequestro, por exemplo;

2. o afastamento imediato do diretor do Centro Educacional São Francisco, Joaquim Jácome Vieira, e do coordenador de disciplina, conhecido apenas por Neto, até o final da apuração dos últimos acontecimentos - entre os dias 15 e 16 deste mês - que resultaram em graves lesões à integridade física de cerca de 15 jovens em cumprimento de medida socioeducativa privativa de liberdade naquela unidade.

3. abertura de procedimento para apuração de irregularidades nos Centros Educacionais Dom Bosco, Patativa do Assaré, Centro Socioeducativo Passaré, São Miguel e São Francisco;

4. determinar que o uso da força policial nas unidades socioeducativas do Estado deverá ser comunicada em até 24 horas ao Poder Judiciário, acompanhado de relatório nominando todos os policiais que participaram da intervenção; O ingresso de policiais só será permito com a presença de representantes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, entre outros.

5. o restabelecimento dos quadros de profissionais das Unidades (Centro Educacional Dom Bosco, Patativa do Assaré, Centro Socioeducativo Passaré, São Miguel, São Francisco e Dom Aloisio Lorscheider) sob pena das sanções cabíveis por descumprimento de determinação judicial e encaminhamento ao MPCE para abertura de procedimento criminal;

6. envio de relatório diário da rotina das unidades, acompanhada de cópia do livro de ponto diário e relação do plantão dos socioeducadores.

O POVO Online

Criminosos invadem casa e ateiam fogo em trator na cidade de Iracema-CE

Na madrugada de ontem por volta de meia noite, no sitio Santo Antônio, distrito Bastiões em Iracema, a senhora Elenilda e seu esposo Cesar tiveram sua casa invadida por criminosos que por pouco não tiraram suas vidas.

Segundas informações da vítima era meia noite quando ela acordou com um estranho barulho em seu guarda roupa, dando conta que era uma pessoa bastante jovem.

Como era escuro e Elenilda percebeu a claridade vinda do próprio celular do criminoso, pois eles tinham desligado o disjuntor de energia da casa, apavorada chamou seu marido por três vezes dizendo que tinha gente dentro de casa.

Segundo ela, o criminoso saiu calmamente de dentro da casa e jogando pedra e pedaços de madeira em cima da telha amedrontou ainda mais o casal.

Segundo ela, minutos depois sentiu um forte cheiro de queimado que seriam os mesmos criminosos que atearam fogo em um trator que estava parado a beira da estrada.

A polícia foi acionada, porém ainda não foram localizados os criminosos.

Com informações de Folha Serrana Alto Santo é Notícia

Dezesseis presos fogem de duas delegacias


Em menos de cinco horas, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registrou fuga em duas delegacias. No 2º Distrito Policial (2º DP), na Aldeota, dez detentos fugiram, na noite dessa terça-feira, 20 — quatro já foram localizados. No 24º DP, na Pacatuba, outros seis detentos fugiram nesta madrugada. Três foram encontrados pela polícia.

No 2º DP, os presos fugiram cerrando as grades, por volta das 23h30min. Eles escaparam pelo telhado da delegacia, indo a um condomínio localizado atrás da delegacia, conta Francisco Lucas, diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Ceará (Sinpol/CE). Até o momento, seis detentos ainda não foram localizados. No 2º DP, encontravam-se 42 presos antes da fuga.

No 24º DP, os presos fugiram por volta das 4h, cerrando os cadeados das celas em que estavam, informa Francisco Lucas. Ainda conforme Francisco Lucas, os detentos renderam um policial civil que estava de guarda na delegacia e tomaram a arma dele. Um outro policial da delegacia, ao perceber a movimentação, tentou ajudar o companheiro e foi surpreendido por três tiros disparados pelos criminosos — ninguém ficou ferido, porém, na ação. Dos 19 detentos, distribuídos em dois xadrezes da delegacia, seis fugiram.

É um "absurdo" a situação das delegacias cearenses, comenta Francisco Lucas, citando problemas como a superlotação dos xadrezes e o baixo efetivo da corporação. "É uma situação já anunciada, não tem mais a quem denunciar, e ninguém toma providência", desabafa.

O POVO Online

Colisão entre caminhões deixa dois mortos em Chorozinho


Um grave acidente envolvendo dois caminhões no km 86 da BR-116, em Chorozinho, Região Metropolitana de Fortaleza, deixou duas pessoas mortas na madrugada desta quarta-feira, 21. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois veículos colidiram frontalmente, o que resultou na morte do condutor e do passageiro de um deles.

Ainda segundo a PRF, a colisão envolveu um veículo Mercedes Benz 1620 e uma carretaIveco Cavalinho. O condutor da Mercedes Benz,Roque Teixeira Matos Júnior, de 20 anos, e o passageiro do mesmo veículo, identificado apenas como Ernaldo, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Já os ocupantes do outro veículo tiveram apenas ferimentos leves. Um terceiro veículo, também um Mercedes Benz, esteve envolvido na colisão, mas apenas danos materiais foram registrados.

O acidente deixou o trânsito lento no local e, até o início da manhã, a pista ficou parcialmente interditada, com agentes da PRF fazendo o controle de tráfego na rodovia.

Adail Carneiro, que ocupará secretaria a ser criada pelo prefeito, quer acordo com Tin Gomes


O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), enviará para a Câmara Municipal, uma mensagem criando a Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Ações Estratégicas. A pasta será ocupada pelo deputado federal Adail Carneiro, dentro do objetivo do Paço Municipal atrair o PHS para o arco de apoio à reeleição do prefeito. Com isso, abrirá ainda vaga para o suplente Paulo Henrique Lustosa, do PP, que reforçará a base do prefeito para 2016.

Nesta terça-feira, o deputado federal Adail Carneiro garantiu que vai apoiar a reeleição de Roberto Cláudio. Ele aproveitou para lançar um apelo a Tin Gomes, presidente estadual do PHS, em busca de acordo dentro do partido. Adail é o vice estadual e acha que pode entrar em acordo com Tin, que se diz alijado do processo sucessório.

Indagado se poderia deixar o PHS e ir para o PDT do prefeito, caso não haja clima com Tin Gomes, Adail rebateu logo. Disse não pensa em mudar de partido.

Ricardo Torres News

SINE/IDT de Russas dispõe de 29 vagas de emprego


O SINE/IDT de Russas está ofertando 29 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Camilo Santana anuncia investimento de 2,17 milhões na reforma do Arquivo Público do Estado

O governador Camilo Santana autorizou, na manhã desta terça-feira (20/10), a reforma geral do Arquivo Público do Estado, em solenidade na Secretaria da Cultura do Estado (Secult), no Centro de Fortaleza. Na ocasião, foi anunciado o investimento R$ 2,17 milhões na restruturação do prédio histórico, tombado pelo patrimônio do Estado. “Este é um compromisso que temos, de fortalecer a cultura, mesmo sabendo que estamos em um ano de dificuldades econômicas e de seca em nosso Estado. Ainda assim, entendemos que é fundamental investirmos em cultura. Não só para resgatar a nossa história, fortalecendo os nossos artistas, mas para a mudança na estrutura social, impactando na educação, segurança e na economia do Estado”, destacou Camilo, durante o evento realizado no prédio do Cineteatro São Luiz, sede da Secult.

O imóvel restaurado ganhará uma área de armazenamento duplicada, uma biblioteca ampliada e uma sala de pesquisa repaginada. A reforma também beneficiará os frequentadores do Arquivo com novos banheiros, substituição da coberta, reforma do estacionamento e obras de acessibilidade. A previsão para o término da obra é de 12 meses. “O Arquivo Público é um equipamento essencial para a memória, o presente e o futuro do nosso Estado. No Arquivo estão guardados documentos valiosíssimos, tanto pelos registros informativos que trazem e que são consultados por pesquisadores e demais interessados quanto pela produção de conhecimento que esse acervo viabiliza”, ressaltou o secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio.

Para a estudante de Biblioteconomia, Thailana Tavares, de 21 anos, o resultado será o melhor acesso aos arquivos e documentos históricos do Estado. “A reforma do Arquivo Público é de extrema importância para a memória do nosso Estado. Essa restruturação, além de respeitar a vida útil dos documentos, respeita o próprio cidadão cearense, sua memória, a cultura e o que foi construído na história do Ceará. Estou bastante empolgada”, comentou a estudante.
Como espaço de memória, história e promoção da reflexão, o Arquivo Público também promove regularmente exposições temáticas, reunindo documentos com recortes temáticos específicos, a partir da grande variedade de seu acervo. Exposições de documentos sobre a seca no Ceará, de arquivos da polícia cearense na época do Império e de registros do período da ditadura cívico-militar de 1964 a 1985 foram temas de algumas das exposições mais recentes promovidas pelo Arquivo Público.

Investimentos na cultura

O governador Camilo Santana aproveitou para anunciar mais investimentos para a Cultura do Estado. As iniciativas fazem parte da recuperação estrutural de vários equipamentos culturais e da qualificação dos seus acervos e espaços, para bem servir à população, em plenas condições de uso e com programação atrativa e qualificada.  “A Secretaria da Cultura está passando por um processo de recuperação dos nossos 14 equipamentos culturais. Já iniciamos a reforma da Biblioteca Pública, Centro Cultural Bom Jardim e, agora, do Arquivo Público do Estado”,afirmou Camilo.

Os próximos a receberem cuidados, acrescentou o governador, serão o Museu do Ceará e o Museu da Imagem e do Som. “Pretendemos, ainda este ano, reformarmos o Museu do Ceará e o Museu da Imagem e do Som. A Secretaria tem trabalhado bastante para dar uma programação com atividades, resgatando a importância de todos esses equipamentos”, reforçou Camilo Santana.

Novo acesso ao Arquivo Público

Durante as obras de reforma, todos os documentos do Arquivo Público serão mantidos em um novo espaço, nos antigos galpões da RFFSA, ao lado da Praça da Estação, onde já funcionam a Biblioteca Pública Espaço Estação e as salas dos Conselhos Estadual de Política Cultural (CEPC) e de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa). Assim, enquanto durarem as obras, não haverá interrupção nem prejuízo aos serviços prestados pelo Arquivo Público à população.

O horário de atendimento aos pesquisadores, professores, estudantes e a todos os cidadãos interessados em acessar documentos do acervo, em consultas para diversos fins, continuará o mesmo: de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Sempre com entrada franca.

Dia do Arquivista

A solenidade de assinatura da ordem de serviço abriu a programação da Secult em comemoração ao Dia do Arquivista, comemorado nesta terça-feira (20). O governador aproveitou para parabenizar e ressaltar a importância da categoria para a memória do Ceará. “O secretário Guilherme escolheu este dia exatamente para homenagear este público que faz este trabalho, talvez muito desconhecido, mas de tão grande relevância para a nossa cultura e para a história do Estado”, destacou Camilo.

Ceará Agora

São Gonçalo do Amarante está entre as cidades que mais geraram empregos no interior do país


Em meio à perda de 573 mil vagas de trabalho no país em 2015, cidades pelo interior do país vão na contramão da crise e registram saldo de vagas com carteira assinada neste ano.

Com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o site UOL encontrou as ilhas do emprego no Brasil. Das 30 maiores geradoras, 29 são cidades do interior do país –apenas Goiânia (GO) foge à regra. Nove estão no Estado de São Paulo.

Juntas, as 30 cidades geraram 63 mil novas vagas e vivem um momento à parte na economia. A atividade que mais se destacou entre esses municípios foi a agropecuária (dominante em 12 cidades). Em seguida, vêm indústria (oito cidades), serviços (cinco), construção civil (quatro) e administração pública (uma cidade).

Foram consideradas apenas as cidades com mais de 30 mil habitantes para fazer esse ranking.

O número de empregos gerados é o saldo, ou seja, o total de contratações menos o de demissões no período. Por exemplo, se em uma cidade foram contratadas 20 mil pessoas, mas outras 15 mil perderam seus empregos, o saldo é de 5.000, que é o número de vagas geradas (20.000 – 15.000 = 5.000).

Nordeste em alta

Outra parte da lista de cidades com geração de empregos está no interior do Nordeste. A segunda colocada na lista nacional é Juazeiro (BA), com 4.268. A prefeitura informou que o emprego tem relação direta com o número de obras na cidade e com investimentos privados.

Na divisa com Juazeiro, a cidade de Petrolina, do outro lado do rio São Francisco, mas já em Pernambuco, gerou 3.141 vagas neste ano e se destacou com a produção de frutas, especialmente uvas.

A cidade que gerou mais emprego na área de serviços no país foi Arapiraca, no agreste de Alagoas. Na cidade, que teve saldo positivo de 2.829 vagas, somente a instalação de uma empresa de SAC (serviço de atendimento ao consumidor) abriu 1.200 postos de emprego.

Além disso, o shopping da cidade, inaugurado em setembro de 2013, expandiu-se e também contratou.

Na lista das nordestinas, outro destaque foi São Gonçalo Amarante (CE), onde fica o complexo portuário de Pecém. Lá foram 1.849 vagas. Apesar da desaceleração de obras por todo o país, a construção civil conseguiu impulsionar a geração de empregos no município e foi o setor que mais gerou vagas.

Com informações do Uol

Bancada elege combate à seca e saúde como prioridade de 2016


Os deputados federais e senadores do Ceará atenderam pedidos do Governador Camilo Santana (PT) e elaboraram, nesta terça-feira, 20, as emendas de bancada ao Orçamento de 2016 que colocam a saúde e o combate aos efeitos da estiagem como prioridades. As emendas serão apreciadas pelos sub-relator e pelo relator geral da proposta orçamentária, deputado Ricardo Barros (PP-PR), para definição do volume de recursos a ser inserido no cronograma de gastos e investimentos da União no próximo ano.

De acordo com o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), a área de recursos hídricos recebeu emendas no valor de R$ 600 milhões, que contemplam sistemas de abastecimento de água, construção de adutoras, perfuração de poços profundos e cinturão das águas.

Foram destinados R$ 300 milhões para a Funasa, em trabalhos que envolvem também saneamento. O Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e o Cinturão das Águas tiveram a indicação de R$ 150 milhões cada.

A maior fatia de recursos definidos pela bancada do Ceará tem a saúde como prioridade. Serão R$ 750 milhões para ampliação e manutenção da rede de saúde, como os hospitais regionais. Duas grandes obras de infraestrutura – o Anel Viário, e o viaduto sobre a Avenida Maestro Lisboa, na via de acesso ao Porto do Mucuripe, também, a pedido do governador Camilo Santana, entram no Orçamento da União. Serão R$ 150 milhões para o Anel Viário e R$ 113 milhões para o viaduto da Maestro Lisboa.

Ceará Agora

Comissão de Educação aprova aumento do piso salarial dos professores


O piso salarial nacional dos professores da rede pública de educação básica pode passar de R$ 1.917,78 para R$ 2.743,65 por mês. É o que prevê o projeto de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), aprovado na reunião desta terça-feira (20) da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

A lei que criou o piso (11.738/08) estabelece o valor mínimo a ser pago aos profissionais do magistério público da educação básica, com jornada de 40 horas semanais. O valor é calculado, a cada janeiro, com base na comparação da previsão do valor aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos exercícios.

Ao longo dos seis anos (2009-2015) desde a sua implementação, o piso foi reajustado em 87%, com ganho real de 37%, segundo dados da Secretaria de Articulações com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação. Este ano, a atualização de 13,01% elevou o vencimento inicial da categoria de R$ 1.697,39 para R$ 1.917,78.

Forma progressiva

O relatório favorável ao projeto, da senadora Ângela Portela (PT-RR), estabelece que a integralização do novo piso deverá ser feita de forma progressiva, no decorrer de três anos.

Um aspecto considerado "relevante" pelas senadoras é que deverá caber ao governo federal, durante cinco anos, a responsabilidade financeira pela complementação dos salários em vigor, para que atinjam o montante referente ao novo piso salarial.

— Sabemos que muitos estados atravessam crises, e essa seria uma medida condizente para que os professores percebam melhores vencimentos — frisou Ângela Portela.

Com este objetivo, passariam a ser destinados 5% da arrecadação das loterias federais administradas pela Caixa para a complementação dos salários dos professores da educação básica.

O projeto segue para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Para os senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Simone Tebet (PMDB-MS), que votaram a favor, a CAE terá condições de aprimorar o texto.

Senado Notícias

Marcelo Chamusca não é mais técnico do Fortaleza


O ciclo do técnico Marcelo Chamusca no Fortaleza chegou ao fim. Nesta terça-feira, 20, em entrevista coletiva na sede do clube, o presidente Jorge Mota anunciou o desligamento do treinador com o Tricolor. 

Marcelo Chamusca tinha contratado com o Fortaleza até o fim da Série C. Na sua segunda passagem pelo clube, o treinador levou o Leão ao título do Campeonato Cearense 2015. Na Série C, depois de boa campanha na primeira fase da Terceirona, o Tricolor caiu diante do Brasil de Pelotas na fase de mata-mata. Em 2014, na sua primeira passagem no Leão, Chamusca também levou o time às quartas de final da Terceirona, sendo eliminado pelo Macaé.

"Em relação ao Chamusca, nós demos um tempo. Ele vai buscar a vida dele, nós também. Agora, vamos buscar um novo treinador", disse o dirigente.

Jorge Mota também analisou as partidas do Leão diante do Brasil de Pelotas, que resultaram na eliminação do tricolor da competição. "Nós não soubemos agredir o adversário (Brasil de Pelotas). Nós tínhamos elenco. Faltou foi agressividade", disse.

O Povo Online

Bancários recusam proposta de reajuste de 7,5% e mantêm greve


Os bancários recusaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 7,5% e mantiveram a greve, após rodada de negociação na tarde desta terça-feira, 20, em São Paulo. O Ceará já possui 412 agências com atividades paralisadas, o que representa 72,66% de adesão, segundo os dados do Sindicato dos Bancários no Estado (Seeb/CE)

De acordo com o presidente do Seeb/CE, Carlos Eduardo Bezerra, que está em São Paulo acompanhando as negociações, os bancos apresentaram uma proposta abaixo da inflação de 10%. A categoria pede reajuste salarial de 16%. "A proposta reduz o poder de compra dos bancários em 2,5%. Nós acreditamos na força da categoria e temos a certeza de que os bancos têm condições de discutir o aumento real", disse Carlos Eduardo a imprensa.

As negociações serão retomadas nesta quarta-feira, 21, por volta das 11h (horário de Brasília), segundo informou o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará. Além da reposição da inflação e do ganho real, os bancários pedem mais contratações, melhorias na segurança nos locais de trabalho, fim das metas abusivas e do assédio moral e fim das demissões.

Em relação ao início das negociações, os bancos aumentaram 2% na proposta apresentada nesta terça. Anteriormente, o reajuste salarial proposto foi de 5,5%.

O POVO Online

Relator do Orçamento 2016 quer propor corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família


O relator do projeto de Orçamento de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), afirmou nesta terça-feira (20) ao G1 que vai propor o corte R$ 10 bilhões dos R$ 28,8 bilhões previstos para o Bolsa Família no ano que vem. Principal bandeira dos governos do PT, o programa prevê repasses mensais de recursos para famílias de baixa renda.

Segundo Ricardo Barros, o corte de 35% no principal programa de transferência de renda do governo impediria o ingresso de novos beneficiários, mas as famílias atualmente cadastradas continuariam a receber os recursos.

"Vou cortar R$ 10 bilhões do Bolsa Família. São cerca de R$ 28 bilhões para o programa. Esse corte é para não ter novos ingressos. Quem sai, não retorna. Quem fica, fica. Não vamos tirar ninguém do programa", afirmou o parlamentar ao G1.

A decisão de tirar recursos do Bolsa Família foi anunciada nesta segunda ao governo, em reunião com líderes da base aliada e o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, responsável pela articulação entre Planalto e Congresso Nacional.

Caberá a Barros elaborar um relatório sobre proposta orçamentária enviada pelo governo. Ele poderá manter o texto ou apresentar uma proposta alternativa, com alterações. O projeto precisa ser votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e depois ser submetido ao plenário do Congresso Nacional.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), criticou a proposta do relator de cortar R$ 10 bilhões do Bolsa Família e defendeu a necessidade da transferência de renda como inclusão social.

"O Bolsa Família nem é esmola nem é coisa para sustentar gente que não quer trabalhar, é um programa estruturante, que estrutura a economia local. (...) É um programa de inclusão social", disse. E acrescentou: "O governo não discutiu isso ainda, mas sou contrário [ao corte]".

Fonte: G1

Botafogo 0 x 1 Ceará - Em dia de cerveja no estádio, Fogão tropeça e coloca Vozão no jogo


Numa partida de equilíbrio, na noite desta terça-feira, 20, o Ceará encontrou caminho da boa atuação e venceu o Botafogo por 1 a 0 no Engenhão. O Alvinegro de Porangabuçu apresentou avanços na disciplina tática e conseguiu fazer frente ao primeiro lugar da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado por Rafael Costa, de pênalti.

Porém, o resultado ainda não representa muitas esperanças de sair da zona do rebaixamento para o Vovô. Com 29 pontos em 31 jogos, a equipe de Porangabuçu ocupa a 17ª colocação e está a sete pontos de superar o Macaé - primeiro clube fora da degola, em 16º com 35 pontos. O próximo confronto do Alvinegro na Segundona é diante do Boa Esporte, neste sábado, 24, às 20 horas (horário de Fortaleza), no Estádio Presidente Vargas.

Diante do líder da Série B, o Ceará levou ao Engenhão proposta de jogo mais sólida para a segunda rodada sob comando do técnico Lisca. A equipe alvinegra deixou o desespero dos chutões de lado e conseguiu investir de maneira mais inteligente na articulação. Pôs a bola no chão, ampliou o olhar tático e explorou as possibilidades ofertadas pelo Botafogo. Não dominou a partida, mas conseguiu ir além das suas atuações pela disputa nacional, desorganizadas e sem fundamento coletivo.

A troca do trio Fabinho, Júlio César e Rafael Costa por Alex Amado, Wescley e Rafael Costa para a peleja no Rio de Janeiro trouxe mais fluidez ao setor de criação do Vovô. Com a reformulação, os visitantes ganharam em alternativas para chegar até a área adversária e desferir finalizações. Referência técnica para a equipe, Ricardinho também pôde melhorar sua atuação devido ao melhor diálogo entre os setores de campo, acertando mais passes e buscando a área adversária com objetivo.

Jogando sem muita inspiração, o Botafogo buscou trabalhar a posse de bola para furar a defesa do Ceará. Titular no gol alvinegro nos últimos dois jogos, Éverson esteve bem colocado, seguro (inclusive salvando o time do empate no minuto final de acréscimo) e não passou por sustos. O sistema defensivo de Lisca também apresentou atuação correta, bem diferente das desastrosas falhas de jogos anteriores. Contudo, o problema alarmante continua sendo o espaço dado pelo Alvinegro para o adversário envolvê-lo em triangulações do ataque.

O "prêmio" pela atuação mais consistente veio aos 11 minutos para o Ceará. A arbitragem marcou pênalti em lance envolvendo Alex Amado e Jefferson - no qual não houve contato entre os jogadores - e Rafael Costa converteu com competência a cobrança. Com o Vovô à frente no placar, a torcida carioca destinou sonoras vaias ao time de Ricardo Gomes, que continuou sem conseguir impor domínio jogando no Engenhão.

FÔLEGO NECESSÁRIO
Para o autor do gol do Vovô, o resultado com atuação satisfatória dá ânimo necessário para o elenco buscar, nos próximos jogos, a permanência na Série B. “Foi a vitória de motivação. Peço as torcedores que nos apoiem contra o Boa no sábado", ressaltou Rafael Costa. 

Castelão teve 965 cadeiras danificadas no jogo entre Fortaleza e Brasil de Pelotas


O laudo da ‘quebradeira’ no estádio Castelão, no segundo jogo entre Fortaleza e Brasil de Pelotas, pelas quartas de final da Série C, foi divulgado. Nesta terça-feira (20), a Luarenas, empresa que administra o estádio, divulgou que 965 cadeiras das arquibancadas superior e inferior foram danificadas. Segundo o documento, as despesas são de responsabilidade do clube mandante.

Além das cadeiras, também foram danificadas duas grades disciplinadoras, uma televisão, três kits de lixeiras recicláveis e dois vidros (da bilheteria e arquibancada). O documento elaborado pela empresa será entregue à Secretaria de Esportes e ao Fortaleza.

A partida, que terminou com o empate sem gols entre as equipes, eliminou o Fortaleza da competição e garantiu o Brasil-RS na semifinal da Terceirona. O resultado também assegurou ao Brasil de Pelotas uma vaga na Série B em 2016.

O POVO Online

“Cumpadre Manzotti” agora é cidadão cearense


O Padre Reginaldo Manzotti recebeu título de cidadão cearense nesta terça-feira, da Assembleia Legislativa. O ato, prestigiado por vários fiéis católicos, foi comandado por Zezinho Albuquerque (Pros), presidente da Casa.

Além do deputado estadual Carlos Matos (PSDB), que encampou projeto do ex-deputado Henrique Resende, compareceu a titular da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Estado, Socorro França.

(Foto – Divulgação)
Blog do Eliomar