-->

sábado, 22 de junho de 2024

EUA ameaçam Brasil com sanções por violações de Direitos Humanos

 SÁBADO, JUNHO 22, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Congressista dos EUA questiona ações de Alexandre de Moraes e alerta para possíveis sanções ao governo brasileiro.
O Brasil enfrenta a ameaça de sanção formal do Congresso dos EUA após o congressista republicano Chris Smith enviar uma carta ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, questionando supostos abusos. Chris Smith, presidente do Subcomitê de Direitos Humanos da Comissão de Relações Exteriores, apontou graves violações de direitos humanos no Brasil. A carta, também enviada aos ministros Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia, e aos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, destaca sete questionamentos a Moraes e menciona um projeto de lei que prevê sanções contra o governo brasileiro. Smith espera uma resposta em uma semana.

(César Wagner)

Elmano liga para ministro da Justiça e cogita apoio federal após mortes no Ceará

 SÁBADO, JUNHO 22, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), ligou para Ricardo Lewandowisk, ministro da Justiça, após a onda de mortes da última noite no Estado. Ele ainda frisou que, se necessário, não hesitará "em solicitar reforço de apoio federal."

Até o momento, governo confirma dez mortes em Fortaleza e Região Metropolitana das 21h24min do sábado às 2h26min de domingo.


Confira o pronunciamento completo do governador

"Cearenses, acompanhei com imensa indignação ações de criminosos contra nossa população nas últimas horas. Dessa vez, atacando de forma covarde algumas pessoas inocentes. Isso ocorre na sequência da intensificação das operações de combate ao crime que temos realizado e do anúncio de novas e mais duras medidas de enfrentamento às organizações criminosas, juntamente com a Justiça e o Ministério Público. Ao tempo em que me solidarizo com as famílias dessas vítimas, com o sofrimento pelo qual passam neste momento, afirmo que esses ataques não intimidarão as forças de segurança do Ceará e as nossas Instituições. Pelo contrário, as ações e operações policiais serão ainda mais intensificadas, e todos esses criminosos serão identificados e presos. Se necessário, não hesitarei em solicitar reforço de apoio federal nessa missão. Inclusive liguei há pouco para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowisk, relatando a situação.

Os cearenses podem ter certeza de que não descansaremos nesse combate ao crime organizado. Lamentamos muito as perdas ocorridas, mas não nos abalaremos jamais nesse enfrentamento. Estaremos cada vez mais fortes e unidos nessa luta."

(O Povo)

Líder da "Massa" em bairro de Fortaleza, conhecida como 'Paloma', expulsa moradores e ordena mortes

 SÁBADO, JUNHO 22, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) montou uma operação que resultou na captura da mulher. A defesa da acusada não foi localizada pela reportagem.

Ameaças, ordens de homicídio, tráfico de drogas e armas, além da expulsão de moradores das próprias residências. Esses são alguns dos crimes atribuídos a Veridiana Silva dos Santos, conhecida como 'Paloma'. A reportagem teve acesso a documentos que mostram como atua a mulher, que tem uma extensa ficha criminal e foi presa no último fim de semana, enquanto visitava o esposo em uma unidade prisional na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) montou uma operação que resultou na captura de 'Paloma', que vinha comandando a facção criminosa 'Massa Carcerária', atuante no bairro Vila Peri.

Denunciada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), em 2023, por integrar organização criminosa, constam inquéritos em nome dela com denúncias de populares indicando como ela agia na região onde comandava. A reportagem não localizou o advogado de Veridiana para comentar as acusações contra ela.

Quatro homicídios, tráfico de drogas, associação para tráfico de drogas, associação ao grupo criminoso, ameaça e dano fazem parte da ficha de 'Paloma'

Há ainda informação de que no início deste ano, enquanto 'Paloma' trocava de grupo criminoso, a mãe dela foi expulsa e morta.


"OU SAI OU MORRE"

No ano passado, o MP acusou 'Paloma' de estar envolvida na expulsão de um morador que resultou no homicídio da vítima. Francisco Diogo Rodrigues da Silva estava em frente à própria casa, quando um homem armado chegou em uma moto já disparando.

O suspeito pela execução é Wedson da Silva de Sousa, o 'Chicão', companheiro de 'Paloma' e a quem ela visitava quando foi presa no último domingo (16).

"Segundo depoimentos testemunhais, 15 dias antes deste homicídio, a vítima e seus irmãos haviam sido expulsos da residência em que moravam no bairro Vila Peri em decorrência de uma disputa territorial entre facções criminosas. A denunciada Paloma, antes líder do grupo delituoso Guardiões do Estado (GDE), havia "rasgado a camisa" aderindo à agremiação criminosa 'Massa', e juntamente com seu companheiro 'Chicão', Paloma determinou que a vítima e sua família fossem embora do bairro, uma vez que eles se recusaram a migrar para esta última falange criminosa"MPCE

Conforme a denúncia, a vítima e os familiares, primeiro, obedeceram à ordem, "entretanto, por não terem outro lugar para morar, decidiram voltar às suas residências no Bairro Vila Peri na noite do dia 3 de julho de 2023". Dias depois, a vítima foi assassinada.

Paloma negou a participação no crime e disse que na época deste homicídio estava presa. No entanto, para o MP, há provas que mesmo detida na data desta execução, ela tem envolvimento com a organização criminosa e teria ordenado a morte. Quase dois meses depois, ela foi solta.

"Nota-se, ademais, que o papel deles, dentro da mencionada organização, inclui o de colaborar para a prática crimes contra a vida, identificando e eliminando desafetos ou pessoas que suspeitam integrar facções rivais ou possam constituir qualquer possível ameaça ao grupo, objetivando, assim, assegurar a autoridade e o domínio da facção deles em diversas áreas de Fortaleza-CE. O grupo, ademais, dispõe inequivocamente de armamentos para a consecução dos crimes, tanto que empregado na consecução do aludido homicídios" MPCE.

Dentre as outras denúncias contra Paloma, está uma violação de domicílio e ameaça. A mulher teria ordenado que mãe e filha saíssem do próprio imóvel, sob pena de serem mortas.

Populares contaram aos policiais que os escolhidos para serem ameaçados de morte eram aqueles que se recusaram a esconder drogas e armas da facção 'Massa' a mando da mulher.

PRISÃO RECENTE

No último domingo (16), policiais cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão no bairro Vila Peri e na saída da unidade prisional. Conforme a Polícia, enquanto cumpriam os mandados, os agentes identificaram vítimas da facção.

Além da mulher, outras quatro pessoas foram detidas durante a 'Operação Lex Dominatus'.

(Diário do Nordeste)

Polícia Civil do Ceará prende no Piauí suspeito de envolvimento em mortes em Viçosa do Ceará

 SÁBADO, JUNHO 22, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Após diligências ininterruptas das Forças de Segurança do Ceará, um homem, de 51 anos, suspeito de participação nas mortes registradas na cidade de Viçosa do Ceará – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), na última quinta-feira (20), foi preso. O indivíduo foi localizado na cidade de Parnaíba, no Piauí, nessa sexta-feira (21). Um veículo que teria dado apoio no crime também foi apreendido.

Logo que tomaram conhecimento sobre o fato, os policiais civis iniciaram as investigações que culminaram na identificação de um suspeito, que já possui passagens por crimes de tráfico e associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Com base nas apurações, após o crime, o homem fugiu para o Piauí para se esconder das autoridades cearenses.

Apurações apontam que ele é suspeito de ter mostrado o local, onde as vítimas se encontravam, aos executores. As investigações iniciais apontam ainda que a motivação estaria relacionada a disputa entre grupos criminosos na região e que o alvo principal seria uma mulher, de 23 anos, uma das vítimas fatais, que já possuía passagens por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo e estava tornozelada.

A ofensiva foi realizada por policiais civis da Delegacia Municipal de Viçosa do Ceará, dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior Norte e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PCCE, além de equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado do Piauí (Ficco). Com ele, um carro modelo Crossfox também foi apreendido.

O suspeito foi conduzido para a Delegacia Municipal de Viçosa do Ceará, onde confessou participação e foi autuado em flagrante. As diligências seguem no intuito de capturar outros suspeitos já identificados.

O crime

Na ocasião, três mulheres, com idades de 16, 23 e 25 anos, e quatro homens, com idades de 18, 21, 24 e 26 anos, foram mortos a tiros em uma praça. A mulher, de 23 anos, já possuía passagens por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo e estava tornozelada. Já o homem, de 24 anos, possuía passagens por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Outras duas vítimas lesionadas foram socorridas para uma unidade de saúde. Uma delas, um homem de 22 anos, não resistiu e foi a óbito.

Russas - CE plantão policial 1º BPM

 

RUSSAS– PRISÃO EM FLAGRANTE COM BASE NA LEI MARIA DA PENHA: 

Dia 22/06/2024 (sábado), por volta das 01h40min, recebemos via CIOPS uma ocorrência de violência doméstica na Travessa Dr. Luiz Nogueira, um homem teria ido até a casa de sua ex-companheira e agrediu a mesma. A composição da Polícia Militar foi até o local e encontrou a vítima Ela relatou aos policiais que o acusado a havia agredido e que ele estava descumprindo uma medida protetiva. De imediato, a composição saiu em diligência, vindo encontrar o agressor nas proximidades da residência da vítima. Foi dada voz de prisão, e todos foram conduzidos para a DRPC de Russas onde o acusado foi preso com base na lei Maria da penha. Vale salientar que o mesmo responde por vários artigos na esfera criminal, mas nada consta em aberto.

Fonte; PM CE

Idosa e criança são mortas em tentativa de chacina na Areninha do Barroso, em Fortaleza

 SEXTA-FEIRA, JUNHO 21, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Outras pessoas foram baleadas no local, sendo três crianças e uma mulher adulta; Além do crime registrado na Areninha, outros quatro homicídios ocorreram em Fortaleza e Caucaia nesta sexta-feira (21).

Uma idosa e uma criança foram mortas em uma tentativa de chacina na noite desta sexta-feira (21), na Areninha Campo Barroso, Grande Messejana, em Fortaleza. O equipamento está localizado na Rua João Ferreira, esquina com Guilherme Assunção.

Além dos dois mortos, que ficaram na calçada da areninha, mais três crianças e uma mulher adulta foram lesionadas a bala no mesmo local. A reportagem apurou que as forças de segurança foram acionadas às 20h50.

Testemunhas informaram os suspeitos chegaram ao local em dois carros. "A policial civil falou para mim que [os suspeitos] vinham em dois carros. A galera não tava com arma de pequeno calibre, porque tem muita bala no chão", contou um morador.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, muita gente gritava e chorava no local, em meio ao desespero em prestar socorro. Ainda não informação sobre o estado de saúde das vítimas baleadas. Diversas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para o local.

Cerca de duas horas antes da tentativa de chacina, o governador Elmano de Freitas havia presidido uma solenidade anunciando o reforço de 437 novos policiais no policiamento ostensivo do Estado. O evento ocorreu na Praça de Messejana, situada a cerca 2,5 quilômetros do local das mortes.

O Diário do Nordeste procurou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e aguarda resposta.

OUTROS CRIMES REGISTRADOS NA SEXTA-FEIRA (21)

Além da tentativa de chacina, outros crimes foram registrados em Fortaleza e em Caucaia, na noite desta sexta-feira (21). Foram quatro homicídios, sendo três na capital e um na cidade da Região Metropolitana.

Os casos ocorreram no bairro Araturi, em Caucaia às 19h26, na Messejana às 20h16, no bairro Mondubim às 21h e às 21h24 no bairro Siqueira.

Duas pessoas foram presas por porte ilegal de arma de fogo, sendo uma em Messejana e outra no Parque Santa Rosa.

CHACINA EM VIÇOSA DO CEARÁ

Sete pessoas morreram e duas ficaram feridas na chacina registrada no município de Viçosa do Ceará, na madrugada de quinta-feira (20). Equipes das Forças de Segurança do Ceará estão em diligências ininterruptas na região. O caso foi na Praça Clóvis Beviláqua, no Centro da Cidade.

Conforme apuração da TV Verdes Mares, as vítimas estavam em um bar, ao lado da praça, quando os suspeitos chegaram de carro e motocicletas no local.

Os atiradores teriam retirado as vítimas do bar e colocado o grupo enfileirado na praça. Em seguida, os suspeitos dispararam contra nove pessoas.

Três mulheres, com idades de 16, 23 e 25 anos, e quatro homens, com idades de 18, 21, 24 e 26 anos, foram mortos a tiros. A mulher, de 23 anos, já possuía passagens por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo e estava tornozelada.

Já o homem, de 24 anos, possuía passagens por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

TIROTEIO NA PRAÇA JOAQUIM TÁVORA

Há uma semana, na última sexta-feira (14), um homem foi morto e uma bebê de nove meses foi baleada em tiroteio ocorrido nas proximidades da Praça Joaquim Távora. Conforme relatos de moradores e pessoas que estavam no local no momento do ocorrido, o caso ocorreu na rua Fiscal Vieira, ao lado da Praça Joaquim Távora, que fica na avenida Pontes Vieira.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a vítima, ainda não identificada formalmente, foi morta em via pública por disparos que também lesionaram a bebê, que foi levada para uma unidade hospitar.

Em operação conjunta, as polícias Civil e Militar localizaram no sábado (15) três suspeitos de participar da troca de tiros no bairro Joaquim Távora. Dois dos suspeitos foram presos e um foi morto em confronto com os policiais.

(Diário do Nordeste)