-->

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Ciro: “Minha mãe foi uma mulher extraordinária”

A missa de corpo presente de Maria José dos Santos Ferreira Gomes, a Dona Mazé, mãe do ministro da Educação, Cid Gomes, de Ciro, Ivo, Lúcio e Lia, na Igreja da Sé, em Sobral,  foi marcada pela emoção.
O ex-governador Ciro Gomes falou em nome da família. Agradeceu a presença de todos e em lágrimas disse sobre a mãe: “Foi uma mulher maravilhosa a minha mãe. A nossa mãe não foi só uma mãe zelosa, foi uma extraordinária educadora”.
O corpo de dona Maria José Ferreira Gomes foi enterrado no Cemitério São José, em Sobral, ao lado do marido,  ex-prefeito Euclides Ferreira Gomes.
DIÁRIO DO NORDESTE.


Carnaval é marcado por chuva em 57 municípios cearenses


O feriado de Carnaval foi marcado por pequenas precipitações pluviométricas em pelo menos 57 municípios do estado. No sábado (14), a maior chuva aconteceu no município de Barbalha, na região do Cariri, onde foram registrados 26 milímetros. Já no domingo (15), a chuva caiu com maior intensidade no município de Freicheirinha, naSerra da Ibiapaba, onde os aparelhos de medição marcaram 16 milímetros de precipitações.  
Na última segunda-feira (16), o município de Cruz registrou 33,6 milímetros de chuvas. Na mesma ocasião, segundo a Fundação Cearense de Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), outros onze municípios também apresentaram índices de precipitações.
Ontem (17), as chuvas banharam 34 municípios localizados nas regiões da Ibiapaba, Jaguaribana, Maciço do Baturité, Sertão Central e Inhamuns. Também houve registros de chuvas nos litorais Norte, do Pecém e de Fortaleza. O maior registro aconteceu no município de Senador Sá, onde foram marcados 28,6 milímetros, seguido por Morada Nova (27 mm); Ipueiras (24 mm); Pindoretama (22 mm); Marco (20,3 mm); Redenção (19 mm); Alto Santo (18 mm) e Itapiúna, onde choveu cerca 17, 6 milímetros.
Causa das chuvas
Conforme a Funceme, os registros de precipitações captadas durante o período de Carnaval aconteceram por conta da formação de áreas de instabilidade atmosférica, que possibilitaram condições favoráveis à ocorrência de chuva isolada em todas as regiões do Ceará. No entanto, as chuvas não aconteceram de maneira mais intensa pela falta de uma atuação direta da Zona de Convergência Intertropical (ZCI), que poderia trazer chuvas mais generalizadas ao estado.
“Se for observada a média anual para o período relativo ao mês de fevereiro, que é de cerca de 127 milímetros, as chuvas caídas até agora, algo em torno de 41 milímetros, revelam um déficit pluviométrico de 67,5% no Ceará. As chuvas decorridas no período de Carnaval aconteceram devido a questões de instabilidade espacial e temporal”, explicou o meteorologista Leandro Valente, da Funceme.
O órgão de meteorologia deverá divulgar, nos próximos dias, o prognóstico climático para os meses de março, abril e maio.  No primeiro prognóstico do ano, divulgado em janeiro, a categoria de chuvas abaixo da média histórica foi apontada como a mais provável.
Para hoje, a Funceme aponta  que a formação de áreas de instabilidade atmosférica sobre o setor norte do Nordeste brasileiro, deixa o céu com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses ao longo do dia. Chuvas também poderão acontecer amanhã (19), devido a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 
DIÁRIO DO NORDESTE

HOMICÍDIO EM TABULEIRO DO NORTE


O fato aconteceu  17/02/2015 (terça-feira), por volta das 18h00, Na Rua Bruno Soares Gondim, N° 94, Quadra 01, Bairro Populares, Tabuleiro do Norte, foi vítima de homicídio à bala, a pessoa de Josefa Genalba Ferreira de Oliveira, filha de Carmelita Ferreira de Oliveira, nascida aos 04-04-1971, Natural de Tabuleiro do Norte-Ce, Solteira, Desempregada e residente na Rua Olímpia maia. A vítima encontrava-se na localidade citada acima, sentada na calçada quando 2 (dois) indivíduos em uma motocicleta de características não anotadas chegaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima que logo após a ação tomaram rumo ignorado, sendo vítima  socorrida por populares ao hospital de Tabuleiro do Norte e logo em seguida transferida ao hospital regional de Limoeiro do Norte vindo a falecer neste local. A CP-1104, composta pelo CB PM  que de imediato compareceram ao local e passaram a realizar diligências no sentido de identificar e prender o autor deste delito. VALE SALIENTAR QUE NÃO FOI ENCONTRADO NEMHUMA CÁPSULA NO LOCAL, LEVANDO A CRER QUE A ARMA ULTILZADA TERIA SIDO UM REVÓLVER E VÍTIMA FORA ATINGIDA COM APROXIMADAMENTE 4 DISPAROS. 


Vai-Vai é campeã do Carnaval de São Paulo; Mancha Verde e Tom Maior são rebaixadas


A Vai-Vai buscou inspiração nos agudos precisos da voz de Elis Regina para levar o Carnaval 2015 de São Paulo. Com 269,9 pontos, sagrou-se campeã após levar cerca de38 mil pessoas a cantar o refrão da canção Maria Maria, canção de Milton Nascimento eternizada na interpretação de Elis e embutida no enredo da escola. A combinação emocionou a plateia.
A escola não ganhava desde 2011, quando levou o título com homenagem ao maestro João Carlos Martins, mesclando o samba com música clássica. O maestro João Carlos Martins esteve entre os diretores da escola durante a apuração. "Quero começar o ano com o pé direito, com a vitória da Vai-Vai", disse. O homenageado na vitória anterior foi pé quente. 
A segunda colocada foi a Mocidade Alegre, que homenageou a atriz Marília Pêra. Foram rebaixadas para o Grupo de Acesso a Mancha Verde, com 267,9 pontos, e a Tom Maior, com 267,7.
Votação
Como em todos os anos, a presidente da Mocidade Alegre, Solange Bichara, passou toda a apuração segurando terços e rezando agarrada ao marido, o mestre de bateria Sombra. As escolas Gaviões da Fiel, Nenê de Vila Matilde e Império de Casa Verde perderam muitos pontos em fantasia e viram ruir suas chances na metade da apuração.
Sem torcida
Pelo terceiro ano sem torcida, a apuração seguiu tranqüila. Em vez dos gritos de torcida que vinham das arquibancadas, só a voz do locutor entremeada por alguns gritos de comemoração. Alguns xingamentos em notas baixas também.
1º Vai-Vai 269,9
2º Mocidade Alegre 269,6
3º Rosas de Ouro 269,4
4º Águia de Ouro 269,3
5º Dragões da Real 269,3
6º Tucuruvi 269,2
7º Nenê de Vila Matilde 269,2
8º Casa Verde 269,1
9º Gaviões da Fiel 269
10º Vila Maria 268,9
11º X-9 Paulistana 268,7
12º Acadêmicos do Tatuapé 268
13º Mancha Verde 267,9
14º Tom Maior 267,7
DIÁRIO DO NORDESTE


SUS disponibiliza teste oral de HIV


Carnaval é época de diversão, mas também pode ser uma oportunidade de ficar mais tranquilo com a saúde realizando o teste oral de HIV. O procedimento para saber se a pessoa tem Aids foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem, entre suas vantagens, a mobilidade, pois não é necessário ter um espaço laboratorial para a coleta e diagnóstico.

A iniciativa utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 30 minutos, já é possível obter o resultado.


Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que tiveram a possibilidade de ir até grupos de risco, que são homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Agora, para o Carnaval, as ONGs se organizam para realizar saídas em bares, boates e festas durante toda a semana de folia.


Ariane Sena, 23 anos, estudante de psicologia, participa do projeto em Salvador, na Bahia, com a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que, desde 1989, atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas que convivem com o vírus.

O legal do projeto é que a gente vai até o encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, então nós vamos em orlas, saunas gays, casas de prostituição e está sendo muito bom. A gente entende a dificuldade de travestis e transsexuais chegarem a laboratórios, a gente nem sempre é respeitada e nem somos chamadas pelos nossos nomes sociais, como queremos ser chamadas”, conta Ariane Sena. Durante o carnaval de Salvador, o projeto fará três saídas na semana das festas passando pela Barra e Circuito Dodô.


Em casos de teste positivo, as equipes são orientadas a encaminhar os casos aos postos de saúde mais próximos do local, conforme esclarece Padre Alfredo. “Eu penso que é uma forma real da gente cessar essa epidemia, fazendo com que as pessoas saibam da sua condição. Quando há casos de soropositividade, a gente indica os postos de saúde mais próximos da comunidade e região. A pessoa pode escolher, conforme a sua necessidade ou conveniência”, completa.

No Rio de Janeiro, Márcio Villard, gerente da área de Educação e Mobilização Social da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, conta que os barracões das escolas de samba, tanto do primeiro grupo como do grupo de acesso, recebem preservativos e materiais educativos durante todo o ano. Mulheres voluntárias das comunidades trabalham com as escolas Salgueiro, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel.


Durante o carnaval, as ações são realizadas no Terreirão do Samba e no Sambódobro. “Elas trabalham com material educativo e é muito interessante, porque depois a gente recebe muitas pessoas para darmos encaminhamento ao teste. Então a hashtag da campanha, #partiuteste, funciona muito bem no diálogo com essas pessoas”, explica Márcio Villard.


A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco, período chamado de janela imunológica. Além do teste oral, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial e o teste rápido de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento.


Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).


* Com informações do Blog da Saúde.

Vereador denuncia esquema de propina no Demutran de Juazeiro do Norte


O vereador Bertran Rocha (PTdoB) denunciou um esquema de corrupção dentro do Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte (Demutran). Segundo o parlamentar juazeirense, a prática de corrupção ativa vai desde o sumiço até a retirada de peças e combustível dos veículos que estão sob o poder do órgão. 


Bertran denunciou, ainda, um esquema de distribuição de propina para a liberação dos veículos sem a devida quitação das taxas e impostos em atrasos. “O comércio forte de Juazeiro é ali (Demutran). 



680 multas aplicadas até esta terça nas estradas federais cearenses


Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE), até esta terça-feira, 17, já foram registradas 680 multas só com o radar pistola, o equipamento móvel da PRF. No Estado, a polícia conta com 5 equipamentos ao todo. De acordo com a PRF, depois do balanço final este número ainda vai aumentar. 
Funcionamento
Os radares pistola têm dois modos de atuação: estático e portátil. Quando utilizado na forma estática, ele é colocado em um tripé e flagra todos os veículos irregulares na rodovia em uma distância de até 1 Km.
Na forma portátil, o policial rodoviário é quem manuseia o aparelho. "O radar tem uma espécie de mira. O policial aponta para um veículo e detecta a sua velocidade. Caso esteja acima do permitido na via, ele trava no veículo até que a placa fique visível para registrar uma imagem", explica Costa. No modelo portátil, o radar atinge a mesma distância do estático (1 Km), porém só consegue fiscalizar um veículo por vez.
O uso do radar pistola é amparado pela Resolução 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contram), que permite a fiscalização eletrônica, desde que a velocidade máxima permitida na via em questão esteja sinalizada para os motoristas.
Penalização
A multa para o motorista que for flagrado trafegando acima da velocidade máxima permitida na via varia conforme o grau da infração. Caso o condutor transite em até 20% a mais do permitido, a infração é considerada de natureza média, com multa de R$ 85,13 e acúmulo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já entre 20% a 50% superior à máxima da via, a infração é registrada como grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.
Já para o condutor flagrado em velocidade superior a 50% da máxima permitida, a infração é de natureza gravíssima, gerando multa triplicada, no valor de R$ 574,62, além de acumular sete pontos na CNH.
O motorista também pode ter a suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação, conforme o artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Governador decreta Luto Oficial pelo falecimento de Maria José Ferreira Gomes


O governador Camilo Santana decretou Luto Oficial nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2015, em todo o Estado, em razão do falecimento da educadora Maria José Ferreira Gomes. De acordo com o decreto, neste período, a bandeira do Ceará  deverá ser içada a meio mastro.

                 Saída da igreja da Sé com destino ao cemitério São José, Centro de Sobral
Dona Maria José era mãe dos ex-governadores Ciro e Cid Gomes, atual ministro da Educação, do secretário das Cidades, Ivo Gomes, de Lúcio e Lia Ferreira Gomes. Seu falecimento sensibilizou a sociedade cearense, não apenas em função dos relevantes serviços prestados por seus filhos ao Estado do Ceará mas também devido à sua própria atuação como ativista da educação e defensora da cidadania. O sepultamento aconteceu na manhã desta terça-feira (17)
BLOG ROBERTO MOREIRA

HOMICÍDIO A BALA EM LIMOEIRO DO NORTE


O fato aconteceu nesta segunda feira as 16/02/2015 as20h,na Localidade de Pedra Branca zona Rural ,foi vítima de Homicídio á bala apessoa de Gracir José de Souza ,38 anos vulgo Deco , vigilante residente na Ce -377localidade de Pedra Branca xona RURAL DE LIMOEIRO DO NORTE CE
O mesmo foi abordado por 02( dois) invíduos em uma motocicleta .que efetuaram vários disparo eo alvejou com um tiro no abdomem sendo a vítima socorrida por populares ao hospital regional .Os autores do crime evadiram -se logo em seguida tomando destino ignorado e ainda não foram identificados .a vítima não resistiu e veio a falecer


Três pessoas são mortas e duas baleadas durante Carnaval em Quixeré

Três pessoas foram mortas e duas ficaram feridas a bala durante o Carnaval do município de Quixeré, nesta segunda-feira (16). Umtiroteio na Barragem de Quixeré, onde ocorria um evento carnavalesco deixou dois mortos edois feridos. E outra ocorrência em um bar localizado no Sítio Ilha deixou uma mulher morta e o namorado ferido. 
Igor Chagas dos Santos, 21 e Rogerson de Oliveira Sales, 19. morreram durante os disparos efetuados na barragem. Igor  foi atingido com um três disparos, sendo um no pescoço, outro no peito e o último no braço esquerdo. O jovem foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a Polícia, ele respondia na Justiça a dois crimes de homicídio consumados e uma tentativa, sendo os dois primeiros em Limoeiro do Norte e a tentativa em Russas. Além de dois crimes de assalto. Já a outra vítima, Gerson, trabalhava como banconista e foi lesionado no pescoço. Ele também foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu ao ferimento.  
 Um casal que estava no evento também foi lesionado, sendo Maria Nair Gomes de Oliveira, que sofreu um ferimento no pé e Antônio Gleison Carneiro Moura, 24, que também sofreu um ferimento a bala no pé direito. Ambos foram socorridos para o hospital de Quixeré. Segundo informações do relatório da Polícia, os policiais militares que estavam reforçando o evento atenderam a ocorrência e procuraram informações sobre o autor dos disparos, mas não obtiveram êxito.
Já durante o outro tiroteio, que ocorreu no bar localizado no Sítio Ilha Kátia Sousa Costa, 27, foi atingida com cinco tiros na cabeça e uma no ombro esquerdo. A mulher ainda foi encaminhada a unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos. 
O namorado de Katia, Francisco José da Silva, foi baleado de raspão no peito. Ele foi medicado e liberado. Os policiais receberam a informação de que dois homens em uma motocicleta chegaram ao local e afirmaram ser um assalto, mas efetuaram vários disparos contra as vítimas e fugiram em direção a localidade Água Fria. Os PMs ainda realizaram diligências para localizar e prender os suspeitos, mas ninguém foi detido. 
DIÁRIO DO NORDESTE







Morre mãe de Cid Gomes


Faleceu, na tarde de hoje, Maria José Santos Ferreira Gomes, mãe do ex-governador e ministro da Educação Cid Ferreira Gomes. Aos 86 anos, ela estava hospitalizada há algumas semanas em uma unidade hospitalar particular na Capital e faleceu, segundo a assessoria do ministro, por razões naturais.
O velório será realizado a partir das 21h30 na Ethernus, na rua Padre Valdevino, 1688, na Aldeota. O enterro acontecerá amanhã, em Sobral.
Maria José nasceu em São Paulo e mudou-se com o marido José Euclides Ferreira Gomes para Sobral, onde veio a ser prefeito de 1977 a 1982. Dois de seus filhos, Ciro Gomes e Cid Gomes, vieram a assumir o Governo do Estado
FONTE DIÁRIO DO NORDESTE.