-->

quarta-feira, 10 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Russas CE

 


Mulher sobrevive a golpe de faca no crânio no Ceará; ex foi preso por tentativa de

 

Por G1 CE


Mulher sofre facada na cabeça em tentativa de feminicídio em Morada Nova, no interior do Ceará; suspeito é preso — Foto: Arquivo pessoal

Mulher sofre facada na cabeça em tentativa de feminicídio em Morada Nova, no interior do Ceará; suspeito é preso — Foto: Arquivo pessoal

Uma mulher ficou com uma faca cravada no crânio após sofrer uma tentativa de feminicídio nesta segunda-feira (8), em Morada Nova, no interior do Ceará. O suspeito de cometer o crime é o ex-companheiro da vítima. Ele foi preso em flagrante em sua residência após buscas de policiais militares e civis.

A mulher que sofreu a tentativa de feminicídio foi socorrida e encaminhada a uma unidade hospitalar da região, onde recebe cuidados médicos.

Em depoimento, o suspeito disse que o término do relacionamento foi o motivo da violência. Ele foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio.

De acordo com a polícia, o homem já responde por tráfico de drogas, receptação e crime de trânsito. Ele foi levado pelos policiais à sede da Delegacia Municipal de Morada Nova, onde está preso.

Denúncias

A Polícia Civil segue investigando o caso e apura a participação do suspeito em outros crimes na região.

Os policiais afirmam que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem a apuração. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 98879-7778, o WhatsApp da Delegacia Municipal de Morada Nova.

2022: Pesquisa da CNN mostra liderança isolada de Bolsonaro

 

Chefe do Executivo aparece com dez pontos percentuais de vantagem sobre o ex-presidente Lula.

Uma pesquisa realizada por meio de uma parceria da CNN Brasil e do Instituto Real Time Big Data, sobre as eleições presidenciais de 2022, apontou que o presidente Jair Bolsonaro segue com a liderança isolada nas intenções de voto. O levantamento é o primeiro a ser divulgado após a decisão do ministro Edson Fachin de anular as condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato.

Com 31% dos votos, Bolsonaro aparece na liderança com dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento ainda traz como possível cenário uma disputa entre oito candidatos. Atrás de Bolsonaro e de Lula, há um empate técnico no terceiro lugar entre quatro candidatos: Sergio Moro (10%), Ciro Gomes (9%), Luciano Huck (7%) e João Doria (4%). João Amoêdo e Marina Silva também empatariam tecnicamente, com 2% e 1% dos votos, respectivamente.

Nos cenários de segundo turno, a pesquisa mostra Bolsonaro com 43% das intenções de voto e 39% para o ex-presidente Lula. Já na disputa entre Bolsonaro e Ciro Gomes, o presidente atinge 43%, enquanto o pedetista soma 36%.

Contra Sergio Moro, Bolsonaro atinge 41% ante 38% do ex-juiz. Por fim, quando a disputa é contra Luciano Huck, Bolsonaro registra 46% das intenções e voto, enquanto o apresentador soma 31%. A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de março e ouviu 1.200 pessoas de todo o Brasil, sendo que a margem de erro é de três pontos, para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%.

DECISÃO DE FACHIN

Além das intenções de voto para 2022, o levantamento também ouviu a opinião popular sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, de anular, em decisão monocrática, as condenações de Lula definidas pela 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba.

Os entrevistados foram questionados se concordavam com a decisão do ministro de anular as condenações do ex-presidente Lula. Os resultados mostram que 36% do público concorda com a decisão de Fachin, enquanto 54% não concordam, e 10% não sabem ou não responderam.

(Paulo Moura - Pleno News)



Após decisão de Fachin, general fala em “ruptura institucional"

 

General reformado Luiz Eduardo Rocha Paiva acusou ministro do STF de desdenhar da Justiça.

O ex-comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, general Luiz Eduardo Rocha Paiva, publicou um artigo no site do Clube Militar com duras críticas contra a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações contra o ex-presidente Lula no âmbito da Operação Lava Jato. No texto, o militar reformado afirmou que a decisão deixa o país próximo de uma “ruptura institucional”.

– O STF feriu de morte o equilíbrio dos Poderes, um dos pilares do regime democrático e da paz política e social. A continuar esse rumo, chegaremos ao ponto de ruptura institucional, e, nessa hora, as Forças Armadas (FA) serão chamadas pelos próprios Poderes da União, como reza a Constituição – escreveu.

Em seu artigo, o general acusou o ministro do Supremo de desdenhar das decisões tomadas pelas Cortes de instâncias inferiores e afirmou que Fachin utilizou “meandros jurídicos de menor relevância diante das robustas evidências de corrupção em mais elevado grau”.

– Fachin escandalizou o Brasil e causou um choque brutal em nossa autoestima, orgulho e confiança no país – declarou.

Paiva ainda destacou que algumas decisões do Supremo tem revelado uma “ilegítima disposição de conduzir os destinos do país, invadindo áreas dos demais poderes e contando com a conivência de deputados e senadores” e chamou o povo brasileiro a pressionar as diversas instituições nacionais para reverter a decisão.

– Cabe ao povo brasileiro exercer o legítimo e, também legal, direito de pressionar na mídia e nas instituições e organizações, mas principalmente nas ruas, de forma ordeira, firme, resoluta, sem descanso e sem retrocessos, por uma reviravolta nessa situação que é motivo de vergonha nacional – apontou.

Confira abaixo, na íntegra, o texto publicado pelo general Luiz Paiva no site do Clube Militar:

Aproxima-se o ponto de ruptura

A nefasta decisão do Ministro Fachin, livrando Lula de suas condenações foi uma bofetada na cara (desculpem a expressão) da Nação Brasileira.

Após tanto trabalho, esforço, lutas, participação popular e regate do civismo e da cidadania do povo brasileiro, uma única pessoa, ao arrepio do que seja justiça, segurança jurídica e senso de responsabilidade política, praticamente, arremessou no lixo a Operação Lava Jato e, com ela, a esperança da sociedade num futuro mais digno.

Uma só pessoa desdenhou das decisões das Cortes da Justiça de Primeira Instância, de um Tribunal Regional Federal e do Superior Tribunal de Justiça, onde, em todas elas, Lula, uma criatura deplorável, fora condenado. Com base em meandros jurídicos de menor relevância diante das robustas evidências de corrupção em mais elevado grau, Fachin escandalizou o Brasil e causou um choque brutal em nossa autoestima, orgulho e confiança no País.

Para reverter essa decisão, cabe ao povo brasileiro exercer o legítimo e, também legal, direito de pressionar na mídia e nas instituições e organizações, mas principalmente nas ruas, de forma ordeira, firme, resoluta, sem descanso e sem retrocessos, por uma reviravolta nessa situação que é motivo de vergonha nacional.

Essa e outras decisões monocráticas e, também, algumas decisões do pleno do STF revelam uma ilegítima disposição de conduzir os destinos do País, invadindo áreas dos demais Poderes e contando com a conivência de deputados e senadores, cujo grande efetivo resulta na submissão do Congresso Nacional. Da mesma forma, a Alta Corte algemou o Executivo, comprometeu sua autoridade e vem colocando em risco a paz, a harmonia e a própria unidade nacional.

O STF feriu de morte o equilíbrio dos Poderes, um dos pilares do regime democrático e da paz política e social. A continuar esse rumo, chegaremos ao ponto de ruptura institucional e, nessa hora, as Forças Armadas (FA) serão chamadas pelos próprios Poderes da União, como reza a Constituição. Por isso, hoje, é bom lembrar Rui Barbosa: A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer. O grande jurista se referia ao recurso a instâncias legais.

Porém, o que é supremo não é a lei e sim a Justiça e esta não existe quando a lei é usada contra o bem comum. Não fosse assim, ainda seríamos uma colônia de Portugal. Em um conflito entre Poderes, a qual deles as FA se submeterão? Com certeza, ficarão unidas e ao lado da Nação, única detentora de sua lealdade. Que a liderança nacional tenha isso em mente.

(Paulo Moura - Pleno News)

SEMED divulga 5ª lista de convocação da Seleção Simplificada para Professores.

 A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED), no uso das atribuições que lhe são conferidas, torna pública a quinta lista de convocação aos professores participantes da Seleção Simplificada conforme Edital nº 001/2021, para suprirem carências temporárias da Rede Municipal de Ensino de Russas.

Os candidatos devem comparecer amanhã (11/03) aos locais e horários de lotação informados no anexo. Para o processo, é necessário apresentar documento com foto (Identidade, CNH, entre outros) e a cópia do diploma, a fim de comprovar a habilitação para a disciplina a qual o candidato se inscreveu.

A partir das orientações de prevenção à covid-19, a SEMED vem convocando e realizando gradualmente a lotação dos professores considerando a segurança dos envolvidos e impedimento de aglomerações.

Para lista de convocação completa, clique no link abaixo:

LISTA DE CONVOCAÇÃO Nº 05 – SELEÇÃO PARA PROFESSORES

Mais um lote de vacina CORONAVAC chega a Russas CE

 

Chegou na tarde de hoje10 de Março o 6º lote de vacina CORONA VAC, 1.200 doses para a regional de Russas, que tem conta com  5 cidades que são; Jaguaretama, Morada Nova, Palhano, Jaguaruana e Russas.

O municipio russano0 ficou com 430 doses, sendo 150 para os profissionais da saúde, e 280 para a 1ª dose. A vacina foi entregue a coordenadoria de saúde do estado em Russas.


Blog; Erivando Lima


O melhor Pneu e Bateria da cidade de Russas CE

Rua 25 de Agosto

Org; Ricardo Amaral


Radio e Tv Web Nativa transmite hoje a tarde Ceara x Ferroviario - Fortaleza x Atletico cearebse e toda rodada do campeonato estadual 2021

 NATIVA DE RUSSAS CE

radioetvwebnativaderussas

Direção; Erivando Lima e Genilson Marques

A transmissão ja estar no ar;

Ceará recebe oitavo lote de vacinas contra a Covid-19, com 109 mil doses

 

Por G1 CE

 


Oitavo lote de vacina contra a Covid-19 a chegar ao Ceará tem mais de 100 mil doses da CoronaVac — Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

Oitavo lote de vacina contra a Covid-19 a chegar ao Ceará tem mais de 100 mil doses da CoronaVac — Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

O Ceará recebeu nesta quarta-feira o oitavo lote de vacinas contra a Covid-19. A nova carga contém 109.800 doses da CoronaVac, imunizante desenvolvido na China e produzido no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Com o oitavo lote, o Ceará recebeu um total de 805 mil doses, nas seguintes datas:

  • 1º lote: 229.200 mil doses da CoronaVac em 18 de janeiro
  • 2º lote: 72.500 doses da Oxford/AstraZeneca 23 de janeiro
  • 3º lote: 33.200 doses da CoronaVac em 25 de janeiro
  • 4º lote: 115 mil doses da CoronaVac em 6 de fevereiro
  • 5º lote: 80.500 doses da Oxford/AstraZeneca em 24 de fevereiro
  • 6º lote: 49.200 doses da CoronaVac em 24 de fevereiro
  • 7º lote: 115.600 doses da CoronaVac em 3 de março
  • 8º lote: 109.800 doses da CoronaVac em 10 de março

Em mensagem em rede social, o governador Camilo Santana comemorou a chegada das doses, mas lembrou que o fornecimento ainda é ritmo lento.

"O ritmo de produção e distribuição das vacinas, porém, ainda continua muito lento em todo o país. Por isso, temos conversado periodicamente com o Ministério da Saúde, Fiocruz e Butantan, para cobrarmos mais agilidade nesse processo", disse o governador.

Ceará já recebeu mais de 800 mil doses de vacinas contra a Covid-19 — Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

Ceará já recebeu mais de 800 mil doses de vacinas contra a Covid-19 — Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

Russas CE; plantão policial



  LIMOEIRO DO NORTE

MOTO ROUBADA RECUPERADA

Ontem pela manhã, no Distrito de Bixopá, zona rural de Limoeiro do Norte, foi encontrada abandonada as margens do Canal de Integração, uma Moto BROS 150, preta, placa PMP-4359. Segundo consta no sistema que a mesma foi roubada no dia 24 de fevereiro deste ano. O veículo foi recolhido e apresentado a autoridade competente na Delegacia de Limoeiro do Norte.

JAGUARUANA

ACHADO DE CADAVER

Na tarde de ontem, foi encontrado o cadáver do senhor RAIMUNDO DA SILVA FILHO, 60 anos, no interior de sua residência, na Trav. Santo Antônio, bairro Tabuleiro em Jaguruana, sendo levado ao IML em Russas. O motivo da morte não foi ainda identificado, possivelmente tenha sido morte natural.


Fonte; PM CE

O melhor Pneu e Bateria da cidade de Russas CE

Rua 25 de Agosto

Org; Ricardo Amaral



Governo do Ceará vai custear conta de água de famílias de baixa renda por dois meses

 

O Governo do Ceará custeará a conta de água de famílias de baixa renda nos próximos dois meses. A tarifa de contingência também estará suspensa para esse grupo da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

As medidas foram anunciadas, em transmissão ao vivo, pelo governador Camilo Santana (PT), nesta terça-feira (9).

Segundo o chefe do executivo, 379.114 famílias que consomem até 10 mil metros cúbicos de água pela Cagece serão beneficiadas nas contas de abril (referente ao consumo de março) e maio (referente ao consumo de abril). Já a cobrança da tarifa de contingência será suspensa para 236.090 famílias.

Além disso, 114,8 mil famílias que consomem água pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) também terão o consumo dos dois meses custeado pelo Estado.

“Da mesma forma que pagamos a conta de energia ano passado, estamos em negociação com a Enel, para que possamos repetir essa ação nestes dois meses. Em breve, quando estivermos acordados, divulgaremos”, disse.

Segundo o Governo do Estado, o investimento total estimado nas ações é de R$ 56,8 milhões.

As mensagens com as medidas serão encaminhadas à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (10).

Medidas anunciadas nesta terça (9):

- Pagamento da conta de água da Cagece, nos próximos dois meses (abril e maio), de 379.114 famílias de baixa renda que consomem até 10m³ por mês;

- Pagamento da conta de água de 114.847 famílias do interior inscritas no Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar);

- Suspensão a tarifa de contingência de 236.090 famílias da Região Metropolitana de Fortaleza.

Apoio na pandemia

Essas novas medidas se somam a ações já anunciadas pelo Governo do Estado para minimizar os impactos da pandemia de coronavírus no Ceará. No último dia 4, Camilo anunciou que trabalhadores do setor de alimentação fora do lar que estão desempregados receberão um auxílio de R$ 1 mil. Além disso, as contas de água de março, abril e maio de todos os estabelecimentos do gênero serão pagas pelo governo.

(Diário do Nordeste)



Juazeiro do Norte e demais cidades do Cariri decidem não decretar lockdown

 


Os municípios da região do Cariri não vão aderir ao lockdown. A decisão foi tomada em reunião virtual realizada nesta terça-feira (9) pelo comitê formado pelos prefeitos dos vinte e nove municípios que compõem a região. A maioria dos gestores votou contra a adoção da medida para combater a Covid-19.

Apenas dez municípios da região foram à favor do lockdown, enquanto os demais (19) foram contra. Técnicos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) também participaram da reunião e defenderam a adoção da medida na região, alegando que com a rapidez de transmissão do novo coronavírus nesta segunda onda, a rede de saúde da região pode colapsar. Atualmente, os municípios de Barbalha, Campos Sales e Jati apresentam nível de alerta altíssimo para a transmissão da doença.

Por outro lado, os gestores que foram contrários ao lockdown, defenderam a adoção de medidas mais rígidas para diminuir o aumento do número de casos do coronavírus. Porém, sem o fechamento das atividades não essenciais.

Uma nova reunião deverá acontecer nesta sexta-feira (12) para a realização de um novo balanço sobre o quadro da pandemia na região e uma nova votação também deve ser realizada para definir a adoção do lockdown, ou não.

Lockdown no Ceará

Os municípios do Ceará estão aderindo ao lockdown desde a última sexta-feira (5), dia seguinte ao pronunciamento do governador Camilo Santana (PT), que recomendou a medida aos municípios em que há um maior agravamento da doença. O Decreto estadual recomenda a determinação por um período de quinze dias.

Confira quem foi contra e quem foi à favor do lockdown:
(CN7)