-->

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

TSE rejeita por unanimidade pedido para cassar chapa de Bolsonaro

 O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (28), por unanimidade, rejeitar a cassação da chapa que elegeu o presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão. A corte fixou, contudo, a tese de que o disparo em massa de mensagens pode ser enquadrado como abuso de poder econômico.

Os entendimentos foram alcançados no julgamento de duas ações que tratam do disparo em massa de mensagens via aplicativo WhatsApp durante a campanha de 2018, conduta então vedada pelas regras eleitorais.

O julgamento havia começado na terça-feira (26), quando três ministros votaram contra a cassação – Luís Felipe Salomão, relator; Mauro Campbell e Sérgio Banhos. O caso foi retomado nesta quinta-feira com o voto do ministro Carlos Horbach, que seguiu o mesmo entendimento, formando a maioria.

Os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso também negaram a cassação. Todos consideraram não ter ficado comprovado que, mesmo que existente, tal esquema de disparo de mensagens teve gravidade e alcance suficientes para comprometer a legitimidade da eleição presidencial de 2018.

Ainda que a cassação de mandato tenha sido rejeitada, a maioria do plenário do TSE reconheceu, por cinco votos a dois, ter ficado comprovado que de fato existiu um esquema ilegal de disparo em massa de notícias falsas contra adversários da chapa Bolsonaro-Mourão, em 2018.

Em função desse entendimento, a maioria dos ministros aprovou, por seis votos a um, a fixação da tese jurídica para deixar explícito que há abuso de poder político-econômico caso um candidato venha, daqui em diante, se beneficiar do disparo em massa de fake news pela internet.

Votos

Para o ministro Carlos Horbach, primeiro a votar nesta quinta-feira, não ficou comprovada nem mesmo a existência de um esquema voltado a disparar mensagens com informações falsas contra adversários da chapa Bolsonaro-Mourão em 2018, conforme a petição inicial que deu origem às ações, protocolada pelo PT ainda no ano da eleição.

O ministro afirmou que, ao longo da instrução processual, nenhuma das partes conseguiu provar “o teor das mensagens, o modo pelo qual o conteúdo repercutiu perante o eleitorado e o alcance dos disparos”. Por esse motivo, ele votou por indeferir por completo as duas ações de investigação judicial eleitoral (Aije) em julgamento.

O ministro se alinhou ao que já havia entendido o ministro Sérgio Banhos. Ambos divergiram da maioria. Para os demais cinco ministros do TSE, apesar de não ter ficado comprovada gravidade o bastante para justificar a cassação de mandato, as provas nos autos conseguiram demonstrar que houve, de fato, um esquema ilegal de disparo de mensagens com informações falsas sobre adversários.

“Este julgamento é extremamente importante, em que pese a ausência dessas provas que seriam necessárias para o caso concreto, mas para se afirmar que houve disparo em massa. Houve financiamento não declarado para esses disparos. O lapso temporal pode ser impeditivo para uma condenação, mas não é impeditivo para absorção pela Justiça Eleitoral do modus operandi que foi realizado e vai ser combatido nas eleições de 2022”, disse o ministro Alexandre de Moraes.

Relator

Prevaleceu, ao final, integralmente, o voto do relator, ministro Luís Felipe Salomão, que é também corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

Na terça-feira (28), Salomão disse ter ficado explícito o disparo de mensagens com o objetivo de minar candidaturas adversárias. “Inúmeras provas de natureza documental e testemunhal corroboram a assertiva de que, no mínimo desde 2017, pessoas próximas ao hoje presidente da República atuavam de modo permanente, amplo e constante na mobilização digital de eleitores, tendo como modus operandi ataque a adversários políticos, a candidatos”, afirmou o ministro.

Ele acrescentou, contudo, que faltam provas sobre o alcance dos disparos e a repercussão perante os eleitores. “Não há elementos que permitam afirmar, com segurança, a gravidade dos fatos, requisito imprescindível para a caracterização do abuso de poder econômico e do uso indevido dos meios de comunicação social”, disse o relator na ocasião.

Esse foi o último voto proferido por Salomão no TSE. Nesta semana o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deixa o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral, sendo substituído por Mauro Campbell.

Tese

Em seu voto, o relator propôs, e o plenário aprovou, a fixação de uma tese jurídica para embasar futuros julgamentos sobre o tema, segundo a qual “o uso de aplicações digitais de mensagens instantâneas, visando promover disparos em massa, contendo desinformação e inverdades em prejuízo de adversários e em benefício de candidato, pode configurar abuso de poder econômico e/ou uso indevido dos meios de comunicação social”.

O plenário do TSE também aprovou, por maioria de cinco a dois, diversos critérios para balizar, daqui em diante, as condutas consideradas ilegais. Um desses critérios, por exemplo, define que “para se configurar o ato abusivo não se requer ‘a potencialidade de o fato alterar o resultado da eleição’, mas sim ‘a gravidade das circunstâncias que o caracterizam’, de acepção mais ampla”.

O ministro Alexandre de Moraes, que presidirá o TSE durante a eleição presidencial do ano que vem, elogiou a iniciativa. “A Justiça Eleitoral não é tola. Nós podemos absolver aqui por falta de provas, mas nós sabemos o que ocorreu, sabemos o que vêm ocorrendo, e não vamos permitir que isso ocorra novamente”, alertou.

Moraes afirmou ainda que “se houver repetição do que foi feito em 2018, o registro será cassado. E as pessoas que assim fizerem irão para a cadeia por atentar contra as eleições e a democracia no Brasil”.

Russas realiza neste sábado (30) repescagem para pessoas com idade de 18 anos ou mais

 

As pessoas residentes no município de Russas, pertencentes ao público geral de 18 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 terão uma nova chance para se imunizar. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, realizará neste sábado(30) um dia de repescagem destinada a esse público. Vale ressaltar que a vacinação acontecerá até enquanto durar o estoque.

Desta forma, as pessoas dessa faixa etária, que faltaram aos agendamentos anteriores, mas estão cadastradas na Plataforma Saúde Digital, devem comparecer ao Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio, localizado na Avenida Dom Lino, 725, Centro, das 7h30 às 17h, para receber a dose do imunizante.

Documentação

No ato da vacinação, é preciso apresentar o comprovante de cadastro no Saúde Digital, documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS (se possuir).

‘Vacinação Solidária’

A Campanha ‘Vacinação Solidária’ continua! Quem quiser e puder, pode realizar a doação de 1kg (um quilo) de alimento da cesta básica para ser doado às famílias em situação de vulnerabilidade social do município e que são acompanhadas pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS). As doações podem ser feitas em todos os pontos de vacinação do Município.

Facção criminosa dá prazo de 72 horas para postos de combustíveis baixarem os preços

 

Em comunicado disseminado pelas redes sociais, nesta quarta-feira (27), a facção criminosa cearense Guardiões do Estado (GDE) deu um prazo de 72 horas para os postos de combustíveis baixarem os preços em Fortaleza. Caso contrário, a facção ameaçou incendiar 20 postos. Vale lembrar que, recentemente, a facção Comando Vermelho (CV) também fez o mesmo no Amazonas.

Em nota, a GDE afirma que irá tomar providências sobre o constante aumento nos preços dos combustíveis em Fortaleza. “Já que os órgãos competentes não tomam uma atitude sobre tal fato, nós, do crime organizado, vamos tomar”, diz em um trecho do comunicado.

Leia o comunicado na íntegra:

“Viemos através desse salve deixar toda a população de Fortaleza ciente: iremos tomar providências sobre os preços dos combustíveis que estão subindo quase todos os dias e estão prejudicando todos os cidadãos de bem da cidade de Fortaleza e do Estado do Ceará. Já que os órgãos competentes não tomam uma atitude sobre tal fato, nós, do crime organizado, vamos tomar. Vamos dar um prazo de 72 horas para os preços dos combustíveis baixarem no Estado. Caso contrário, iremos explodir 20 postos de combustíveis dentro do Estado. O salve foi dado. Pega a visão quem quiser. Um abraço forte e sincero e leal a todos os cidadãos de bem do Estado do Ceará"

Ass: 745

Confira fotos do comunicado:

Fonte: Portal CN7



Jair Bolsonaro vence em mais regiões do que Lula, diz pesquisa

 

A pesquisa mais recente de intenção de votos para as eleições presidenciais de 2022, divulgada na quarta-feira (27) pelo site Poder360, indicou que o atual presidente Jair Bolsonaro venceria em mais regiões do Brasil do que o ex-presidente Lula, caso as eleições ocorressem no cenário atual. A análise foi realizada pela Poder Data, divisão de pesquisas do Poder360.

Feita com 2.500 entrevistados, em 420 municípios das 27 unidades da Federação, entre os dias 25 e 27 de outubro deste ano, a pesquisa indicou que o atual chefe do Executivo sairia vencedor nas regiões Sul e Norte, enquanto o petista venceria no Nordeste. Considerando as margens de erro, Sudeste e Centro-Oeste estariam empatados se o pleito acontecesse hoje.

A Região Norte seria onde Bolsonaro teria a maior vantagem atual, com 48% das intenções de voto contra 20% de Lula. Já no Sul, um reduto onde o atual presidente conta com forte apoio, o líder teria 45%, e Lula ficaria com apenas 28%. Lula, por sua vez, de acordo com a pesquisa, levaria maior vantagem no Nordeste, onde contaria com 54% das intenções de voto, e Bolsonaro com 17%.

Nas regiões com empate dentro da margem de erro, o Centro-Oeste seria onde a disputa estaria mais acirrada, com a liderança de Bolsonaro por um placar de 27% a 26%. Já no Sudeste, Lula aparece com 30%, e Bolsonaro com 27% das intenções de voto. A margem de erro no Centro-Oeste foi de 6,5 pontos percentuais e a no Sudeste de aproximadamente 3 pontos percentuais.

(Pleno News)

Empresário e irmão do prefeito de Tabuleiro do Norte é morto a tiros no Centro da cidade

 

O empresário Ricardo Rabelo Vasconcelos, de 44 anos, foi morto a tiros no fim da tarde desta quinta-feira (28), em Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. A vítima é irmão do prefeito municipal, Dr. Rildson Vasconcelos (PP), além de ser filho do ex-gestor da cidade e médico, Nestor Vasconcelos.

Conforme as primeiras informações, Ricardo Nestor estava em um posto de combustível, que fica localizado ao lado da Câmara de Vereadores, no bairro Centro, quando bandidos armados chegaram ao local e efetuaram tiros de pistola. De acordo com o apurado pelo Jornal do Ceará, a vítima foi atingida, ao menos, cinco vezes e teve morte imediata.

A Polícia Militar realiza diligências com o intuito de localizar e prender os acusados. O Instituto Médico Legal (IML) é aguardado.

TSE forma maioria contra a cassação da chapa de Bolsonaro

 

Após retomar, nesta quinta-feira (28), o julgamento da chapa vencedora nas eleições presidenciais de 2018, formada pelo presidente Jair Bolsonaro e por seu vice, o general Hamilton Mourão, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria pelo arquivamento do pedido de cassação dos atuais detentores do mandato. A decisão veio após o voto do ministro Carlos Horbach.

A acusação é baseada em matérias publicadas pelo jornal Folha de São Paulo durante o pleito de 2018. A análise dos casos foi iniciada na última terça-feira (26), quando foi suspensa, com o placar em 3 a 0 contra a cassação. Além dos 4 votos já proferidos, ainda faltam as decisões do presidente do TSE Luís Roberto Barroso, do vice, Edson Fachin, e do ministro Alexandre de Moraes.

Os pedidos foram apresentados pela Coligação O Povo Feliz de Novo, do PT, e sugeriam que a chapa teria cometido suposto abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação ao terem realizado disparos em massa de mensagens.

Em seu voto, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral e relator das ações, ministro Luis Felipe Salomão, votou contra a cassação da chapa. O ministro avaliou que houve uso indevido do WhatsApp para atacar adversários, mas não enxergou provas de que os disparos foram capazes de desequilibrar o pleito.

Na decisão, o corregedor pediu ainda que a Corte Eleitoral fixe uma tese estabelecendo que o uso de aplicativos de mensagens instantâneas, “para realizar disparos em massa, promovendo desinformação, diretamente por candidato ou em seu benefício e em prejuízo de adversários políticos, pode configurar abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social”.

(Pleno News)

Profissionais que atuam nas areninhas são capacitados pela SPS

 

As Areninhas integram o Programa de Apoio às Reformas Sociais para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente do Ceará (Proares III). A capacitação aconteceu nos dias 26 a 28 de outubro no Hotel Beira Mar, com carga horária de 24 horas presenciais, distribuídas em duas turmas de 55 participantes. Representaram o município de Russas os professores Dagmauro Lima e Daniel Lima.




Atletas russanos recebem uniformes e se preparam para Jogos Escolares Brasileiros (JEBS)

 

Na tarde desta quarta-feira (27), atletas russanos classificados para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), que acontece no Rio de Janeiro capital, dos dias 29 de outubro a 5 de novembro, receberam o kit com os novos uniformes e acessórios para a competição nacional. A delegação de Russas já viaja nesta quinta-feira (28).

A entrega foi realiza durante a reunião entre pais e responsáveis dos atletas, equipe técnica e Coordenação do Desporto Escolar do município, no campo de AACR. O momento foi para passar todas as informações da logística e translado dos competidores até o destino, na capital carioca. Assim como informações da concentração e eventos esportivos.

A delegação de Russas é composta por 16 pessoas sendo 12 atletas, dois professores e dois coordenadores, que darão suporte durante a estadia e momentos da competição.

Atletismo

Dos 12 atletas, 11 (onze) irão para disputas de atletismo e 01 (um) para o karatê. O município tem a tradição de descobrir novos talentos que chegam à competições nacionais e internacionais.

JEB’s 2021

Os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s 2021, aberta a estudantes de 12 a 14 anos, e que retorna este ano ao calendário escolar após 17 anos sem ser realizada, terá mais de 5 mil estudantes das 27 unidades da Federação.


Russas -CE; plantão policial

 


JAGUARUANA - CRIME ELEITORAL

Dia 27 de outubro de 2021, quarta-feira, por volta de 11 hroras, foi solicitada a equipe do dia, vtr 060, pelo advogado da coligação ‘PARA JAGUARUANA SEGUIR AVANÇANDO”, onde o mesmo informou que algumas pessoas, estavam realizando panfletagem, de fronte ao colégio Francisco Jaguaribe, localizado no bairro Lagoa, Jaguaruana-Ce, e chegando ao local, a equipe se deparou com uma discussão sobre a permissão ou não do ato no referido local, que não poderia acontecer pois o código eleitoral proibia realização desse tipo de trabalho por motivo de se tratar de uma repartição pública e, a outra parte discordava alegando ser permitido. Além disso, segundo o advogado, também estavam fazendo a mesma ação dentro do ônibus escolar e, foi indagado ao mesmo se queria que a Policia Militar tomasse alguma atitude, no que foi respondido que não, pois havia filmado e que ele mesmo, iria tomar as providencias cabíveis. Ainda vos informo que, a outra parte, faz parte da coligação “JAGUARUANA FELIZ DE NOVO”.


RUSSAS – CRME AMBIENTAL

Dia 27 de outubro de 2021, por volta de 17h30, através de uma ligação para o 190 informando de um crime ambiental na localidade de Lagoa Grande, zona rural de Russas, sendo que a composição do FT, seguiu ao local onde se deparou com uma mulher, a qual informou que suspeitava que seu vizinho e o filho dele (este que se evadiu ao perceber a chegada da viatura policial), haviam matado seu gato de estimação com um disparo de arma (provavelmente de pressão). Na residência do acusado foi encontrada uma espingarda de pressão (chumbinho). Segundo acusado quem matara o gato fora seu filho filho. As partes foram conduzidas à DRPC para os procedimentos cabíveis. 

Fonte; PM CE

Nova pesquisa: Vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai 10 pontos em dois meses; Moro ultrapassa Ciro

 

O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, por meio de ligações para telefones fixos e celulares. Ao todo, 2.500 entrevistas foram realizadas em 420 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Confira os cenários:

Cenário 1

  • Lula (PT): 35%
  • Jair Bolsonaro (sem partido): 28%
  • Sergio Moro (sem partido): 8%
  • Ciro Gomes (PDT): 5%
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM): 4%
  • João Doria (PSDB): 4%
  • Alessandro Vieira (Cidadania): 3%
  • José Luiz Datena (PSL): 3%
  • Rodrigo Pacheco (PSD): 1%
  • Brancos/nulos: 7%
  • Não sabem: 2%

Cenário 2

  • Lula (PT): 34%
  • Jair Bolsonaro (sem partido): 30%
  • Ciro Gomes (PDT): 7%
  • Sergio Moro (sem partido): 7%
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM): 4%
  • José Luiz Datena (PSL): 4%
  • Eduardo Leite (PSDB): 3%
  • Alessandro Vieira (Cidadania): 3%
  • Rodrigo Pacheco (PSD): 1%
  • Brancos/nulos: 6%
  • Não sabem: 1%

SEGUNDO TURNO

O estudo ainda mostra que Lula tem vantagem de 15 pontos percentuais sobre Bolsonaro no segundo turno: 52% a 37%.

A diferença, no entanto, diminuiu nos últimos dois meses. Em pesquisa Poderdata divulgada em 1º de setembro, Lula tinha 55%, contra 30% de Bolsonaro.

Nas duas pesquisas, o total de brancos/nulos foi de 10%. O total que não soube responder caiu de 5% para 1%. Confira a diferença nos últimos meses:

Em todos os cenários da pesquisa, Lula venceria os principais concorrentes. Bolsonaro, por sua vez, seria vencido por Lula e João Doria (PSDB), e empataria tecnicamente com Eduardo Leite (PSDB).

Confira os cenários do segundo turno:

Cenário 1

  • Lula (PT): 52%
  • Jair Bolsonaro (sem partido): 37%
  • Brancos/nulos: 10%
  • Não sabem: 1%

Cenário 2

  • João Doria (PSDB): 46%
  • Jair Bolsonaro (sem partido): 38%
  • Brancos/nulos: 16%
  • Não sabem: 1%

Cenário 3

  • Eduardo Leite (PSDB): 40%
  • Jair Bolsonaro (sem partido): 36%
  • Brancos/nulos: 22%
  • Não sabem: 2%

Cenário 4

  • Lula (PT): 48%
  • Eduardo Leite (PSDB): 18%
  • Brancos/nulos: 32%
  • Não sabem: 2%

Cenário 5

  • Lula (PT): 51%
  • João Doria (PSDB): 16%
  • Brancos/nulos: 31%
  • Não sabem: 2%