-->

terça-feira, 5 de maio de 2015

HOMICÍDIO A BALA EM TABULEIRO DO NORTE CE


Nesta terça-feira, dia 05, por volta das 20h, na Rua Manuel Tavares, centro, foi vítima de homicídio a bala, a pessoa de Esmerindo de Oliveira Filho, 25 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE. A vítima estava em frente a sua residência, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo na cabeça, tendo morte imediata. Não há informações sobre suspeitos do crime até o momento, nem tão pouco sua motivação. O caso está sob investigação policial.

Dunga convoca Seleção Brasileira sem Oscar para Copa América

Sem Oscar, o técnico Dunga anunciou os jogadores que irão representar a Seleção Brasileira na Copa América 2015, que começará em 11 de junho no Chile.
O meia do Chelsea sofreu uma lesão na cabeça em um choque contra o goleiro do Arsenal, em partida pelo Campeonato Inglês, no dia 26 de abril e se recupera longe dos gramados. Segundo Dunga, a convocação priorizou jogadores sem nenhum problema físico, mas Oscar continua nos planos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
O anúncio da convocação começou pontualmente às 11h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Quando recebeu a palavra, o treinador foi objetivo e logo anunciou a lista de 23 jogadores, com 4 atletas que atuam no Brasil, inclusive o atacante Robinho.
No meio-campo, Everton Ribeiro, ex-Cruzeiro foi convocado para a vaga de Oscar. As outras posições não tiveram surpresas.
estreia do Brasil na competição sulamericana acontece no dia 14 de junho, contra o Peru. Colômbia e Venezuela serão os outros adversários do Grupo C.
Além de competir na Copa América, a Seleção irá disputar dois amistosos, em território nacional. No dia 7 de junho, o adversário será o México, no Allianz Parque. No dia de junho, o Brasil enfrenta Honduras no Estádio Beira-Rio.
Confira a convocação:
 
Goleiros
Jéfferson (Botafogo)
Diego Alves (Valencia-ESP)
Marcelo Grohe (Grêmio)
 
Zagueiros
David Luiz (Paris Saint-Germain-FRA)
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
Miranda (Atletico de Madrid-EDP)
 
Laterais
Fabinho (Monaco-FRA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Felipe Luís (Chelsea-ING)
Danilo (Porto-POR)
 
Volantes
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Elias (Corinthians)
Casemiro (Porto-POR)
 
Meias
Everton Ribeiro (Al Ahli-Emirados Árabes)
Douglas Costa (Shakhtar Donetsk-UCR)
William (Chelsea-ING)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
 
Atacantes
Neymar (Barcelona-ESP)
Diego Tardelli (Shandong Luneng-CHI)
Robinho (Santos)
Firmino (Hoffenheim-ALE)

finte DN


TERCEIRO MAIOR AÇUDE DO CEARÁ ESTÁ COM 1,29%


i há 15 anos.

Conforme o funcionário do órgão Federal, a decisão foi tomada, na última semana, pelo Comitê de Gestão das Sub-bacias do Vale do Jaguaribe, incluindo a do Banabuiú. Para ele, o terceiro maior açude do Ceará chegou ao seu limite. Está apenas com 1,29% da capacidade. Atualmente a carga hídrica disponível será suficiente apenas para abastecer a cidade de Banabuiú, explicou.
A última vez em que o Arrojado Lisboa atingiu uma situação tão crítica foi no período de 1997 a 2001. Três anos depois, o reservatório voltou a acumular água, e, em 2004, sangrou. Todavia, a situação atual é bem diferente.

O Fogareiro, em Quixeramobim está com apenas 0,76% do volume, o equivalente a 900 mil/m³; o Serafim Dias, em Mombaça, tem praticamente a mesma quantidade, representando 2,5% do seu volume e o Patu, em Senador Pompeu, com situação um pouco melhor, cerca de 13% do seu volume, 9,2 milhões de metros cúbicos. Somente quando sangrarem, a represa federal, inaugurada em 1966, voltará a receber novamente considerável volume de água.

Na avaliação do servidor do Dnocs, que monitora o açude desde 1998, a decisão do Comitê foi tardia, consequência de uma decisão errada tomada pelo colegiado representado por cinco comitês do Vale do Jaguaribe, incluindo o da Sub-bacia do Banabuiú. Em 2014, resolveu deixar a válvula aberta por um período de 90 dias, o suficiente para soltar rio abaixo 28 milhões de m³ de água. Naquela época, a situação era menos crítica em relação à atual, mesmo assim a água correu com abundância. Se não ocorresse o desperdício, hoje estaria com 48 milhões de m³, ressaltou o servidor do Dnocs.

No início de fevereiro o prefeito de Banabuiú, Veridiano Sales, havia ingressado com ação na Justiça para interromper a vazão de 7,8 m/s. Até a última decisão do Comitê do Vale do Jaguaribe, o pedido ainda não tinha sido atendido. Ele alertava para o problema e, principalmente, para os prejuízos às comunidades de pescadores e ribeirinhos do açude, mais afetadas com a redução do volume no Açude. Agora, os barraqueiros estabelecidos na jusante, onde funciona o balneário da cidade, também estão sendo prejudicados. Somente três meses depois, os membros do Comitê reconheceram definitivamente a gravidade do problema.

Além de Banabuiú, os municípios de Morada Nova e Ibicuitinga estão sendo afetados. Conforme o gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na Bacia do Banabuiú, Luís Pimentel, com a redução do volume de água na válvula do Arrojado Lisboa, Morada Nova passará a receber água por meio de uma adutora de montagem rápida interligada ao Eixão das Águas. A adutora já está funcionado. A população de Ibicuitinga, passa a contar com poços profundos. Quatro deles já foram perfurados.

Caso a vazão dos poços não seja suficiente para abastecer a área urbana, onde estão concentrados cerca de 5.000 habitantes, mais quatro poços serão perfurados. Outro plano de emergência também já foi traçado. Em último caso, o Município poderá contar com uma adutora de montagem rápida, também interligada ao Eixão das Águas. Além da sede, o distrito de Juazeiro de Baixo passará a contar com abastecimento da adutora. As demais comunidades serão abastecidas por carros-pipa. Mas uma nova deliberação será tomada na reunião programada para esta terça-feira.
Situação preocupante

Este é o último mês da quadra chuvosa no Ceará e o volume dos reservatórios permanece preocupante. No Estado, a média é de apenas 20,3%, a menor dos últimos dez anos. E as chuvas permanecem abaixo da média. Em abril passado, choveu menos 34,7% da média do período. Dos 151 açudes monitorados pela Cogerh, dois estão sagrando. Três reservatórios permanecem com volume acima de 90%; e 113 abaixo de 30%.

Das 12 bacias hidrográficas, quatro estão em situação muito crítica; outras quatro, crítica; e, no restante, a posição é de alerta. “O volume dos açudes é preocupante, não houve recarga significativa nos médios e grandes reservatórios”, observou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. “Para este mês de maio, a média de chuva é menos de 50% em relação a abril e não há mais o que se esperar, a não ser que ocorra um evento excepcional”, completou.

De acordo com a Funceme, no trimestre de fevereiro a abril, as chuvas ficaram 23,1% abaixo do esperado para o período, que é de 516,6 mm. Foram registrados, em média, no Estado, apenas 398,2 mm. No ano passado, no período, foi observado um déficit um pouco mais elevado, 27,5%, e em 2013, o quadro foi mais grave: as precipitações ficaram 47,4% abaixo da média.

O Ceará vivencia, portanto, o quarto ano de estiagem, com chuvas abaixo da média, irregulares no tempo e na distribuição geográfica. A previsão da Funceme para os meses de maio, junho e julho é que as chuvas permaneçam dentro da normalidade. Mas, nesse período, o esperado são reduzidas precipitações. “O atual mês é o último da quadra chuvosa e, em junho e julho, as precipitações são reduzidas”, observa Fritz. Dessa forma, o cenário atual, que é muito crítico, tende a permanecer.

Os dados da Cogerh mostram que apenas a barragem dos Caldeirões, em Saboeiro, e o açude Gavião, em Pacatuba, estão sangrando. Outros três permanecem com volume acima de 90%: Tijuquinha, em Baturité; Gameleira, em Itapipoca; e a Barragem do Batalhão, em Crateús.

Os técnicos do governo acompanham diariamente a evolução no nível dos reservatórios. Em março passado, o volume médio acumulado, nas 12 bacias hidrográficas, era de 19,2%. Atualmente é de 20,3%. No início deste ano, os açudes acumulavam em média 20,95% e, em abril de 2014, era de 27,5%.

No início de abril passado, a bacia hidrográfica em situação mais crítica era a dos Sertões de Crateús que acumulava 4,51%. Agora está com 5,13%. No início deste ano, acumulava 0,6%. A bacia do Baixo Jaguaribe está com 1,68%. Perdeu 0,2% em relação ao mês anterior. A do Curu passou de 3,0% para 4,98%.

O quadro também permanece grave na Bacia do Banabuiú que apresentava há um mês um volume médio de 5,68% e caiu para 5,30%. O quadro mais confortável permanece na Bacia do Alto Jaguaribe que tem volume médio de 37,78%, mas, em abril passado, era de 38,20%. Apresentou perda de volume.

A Bacia do Salgado acumula 23,26% e a do Médio Jaguaribe, 20,33%. Ambas perderam volume em abril. A Bacia do Coreaú que estava com 24,81% saltou para 36,55%. A do Litoral também deu um salto importante de 15,17% para 41,67%. As Bacias Metropolitanas passaram de 27,29% para 31,51% e a da Ibiapaba passou de 23,22% para 24,60%. A do Acaraú aumentou de 13,86% para 14,45%.
Restrição
A Cogerh promove, nas cidades do Interior, reuniões de monitoramente e alocação de água. Ao fim da quadra chuvosa, será feita uma avaliação final e adotadas medidas de restrição do uso da água para irrigação. A prioridade será o consumo humano. O assistente técnico da Cogerh, Gianni Lima, reafirmou que a maioria dos reservatórios dispõe de água até o fim de 2016.

Os técnicos do governo ainda aguardam o desfecho da quadra chuvosa, que ocorre neste mês de maio, para anunciar decisões sobre a redução de liberação de água para áreas de produção agrícola irrigada. Na prática, já se sabe que a tendência é de perda de volume dos açudes a partir do período atual.

A situação é preocupante. No fim da quadra chuvosa passada, o volume acumulado nos açudes monitorados pela Cogerh era de 32,21%. Agora é de apenas 20,3%. A julgar pelo índice histórico para maio, certamente, não haverá recarga significativa nos próximos dias. A crise no abastecimento de água já afeta várias cidades com medidas de rodízio e o governo do Estado ampliou o programa de perfuração de poços profundos nos centros urbanos e vilas rurais.

Atualmente, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará atende a 22 municípios com a Operação Carro-Pipa, ainda utilizando o restante dos R$ 17 milhões aplicados em ações emergenciais. A distribuição de água por carros-pipa é feita em sua maioria pelo Exército.
]matéria DN Imagens ERIVANDO LIMA





POLICIA AGE RAPIDO E CONSEGUE APREENDER INDIVIDUOS APOS ASSALTO EM LIMOEIRO


Nesta segunda-feira, dia 04, por volta 19h30min, foi vítima de roubo a pessoa de Rosimeire Mano dos Santos, 43 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, que segundo ela, estava na Rua Manfredo de Oliveira, quando foi abordada por dois indivíduos em uma moto preta, um deles armado a revolver que anunciaram o assalto e levaram um aparelho celular, e em seguida se evadiram. Em meio a diligências, PMs conseguiram abordar a dupla de suspeitos, os quais estavam em uma moto Honda Fan 125 KS, preta, de placa NVA-7668, na Trav. Estevam Remígio, bairro Boa-Fé. Um deles, um adolescente de 17 anos, natural de Sobral-CE, residente no bairro Boa Fé, em Limoeiro do Norte-CE, estava com o celular da vitima, o outro, seu comparsa, trata-se de L R  S, 27 anos, natural e residente em Limoeiro do Norte-CE, ambos conduzidos a DPC local, onde foram reconhecidos pela vítima, como sendo os autores do roubo.  

fonte Plantão de Policia de Limoeiro


MULHER É LESIONADA A FACADAS EM LIMOEIRO DO NORTE

Nesta segunda-feira, dia 04, por volta das 18h, deu entrada no Hospital Regional uma pessoa lesionada a faca, sendo a vítima identificada como Kátia Aparecida Teixeira de Almeida, 21 anos, natural de Mombaça-CE, residente no bairro Bom Nome, em Limoeiro do Norte-CE. Segundo informações, o fato ocorreu no Galpão das carroças, situado na rua Inácio Mendes, centro, tendo como agressor um indivíduo identificado por “Valcir”, que ainda não foi localizado pela polícia. A vítima apresentava 05 perfurações no abdômem, ombro e braço, e está hospitalizada.
FONTE PLANTÃO DE LIMOEIRO




PLANTÃO DE POLICIA EM RUSSAS E NO VALE NAS ULTIMAS 24 HORAS


ARROMBAMENTO E FURTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM RUSSAS
Nesta segunda-feira, dia 04, por volta das 07h30min, ao chegar para o expediente de trabalho, foi constatado um arrombamento na Loja Leléo Móveis, localizada na Rua Padre Raul Vieira, centro, que ocorreu no final da noite de domingo, conforme imagens registradas no sistema de segurança do estabelecimento. De acordo com registro das imagens, apenas um indivíduo invadiu o local e furtou uma quantia em dinheiro, valor não informado e alguns aparelhos celulares e em seguida evadiu-se tomando destino ignorado, e ainda não foi localizado.

PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS EM ARACATI
Nesta segunda-feira, dia 04, por volta das 22h, na localidade de Cacimba Funda, através de denúncias de populares, foi preso Gerson Wellington Salviano Sousa, 23 anos, com quem foi encontrado 28 trouxas de maconha, sendo o material e o suspeito conduzido a DPC de Aracati, onde foi autuado por Tráfico de Droga.

VEÍCULO ROUBADO RECUPERADO EM BEBERIBE
Nesta segunda-feira, dia 04, por volta de 15h, na localidade de Patacas, distrito de Aquiraz aconteceu um assalto onde 03 indivíduos interceptaram na CE-040, uma Hilux SW4 de cor preta, de placa HWV-1410, de propriedade de Alfeu Marques Fernandes, 57 anos,  residente em Fortaleza/CE, o qual foi abandonado juntamente com o veículo no distrito de Itapeim, em Beberibe/CE, e os assaltantes ainda levaram da vítima cerca de R$ 1.500,00 em espécie. A polícia foi informada do roubo e iniciou buscas na região à procura dos suspeitos que ainda não foram localizados.

CAPOTAMENTO COM VITIMA LESIONADA EM ERERE
Nesta segunda-feira, dia 04, por volta das 16h30min, na CE 138, nas proximidades do Km 265, foi registrado o capotamento de um caminhão L 16.20, de cor azul, de placas HVJ 9446, carregado com manilhas, material usado em construção. O motorista do veículo, Antônio Mardônio Freire Silva, 30 anos, natural e residente em Jaguaribe-CE, sofreu apenas ferimentos considerados leves.

LESÃO A FACA EM LIMOEIRO DO NORTE
Nesta segunda-feira, dia 04, por volta das 18h, deu entrada no Hospital Regional uma pessoa lesionada a faca, sendo a vítima identificada como Kátia Aparecida Teixeira de Almeida, 21 anos, natural de Mombaça-CE, residente no bairro Bom Nome, em Limoeiro do Norte-CE. Segundo informações, o fato ocorreu no Galpão das carroças, situado na rua Inácio Mendes, centro, tendo como agressor um indivíduo identificado por “Valcir”, que ainda não foi localizado pela polícia. A vítima apresentava 05 perfurações no abdômem, ombro e braço, e está hospitalizada.

PRISÃO E APREENSÃO POR ROUBO EM LIMOEIRO DO NORTE
Nesta segunda-feira, dia 04, por volta 19h30min, foi vítima de roubo a pessoa de Rosimeire Mano dos Santos, 43 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, que segundo ela, estava na Rua Manfredo de Oliveira, quando foi abordada por dois indivíduos em uma moto preta, um deles armado a revolver que anunciaram o assalto e levaram um aparelho celular, e em seguida se evadiram. Em meio a diligências, PMs conseguiram abordar a dupla de suspeitos, os quais estavam em uma moto Honda Fan 125 KS, preta, de placa NVA-7668, na Trav. Estevam Remígio, bairro Boa-Fé. Um deles, um adolescente de 17 anos, natural de Sobral-CE, residente no bairro Boa Fé, em Limoeiro do Norte-CE, estava com o celular da vitima, o outro, seu comparsa, trata-se de Leandro Robson da Silva, 27 anos, natural e residente em Limoeiro do Norte-CE, ambos conduzidos a DPC local, onde foram reconhecidos pela vítima, como sendo os autores do roubo.   

FONTE: 1º BPM


Colisão entre carro e moto deixa irmãos gravemente feridos em Alto Santo.


Vítimas: um adolescente de 16 anos e sua irmã de apenas 11 anos, tiveram fraturas pelo corpo.

Nesta segunda-feira, dia 04, por volta das 16h, na CE 138, km 10, próximo à localidade de Juremal, município de Alto Santo-CE, houve um acidente, que segundo populares, envolveu um automóvel não identificado que teria colidido na traseira da motocicleta Honda/CG 125 Titan KS, de cor vermelha de placa HUU-5924, que tinha como ocupantes: um adolescente de 16 anos, que teve fratura no fêmur e no ombro direito, e sua irmã, uma criança de 11 anos, que teve fraturas expostas na perna esquerda e no braço direito.


Ambos foram socorridos ao hospital local e devido à gravidade dos ferimentos, foram transferidos para Fortaleza. O condutor do veículo envolvido no acidente ainda não foi identificado. FONTE  1º BPM





ARROMBAMENTO E FURTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM RUSSAS NA LOJA DO LELÉO MOVÉS



Nesta segunda-feira, dia 04, por volta das 07h30min, ao chegar para o expediente de trabalho, foi constatado um arrombamento na Loja Leléo Móveis, localizada na Rua Padre Raul Vieira, centro, que ocorreu no final da noite de domingo, conforme imagens registradas no sistema de segurança do estabelecimento. De acordo com registro das imagens, apenas um indivíduo invadiu o local e furtou uma quantia em dinheiro, valor não informado e alguns aparelhos celulares e em seguida evadiu-se tomando destino ignorado, e ainda não foi localizado.



1.580 cadeiras quebradas e prejuízo aos clubes de R$ 500 mil


A maior vergonha da história do futebol cearense também provocou um prejuízo recorde a Ceará e Fortaleza. A selvageria dos seus torcedores em confronto dentro e fora da Arena Castelão causou um prejuízo à Arena de R$ 500 mil. Só o número de cadeiras danificadas totalizou 1.580.

Os clubes ainda farão uma vistoria técnica para saber qual o real valor dos danos e dos custos a pagar. Cada clube arcará com as despesas separadamente, devido a localização de seus respectivos torcedores.

Vale lembrar que de acordo com o borderô oficial da partida, o Ceará ficou uma renda liquida de R$ 386.720,00, enquanto que o Fortaleza levou para o Pici R$ 298.508,57 (devido à descontos de arbitragem, exame antidoping e causas trabalhistas).

A administração da Arena Castelão informou ainda que a partida do Fortaleza contra o Coritiba, pela 2ª Fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, 6, está confirmada. 

Fonte: Diário do Nordeste




Magno Alves deixa o Ceará e vai para o Fluminense


Foram dois títulos estaduais e uma Copa do Nordeste, além da artilharia de vários campeonatos e o maior goleador do Brasil em 2014. O ciclo de Magno Alves no Ceará encerrou.

O jogador de 39 anos acertou sua rescisão com o clube alvinegro nesta segunda-feira, 04, e já tem um acordo verbal com o Fluminense, time do seu coração e onde desejava encerrar a carreira. Ele deve se apresentar nas Laranjeiras nesta quarta-feira, 06.

Magno Alves atuou com a camisa do Ceará em 173 partidas e marcou 93 gols. Foi peça fundamental nas últimas temporadas e mesmo com uma idade avançada para os padrões do futebol se tornou o principal jogador da equipe ao lado de Ricardinho.

Samuel Xavier é mais um a deixar o Vovô

Nas Laranjeiras, Magnata fez sucesso de 1998 e 2002, justamente numa das fases mais difíceis do Fluminense. Na época, o Tricolor passou pela Série B em 1998 e pela C no ano seguinte. O atacante foi destaque na primeira divisão entre 2000 e 2002, com 43 gols. Magno Alves é o 11º maior artilheiro de todos os tempos do Flu com 143 gols.

Fontes: Diário do Nordeste


Transferido para o Sport, Samuel Xavier rende ao Ceará R$ 400 mil


O lateral-direito Samuel Xavier é mais um jogador do atual elenco do Ceará a deixar Porangabuçu. Depois de Magno Alves, que foi para o Fluminense, o camisa 2 alvinegro acertou sua transferência para o Sport, nesta segunda-feira, 04.

Samuel tinha contrato com o Ceará até o fim deste ano e por isso, a equipe pernambucana precisou pagar a multa rescisória. O valor é de R$ 400 mil.

A saída de Samuel Xavier, que chegou no início de 2014 e foi campeão cearense e neste ano levantou o título da Copa do Nordeste, coincide com a chegada do novo atleta para a posição. O também lateral-direito Roniery, ex-Botafogo/SP, deve ser anunciado em breve.

A diretoria do Ceará, contudo, marcou uma entrevista coletiva para a esta terça-feira, 05, com o objetivo de falar sobre a saída dos jogadores e a chegada de novos reforços.

O time alvinegro volta a campo na próxima sexta-feira, 8. O Vovô estreia na Série B do Brasileiro diante do Paraná, às 21h, em Curitiba.

Fontes: Diário do Nordeste