-->

sexta-feira, 12 de março de 2021

Segunda feira programa jornal da nativa 12 horas entrevista com Alex Santiago filho de Russas diretor de futebol do Fortaleza Esporte Clube

 radioetvwebnativaderussas

Genilson Marques e Erivando Lima

Secretaria de Meio Ambiente de Russas realizou a 23ª Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA)

 Nessa última quarta-feira (10), a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Russas realizou a 23ª Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), a primeira do calendário anual 2021.

O COMDEMA é um instrumento de gestão ambiental local, que reúne órgãos públicos governamentais, setores empresariais e organizações da sociedade civil em busca de soluções para o uso sustentável dos recursos naturais e para a recuperação dos danos verificados ao meio ambiente desta municipalidade.

Fizeram-se presentes em reunião virtual diversos membros conselheiros, a citar os representantes das Secretarias de Saúde, Agricultura, Educação, da Câmara Municipal de Russas, da Universidade Federal do Ceará (UFC – Campus Russas), do Distrito Irrigado Tabuleiro de Russas, de entidades sindical (Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Município de Russas), empresarial (Dakota) e do terceiro setor (ONG Voluntários do Amor), a Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Russas – AAAPR, quando foram discutidos assuntos da pauta ordinária do Conselho.

Primeira Reunião do Comitê de combate a Covid 19 define estratégias no enfrentamento da doença

 Durante a tarde de hoje (12), ocorreu a 1ª Reunião Ordinária do Comitê Municipal de prevenção e enfrentamento da pandemia de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID 19). A reunião, realizada virtualmente, tratou da atual situação epidemiológica do município, além das estratégias de saúde para atender a população.

Segundo os números da Coordenadoria de Epidemiologia do município, entre os dias 01/03 a 12/03 o município registrou 456 novos casos de Covid 19. De acordo com o boletim publicado nesta sexta-feira (12), 22 pacientes estão internados com a doença confirmada e 08 casos suspeitos. Do total de internados 11 precisaram ser transferidos para outras unidades hospitalares em outras cidades até a data de ontem, (11).

No mesmo período, houve três novas mortes por Covid-19, totalizando 83 mortes desde os primeiros casos registrados no município.

Novas Medidas

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Saúde, irá adotar algumas medidas visando aumentar e fortalecer o atendimento aos pacientes com a doença. Entre elas, haverá extensão no horário de atendimento do Centro de COVID 19 Terezinha Nunes da Rocha, das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira; ampliação de leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de 07 para 12 leitos; disponibilização de um terceiro médico na UPA, a fim de diminuir a fila de espera no atendimento; ampliação de leitos no Hospital e Casa de Saúde de Russas (HCSR) de 18 para 24 leitos.

Fiscalização

Para as medidas de fiscalização, a Vigilância Sanitária do município irá intensificar as ações, além de solicitar apoio da Superintendência Litoral Leste, de equipe da Vigilância Sanitária Estadual. O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) também irá intensificar as ações nas barreiras sanitárias e aguardará o Decreto do Estado sobre lockdown para fiscalizar os acessos ao município.

Lockdown

Anunciado pelo Governador Camilo Santana na última quinta-feira (11), será decretado lockdown em todo o Estado do Ceará com início às 00 horas do dia 13 de março, até o dia 21 de março. A Procuradoria Geral do Município informou que o município ira acompanhar o Decreto do Governo e que aguarda a publicação do Documento no Diário Oficial do Estado (DOE), para editar o Decreto Municipal e que até lá, o Decreto Estadual passará a estar em vigência no município a partir da sua publicação.

O prefeito Savio Gurgel também informou que está estudando, juntamente com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social e a Secretaria de Finanças, a possibilidade de criar um auxílio emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade no município. O Gestor ainda acrescentou o compromisso de trabalhar de forma incansável em busca de melhoria para a saúde, vacina e o bem estar da população.

Participaram da reunião o prefeito Sávio Gurgel, o Comandante do 1° BPM, José Rocha de Menezes, o Comandante da 1°Companhia do 1° Batalhão José Aldenizio de Lima, o Delegado da Polícia Civil em Russas, Thalles Melo, o Presidente da Câmara Municipal de Russas, Sargento Girleudo, o Coordenador da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas (CDL), Francisco Dantas, a Procuradora do Município, Ticiana Sampaio, o Chefe de Gabinete, Valdecir Nogueira e Secretariado: Kelly Leitao (Saúde), Neise Viera (Educaçao), Elton Gonçalves (Meio Ambiente), Christine Santiago (Gestão de Pessoas), Verônica Oliveira (Assistência Social), Zilzo Leandro (Governo), Guilherme Cordeiro (Infraestrutura), Frank Lourenço (Cultura/Turismo/Esporte), Paulo Castelo (Finanças), Ari Célio Mendes (Desenvolvimento Econômico), Júnior Martins (Agricultura), Adryana Santiago (Planejamento), Aldeiza Bezerra (Controladoria), Vilalba Oliveira (Fundo de Seguridade Social), Gilvan Gonçalves (DEMUTRAN), Alderi Ferreira (Guarda Municipal), Márcia Santiago (Vigilância Sanitária).

VEJA O QUE ABRE E O QUE FECHA NO CEARÁ DURANTE O LOCKDOWN A PARTIR DESTE SÁBADO (13)

A partir do próximo sábado (13), todo o Ceará entrará em lockdown devido ao agravamento da Covid-19. A medida vale até o dia 21 de março e, durante o período, apenas atividades essenciais, como indústria, construção civil, supermercados e unidades de saúde, podem funcionar. 

O isolamento social rígido geral foi anunciado pelo governador Camilo Santana (PT) na noite desta quinta-feira (11). Conforme o Diário do Nordeste apurou junto ao Governo do Estado, as determinações do que abre e do que fecha devem seguir as mesmas do atual decreto, tais como o toque de recolher e as barreiras sanitárias para controle de entrada e saída da cidade. 

O novo decreto, que será publicado nesta sexta-feira (12), no entanto, pode vir com algumas mudanças.

Saiba o que muda no Ceará durante o lockdown

O que pode funcionar (conforme as medidas do decreto atual)

Indústria

Construção civil

Serviços de órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral

Call center;

Estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de emergência, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, clínicas de fisioterapia e de vacinação;

Serviços de “drive thru” em lanchonetes e estabelecimentos congêneres;

Lojas de conveniências de postos de combustíveis, vedado o atendimento a clientes para lanches ou refeição no local;

Lojas de departamento que possuam, comprovadamente, setores destinados à venda de produtos alimentícios;

Comércio de material de construção;

Empresas de serviços de manutenção de elevadores;

Correios;

Distribuidoras e revendedoras de água e gás;

Empresas da área de logística;

Distribuidores de energia elétrica, serviços de telecomunicações;

Segurança privada;

Postos de combustíveis;

Funerárias;

Estabelecimentos bancários;

Lotéricas;

Padarias, vedado o consumo interno;

Clínicas veterinárias;

Lojas de produtos para animais;

Lavanderias; e supermercados/congêneres

Oficinas e concessionárias exclusivamente para serviços de manutenção e conserto em veículos;

Empresas prestadoras de serviços de mão de obra terceirizada; 

Centrais de distribuição, ainda que representem um conglomerado de galpões de empresas distintas;

Restaurantes, oficinas em geral e de borracharias situadas na Linha Verde de Logística e Distribuição do Estado;

Praça de alimentação em aeroporto;

Transporte de carga;

Suspensão de atividades a que se refere o inciso I, do “caput”, deste artigo, não se aplica a bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres que funcionem no interior de hotéis, pousadas e similares, desde que os serviços sejam prestados exclusivamente a hóspedes;

Durante a suspensão de atividades, o comércio de bens e serviços poderá funcionar por meio de serviços de entrega, inclusive por aplicativo, vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes nas dependências do estabelecimento.

Excetuam-se da vedação prevista no “caput”, deste artigo, as empresas que funcionam ou fornecem bens para a Zona de Processamento de Exportação do Ceará - ZPE, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP e o Porto do Pecém. § 7º

Às instituições religiosas será permitido o atendimento individual para fins de assistência a fiéis;

Às organizações da sociedade civil será permitida a continuidade de ações que tenham por objetivo a entrega individualizada de suprimentos e outras ações emergenciais de assistência às pessoas e comunidades por elas atendidas;


O que não pode funcionar (conforme o decreto atual)

Academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares;

Escolas com exceção de berçário para crianças de até três anos de idade e atividades cujo ensino remoto seja inviável, quais sejam: treinamento para profissionais da saúde, aulas práticas e laboratoriais para concludentes do ensino superior, inclusive de internato;

Igrejas (Ficam liberadas somente celebrações virtuais)

Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, permitido exclusivamente o funcionamento por serviço de entrega, inclusive por aplicativo;

Museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado

Lojas ou estabelecimentos do comércio ou que prestem serviços de natureza privada;

Shoppings, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos estabelecimentos; 

estabelecimentos de ensino para atividades presenciais, salvo em relação a atividades cujo ensino remoto seja inviável, quais sejam: treinamento para profissionais da saúde, aulas práticas e laboratoriais para concludentes do ensino superior, inclusive de internato, e atividades de berçário e da educação infantil para crianças de zero a 3 (três) anos;

Feiras e exposições;

Barracas de praia, lagoa, rio e piscina pública ou quaisquer outros locais de uso coletivo e que permitam a aglomeração de pessoas;

Realização de festas ou eventos de qualquer natureza, em ambiente aberto ou fechado, público ou privado;

Prática de atividades físicas individuais ou coletivas em espaços público ou privados abertos ao público, salvo quanto aos jogos profissionais de campeonatos de futebol de âmbito regional e nacional, desde que fechados ao público e atendidos os protocolos sanitários previamente estabelecidos.


Conforme o Governo do Estado, o decreto do novo lockdown será publicado nesta sexta.


Fonte: Diário do Nordeste

A partir do próximo sábado (13), todo o Ceará entrará em lockdown devido ao agravamento da Covid-19. A medida vale até o dia 21 de março e, durante o período, apenas atividades essenciais, como indústria, construção civil, supermercados e unidades de saúde, podem funcionar. 

O isolamento social rígido geral foi anunciado pelo governador Camilo Santana (PT) na noite desta quinta-feira (11). Conforme o Diário do Nordeste apurou junto ao Governo do Estado, as determinações do que abre e do que fecha devem seguir as mesmas do atual decreto, tais como o toque de recolher e as barreiras sanitárias para controle de entrada e saída da cidade. 

O novo decreto, que será publicado nesta sexta-feira (12), no entanto, pode vir com algumas mudanças.

Saiba o que muda no Ceará durante o lockdown

O que pode funcionar (conforme as medidas do decreto atual)

Indústria

Construção civil

Serviços de órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral

Call center;

Estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de emergência, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, clínicas de fisioterapia e de vacinação;

Serviços de “drive thru” em lanchonetes e estabelecimentos congêneres;

Lojas de conveniências de postos de combustíveis, vedado o atendimento a clientes para lanches ou refeição no local;

Lojas de departamento que possuam, comprovadamente, setores destinados à venda de produtos alimentícios;

Comércio de material de construção;

Empresas de serviços de manutenção de elevadores;

Correios;

Distribuidoras e revendedoras de água e gás;

Empresas da área de logística;

Distribuidores de energia elétrica, serviços de telecomunicações;

Segurança privada;

Postos de combustíveis;

Funerárias;

Estabelecimentos bancários;

Lotéricas;

Padarias, vedado o consumo interno;

Clínicas veterinárias;

Lojas de produtos para animais;

Lavanderias; e supermercados/congêneres

Oficinas e concessionárias exclusivamente para serviços de manutenção e conserto em veículos;

Empresas prestadoras de serviços de mão de obra terceirizada; 

Centrais de distribuição, ainda que representem um conglomerado de galpões de empresas distintas;

Restaurantes, oficinas em geral e de borracharias situadas na Linha Verde de Logística e Distribuição do Estado;

Praça de alimentação em aeroporto;

Transporte de carga;

Suspensão de atividades a que se refere o inciso I, do “caput”, deste artigo, não se aplica a bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres que funcionem no interior de hotéis, pousadas e similares, desde que os serviços sejam prestados exclusivamente a hóspedes;

Durante a suspensão de atividades, o comércio de bens e serviços poderá funcionar por meio de serviços de entrega, inclusive por aplicativo, vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes nas dependências do estabelecimento.

Excetuam-se da vedação prevista no “caput”, deste artigo, as empresas que funcionam ou fornecem bens para a Zona de Processamento de Exportação do Ceará - ZPE, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP e o Porto do Pecém. § 7º

Às instituições religiosas será permitido o atendimento individual para fins de assistência a fiéis;

Às organizações da sociedade civil será permitida a continuidade de ações que tenham por objetivo a entrega individualizada de suprimentos e outras ações emergenciais de assistência às pessoas e comunidades por elas atendidas;

O que não pode funcionar (conforme o decreto atual)

Academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares;

Escolas com exceção de berçário para crianças de até três anos de idade e atividades cujo ensino remoto seja inviável, quais sejam: treinamento para profissionais da saúde, aulas práticas e laboratoriais para concludentes do ensino superior, inclusive de internato;

Igrejas (Ficam liberadas somente celebrações virtuais)

Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, permitido exclusivamente o funcionamento por serviço de entrega, inclusive por aplicativo;

Museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado

Lojas ou estabelecimentos do comércio ou que prestem serviços de natureza privada;

Shoppings, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos estabelecimentos; 

estabelecimentos de ensino para atividades presenciais, salvo em relação a atividades cujo ensino remoto seja inviável, quais sejam: treinamento para profissionais da saúde, aulas práticas e laboratoriais para concludentes do ensino superior, inclusive de internato, e atividades de berçário e da educação infantil para crianças de zero a 3 (três) anos;

Feiras e exposições;

Barracas de praia, lagoa, rio e piscina pública ou quaisquer outros locais de uso coletivo e que permitam a aglomeração de pessoas;

Realização de festas ou eventos de qualquer natureza, em ambiente aberto ou fechado, público ou privado;

Prática de atividades físicas individuais ou coletivas em espaços público ou privados abertos ao público, salvo quanto aos jogos profissionais de campeonatos de futebol de âmbito regional e nacional, desde que fechados ao público e atendidos os protocolos sanitários previamente estabelecidos.

Conforme o Governo do Estado, o decreto do novo lockdown será publicado nesta sexta.

Fonte: Diário do Nordeste


Caixa pede que usuários atualizem dados cadastrais do Caixa TEM; veja como fazer

 

Por G1

 


Às vésperas de uma provável nova rodada do Auxílio Emergencial, a Caixa Econômica Federal (CEF) pede que os usuários do aplicativo Caixa – que é usado para pagar o benefício – atualizem seus dados cadastrais.

Caixa Tem — Foto: Rede Globo

Caixa Tem — Foto: Rede Globo

O objetivo, segundo o banco, é "oferecer mais segurança, vantagens e praticidade aos clientes". Procurada pelo G1, a Caixa informou que a atualização não é obrigatória, e que não está vinculada ao recebimento do Auxílio Emergencial, nem uma condição para que o cliente receba qualquer benefício pago pelo Governo Federal.

A atualização dos dados deve ser feita pelo próprio aplicativo, no celular, não sendo preciso ir até uma agência do banco.

O banco vai fazer a atualização de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento dos clientes, conforme a tabela abaixo:

Calendário de atualização dos dados cadastrais do Caixa TEM — Foto: Economia G1

Calendário de atualização dos dados cadastrais do Caixa TEM — Foto: Economia G1


Passo a passo para fazer a atualização

  • Acesse o aplicativo Caixa TEM no seu celular, usando seu login e senha
  • Clique em "atualizar seu cadastro"
  • Envie a documentação solicitada: foto (selfie) e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço).

Ceará deve receber novo lote de vacinas contra a Covid-19 nos primeiros dias da próxima semana, diz Camilo

 

Por G1 CE

 


Milhares de doses da vacina contra Covid-19 estão divididas nos centros de vacinação de Fortaleza. — Foto: Camila Lima/SVM

Milhares de doses da vacina contra Covid-19 estão divididas nos centros de vacinação de Fortaleza. — Foto: Camila Lima/SVM

O Ceará deve receber o 9º lote de vacinas contra a Covid-19 nos primeiros dias da próxima semana, segundo informou na tarde desta sexta-feira (12) o governador Camilo Santana (PT) em live nas redes sociais. O estado recebeu o oitavo lote de imunizantes na quarta-feira (10) com 109.800 doses da CoronaVac.

Camilo, entretanto, não informou a quantidade de doses e qual vacina será entregue ao Ceará. "Temos previsão de receber novas vacinas nos primeiros dias da próxima semana porque nós acreditamos e sabemos que o grande caminho para superar essa pandemia e voltarmos à realidade é através da vacinação", disse o governador.

Camilo já havia anunciado na noite desta quinta-feira (11) que a vacina russa contra Covid-19, Sputnik V, vai integrar o Plano Nacional de Imunização (PNI). A decisão foi anunciada após uma reunião com os governadores do Nordeste e Eduardo Pazuello, ministro da Saúde. No entanto, ainda não há informações se a chegada do 9º lote será da Sputnik V.


A cidade está em isolamento social rígido, determinado pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT), a fim de reduzir o número de contágios e óbitos provocados pela doença, os quais vêm apresentando aumento desde o fim do ano passado. As medidas mais rigorosas ocorrem entre 5 e 21 de março.

Das 12 unidades públicas disponíveis para atendimento mais grave de pacientes com Covid-19 em Fortaleza, seis já estão colapsadas, enquanto outras três estão com ocupação acima de 90%. Os leitos de enfermaria em hospitais públicos estão com 91% de ocupação.

"Temos cenários de incertezas. Essa capacidade instalada [de leitos] pela rede pública, pela rede privada também em expansão, ela pode se esgotar a qualquer momento. A população precisa fazer a sua parte", pontuou a secretária

Sem previsão de pico

De acordo com Ana Estela, ainda não se sabe também quando Fortaleza chegará ao pico da segunda onda, apesar de os números já estarem próximos ao que foi verificado em maio de 2020, quando foram registradas as maiores quantidades de casos e óbitos provocados pela Covid-19.


Boletim Epidemiológico

 


PF faz operação contra pastor que pediu “massacre” de judeus

 

Em um dos cultos, Tupirani da Hora Lores chegou a clamar por um "novo holocausto".

O pastor Tupirani da Hora Lores, líder da Igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo, é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (12), sob acusação de ter praticado crime de intolerância religiosa contra os judeus durante um culto em junho do ano passado. Segundo a PF, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra Tupirani.

Os agentes foram até a sede da igreja, no Santo Cristo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para colher provas depois que o religioso, em um de seus cultos, pediu um “massacre” de judeus. Na época, o vídeo causou uma comoção internacional de várias organizações judaicas.

Na ocasião, jornais de Israel repercutiram a fala do pastor, e uma organização social chamada Sinagoga Sem Fronteiras entrou com a denúncia na Polícia Federal. Em nota divulgada sobre a operação, a PF também reforçou que o líder religioso chegou a clamar por um “novo holocausto”.

– As investigações tiveram início em razão de vídeos publicados na internet, nos quais o suspeito, além de alimentar o ódio e a intolerância racial, clamou por um novo holocausto, gerando repercussão internacional – destacou a corporação.

O pastor Tupirani da Hora Lores foi o primeiro condenado no Brasil por intolerância religiosa, em 2008. Em 2012, ele e alguns discípulos da igreja liderada por ele foram presos por intolerância religiosa. A ação desta sexta é comandada pela Delegacia de Crimes Cibernéticos, pois os vídeos da igreja sempre são postados nas redes sociais.

O suspeito responderá pela prática, induzimento ou incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, quando cometido através dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza.

(Pleno News)



PF faz operação contra pastor que pediu “massacre” de judeus

 

Em um dos cultos, Tupirani da Hora Lores chegou a clamar por um "novo holocausto".

O pastor Tupirani da Hora Lores, líder da Igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo, é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (12), sob acusação de ter praticado crime de intolerância religiosa contra os judeus durante um culto em junho do ano passado. Segundo a PF, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra Tupirani.

Os agentes foram até a sede da igreja, no Santo Cristo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para colher provas depois que o religioso, em um de seus cultos, pediu um “massacre” de judeus. Na época, o vídeo causou uma comoção internacional de várias organizações judaicas.

Na ocasião, jornais de Israel repercutiram a fala do pastor, e uma organização social chamada Sinagoga Sem Fronteiras entrou com a denúncia na Polícia Federal. Em nota divulgada sobre a operação, a PF também reforçou que o líder religioso chegou a clamar por um “novo holocausto”.

– As investigações tiveram início em razão de vídeos publicados na internet, nos quais o suspeito, além de alimentar o ódio e a intolerância racial, clamou por um novo holocausto, gerando repercussão internacional – destacou a corporação.

O pastor Tupirani da Hora Lores foi o primeiro condenado no Brasil por intolerância religiosa, em 2008. Em 2012, ele e alguns discípulos da igreja liderada por ele foram presos por intolerância religiosa. A ação desta sexta é comandada pela Delegacia de Crimes Cibernéticos, pois os vídeos da igreja sempre são postados nas redes sociais.

O suspeito responderá pela prática, induzimento ou incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, quando cometido através dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza.

(Pleno News)



O lugar certo para o seu veiculo

 OS MELHORES PNEUS E BATERIAS PARA O SEU CARRO NA CIDADE DE RUSSAS CE

RUA 25 DE AGOSTO
ORG; RICARDO AMARAL

Consórcio Nordeste vai assinar contrato de compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik, diz governador do PI

 

Por Maria Romero, G1 PI

 


Consórcio Nordeste assina contrato de compra de 39 milhões de doses da vacina Sputinik
--:--/--:--

Consórcio Nordeste assina contrato de compra de 39 milhões de doses da vacina Sputinik

O Consórcio Nordeste informou que vai formalizar a compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V, nesta sexta-feira (12). A assinatura do contrato com o Fundo Soberano Russo acontecerá em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo o governo do Piauí, serão entregues 10 milhões de doses de forma emergencial.

De acordo com o governador Wellington Dias (PT-PI), presidente do Consórcio Nordeste, a negociação pelo Consórcio Nordeste para compras de 50 milhões de doses de vacinas da Rússia começou ainda em agosto do ano passado.

Contudo, com a demora para a formalização da compra, estão disponíveis no momento 39 milhões, que serão adquiridas em uma ação conjunta entre o governo federal e os estados.

"Podemos ter iniciativas, mas o governo se dispõe a não só assumir o contrato, pagar pelo dinheiro no SUS, e colocar essa vacina, como é da nossa estratégia, para todo o Brasil. É um contrato que deve ser firmado no dia de hoje, para 39 milhões de doses, e com certeza deve ser o parâmetro para outras vacinas", declarou Dias.

A compra aconteceu depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em 23 de fevereiro, estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a Covid-19. A decisão do STF foi tomada de forma unânime.


O governo brasileiro estima contar com 22 milhões a 25 milhões de vacinas em março, "podendo chegar a 38 milhões", fornecidas pelo Butantan e pela Oxford/Astrazeneca. A quantidade é menor do que a última previsão divulgada pelo Ministério da Saúde, no dia 6 de março, de 30 milhões de doses. A redução é a quinta feita nas previsões de doses a serem entregues no mês de março.