-->

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Maranguape suspende gastos com Carnaval para investir no combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Maranguape anunciou nesta segunda-feira, 1°, a suspensão do Carnaval da sede do município para que os recursos, da ordem de R$ 300 mil do Tesouro Municipal, sejam investidos em força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti. Segundo a Prefeitura, a motivação partiu de estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) que declarou estado de emergência mundial ao vírus zika. A doença, juntamente com a dengue e a febre chikungunya, é transmitida pelo mosquito.

A força tarefa da gestão municipal terá o prazo de seis meses. O trabalho deve envolver profissionais da saúde, da educação e agentes de limpeza. Segundo a Prefeitura, o objetivo é visitar os 23 mil domicílios da cidade, orientando os moradores sobre o combate à proliferação do mosquito.

A Prefeitura já iniciou a aquisição de materiais de limpeza e a confecção de informes educativos. A ação envolverá a limpeza de terrenos e quintais com acúmulo de lixo. Também serão realizadas palestras e ações educativas junto a estudantes e familiares. 

Em 2013 e 2014, o prefeito Átila Câmara também suspendeu os gastos com o Carnaval para investir na construção de poços profundos. O destino da verba foi decidido pela população em consulta online realizada pela Prefeitura.

Carnaval

Mais de 17 municípios do Ceará já anunciaram o cancelamento dos gastos com Carnaval. Diante da crise financeira nacional e das dificuldades oriundas da falta de chuva, o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará e o Ministério Público do Estado têm orientado os gestores a evitarem usar dinheiro público com os festejos. 

O POVO Online