-->

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Polícia identifica bandidos que mataram jovem e divulgaram nas redes sociais o vídeo da execução sumária


A Polícia Civil desvendou completamente o mistério em torno da morte de um jovem, cujo assassinato foi filmado pelos próprios criminosos e divulgado através de vídeo nas redes sociais. O crime foi ordenado de dentro de um presídio por um traficante de drogas.

O assassinato aconteceu na tarde do último dia 30 de outubro, na Rua Senador Pompeu, próximo a um lixão no distrito de Pajuçara, em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza). O vídeo, que teve ampla repercussão na Imprensa, e chegou a ser comentado por um jornal  na Ásia, mostra o exato momento em que um rapaz, algemado, é executado com vários tiros de revólver disparados à curta distância. Ele  pede para não morrer.

A vítima foi identificada como sendo Israel Fidélis de Holanda, 25 anos.

De acordo com as investigações realizadas pela equipe de inspetores e escrivães do 29º DP (Pajuçara), sob a direção do delegado Breno Fontenelle, o assassinato foi praticado por dois homens já identificados como Lucas Lima da Silva, o “Levada”; e André Estevão Martiniano da Silva, o “Dedé”. Os dois teriam recebido ordem do traficante de drogas Francisco Robério Ferreira Martins, o “Roberinho”, atualmente preso  uma Casa de Privação Provisória da Liberdade (CPPL) na Região Metropolitana.

Pagou com a vida

O motivo do assassinato seria uma dívida de drogas. O rapaz estaria devendo ao traficante e, por conta disso, pagou com a própria vida o débito não quitado com “Roberinho”.

Para consumar o crime, “Roberinho” convenceu “Levada” a matar Israel com a ajuda de “Dedé”, isto porque o assassino também estava endividado com o traficante e para não morrer também aceitou a proposta de eliminar a vítima.

A ordem do traficante era para que a dupla matasse Israel na Praça do bairro Itaperi. No entanto, os criminosos seqüestraram a vítima e a levaram até as proximidades do lixão da Pajuçara. Enquanto  “Levada” atirava no jovem, “Dedé” filmava tudo.  Em seguida, também por ordem do traficante, o vídeo foi postado no WhatsApp.

Prisões
Segundo o  delegado, os três homens já foram indiciados pelo assassinato. “Roberinho” já estava na cadeia quando aconteceu o crime. Mesmo assim, foi autuado em flagrante. “Levada”, que confessou ter sido o executor, está foragido.  “Dedé” foi capturado.  

Blog do Fernando Ribeiro