-->

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Em 2015, Ceará já registrou 3.689 assassinatos. Crimes crescem mês a mês


As taxas de homicídios no Ceará só crescem mês a mês. Em  novembro último, pelo menos, 361 pessoas foram assassinadas (356 na versão oficial), enquanto em outubro foram 342.  Um aumento da ordem de 5,55%. Já outubro, superou os índices de setembro. No acumulado do ano, já foram registrados 3.689  homicídios. Seis chacinas deixaram 35 mortos.

Somente nos últimos três meses, nada menos que 1.042 pessoas foram mortas no Ceará, em homicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de óbito. Entre as vítimas estão  21 mortos em três chacinas. A maior, ocorrida na madrugada do dia 12 de novembro, 12 pessoas foram executadas sumariamente em Messejana, na Capital. 
Chacinas em Fortaleza

Na Capital, pelo menos, três casos de chacinas deixaram 21 mortos entre os meses de agosto e novembro. O primeiro caso ocorreu na noite de 11 de agosto, na Favela da Estiva, no bairro Serviluz, no Grande Mucuripe (zona Leste), quando cinco pessoas foram executadas a tiros por bandidos que formaram um “bonde” (comboio de carros e motocicletas).

Os cinco mortos foram identificados como Francisco Marismar Alves dos Santos (35), Emílio de Paula Costa (28), Raimundo Nonato Pereira Júnior (32), Rafael Guedes Nogueira (22), e Maurício Cassimiro da Silva (23).

Já no começo da tarde do dia 30 de agosto, mais cinco mortos em uma chacina na Favela da Cinquentinha, no bairro Tancredo Neves, por conta da rivalidade entre duas gangues que brigam pelo domínio  na venda de drogas naquela região da cidade.  Morreram: Paulo César Lima Machado (31), Francisco Jonathan Lopes (14), Francisco Carlos Pereira de Lima (28), Elvis Inácio Barbosa (22) e uma quinta pessoa não identificada.

E na madrugada do último dia 12 de novembro, 11 pessoas, entre elas, seis adolescentes, foram vítimas de um massacre que teria sido praticado, supostamente, em retaliação à morte de um policial militar durante um assalto na Lagoa Redonda.  

Os 11 mortos na chacina foram:  Antônio Álisson Inácio Cardoso (17), Marcelo da Silva Pereira (18), Patrício João Pinho Leite (16), Francisco Elenildo Pereira Chagas (41), Jandson Alexandre de Sousa (19), Valmir Ferreira da Conceição, Marcelo  da Silva Mendes (17), Pedro Alcântara Barroso do Nascimento (18), Alef Sousa Cavalcante (17), Renaylson Girão da Silva e Jardel Lima dos Santos (17).

No Sertão

Já no Interior do estado, foram, pelo menos, três chacinas que deixaram mais 11 mortos. A primeira delas aconteceu na noite do dia 14 de abril, quando seis pessoas foram assassinadas a tiros, no distrito de Aprazível, Município de Sobral. Os mortos foram identificados como sendo, Benedito Gomes da Silva (39), Aureliano da Silva Ribeiro (21), Antônio Geovane Nascimento de Sousa (19), Antônia Emily Farias da Silva (15), Maria de Jesus Farias (53) e Patrícia Farias da Silva (30).

A segunda chacina aconteceu na noite do dia 15 de maio, dentro de um bar,  na localidade de São Raimundo, na zona rural do Município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe (203Km de Fortaleza), quando quatro pessoas foram executadas a tiros de pistolas e escopetas, sendo estas identificadas como:  José Álysson Marques Maia (30), Francisco Edson de Sousa (32), Jorge Luiz da Silva (34) e Paulo Antônio Portela (50).

A terceira chacina ocorreu na madrugada do último dia 27 de novembro, quando uma quadrilha entrou em confronto com policiais militares. Cinco pessoas acabaram morrendo na troca de tiros com a PM no lugarejo Pisca, Município de Redenção. Os cinco mortos no confronto foram identificados como : Marcos Alessandro Arcelino da Silva (17), Raimundo Nonato Coelho de Andrade, Pedro Antônio do Nascimento, Manoel Alves de Sousa e Jardeline Alexandre de Sousa.

Blog do Fernando Ribeiro