-->

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

PF investiga fraudes em financiamentos do Pronaf em 3 cidades do Vale do Jaguaribe

A Polícia Federal deflagrou a 'Operação Gremlins', na manhã de ontem, nas cidades de Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova (distantes 160, 194 e 161Km de Fortaleza, respectivamente).

Foram cumpridos mandados de prisões temporárias e de busca e apreensão com o objetivo de combater fraudes no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

De acordo com a PF, durante as investigações ficou constatada a existência de uma quadrilha especializada, na concessão de financiamentos fraudulentos, assim como desvio de finalidade na aplicação dos recursos oriundos do Pronaf naquela região no período compreendido entre os anos 2010 a 2011. A reportagem apurou que as fraudes ao Programa geraram prejuízo da ordem de R$ 20 milhões ao Banco do Nordeste.

Ordens judiciais

Durante a manhã, cerca de 30 policiais cumpriram quatro mandados de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão, nos municípios de Russas e Limoeiro do Norte, expedidos pela Justiça Federal em Limoeiro do Norte. Até o fim da tarde, os policiais continuavam em diligência a fim de dar cumprimento às medidas restantes e, em especial, a realização de intimações de investigados que serão ouvidos na base da PF instalada na sede do Ministério Público Federal (MPF), no município de Limoeiro do Norte. Os presos responderão por formação de quadrilha, contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica e contra o sistema tributário.

Segundo a PF, o nome da operação é uma alusão ao personagem do filme homônimo, que retratava um pequeno bichinho que se multiplicava.

Diário do Nordeste