-->

quinta-feira, 2 de julho de 2015

segundo STDS, Denúncias de pessoas desaparecidas no Ceará caem em junho

Registros dos últimos anos
Neste ano, 47 pessoas pessoas foram dadas como desaparecidas no Ceará, conforme dados da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que inclui casos registrados entre janeiro e junho. O último mês teve o menor número de registros, com três casos - sendo que duas das pessoas foram encontradas. 

Março e maio lideram com o maior número de pessoas desaparecidas, ambos com 12 casos. Em seguida, estão os meses de fevereiro, abril e janeiro, com dez, seis e quatro pessoas desaparecidas. Das 47 pessoas dadas como desaparecidas neste ano, 30 já foram localizadas. 

A maioria das ocorrências são de adolescentes entre 12 e 17 anos e estão relacionadas a conflitos familiares, conforme a  delegada Iolanda Fonseca, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). "Geralmente esses registros são meninas que fogem com namorados ou por conta de outros conflitos em casa. A Polícia deve ser imediatamente acionada para que a criança seja localizada o mais rápido possível", explicou.

No total, 30 meninas e sete meninos foram dados como desaparecidos. Até 11 anos, apenas três casos de meninas desaparecidas foram registrados. Na faixa etária de 25 a 59 anos, denúncias de quatro mulheres desparecidas foram registradas. A partir dos 60 anos, foram denunciados os desparecimentos de dois homens.

Fortaleza lidera com o maior número de ocorrências do tipo, com 34 casos. Caucaia teve nove registros, Maracanaú teve dois, e Amontada e Pindoretama apenas um. 

Recentemente, casos de raptos de crianças foram divulgados nas redes sociais, mas Polícia Civil negou as ocorrências. O POVO solicitou a faixa etária dos desaparecidos de cada mês, mas o centro de referência não possuía a compilação.

Serviço

Para denunciar um desaparecimento, compareça ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Para informar a localização de algum procurado, ligue: 0800-285-1407
Creas-STDS: Rua Tabelião Fabião, 114 - Presidente Kennedy. (Segunda à sexta, das 7 às 17 horas).

O POVO Online