-->

sexta-feira, 3 de abril de 2015

PRF prende seis por embriaguez no volante


No segundo dia da operação Semana Santa, a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF) prendeu seis motoristas por embriaguez ao volante. Mas, apesar da alta velocidade, associada a ultrapassagem proibida e bebida alcoólica preocuparem, a Polícia considera o movimento nas estradas tranquilo.
Na manhã desta sexta, por volta das 9h, na BR-020, Km 5, um condutor de um Opala Diplomata foi detido com teor de 0,59 mg/l e, em seguida, encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Eusébio/CE. Já em Sobral, no Km-210, da BR-222, às 12h55, um motociclista, de 55 anos, atingiu o teor de 1,09mg/l. Ele pilotava uma Shineray Fenix 50cc, sem emplacamento, e encontrava-se desnorteado quando parado pela Polícia. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia local. Ainda nesta sexta (3), em Caucaia, no Km-405, da BR-020, às 14h04, foi preso outro condutor de moto, uma Honda CG150 Fan com 0,45mg/l, sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Registros
A maior ocorrência nesta operação sem dúvida é o excesso de velocidade. Na tarde desta quarta (2), em Itapajé, houve um capotamento de uma Ford Ranger com quatro ocupantes. O veículo ficou parcialmente destruído, mas todos saíram ilesos. A Polícia acredita que a razão do acidente foi alta velocidade, aliada a pista molhada devido à chuva.
Início da operação
A última quinta-feira, que marcou o início da operação da Semana Santa, foi intensa e tensa nas estradas do Estado devido à chuva, principalmente no Interior. Segundo a assessoria da PRF, o trânsito nas estradas ficou saturado, mas não chegou a travar. Alguns trechos da BR-116 tiveram quilômetros de lentidão, mantendo uma média de 30km/h.
Nesta sexta-feira, no entanto, está mais tranquilo quem estiver voltando das praias para a Capital. De acordo com a PRF, ao contrário do Carnaval, a tendência nesta Semana Santa foi sair da cidade. Por isso, a Polícia está preocupada e já se prepara para o retorno dos veículos no domingo (5). A orientação é voltar na manhã do dia 5 de abril ou somente na segunda-feira (6) em vez de deixar para o fim da tarde do domingo, como é de costume os viajantes fazerem.
Histórico de congestionamentos
No ano passado, foi registrado um trânsito de 11km de extensão e pura lentidão na BR116. Na BR-222 também é comum congestionamentos de sete a oito quilômetros por volta das 17h. Apenas às 20h ou 21h que o fluxo começa a diminuir, segundo a Polícia. Além do volume de veículos, a complicação nessas vias se dá pelo fato da BR-116 ser uma pista simples e a BR-222 ser uma área de confluência, sendo pista de acesso para cidades do Interior, como Sobral e Canindé, e outras praias.

Fonte: Diário do Nordeste