-->

terça-feira, 6 de maio de 2014

Dilma anuncia liberação de R$ 2,8 bilhões para saneamento de municípios


A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira a liberação de R$ 2,8 bilhões para obras de saneamento em municípios de até 50 mil habitantes e disse que o país precisa acelerar esses investimentos após décadas de abandono.

"O saneamento tem num país como nosso importância fundamental, porque é um setor que tradicionalmente não se investiu muito ao longo das décadas passadas", discursou a presidente para a plateia de prefeitos, apontando os governos que antecederam o PT no poder como responsáveis pela baixa cobertura de saneamento básico no país. "Tradicionalmente se achava que o investimento, como é o investimento enterrado em tubulações que não se via, não era politicamente muito valorizado, o que é uma questão absurda", afirmou a presidente.

Esses 2,8 bilhões serão repassados pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para 635 municípios para obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Segundo Dilma, desde o início do governo Lula já foram investidos cerca de 37,8 bilhões de reais pelo governo em obras de saneamento.

Desde 2011, segundo o governo, já foram investidos 3,4 bilhões de reais em saneamento por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2).

Fonte: Último Segundo - iG, com Reuters