-->

terça-feira, 6 de maio de 2014

Professora é morta em assalto planejado por adolescente na BA

Um adolescente de 14 anos é apontado pela Polícia Civil da Bahia como o mentor dos assaltos praticados pelo trio formado por ele, outro garoto de 16 e por Danilo Neri dos Santos, 18 anos. No domingo, os três tentaram assaltar a professora Andréa Borges Astolpho, no estacionamento de uma delicatessen na vila Laura, em Salvador. Durante a ocorrência, a vítima foi morta com um tiro na cabeça dado por Danilo.

De acordo com a polícia, o garoto de 14 anos foi o responsável por levar os ladrões até o local do crime. O adolescente, que dirige desde os 8 anos, também é apontado como um "hábil piloto de fuga".

Danilo e os dois adolescentes foram presos na localidade Baixa do Alto do Cruzeiro, região de Brotas, na tarde de ontem. O jovem foi encaminhado ao Núcleo de Prisão em Flagrante, no Complexo da Mata Escura. Os dois garotos foram levados à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Brotas.

Com passagens pela polícia por receptação e adulteração de veículo, Danilo admitiu à polícia ter atirado em Andréa, que teria se assustado ao ser abordada pelos ladrões, depois de entrar em seu veículo. A delegada Maria Dail Sá Barreto informou que outras vítimas de roubo reconheceram o jovem.

O filho da professora, de 4 anos, que estava no banco traseiro do carro, presenciou o assassinato da mãe, que, segundo afirmou Danilo, chegou a engrenar uma das marchas, ao perceber que seria assaltada. Segundo a delegada Fernanda Porfírio, os ladrões viram a mãe acomodar a criança no banco traseiro do carro e, mesmo assim, decidiram dar voz de assalto, o que pode ter levado a vítima a tentar sair com o veículo, no intuito de proteger a criança.

O criminoso contou ainda que o veículo Gol, de cor prata, com o qual ele e os dois adolescentes se dirigiram até a Vila Laura, no início da manhã de domingo, havia sido roubado na última sexta-feira em um supermercado na Rótula do Abacaxi. A intenção dos ladrões, segundo Danilo, era tomar de assalto o carro de Andréa e revendê-lo, como já tinham feito com outros veículos subtraídos.

Carro era guiado por adolescente

Aos perceberem que a professora havia sido atingida, Danilo e o adolescente de 16 anos fugiram correndo a pé, enquanto o veículo Gol era levado do local do crime pelo garoto de 14 anos. “O adolescente que dirigia o veículo foi apontado pelos comparsas como o mentor dos assaltos praticados pelo grupo e teria aprendido a dirigir aos 8 anos de idade”, salientou o delegado Marcelo Sansão.

A polícia procura o veículo e o revólver usado no assassinato. Danilo afirmou que os carros roubados são repassados por valores entre R$ 1 mil e R$ 2 mil. No entanto, não apontou os receptadores.

Ele e os dois adolescentes integravam a quadrilha liderada pelo traficante Tiago Guimarães Pinto, o Titanic, 22 anos, que comandava o tráfico na região de Cosme de Farias. Ele morreu em confronto com a polícia, em fevereiro deste ano.

Fonte: Terra