-->

quarta-feira, 26 de março de 2014

Desistiu de esperar pelo Governo: Prefeito de Trairi licita perfuração 30 poços profundos


Para amenizar o drama na zona rural de Trairi, o prefeito Francisco José Noronha, o Dr. Noronha, licitou, com recursos próprios, 30 poços artesianos para atender a todas as comunidades (dois poços por comunidade) e está realizando a troca de bombas de 113 outros poços. No início do mês, já havia perfurado três poços profundos  na sede do município, uma vez que a lagoa que a abastece entrou em colapso.
O drama dos trairienses se arrasta desde julho do ano passado, quando a Defesa Civil desativou os carros-pipas que atendiam ao município. Depois de reiteradas solicitações de Dr. Noronha, o programa foi reativado em outubro, mas logo desativado. Para atender às comunidades da zona rural, a prefeitura licitou seis carros-pipas. Um outro veículo funciona beneficiando escolas, pois sem água potável elas seriam obrigadas a cancelar as aulas.
“Estamos preocupados e buscando soluções”,  disse o prefeito, que conseguiu incluir Município no programa “Água Para Todos”, cuja coordenação é do Ministério da Integração Nacional (MI), com 4.252 cisternas, das quais um mil já foi construída.
O município de Trairi corre sério risco de sofrer colapso no abastecimento d’água. Para evitar esse problema e amenizar o drama de milhares de famílias, o prefeito vem desde o ano passado buscando soluções. Em dezembro último apresentou projeto ao governador Cid Gomes para a construção do Açude Trairi, no Córrego Fundo. O reservatório tem capacidade para 58 milhões de metros cúbicos.
O governador prometeu iniciar a obra ainda neste ano, mas, até o momento não foi aberto nenhum processo de licitação. Orçado em aproximadamente R$ 40 milhões, o reservatório será a redenção do município.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.