-->

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

OAB-CE pede ao CNJ investigação sobre ato do Tribunal de Justiça, que suspendeu a posse de novos juízes

Depois do escândalo sobre venda de liminares envolvendo alguns desembargadores e da denúncia de uso irregular de um veículo oficial, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) pode se tornar alvo de mais uma investigação por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desta vez, por conta de um ato da presidência que suspendeu a posse de novos juízes.

Na tarde desta quarta-feira (19), a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, anunciou que irá provocar o CNJ para realizar uma investigação sobre a suspensão da posse de 79 novos juízes de Direito, aprovados em concurso e cuja nomeação já estava garantida. Eles iriam assumir as funções nesta semana em várias comarcas do Interior.

Também  no Diário Oficial da Justiça foi publicado o edital de número 103/2015 da Presidência do TJ em que o órgão listava os juízes a serem nomeados e a o rol das comarcas de Primeira Entrância que seriam contempladas com a posse dos novos titulares. Fazia, ainda, o chamamento para que os novos magistrados entregassem  ao Órgão a documentação necessária à nomeação.
Contudo, no último dia 18, em novo edital  publicado no Diário Oficial da Justiça (de número 106/2015), a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale,  tornou sem efeito o documento anterior.

Em sua decisão, a presidente do TJCE fundamenta as razões de anular o chamamento e nomeação dos novos magistrados, sustentado “ a atual situação econômico-financeira pela qual atravessa o Ceará e o País como um todo”, além de “a necessidade de efetuar ajustes na relação financeira e orçamentária do Poder Judiciário do Estado do Ceará, com o objetivo de permitir o pleno funcionamento de seus serviços”.

Assim, ficou decidido pela desembargadora, “tornar sem efeito, em sua integralidade, o edital número 103 desta Presidência, inclusive abrangendo seus anexos disponibilizados no Diário da Justiça, edição de 13 de agosto de 2015”.
Sem resposta

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, o presidente da OAB-Ceará, Valdetário Monteiro, anunciou que medidas serão tomadas diante da atitude da presidente do Tribunal. Segundo ele, “a suspensão (da nomeação dos juízes) se deu sem nenhuma explicação razoável”. Para ele, se houve o concurso, se houve até o ato de publicação da nomeação havia sim dotação orçamentária para a efetivação nos cargos dos novos servidores.

Monteiro fez também severas críticas ao Judiciário. Segundo ele, há, pelo menos, 109 cargos de juiz sem nomeação no estado, o que dificulta o funcionamento do Judiciário cearense. “Chegamos no limite. A Justiça do Ceará não a devida resposta aos anseios da sociedade”. 

Blog do Fernando Ribeiro

Site do Piauí revela novos nomes de suspeitos da morte do radialista Gleydson Carvalho. Mandante, intermediário e pistoleiros seguem impunes

Duas semanas após o assassinato do radialista cearense Gleydson Carvalho, na cidade de Camocim (373Km de Fortaleza), novas revelações sobre o crime apontam nomes de suspeitos  no caso, muito embora a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)  venha se mantendo em completo silêncio acerca do crime.  A revelação do nome do suposto contratante dos matadores reforça a tese de que o assassinato teve motivação política, mas falta, ainda, sua prisão, a dos matadores e a do mandante.

O site “180 Graus”, do estado Piauí, publicou, ontem (19), informações dando conta de que o provável intermediário na contratação dos assassinos é um homem  identificado como “Batista Dentista”, tio do prefeito do Município de Martinópole,  James Bell (PMDB), a quem o radialista constantemente fazia pesadas críticas e  graves denúncias de desmandos administrativos.

Também foi revelada uma importante informação. A de que, após praticar o crime, os pistoleiros foram se refugiar em uma casa instalada dentro da propriedade rural pertencente a um deputado estadual do Ceará. A fazenda está localizada numa região chamada Serrota, área de difícil acesso situada na zona rural do Município de Senador Sá, a cerca de 85 quilômetros de Camocim.  O deputado dono da fazenda é o mesmo que dirigiu ofensas ao radialista assassinado durante uma sessão da Assembleia Legislativa. Trata-se de Manuel  Duca da Silveira, o “Duquinha”, conforme o site “180 Graus”.

Manuscritos
Papéis com diversas anotações sobre as investigações foram fotografados pela equipe de reportagem do site durante uma entrevista com o delegado-regional de Polícia Civil de Camocim,  Herbert Ponte Matias. Neles, constam indicações sobre a apuração do caso, como nomes dos supostos envolvidos na morte do radialista. Entre as anotações estão dados imnportantes  como: “ligação feita pelo Batista Dentista para o estado do Pará para contratar o pistoleiro Israel Marques Carneiro, vulgo “Baixinho”, que estava morando naquele estado, na cidade??  Perguntar a Gisele”.

“Gisele”, cujo nome está escrito num dos papéis na mesa do delegado Herbert Porte, seria a jovem Gisele de Sousa Nascimento,  presa no dia seguinte ao crime juntamente com seu companheiro, Francisco Antônio Carneiro Portela. Os dois haviam supostamente alugado uma casa na fazenda que seria do deputado Duquinha, em Senador Sá, e foi lá que os pistoleiros “Baixinho” e Tiago foram se esconder após terem invadido a Rádio Liberdade FM, em Camocim, e fuzilado o radialista Gleydson Carvalho, no último dia 6.

No depoimento que prestou à Polícia, Gisele contou que os pistoleiros chegaram na casa, em Serrota, por volta de 23h30 do dia 6, portanto, cerca de nove horas após o assassinato. Lá eles iriam pernoitar, mas ainda de madrugada a Polícia apareceu.

A mulher contou também que os pistoleiros foram deixado  na casa por um “coroa”, isto é, um homem já idoso ou de meia idade, que dirigia um carro pequeno, de cor prata, o que reforçou a informação de que os assassinos abandonaram a moto utilizada na fuga após o assassinato.
Os assassinos estavam na casa no momento em que esta foi cercada pela Polícia Civil, no começo da manhã do dia 7, mas conseguiram fugir.  Gisele e Francisco acabaram detidos. Na residência foram encontradas duas armas de fogo (revólveres de calibre 38 que teriam sido  utilizados na pistolagem), além de dinheiro e uma foto do radialista.

“Batista Dentista” surge como suspeito de ter contratado, ao menos, um dos pistoleiros, no caso o paraense Israel Marques, o “Baixinho”.

Cerco?
Sobre o fracasso no cerco aos pistoleiros, há indagações que não foram ainda respondidas. Os criminosos teriam fugido facilmente pelos fundos da residência quando os policiais civis (apenas quatro homens)   chegaram pela frente. Eles não pediram apoio à PM para cercar todo o perímetro da casa, o que acabou resultando na fuga dos suspeitos. 

Em nota dirigida ao Portal “180 Graus”, a SSPDS teria informado  a seguinte versão: “A Polícia Civil do Estado do Ceará informa que, em relação ao homicídio do radialista Gleydson Cardoso, ocorrido no início da tarde do último dia 6, na cidade de Camocim, a ocorrência é apurada  pela Delegacia Regional do Município. Com a identificação dos cinco envolvidos no delito, a Polícia Civil eluciou o caso. Dos cinco partícipes, foram presos Gisele de Souza Nascimento (23) e Francisco Antônio Carneiro Portela (18), ambos sem antecedentes criminais,que deram apoio ao crime”.

Ainda de acordo com o órgão, há suspeitas de que os dois autores do crime (os pistoleiros) estejam envolvidos em outro homicídio, ocorrido  em novembro de 2014, na cidade de Marco. 

Blog do Fernando Ribeiro

Confira a lista de cidades com vagas para jovens aprendizes dos Correios


Os Correios estão com inscrições abertas até 23 de agosto para o Programa Jovem Aprendiz. As oportunidades são para cinco estados. No Ceará, há 41 vagas em 29 municípios, a exemplo de Caucaia, Crateús, Horizonte, Iguatu, Icó, Maracanaú e Quixadá. Haverá também formação de cadastro reserva. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via internet, no site dos Correios.

Os interessados devem ler o edital do processo seletivo, que está disponível no site da estatal. 

Para participar é preciso ter entre 16 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência; ter concluído o ensino fundamental, estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído ensino médio; e não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a empresa. É necessário também ter noções básicas de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet.

O jovem aprendiz será contratado por 12 meses, com jornada de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais, divididas entre atividades de educação a distância (fase escolar) e serviços administrativos nas unidades da estatal (fase empresa). A infraestrutura para a modalidade de ensino a distância será disponibilizada aos alunos pelos Correios e pelo Senai.

A seleção será simplificada, sem aplicação de provas, realizada por meio da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais. Com base nestes quesitos, os candidatos serão pontuados e classificados.

Ao participar do Programa de Aprendizagem Profissional, o jovem aprendiz terá carteira de trabalho assinada com direitos trabalhistas e previdenciários, remuneração de R$369,93, além de vale-transporte, vale cultura, vale refeição/alimentação e uniforme, bem como acesso às atividades socioeducativas da empresa. Após a conclusão do curso, os alunos receberão certificado de assistente administrativo expedido pelo Senai.

No total, estão sendo ofertadas mais de 560 vagas e formação de cadastro reserva nos estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Santa Catarina e São Paulo. A implantação da nova modalidade de educação a distância é um projeto-piloto que possibilitará a ampliação do programa em mais 309 municípios do Brasil — atualmente, 483 cidades já são atendidas pelo programa na modalidade presencial.

Confira a seguir a lista de cidades cearenses contempladas com vagas e cadastro reserva neste processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz: Acaraú, Aquiraz, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Eusébio, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapajé, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Benedito, Tauá e Tianguá.

Ceará Agora

Polícia evita fuga em massa da cadeia de Pedra Branca-CE


Cinco presos conseguiram fugir da cadeia pública do município de Pedra Branca, no sertão central cearense.

De acordo com informações da polícia militar, na madrugada desta quarta-feira, 19, por volta de 01 hora, o agente penitenciário de plantão, percebeu uns barulhos que parecia como se a grade das celas estivessem arrancadas, ao verificar a origem dos barulhos o agente percebeu que vários presos estavam correndo para fora da cadeia.

O agente pediu apoio dos policiais militares que se encontravam na cadeia e constataram que cinco detentos haviam fugido.

Os policiais ainda chegaram a efetuar disparos para o alto com o intuito dos presos pararem, contudo eles continuaram em fuga.

Um dos presos identificado como sendo Francisco Ulysses Martins Siqueira e Cavalcante, parou e desistiu da fuga.

Já outros cinco presos conseguiram escapar da cadeia e foram identificados como sendo Douglas Benedito Moreira, vulgo Mel, Erinaldo Mota do Nascimento, vulgo Diagonal, Francisco Walter Paiva, vulgo Canindé, Adriel Soares Ferreira e Moises Ferreira da Silva.

Os presos conseguiram fugir por um buraco no teto da cela 03, além de arrobarem os cadeados. Para a fuga os presos utilizaram redes amarradas, conhecidas como “Teresa”, para descerem no muro lateral da cadeia.

Ainda segundo a polícia, a ação rápida do policial e do agente que estavam na cadeia evitou uma fuga em massa dos detentos.

A polícia está realizando diligência no sentido de capturar os presos que fugiram da cadeia, porém até o momento ainda não obtiveram êxito.

Fonte: Monólitos Post

Cenas se repetem e quadra de escola despenca em Caucaia

Moradores do Conjunto Vicente Arruda, no Bairro Itambé, em Caucaia, foram dormir, no último dia 14, assustados com o barulho do atrito provocado entre telhas e ferros que cobrem a quadra esportiva da Escola de Ensino Fundamental Flávio Portela Marcílio. Os moradores procuram o Jornal Grande Porto para denunciar o descaso da Prefeitura.

A preocupação se justificava porque, naquela noite, parte da estrutura metálica foi arrastada pelo vento, levando risco para dezenas de famílias que moram nas proximidades da escola. É a segunda estrutura metálica de uma quadra esportiva que, sem manutenção por parte da Prefeitura, desaba na cidade de Caucaia.

A primeira, no mês de julho, foi no Centro Infantil Edson da Mota Correa, no Centro. O Grande Porto estampou na primeira página, em sua edição, o registro da destruição de parte da estrutura de ferro da quadra. O prédio recebeu reformas, mas parte da estrutura da quadra não resistiu e despencou.

Para moradores, pais de famílias, estudantes e diretores de estabelecimentos de educação, a Prefeitura negligencia com medidas de prevenção e, ao adiar obras de reformas e manutenção de prédios e, principalmente, das quadras cobertas, coloca em risco a vida de estudantes e populares.

Um motorista que passava nas proximidades da Escola Flávio Marcílio, na manhã de sábado, 15, teve o veículo atingido por uma telha de metálica, composta de zinco e alumínio. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) chegou a interditar ruas próximas a escola e a Secretaria de Educação suspendeu atividades na quadra esportiva.

O medo dos vizinhos da Escola Flávio Marcílio não se resumiu apenas à noite de insônia, mas, também, as preocupações sobre o teto que protege os alunos e professores. A escola, que é uma das mais tradicionais e importantes da rede municipal de ensino, sedia atividades da universidade aberta e na quadra coberta são desenvolvidos projetos sociais e esportivos.

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Educação, anunciou a realização de uma licitação para obras de recuperação da quadra esportiva da Escola Flávio Marcílio. Enquanto as obras e a promessa de reforma ficam no papel, crianças e adolescentes perdem um importante espaço para recreação, lazer e prática de esportes.

Ceará Agora

Agricultores de Canindé terão que devolver dinheiro recebido indevidamente do Garantia Safra


O Garantia Safra é um seguro pago pelo Governo Federal para os agricultores familiares que tiveram perdas nas safras por conta da seca. Em Canindé, aconteceram cancelamentos de cadastros de quase 100 agricultores referentes à safra 2013/2014.

Esses agricultores foram descobertos depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que fosse feita uma revisão nos cadastros para identificar as irregularidades.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário os pré-requisitos para receber o Garantia Safra. “Não ter renda familiar superior a um salário mínimo e meio, a área total plantada deve ser no mínimo 0,6 hectares até 5 hectares. Além disso, a renda anual não deve ultrapassar 10 mil reais.

De acordo com a coordenadora nacional do Programa Garantia Safra do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dione Freitas, as pessoas retiradas da lista do garantia safra 2014 – 2015 por irregularidades, não vão poder fazer adesão ao garantia safra esse ano. O MDA faz os cruzamentos de dados através de órgãos de controle.

Dione informou ainda que a partir deste mês, beneficiários cancelados vão receber correspondências avisando sobre a situação, para que elas paguem através de boletos o que receberam indevidamente. Se o valor não for devolvido, poderá ser aberto um processo administrativo contra o agricultor. 

Ceará Agora

Taxa de desemprego fica em 7,5% em julho, ante 6,9% em junho, diz IBGE


A taxa de desemprego apurada nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil ficou em 7,5% em julho, ante 6,9% em junho, segundo dados sem ajuste sazonal da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgados nesta quinta-feira (20/08), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do mês passado ficou acima do teto do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam taxa entre 6 60% e 7,30%, com mediana em 7,00%. A taxa de desemprego em julho é a maior para o mês desde 2009, quando chegou a 8%, e a mais alta desde março de 2010 (7,6%).

A taxa de desemprego em julho, de 7,5%, é a maior desde março de 2010, quando atingiu 7,6%. Considerando apenas os meses de julho o resultado é o mais elevado desde 2009, quando ficou em 8,0%, apontou o órgão. A série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego começa em março de 2002.

O rendimento médio real dos trabalhadores, por sua vez, registrou alta de 0,3% em julho ante junho. Já na comparação com julho de 2014, houve recuo de 2,4%. O rendimento médio real do trabalhador, já descontados os efeitos da inflação, foi de R$ 2.170,70 em julho de 2015, segundo o IBGE.

A massa de renda real habitual dos ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do País somou R$ 49,9 bilhões em julho, o que significa uma alta de 0,3% em relação a junho. Na comparação com julho de 2014, o montante diminuiu 3,5%.

Já a massa de renda real efetiva dos ocupados totalizou R$ 50,2 bilhões em junho deste ano, alta de 0,2% em relação ao mês de maio. Ante junho de 2014, houve redução de 3,1% na massa de renda efetiva.

Onde o desemprego subiu mais

Na comparação mensal, o desemprego subiu na Região Metropolitana de São Paulo (de 7,2% para 7,9%). Já na comparação com julho do ano passado, a taxa cresceu em Salvador (de 8,9% para 12,3%); São Paulo (de 4,9% para 7,9%); Recife (de 6,6% para 9,2%); Rio de Janeiro (de 3,6% para 5,7%); Belo Horizonte (de 4,1% para 6,0%) e em Porto Alegre (de 4,3% para 5,9%).

Em relação a junho último, os rendimentos subiram em Salvador (2,1%) e no Rio de Janeiro (3,1%), mas caíram no Recife (-2,3%) e em São Paulo (-0,9%) e ficou estável em Belo Horizonte e Porto Alegre.

Na comparação anual, o rendimento caiu em São Paulo (-3,5%), no Recife (-3,0%), em Belo Horizonte (-2,9%) e no Rio de Janeiro (-2,8%) e subiu em Porto Alegre (1,6%) e em Salvador (1,3%).

Estadão Conteúdo


Banco do Brasil libera R$ 3,1 bi para setor automotivo

O Banco do Brasil (BB), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), firmaram, ontem, protocolo para dar apoio financeiro e comercial às cadeias produtivas do setor automotivo, segmentos de máquinas e implementos agrícolas, além de caminhões. A estimativa é de que o BB antecipe recursos na ordem de R$ 3,1 bilhões para o segmento de automóveis, até o final do ano.

Primeiramente se beneficiarão fornecedores estratégicos de 26 empresas âncora, de nomes não revelados. Com a futura ampliação de acordos, a instituição financeira pretende alcançar 500 grupos e desembolsar cerca de R$ 9 bilhões, para diversas cadeias produtivas, a exemplo das cooperativas, de incorporadoras e de grandes empresas exportadoras. Neste montante estão inclusos os R$ 3,1 bilhões.

Além do automotivo, a instituição anunciou medidas para facilitar o financiamento de máquinas, implementos agrícolas e caminhões. A meta é cadastrar, até o final do ano, mais de mil revendas.

O banco prevê que o prazo de liberação de financiamentos caia de 67 para 14 dias. O objetivo é beneficiar a capacidade financeira das revendas, diminuindo a necessidade de capital de giro, aumentando a disponibilidade de caixa e evitando maior endividamento.

Antes do BB, a Caixa Econômica Federal foi quem anunciou, na última terça-feira, cerca de R$ 5 bilhões em capital de giro e financiamento à cadeia automotiva em condições especiais. O convênio para o setor foi assinado entre a Caixa a Anfavea, o Sindipeças, e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Ainda serão contemplados os setores de petróleo e gás, alimentos, energia elétrica, eletroeletrônico, telecomunicações, fármacos, químico, papel e celulose, máquinas e equipamentos e construção civil. Os créditos serão liberados para quem se comprometer a não demitir funcionários.

Funcionamento no BB

Por meio de sistema específico desenvolvido para esses convênios, a instituição receberá das empresas âncoras programação de encomendas para determinado grupo de fornecedores, ao longo de um determinado período. Aos fornecedores, o banco proverá a antecipação dos valores que seriam recebidos pelo total das entregas.
Para os fornecedores, a vantagem direta é de ter acesso antecipado a recursos com melhores condições financeiras, sem necessidade de recorrer a taxas mais elevadas no desconto de duplicatas ou no financiamento direto de capital de giro, por exemplo. Para as âncoras, trata-se da possibilidade de negociação de prazos mais vantajosos no pagamento aos fornecedores.

“Os riscos de crédito das operações de antecipação são reduzidos pela assunção de compromissos por parte das âncoras, fazendo com que as condições e taxas para as empresas do início da cadeia produtiva tenham vantagens semelhantes às oferecidas a empresas de maior porte” afirma a nota do BB.

Para as âncoras, esse composto financeiro permite a continuidade do funcionamento de todo o elo produtor de insumos para o setor automotivo, em um cenário econômico desafiador, mas que também pode se caracterizar pela substituição de fornecedores estrangeiros por nacionais, conforme afirma o comunicado da instituição financeira.

NÚMERO

R$ 5

bilhões foi o montante anunciado para o setor, terça-feira, pela Caixa
Saiba mais

A Caixa oferece condições especiais nas linhas de capital de giro e investimento, além de condições diferenciadas em linhas de crédito e outros produtos e serviços do banco para melhorar o fluxo de caixa das empresas e fornecedores do setor automotivo, auxiliando no pagamento de despesas, salários, tributos e reposição de estoques

Taxas de juros a partir de 0,83% a.m., linhas de capital de giro oferecidas com prazo de 60 meses e carência de até 6 meses para o início do pagamento das prestações

Além disso, serão ofertadas linhas de crédito do Programa Pró-Transporte para renovação de frota, com taxas máximas correspondentes a TR + 9% a.a. e até 96 meses para pagar

Outra ação prevê o financiamento de máquinas e equipamentos novos e usados. As taxas de juros são a partir de 1,50% a.m. + TR, com carência de até 6 meses e prazos de até 60 meses

O Povo Online

Trabalhar mais de 55 horas semanais aumenta risco de enfarte


Trabalhar 55 horas ou mais por semana aumenta em 33% o risco de enfarte, quando comparada a uma jornada de 35 a 40 horas semanais, mostra estudo divulgado nesta quinta-feira, 20. 

Com base em 17 investigações envolvendo 528.908 homens e mulheres, seguidos durante 7,2 anos, o aumento do risco de enfarte mantinha-se mesmo quando se retirava da equação o consumo de tabaco e álcool e a atividade física.

Publicado pela revista científica The Lancet, especializada em pesquisas médicas,  o estudo conclui que, em comparação com pessoas que têm uma semana regular, entre 41 e 48 horas, o risco cresce 10%, enquanto os que trabalham entre 49 horas e 54 horas enfrentam risco extra de 27%.

No caso de a pessoa trabalhar 55 horas ou mais por semana, o risco de enfarte aumenta 33%, indica o estudo.

Uma longa semana de trabalho também aumenta o risco de doenças cardíacas em 13%, mesmo levando-se em conta fatores de risco como a idade, o gênero e o nível socioeconômico.

Agência Brasil 

Com Ricardo Berna e Daniel Sobralense, Chamusca relaciona 18 jogadores para partida contra o ASA


O Fortaleza terá novidades para a 13ª rodada da Série C. O goleiro Ricardo Berna e o meia Daniel Sobralense se recuperam de lesões e estão na lista dos jogadores relacionados para encarar o ASA, neste sábado, 22, às 16 horas, no Municipal de Arapiraca. 

Ricardo Berna estava sem atuar pelo Fortaleza desde 18 de julho, quando sofreu uma fratura no nariz no jogo diante do Botafogo-PG e passou por cirurgia. O goleiro treinou durante a semana e foi relacionado. Já Daniel Sobralense se recuperou de dores na panturrilha e vai para o jogo. Com isso, o volante Pio perde espaço e vai para o banco de reservas. 

O provável time do Fortaleza para enfrentar o ASA é: Ricardo Berna; Tinga, Lima, Adalberto e Thallyson; Auremir, Corrêa, Éverton e Daniel Sobralense; Maranhão e Ricardo Jesus.

O Fortaleza lidera o Grupo A da Série C, com 27 pontos e tem 75% de aproveitamente. Já o ASA, com 20 pontos e 55% de aproveitamento, ocupa a quarta colocação do grupo. 

Confira a lista de relacionados: 

Goleiros: Ricardo Berna e Erivélton
Laterais: Radar, Thallyson e Tinga
Zagueiros: Adalberto, Genílson, Lima 
Meio-campo: Auremir, Corrêa, Éverton, Pio, Tiago Azulão Vinicius Hess, Daniel Sobralense
Atacantes: Lúcio Maranhão, Maranhão, Ricardo Jesus

Esportes O Povo

Com novidades e mudança de esquema, Marcelo Cabo define time que vai enfrentar o São Paulo


O torcedor do Ceará verá um time bem modificado nesta quinta-feira, 20, contra o São Paulo, pela Copa do Brasil. O técnico Marcelo Cabo relacionou 18 jogadores para a partida.

O Vovô encerrou a preparação para o confronto na manhã desta quarta-feira, 19, quando o treinador alvinegro comandou um treino em Porangabuçu e divulgou a lista de relacionado. A delegação embarca para São Paulo no início da tarde.

São muitas as novidades na lista. Dentre elas, o retorno de Luís Carlos ao time titular, além das entradas de outros jogadores que não vinham atuando, como Wellington Carvalho e Carlão, além dos jovens Sánchez e Arthur, das categorias de base.

O técnico Marcelo Cabo já confirmou que iniciará o jogo no 3-5-2, com Luís Carlos; Charles, Wellington Carvalho e Gilvan; Guilherme Andrade, Carlão, João Marcos, Uillian Correia e Sánchez; Arthur e Rafael Costa.

Ceará e São Paulo se enfrentam nesta quinta-feira, 20, no Morumbi, pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta está marcado para a quarta-feira seguinte, dia 26.

Confira a lista de relacionados:

Goleiros: Luís Carlos e Gustavo (base)
Zagueiros: Charles, Gilvan, Wellington Carvalho, Carlão e Rômulo (base)
Laterais: Guilherme Andrade, Sánchez (base) e Wilton (base)
Volantes: João Marcos, Uillian Correia, Carlos Alberto (base)
Meias: Alan Fabrício (base) e Raul (base)
Atacantes: Rafael Costa, Arthur (base) e Fabinho

Esportes O Povo

Prisão pela tentativa de furto em Aracati


Nesta Quarta(19), por volta de 01h40min, no Terminal Rodoviário situado na Rua Coronel Pompeu, foi preso, FRANCISCO THIAGO DE MATOS MONTEIRO, 29 anos de idade, residente na Rua José de Alencar nº1194, bairro Nossa Senhora de Lourdes, o mesmo é acusado de arrombar com um ferro a porta do motorista do veículo Ágile 1.4 de cor branca ano 2012 e placa NVN-2974 de propriedade da senhora, XEILA MAIANE DA SILVA FREITAS, 31 anos de idade, advogada, natural de Mossoró-RN e residente na Rua Capitão Miguel Pinheiro Martins, bairro Nossa Senhora de Lourdes-Aracati. Os Policiais conduziram o acusado a DPC/Aracati para os procedimentos cabíveis. 

Com Informações do 1º BPM

Roubo a estabelecimento comercial em Beberibe


Na última Terça(18), por volta das 18:10, dois indivíduos adentraram em um estabelecimento comercial na CE-040 e efetuaram um roubo levando 1 notebook DELL, 1 celular Samsung Branco GALAXI TREND, 1 MOUSE, 1TECLADO e uma quantia aproximada de R$ 300,00 reais. De acordo com a população, os dois indivíduos estavam em uma titan de cor vermelha com a final placa sendo “0”, estando os dois com camisas pretas, armados a revolver, onde o garupeiro estava com uma mochila preta. Um dos assaltantes possui em média 1 metro e 75 centímetros e o outro 1 metro e 65 centímetros. Na ocasião, os mesmos renderam a Sra. LUANA DE SOUZA FREIAS RIBEIRO, 30 anos de idade e é professora, que é cunhada do dono do estabelecimento, a mesma reside na Rua BARRINHA DO LINO, S/N, VIZINHO AO SALÃO DE BELEZA FASHION, PARAJURU. 

Com Informações do 1º BPM

Prisão de estuprador em Jaguaribe


Terça(18), por volta de 11h00min, a composição da Polícia Militar, juntamente com o apoio de dois Policiais Civis de São Miguel-RN, realizaram um cumprimento de Mandado de prisão, expedido pelo Juiz de Direito da Vara única de São Miguel-RN em desfavor de PEDRO FELIPE FERNANDES DAS NEVES, 22 anos de idade, natural de Orós-CE, residente na Rua José Rodrigues Pinheiro, nº 610, Bairro Vila Pinheiro, Jaguaribe-CE. O acusado, havia praticado um estupro na Cidade de Coronel João Pessoa-RN, onde após o crime, ficou foragido, vindo a ser localizado e preso no endereço supracitado. Após sua prisão, o policiamento conduziu-o à DRPC para serem tomadas as providências cabíveis.

Com Informações do 1º BPM

Furto a Motoneta em Russas


Terça(18), por volta das 10h00min, na travessa Tabelião Santiago, centro de Russas-CE, MARLENE NOGUEIRA DA SILVA SANTOS 42 anos de idade, casada, natural de Russas-CE, residente no bairro Catumbela, Russas-CE), teve sua motoneta Phoenix 50cc de cor preta, ano 2012, chassis LXYXCBH09C0298, furtada. Os PM’s compareceram ao local e passaram a diligenciar visando recuperar a motoneta, contudo sem êxito.

Com Informações do 1º BPM


Fuga de preso em Russas


Na última Terça(18), por volta das 23h00, na cadeia pública de Russas-CE, após uma confusão na cela 03, o detento ANTONIO ALVES PEREIRA, vulgo ADRIANO, 30 anos de idade, solteiro, agricultor, natural de Russas-CE, residente  na localidade de Jardim de São José, Russas-CE, que responde aos art. 155, 157, 19, 147 e 176) , foi retirado da cela para evitar que fosse morto pelos demais detentos, ficando no pátio interno daquela unidade prisional. Que hoje (dia 19.08.2015), por volta das 06h10 ANTONIO ALVES foi recambiado pela diretora da cadeia pública, ROBERTA, para a cela do regime semi aberto, ficando algemado na grade da cela. Que por volta das 06h30, os policiais foram avisados pelo agente penitenciario, que ANTONIO ALVES havia se livrado da algema, destelhado a cela (que não tem forro) e fugido. Que de imediato os PM’s passaram a diligenciar, contudo não obtiveram êxito, nas buscas.

Com Informações do 1º BPM

SINE/IDT de Russas dispõe de 14 vagas de emprego


O SINE/IDT de Russas está ofertando 14 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.


Adolescente flagrado com drogas debocha da própria apreensão. Ele já foi detido nove vezes pela Polícia

Ele riu, debochou da sua própria apreensão e mandou recadinhos para os comparsas. Este foi o comportamento de um adolescente de 16 anos ao ser apreendido - pela nova vez - pela Polícia Militar sob a acusação de tráfico de drogas. Na casa dele, na periferia de Fortaleza, policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), encontraram vários tijolos de maconha prensada, enterrados no quintal.

O adolescente foi apreendido pela nona vez. Estava solto há apenas duas semanas, depois de ser apreendido por comandar um assalto a ônibus em Fortaleza.  Com um “rosário”  de entradas na Delegacia da Criança e do Adolescente, o garoto disse aos PMs que não mais se importa em ser “preso ou estar solto.

A mais recente detenção do menor infrator foi diferente. Ao invés de ser apanhado no cometimento de crimes nas ruas, ele foi apreendido dentro de casa, na Rua Bulgária, no bairro Vila Manuel Sátiro. 

Agentes do Serviço de Inteligência do BPChoque haviam realizado uma investigação sigilosa sobre o tráfico de drogas no bairro e descobriram que o menor escondia o carregamento de maconha prensada - cerca de três quilos da droga - dentro da residência. A mãe dele disse que não sabia de nada e acreditada que, após oito vezes apreendido, ele iria se recuperar.

Retornar
Ao entrar na residência os policiais do Cotam, patrulha CT-4029, comandada pelo cabo Lima, e composta ainda pelos soldados Zimmermann, Costa e Gadelha,  encontraram o adolescente no quintal, onde ele tinha acabado de enterrar o carregamento de maconha prensada.

Sem nenhuma cerimônia, o garoto contou para os policiais que tinha passado 45 dias “preso” por assaltar  um ônibus com seus comparsas.  Saiu do centro educacional há 15 dias e agora vai voltar por conta do tráfico. 

Blog do Fernando Ribeiro

Quadrilha sequestra gerente e assalta agência do Bradesco em Mombaça


Subiu para 42 o número de ataques a bancos no Ceará em 2015. A Polícia ainda faz diligências nos Municípios da Região dos Inhamuns para tentar localizar a quadrilha que praticou um assalto à agência do Bradesco da cidade de Mombaça, na manhã desta quarta-feira (19). Segundo a Polícia, tratou-se de um assalto do tipo “sapatinho”.

Os bandidos teriam sequestrado, na noite de terça-feira, o gerente da agência do Bradesco de Mombaça e sua família. O casal e os filhos passaram toda a madrugada em poder dos ladrões. Pela manhã, por volta de 7 horas, o gerente se dirigiu ao banco acompanhado de quatro bandidos. O bando, então, rendeu os vigilantes e se dirigiu ao caixa.

Os vigilantes e alguns funcionários e clientes foram mantidos como reféns. A quadrilha então se apoderou de um malote de dinheiro que seria destinado ao abastecimento dos caixas, já que não conseguiram realizar a abertura do cofre-forte.

Depois de roubar o malote, os assaltantes fugiram com alguns reféns , que, em seguida, foram liberados na estrada. A quadrilha fugiu em um veículo modelo Prisma, cor preta, com placas da cidade de Quiterianópolis.

Conforme a Polícia, a quadrilha teria fugido em direção ao vizinho Município de Tauá e pode ter seguido em direção ao vizinho estado do Piauí.

O delegado Raphael Vilarinho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) determinou a ida de uma equipe daquela Especializada até Mombaça para dar apoio à delegacia local no andamento das investigações em torno do assalto. O gerente e seus familiares deverão ser ouvidos em depoimento nesta quinta-feira.

Blog do Fernando Ribeiro

Policial Militar tenta evitar assalto e acaba sendo atingido por disparo de escopeta


Um Policial Militar foi atingido por estilhaços de uma arma calibre 12, uma escopeta, na manhã desta quarta-feira, 19, na localidade de Engano, Zona Rural de Quixadá.

De acordo com a polícia, o PM seguia pela estrada em direção ao Distrito de Dom Maurício, quando se deparou com dois homens tentando assaltar o motorista de uma caminhonete Hilux. O policial tentou evitar o assalto, mas na troca de tiros acabou sendo baleado por um dos assaltantes. Posteriormente, o PM foi socorrido por colegas do Ronda do Quarteirão e levado para o Hospital Eudásio Barroso, na sede do município. Ele passa bem.

Os criminosos estavam a bordo de uma motocicleta de cor preta. Um deles usava uma capa de mototaxista. A dupla ainda conseguiu fugir em direção ao centro de Quixadá levando a quantia de R$ 250,00.

Monólitos Post

Começou a disputa por vaga na próxima fase da Copa do Brasil e Sul-Americana

Copa do Brasil


Com 'bomba', Grêmio bate Coritiba por 1 a 0, vence a 4ª seguida e se aproxima das quartas

Nesta quarta-feira, apesar de ser pressionado pelo Coritiba, especialmente no primeiro tempo, o Tricolor aproveitou um golaço de Marcelo Oliveira, que caiu do céu se avaliarmos a atuação gaúcha no Couto Pereira - onde o clube não ganhava desde 2008. O chutaço do lateral dá a vantagem para os gremistas nas oitavas de final da Copa do Brasil. Ao Coxa, desfalcado de titulares que já estiveram em campo na competição por outros times, fica a certeza de que não basta apenas criar chances, como ocorreu na etapa inicial, mas é preciso aproveitá-las.

O Grêmio tem a vantagem do empate no jogo de volta, na próxima quarta, às 21h, na Arena, para seguir na Copa do Brasil. O Coritiba precisa vencer por dois gols de vantagem ou por um, desde que marque duas vezes ou mais em Porto Alegre.


Com gol nos acréscimos, Galo arranca empate com Figueira, que leva vantagem para SC

Foi mais uma vez dos pés dele, ou melhor, da cabeça dele que o Atlético-MG foi salvo. Não foi uma vitória, sequer um título, mas o zagueiro Leonardo Silva proporcionou, mais uma vez, um sentimento de alívio e alegria na torcida atleticana. Com um gol marcado aos 47 do segundo tempo, o jogador garantiu o empate do Galo por 1 a 1 com o Figueirense, no Independência, nesta quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado ainda foi bom para o time catarinense, que joga por um empate sem gols, na volta, para se garantir na próxima fase da competição. 

O duelo de volta está marcado para o dia 26, quarta-feira da semana que vem, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Com o empate por 1 a 1 no Independência, o Galo avança para as quartas de final se vencer ou empatar a partir de 2 a 2. O Figueira se classifica com vitória e empate por 0 a 0. Se o jogo terminar 1 a 1, a vaga será definida na cobrança de pênaltis.


Palmeiras vence o Cruzeiro e leva vantagem mínima para o Mineirão

O Palmeiras ganhou por 2 a 1 do Cruzeiro no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Com a vitória em sua arena nesta quarta-feira, o time paulista pode empatar na volta, em Belo Horizonte, para chegar às quartas. Como fez um gol fora de casa, basta ao time mineiro vencer por 1 a 0 - se fizer 2 a 1, a decisão da vaga será disputada nos pênaltis.

Na próxima quarta-feira, às 22h, a Raposa recebe o Verdão no Mineirão para o jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil. Antes disso, no domingo, na abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro volta a São Paulo para enfrentar o líder Corinthians; em BH, o Palmeiras visita o vice-líder Atlético-MG.


Jorge Henrique decide com belo gol, e Vasco larga na frente do Fla na Copa do Brasil

Aumentou o retrospecto de estreia de técnicos do Vasco com vitória em cima do Flamengo no ano. Depois de Celso Roth, foi a vez de Jorginho sorrir contra o arquirrival logo no primeiro jogo. Sob novo comando, o Cruz-Maltino esqueceu a má fase do Brasileirão e derrotou o arquirrival por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Jorge Henrique balançou as redes pela primeira vez com a camisa do Gigante da Colina e garantiu o triunfo.

O jogo da volta será na próxima quarta-feira, novamente no Maracanã. Vale lembrar que não há critério de desempate por gols fora de caso neste duelo, uma vez que as duas partidas serão disputadas no mesmo estádio. Ao Vasco, porém, um empate basta


Genial, Lucas Lima comanda o Santos em vitória sobre o Corinthians na Vila

Gabriel e Marquinhos Gabriel foram os autores dos gols da vitória do Santos por 2 a 0 sobre o Corinthians, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Mas o protagonista da partida tem outro nome: Lucas Lima. O meia do Peixe comandou o importante triunfo. Afinal, saíram dos pés dele as duas assistências que derrubaram o rival. Apático em relação às últimas partidas da temporada, o Timão foi dominado pelo adversário. 

A partida de volta entre Santos e Corinthians será na próxima quarta-feira, às 22h, em Itaquera. O Peixe joga pode perder até por um gol de diferença que se classifica às quartas de final (ou por dois, caso balance as redes do adversário). O Timão, portanto, tem que vencer por três gols de diferença para avançar de fase na competição.

Sul-Americana



Bahia derrota Sport na Fonte Nova e sai na frente em duelo pela Sul-Americana

O Bahia começou com tudo a partida na Arena Fonte Nova, nesta quarta-feira à noite, pela primeira fase da Copa Sul-Americana, e venceu o Sport por 1 a 0. Dominando as ações no primeiro tempo, o Tricolor marcou com Maxi Biancucchi e agora leva a vantatem para o jogo de volta, que será na semana que vem, na Ilha do Retiro. O Leão chegou à sétima partida sem vitórias, contando também com Série A e Copa do Brasil. Agora, tem que vencer pelo mesmo placar para levar a decisão para os pênaltis ou por dois ou mais gols de diferença para passar para as oitavas de final.


Passado o jogo de ida, os times voltam a se enfrentar na Ilha do Retiro, na próxima quarta-feira, dia 26. Antes, porém, têm compromissos pelo Campeonato Brasileiro. No sábado, o Tricolor recebe na Fonte Nova o América-MG, em confronto direto por permanência no G-4 da Série B. Já o Leão visita o Figueirense, no Orlando Scarpelli, tentando voltar para o G-4 da Série A. 


Ponte empata no final com Leandrinho, e Chape tem pequena vantagem para volta

A decisão de preservar os titulares para o Brasileirão transformou o duelo entre Ponte Preta e Chapecoense, na noite desta quarta-feira, em um demonstração de fragilidade técnica dos reservas dos dois times, sem vencedor. Pelo jogo de ida da fase nacional da Copa Sul-Americana, o empate por 1 a 1 é melhor para os catarinenses, que, com o gol fora de casa, joga pela igualdade sem gols na volta, quarta que vem, em Chapecó. Foi a primeira participação da equipe alviverde em uma disputa internacional.


Agora, os dois times deixam a Sul-Americana de lado e focam no Campeonato Brasileiro. As equipes jogam neste domingo, às 11h. A Macaca recebe o Grêmio no Moisés Lucarelli. No mesmo horário e data, a Chape desafia o Coritiba no Couto Pereira. 


Com Informações de ogloboesporte.com