A Operação Passageiro Seguro, deflagrada nessa quarta-feira (01), pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), já resultou, em menos de 24 horas, na captura de cinco suspeitos e na apreensão de uma arma de fogo. A ofensiva ocorreu em bairros distintos de Fortaleza, com o foco no trabalho de abordagens para inibir delitos em coletivos, vans e táxi, no intuito de proporcionar tranquilidade aos trabalhadores e estudantes, que dependem do transporte público e também credenciado para se locomover.
O lançamento da operação foi realizado com aproximadamente 100 profissionais de segurança das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Estado do Ceará. Além disso, foram direcionadas cerca de 25 viaturas, que atuaram nos bairros Henrique Jorge, João XXIII, Pici, Vila União e Parreão. As abordagens foram acompanhadas pelo secretário da SSPDS, André Costa.
Durante as ações, a Polícia prendeu Francisco Cleyton da Silva (28), no bairro Pici – Área Integrada de Segurança 02 (AIS 02). O suspeito já responde por homicídio, roubo, posse ilegal de arma de fogo e estava com mandado de prisão em aberto por ser foragido da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III), em Itaitinga. Com ele, os policiais apreenderam, ainda, cinco munições de calibre 38. Dentro da “Passageiro Seguro”, a Polícia capturou também uma dupla, após ter assaltado um coletivo, na Avenida Senador Fernandes Távora, no bairro Henrique Jorge. Foi preso José Mateus Xavier de Lima (22) e apreendido um adolescente de 14 anos. Com eles, os agentes de segurança recuperaram nove aparelhos celulares e também relógios. Alem disso, foi apreendida uma faca, que foi utilizada pela dupla para ameaçar as vítimas.