Segundo a Funceme, choveu em 42 municípios. Icó foi onde houve a maior intensidade, com 102mm. Fortaleza teve o registro de 39,8mm
Fortaleza e mais 41 municípios do Ceará amanheceram com chuva neste domingo (18). De acordo com dados da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), os registros mais fortes aconteceram- de 7h de sábado a 7h de domingo - em Icó, com 102 mm, Solonóple, 78mm, e Orós e Quixelô, com ambas 77mm. Na Capital, de 7h de sábado até 11h de domingo, foram registrados 39,8 mm.
A Funceme só conseguiu divulgar esse balanço no início desta noite, porque o sistema ficou fora do ar durtante todo o dia em decorrência da queda de uma árvore sobre um fio que fazia a distribuição de energia para a o órgão.
> Falha na subestação provoca quedas de energia em Fortaleza
> Chuvas intensas acima de 100mm banham regiões Centro-Sul e Sertão Central do Ceará, de acordo com pluviômetros particulares
Zona Norte: domingo de chuva em vários municípios
As precipitações foram causadas por um sistema meteorológico conhecido como Cavado de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, que favoreceu as chuvas no Estado. A previsão para segunda-feira(19/12) é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses. Ao longo da semana, o órgão já previa que este fim de semana apresentaria chuvas com intensidade moderada na faixa litorânea.
Na última sexta-feira, por exemplo, as chuvas banharam 21 municípios. Caririaçu, na região do Cariri, registrou a principal precipitação, com 59 milímetros. A região foi a área mais atingida pelas chuvas. Missão Velha apresentou 55mm e Barbalha, 35mm.
Red Diario do Nordeste
Blog Erivando Lima