-->

domingo, 18 de dezembro de 2016

Chuva no Sertão Central enche pequenos açudes na madrugada deste domingo

Em Milhã já foi suficiente para alguns açude pequenos do município recupera seu volume . Segundo o Site Divulga Milhã alguns reservatórios pequenos em diversas propriedades rurais receberam recarga d’água

Em quase todo o município os registros foram acima dos 100 mm, teve localidade como por exemplo no distrito de Monte Grave o registro foi de mais de 120 mm. Açudes de pequeno porte receberam um bom volume de água, a foto abaixo é do açude de Trajano (popular Titico), que estava completamente seco e amanheceu assim, cheio.

>>Chove mais de 100 mm durante a madrugada no município de Milhã

Chove durante a madrugada de hoje em Acopiara-Ce
Uma ótima chuva durante a madrugada deste domingo (18), banha a Terra do Lavrador, na região Centro-Sul. Ocorreram precipitações localizadas em várias cidades. O volume total das chuvas na sede de Acopiara foi de 20 mm.

Com chuvas em Acopiara e região, trouxe uma enorme alegria para os moradores da Terra do Lavrador e de outros municípios. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anunciou que, além de Acopiara nas últimas horas, cerca de 25 municípios também registraram chuvas em suas terras.
Iguatu teve a quarta maior precipitação, ficando atrás apenas de três locais e que pertencem a Caririaçu (59mm), as localidades de Missão Velha (55mm) e Barbalha(35mm). Juazeiro do Norte (31mm); Quixelô( 31mm); Várzea Alegre( 23mm);Iguatu (na sede: 21mm) e Missão Velha ( 18mm) foram as dez localidades com maiores precipitações no Ceará. Os sistemas meteorológicos característicos da pré-estação chuvosa no Ceará já estão favorecendo precipitações no Estado e, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as chuvas podem chegar com intensidade.
A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) foi responsável pelos primeiros registros de chuva nessa pré-estação, ocorridos na última terça-feira. Agora, o mesmo sistema se desloca de forma favorável a ocorrência de novas precipitações. Dessa maneira, a previsão do tempo da Funceme aponta possibilidade de chuvas (fracas a moderadas) na faixa litorânea entre o fim da noite desta quinta-feira e a madrugada e início da manhã de sexta-feira. No Centro Sul do Ceará a previsão também é de possibilidades de precipitações moderadas. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Para o sábado, a tendência se repete.

“É comum a segunda quinzena de dezembro ter mais eventos de chuva que na primeira quinzena e também a intensidade das precipitações aumentar. É importante ressaltar que o Vórtice é um sistema que se desloca com relativa facilidade, por isso, durante a pré-estação, orientamos os usuários a acompanharem a previsão diária do tempo, atualizada duas vezes por dia no site da Funceme”, explica o meteorologista Raul Fritz.


Redação Jornal Vale em destaque

Blog Erivando LIma