-->

sexta-feira, 24 de julho de 2015

PF cumpre mandados judiciais contra quadrilha de tráfico de drogas no Ceará e em Rondônia


A Polícia Federal de Rondônia deflagrou, nesta quinta-feira, 23, operação de combate ao tráfico interestadual de drogas em Porto Velho (RO) e Fortaleza (CE). A investigação aponta que a organização criminosa transportava, mensalmente, cerca de 150 kg de cocaína entre os estados. Na rota de tráfico, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, 11 de prisão e cinco de conduções coercitivas.

Segundo a PF, a operação "Nova Dimensão" suspende ainda atividades comerciais de dois estabelecimentos utilizados como "fachada" para os crimes. Tanto em Fortaleza como em Porto Velho foram identificados imóveis de alto padrão e veículos, adquiridos pela prática ilegal.

Os locais e o número de presos, em cada estado, ainda estão sendo finalizados pelo delegado Leonardo Marino, titular da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Drogas de Rondônia, conforme O POVO apurou. O principal investigado, que não teve a identidade revelada, também está relacionado ao tráfico internacional de drogas. 

Os presos serão ouvidos na sede da Superintendência da PF, em Roraima, para serem encaminhados ao Presídio Pandinha e à Penitenciária Estadual Feminina, onde devem responder pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais, perante a Justiça Estadual.

Os policiais federais identificaram que os criminosos mantinham, em sua maioria, um padrão devida totalmente incompatível com os rendimentos auferidos, visto que não exerciam nenhuma atividade lícita que pudesse subsidiar os bens imóveis e veículos que possuíam em nome de familiares e terceiros (laranjas).

Tráfico interestadual 
O caso começou a ser apurado pela PF em janeiro, após denúncias sobre uma organização criminosa bem estruturada, com ramificações em outros estados e transporte mensal de cocaína. 

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, vários membros da organização foram presos em flagrante por tráfico de drogas durante o transporte dos entorpecentes até a região nordeste do Brasil. As apreensões ocorreram em diversos pontos do país, tal como no Distrito Federal e no Maranhão.

Tráfico internacional 
A PF de Rondônia também deflagrou, nesta quinta-feira, 23, a “Operação 01” de combate ao tráfico internacional de drogas, com o cumprimento de 30 mandados judiciais, 18 de prisão e 12 de busca e apreensão nas cidades de Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Porto Velho. Os presos devem ser ouvidos e encaminhados a Casa de Detenção de Guajará- Mirim, sendo autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, perante a Justiça Federal.

Segundo a investigação da “Operação 01”, um grupo criminoso adquiria , em 2013, substâncias entorpecentes diretamente na cidade de Guayaramerín, na Bolívia. O sistema de “consórcio de drogas” seria remetido para os outros estado do Brasil. No mesmo ano, policiais federais de Guajará-Mirim realizaram algumas apreensões de drogas da quadrilha. 

Parte da quadrilha seria responsável pela receptação de veículos furtados em Porto Velho e região, que eram transportados até a fronteira com a Bolívia, nas margens do rio Mamoré em Guajará-Mirim e Nova Mamoré. De lá, eles eram atravessados para o país vizinho servindo como pagamento pela droga enviada ao Brasil.

O POVO Online