-->

domingo, 25 de outubro de 2015

Raio e Ciopaer começam a operar na Região Norte a partir de Sobral


O governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela, entregou oficialmente neste sábado (24) o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), que agora passam a atender a 33 municípios da Região.

"Eu assumi o compromisso de olhar pessoalmente para a segurança pública do Ceará e é o que eu tenho feito desde o primeiro dia do meu governo", disse o governador Camilo Santana durante a solenidade. "Estamos interiorizando o BPRaio e a Ciopaer e eu estou muito feliz em conseguir este feito, apesar das dificuldades. O próximo passo é implantar o Batalhão de Divisas para impedir a entrada de drogas e de outros crimes no Ceará. Nós temos que investir em educação, saúde, na nossa juventude e na geração de empregos para garantir também segurança e qualidade de vida. O Ceará já é a terra da luz e vamos transformá-lo também na terra da paz", completou.

O investimento se insere no Pacto por um Ceará Pacífico, ação intersetorial que envolve Governo do Estado, outros poderes instituídos, sociedade civil e iniciativa privada. Os resultados são percebidos em medidas como a adoção das Audiências de Custódia, que minimizam a lotação nas penitenciárias; e na redução de quase 11% nas mortes violentas no Estado, até  setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado - esta ação faz parte do Programa Em Defesa da Vida, capitaneado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Com o lançamento, a Ciopaer passa a funcionar com base fica a partir deste sábado na região, com aeronave exclusiva para atendimento no Interior Norte. Já para viabilizar as atividades do BPRaio na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), que está inserida no Interior Norte, o batalhão recebeu 32 motos e duas viaturas novas. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes e armamentos dos policiais, já está disponível.

O efetivo está treinado e preparado para ganhar as ruas e avenidas dos municípios da Zona Norte. Para o soldado Mardônio Soares, que compareceu à solenidade com o filho Artur vestido a caráter, a população da Zona Norte agora pode ficar tranquila. "Estamos nas ruas para garantir a segurança que a população merece, com o treinamento intensivo e com a certeza de que eles podem contar com BPRAIO para atender a qualquer chamado", afirmou.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, destacou que a segurança pública do Ceará tem dado resultado positivos, com a interiorização das ações, resultando na queda dos homicídios em relação aos anos anteriores. "Desde o primeiro dia de mandato, somos cobrados e acompanhados pelo governador Camilo Santana, que está fazendo todos os investimentos que são possíveis de serem feitos. Já trouxemos o Raio e o Ciopaer para cá e para Juazeiro do Norte. Em janeiro, levaremos o Batalhão para Russas, Quixadá e para as respectivas regiões", ressaltou, frisando a ação do Batalhão de Divisas também em Limoeiro do Norte.

A vice-governadora Izolda Cela destacou que o principal objetivo do Programa Em Defesa da Vida é salvar vidas no Ceará. "Só a segurança não vai fazer isso, por isso que estamos empenhados em oferecer políticas de saúde, educação, cultura e oportunidades para as pessoas". Izolda destacou também que a missão do Raio e o Ciopaer será agir com firmeza, mas respeitando os direitos da população e garantindo a segurança que o Ceará precisa.

Ceará News