-->

domingo, 25 de outubro de 2015

INSS já elabora edital do concurso que terá 950 vagas

Já está em fase de elaboração o edital do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com isso, cresce a expectativa para que, em breve, seja divulgada a data de lançamento do tão aguardado certame, que contemplará 950 vagas distribuídas entre dois cargos.

Nos últimos dias 16, 20 e 21 de outubro, representantes da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) participaram de reuniões com a diretoria do INSS.

De acordo com o diretor da Fenasps, Moacir Lopes, durante o encontro do dia 21 de outubro, a presidente do INSS, Elisete Berchiol, e o diretor de gestão de pessoas do instituto, José Nunes, comentaram sobre o novo concurso público e sobre uma seleção interna para a função de técnico.

Moacir Lopes disse que o diretor José Nunes falou que o edital será publicado até o final de dezembro, com previsão para realização no início de 2016. Lopes acredita que o novo concurso do INSS será parecido com o que ocorreu em 2011; na ocasião, o edital foi publicado em dezembro, as inscrições ocorreram entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, enquanto as provas objetivas foram aplicadas em fevereiro de 2012.

Sobre o concurso de remoção interna, o diretor da Fenasps comentou que durante a reunião José Nunes havia dito que o edital seria publicado no dia 26 de outubro.

Por sua vez, a assessoria de imprensa do INSS disse que o certame será lançado até 29 de dezembro, que é o prazo final estipulado pelo Ministério do Planejamento. Ou seja, pode ser que o edital do concurso do INSS saia na data final ou pouco antes, mas isso ainda não está definido.

Com relação à distribuição das vagas, o departamento de comunicação explicou que tal informação será revelada somente no edital publicado. É provável que as oportunidades sejam distribuídas por Estado como aconteceu nas últimas seleções.

A assessoria de comunicação do INSS também não falou nada sobre o concurso interno.

Mesmo se o processo seletivo fosse publicado antes do prazo final estipulado pelo MPOG, as provas não aconteceriam ainda neste ano. O motivo é que as avaliações só podem ser aplicadas no período mínimo de 60 dias após o início das inscrições. Então, quem está interessado no concurso INSS 2015 já deve reforçar os estudos para garantir um posto no órgão federal, que oferece salários bem atrativos.