-->

sexta-feira, 18 de julho de 2014

TCM começa programa de orientação aos gestores em Pentecoste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) começa na próxima terça-feira (22), a partir de Pentecoste, a versão 2014 do seu programa de orientação aos gestores públicos municipais, servidores e pessoas sem função pública. Segundo o TCM, essa é a etapa presencial, pois no formato à distância, contemplando aspectos teóricos, já vem sendo aplicado desde o mês de maio.

“Chegou o momento de tratar das questões de natureza prática, com exemplos, análise de casos e apresentação de soluções dirigidas”, informa o presidente do órgão, Conselheiro Francisco Aguiar, que fará a abertura de cada evento nos 10 municípios-polo selecionados, que recebeu a denominação geral de Caravana TCM da Cidadania.

Em cada cidade escolhida como ponto de concentração as atividades acontecerão durante três dias, tendo, dessa vez, outra inovação: a execução do Projeto Educar para o Controle Social, vertente voltada, exclusivamente, para o segmento estudantil. “Desejamos, com essa iniciativa”, explica o presidente Francisco Aguiar, “investir fortemente no preparo dos jovens para o exercício da cidadania, utilizando cartilhas com linguagem própria, gincanas e outras ferramentas lúdicas, permitindo-lhes compreender como funcionam os negócios públicos e como cada um pode contribuir na melhor utilização do patrimônio que pertence à sociedade”.

Em Pentecoste estarão presentes, também, delegações dos seguintes municípios: Palmácia, Apuiarés, Aratuba, Caridade, General Sampaio, Guaramiranga, Irauçuba, Itapajé, Mulungu, Pacoti, Paracuru, Paraipaba, Paramoti. São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

A abertura oficial acontecerá na Escola Alan Pinho Tabosa (Rua Maria de Menezes Furtado, Nº 105, Vila Nova). As atividades com os estudantes serão realizadas nas Escolas de Ensino Fundamental Prefeita Margarida Gomes de Araújo, Governador Waldemar Alcântara, José de Anchieta e Silva e Francisco Sá.

PARCERIAS

No desenvolvimento da programação, até o final do ano, o TCM contará com a parceria da Controladoria Regional da União no Ceará (CGU/CE), Assembléia Legislativa/Universidade do Parlamento (Unipace), Ouvidoria do Ministério Público Estadual, Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), Núcleo de Educação Fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda, Conselho Regional de Contabilidade (CRC/CE), Conselho Regional de Administração(CRA/CE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE).




Fonte: Ceará News